- Autores: Báltico
- Gosto: doce e azedo sem excesso de ácido
- Aroma: há
- Peso do fruto, g: 90-200
- Produção: as macieiras jovens bem cuidadas podem chegar a 200 kg, com a idade, quando os frutos são picados, a colheita diminui
- O início das variedades de frutificação: por 3-5 anos
- Termos de amadurecimento: verão
- Maturidade removível: final de julho a agosto
- Mantendo a qualidade: 15-20 dias
- Compromisso: fresco
O recheio branco é uma variedade de maçã conhecida por quase todas as pessoas. Você pode encontrá-lo em quase todos os pomares. Maçãs a granel brancas têm sido muito populares entre os residentes de verão por mais de uma dúzia de anos. O recheio branco pertence às variedades com maturação dos frutos de verão, quando ainda não existe uma grande variedade de maçãs.
História de criação da variedade
Não há uma resposta definitiva entre os agrônomos sobre a origem desta variedade de maçã. Muito provavelmente, as maçãs brancas têm raízes do Báltico. Embora haja uma opinião de que a variedade vem da Rússia Central. E também esta variedade de maçãs é chamada Dolgostebelka, Pudovshchina, Belia, Pipka alabastro. A variedade de nomes de variedades é explicada por sua longa história. A variedade foi descrita pela primeira vez há quase 200 anos (em 1848). Mais de 20 outras variedades de maçãs já foram cultivadas com a participação do recheio White.
Descrição da variedade
A árvore é de tamanho médio. A macieira atinge uma altura de 4-5 m. Em tenra idade, a macieira Recheio branco é uma árvore com uma copa piramidal larga. À medida que cresce, a coroa assume uma forma mais arredondada. A casca é áspera, cinza prateada. Com a idade, assume uma forma arredondada. Espalhando ramos. As folhas são esmeraldas claras, de tamanho médio, em forma de elipse larga, menos freqüentemente ovóides.
As flores são brancas, ligeiramente rosadas nas bordas. Eles cheiram muito bem, atraem insetos polinizadores com seu aroma de mel.
Os frutos da variedade com recheio branco são variedades de mesa. São consumidos principalmente frescos. Adequado para preparar compotas para o inverno. Do recheio branco obtém-se uma compota muito saborosa de cor âmbar clara. Charlotte com recheio branco também é muito boa.
A aparência das maçãs deteriora-se facilmente quando pressionadas, a casca se rompe facilmente. No local de contato denso das maçãs entre si, manchas marrons se formam, e então ocorre o processo de decomposição. Portanto, eles não são transportáveis.
Além da forma usual de macieira, também existem árvores menores e até anãs.
Recursos, prós e contras
O enchimento branco tem uma série de vantagens:
resistência à geada;
robustez do inverno;
sabor agradável;
amadurecimento precoce;
despretensão;
a oportunidade de cultivar a variedade em muitas regiões da Rússia, Bielo-Rússia, Ucrânia.
Das desvantagens, pode-se notar:
impossibilidade de transporte em longas distâncias;
com a idade da macieira, os frutos tornam-se visivelmente menores;
não auto-fértil;
afetado por crosta;
afetado pela mariposa codling;
frutas não são armazenadas por muito tempo.
Amadurecimento e frutificação
A frutificação de recheio branco geralmente começa nas macieiras com 3-5 anos de idade. Ao mesmo tempo, os frutos nas árvores jovens são maiores do que nas macieiras maduras.
A frutificação do recheio branco é agudamente periódica, a safra pode ser colhida em um curto período. O início do amadurecimento dos frutos ocorre no final de julho. As maçãs podem ser colhidas até meados de agosto. Variedade de crescimento rápido.
Regiões em crescimento
É possível cultivar o recheio branco em quase todos os lugares. A exceção são as regiões com invernos muito rigorosos (Leste da Sibéria, Norte dos Urais e Extremo Oriente). O clima mais adequado para preenchimento de branco na Rússia central.
Produção
A primeira colheita significativa pode ser obtida de uma árvore de três anos. O rendimento aumenta gradualmente. Com a idade de 6 anos de uma macieira jovem e bem cuidada, é possível colher cerca de 2 centners de maçãs