- Gosto: doce e azedo
- Aroma: moderado
- Peso do fruto, g: 100-120
- Tamanho da fruta: média
- Produção: até 40 kg por árvore
- Frequência de frutificação: anual
- O início das variedades de frutificação: por 5 - 6 anos
- Termos de amadurecimento: final do inverno
- Maturidade removível: final de setembro
- Mantendo a qualidade: até 6 meses
As macieiras nos jardins são um dos elementos quase indispensáveis. Em condições climáticas adversas, os jardineiros contam com variedades despretensiosas com excelente imunidade. Isso inclui a macieira Good News.
História de criação da variedade
A boa notícia costuma ser confundida com a variedade Blagovest, mas essas são plantas completamente diferentes. A boa notícia foi criada por criadores envolvidos na criação de variedades mais adequadas para regiões severas e com boa imunidade. Em 2004, a variedade foi registrada como produzida em Krasa Sverdlovsk e X-2034. A macieira é excelente para o cultivo nas regiões norte e sul devido à sua alta adaptabilidade.
Descrição da variedade
A variedade tornou-se muito difundida em pouco tempo, pois se revelou muito resistente a crostas e geadas. As características visuais são as seguintes:
a árvore é bastante compacta, limpa, de altura média - até 3,5 m, mas mais frequentemente cerca de 3 me ainda mais baixa;
o enchimento da coroa é suficiente, mas não muito denso;
a forma da coroa pode ser oval e piramidal ou oval alta;
os ramos são finos, de comprimento médio e curto, geniculados;
a cor dos ramos é castanha com um subtom castanho ou castanho puro;
sem pubescência;
folhagem em grande quantidade, tamanho pequeno, forma redonda, tipo oval;
as folhas são densas, tipo couro, pontiagudas, curtas, bastante lisas, podendo haver uma pequena porção de borda de dentro para fora;
folha cor - esmeralda suculenta ou verde escuro;
as bordas da folha são do tipo serrilhado com serrilhado fino;
as raízes estão bem aprofundadas;
o tipo de sistema radicular é fibroso, a ramificação é boa, absorve umidade facilmente.
Recursos, prós e contras
A característica mais importante das Boas Novas é a resistência a geadas e temperaturas extremas. A variedade é despretensiosa ao solo, cuidado, cresce bem em áreas negligenciadas. A macieira não ocupa muito espaço devido à sua densidade e frutificação regular. Os frutos distinguem-se pelo bom sabor, tamanho, aroma e excelente conservação. A boa notícia pode ser cultivada em hortas e em escala industrial. A principal vantagem da variedade é a resistência à crosta. Quanto às deficiências, as óbvias ainda não foram identificadas, exceto talvez os indicadores de rendimento médio.
Amadurecimento e frutificação
Quanto ao amadurecimento precoce, esta variedade já se provou muito bem - após 5 anos já é possível colher. Quanto ao período de floração, os botões desta variedade florescem tardiamente, na segunda quinzena de maio. A floração dura um pouco mais de uma semana - 10 dias. A árvore acrescenta cerca de meio metro em uma estação de crescimento, a fertilidade aumenta a cada ano.
O amadurecimento das maçãs ocorre no meio do outono, o prazo é tardio. Os frutos amadurecem muito perto, dá para fazer a colheita em alguns dias, e as maçãs não se esfarelam, até o frio não é terrível. A maturidade em termos de consumo é alcançada em cerca de um mês ou mais.
Produção
Os indicadores deste ponto de vista são médios, mas a regularidade de frutificação os nivela. Na safra, são colhidos cerca de 40 kg de frutas e, com tecnologia agrícola de alta qualidade, os indicadores aumentam.Essa cultura só pode ser colhida de árvores maduras; as plantas jovens rendem quase 2 vezes menos maçãs.
Frutas e seu sabor
As Maçãs Good News são visualmente estéticas, a forma é correta, arredondada, ligeiramente cilíndrica. Os frutos são simétricos e uniformes. Já o peso varia de 100 a 120 g, existem exemplares menores e maiores, mas não de forma significativa. O cálice é estriado, mas não há costuras laterais, a pele é densa, forte, mas não muito grossa e elástica.
As maçãs são lisas, têm brilho lustroso e a pubescência está totalmente ausente. Às vezes, há uma placa parecida com a de cera. A cor varia do verde ao verde com amarelecimento, coberto por uma cor vermelha avermelhada. A superfície tegumentar não é inferior a 65% da área. Pontos verdes acinzentados subcutâneos estão presentes, mas em pequenos números e dificilmente são distinguíveis. A polpa é suculenta, de densidade média, crocante. As qualidades de degustação são altas, variedade de mesa, o sabor combina doçura e acidez.
Recursos crescentes
Esta variedade prefere solo úmido, com boa permeabilidade ao ar, idealmente fértil. Mas, em geral, a Boa Nova cresce em todos os tipos de solo. O principal é tomar cuidado, escolher bem um local. A escolha do local de pouso deve ser realizada levando em consideração as seguintes nuances:
escolha áreas bem iluminadas, esta variedade adora o sol a maior parte do dia;
no entanto, queimaduras solares com muito calor não são excluídas;
o nível ótimo de água subterrânea é de no máximo 2 metros para que as raízes não apodreçam;
a coroa precisa de ventilação de alta qualidade, o ar não deve permanecer ali;
neste caso, as correntes de ar afetarão negativamente a imunidade da planta.
Algoritmo para plantar uma macieira desta variedade:
o solo para o plantio é preparado com antecedência, cerca de um mês antes do procedimento;
os buracos são cavados em média 60 cm, o diâmetro é de cerca de 80 cm;
uma pequena quantidade de solo fértil é colocada no fundo;
fertilizantes, drenagem e água são introduzidos;
idealmente, cave imediatamente uma estaca ou treliça para uma liga;
as mudas são enterradas na drenagem, as raízes são espalhadas, o solo é coberto e calcado;
regando novamente, cobertura morta.
Quanto ao horário de desembarque, você pode fazer isso tanto na primavera quanto no outono. A principal condição é o solo aquecido e a completa ausência de geadas. A época de plantio ideal é março ou abril, no outono, setembro ou outubro. Além do plantio adequado, a tecnologia agrícola de alta qualidade é importante.
Afrouxamento. O solo é desenterrado 2 vezes por ano - no outono e na primavera, mas com cuidado, sem ir fundo, caso contrário corre-se o risco de danificar o rizoma. E também a terra é solta após cada umedecimento, o lixo é regularmente removido de debaixo da árvore.
Rega. Não deixe o solo secar completamente, por isso é muito importante umedecê-lo a tempo. Durante os períodos de seca e verão muito quente, esse processo é especialmente importante.
Top dress. Eles são introduzidos junto com a rega, mas apenas em plantas com dois anos ou mais.
Poda. Não vale a pena formar a copa de uma árvore, ela cresce por si só de forma bastante compacta. A ramificação natural deve ser mantida. No outono, galhos extras são removidos, secos, feridos. Não se esqueça de untar o corte com o passo.
Polinização
Esta variedade é autofértil, mas se houver outras macieiras nas proximidades florescendo em um período de tempo semelhante, o rendimento aumentará. Você pode borrifar as flores com calda para atrair as abelhas. Um apiário próximo é uma ótima solução.
Resistência à geada
A variedade tolera perfeitamente não só as baixas temperaturas, mas, em geral, quaisquer alterações. A macieira tolera uma temperatura de -30 ... 32 graus sem dificuldade, você não precisa cobrir para o inverno. Mas em invernos especialmente gelados, quando a temperatura abaixo de -30ºC dura mais de uma semana, é melhor fechar a fábrica. Se o risco desse inverno for alto, vale a pena cuidar do abrigo a tempo.
É necessário parar de adicionar umidade em agosto, caso contrário a macieira não terá tempo de se preparar para a geada. Você pode organizar uma tenda para abrigar pequenos troncos. Os grandes são cobertos com qualquer material, a zona da raiz é coberta com palha, floresta de abetos. Na primavera, tudo isso é removido.
Doenças e pragas
Às vezes, basta trabalhar os troncos com cal duas vezes ao ano para protegê-los dos ataques de insetos. As soluções industriais fazem um excelente trabalho com isso. Os roedores serão espantados com graxa, óleo combustível, bacon derretido, que engordam ainda mais o pé da árvore. Esta variedade é resistente à sarna, basta realizar a prevenção de ataques de parasitas.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.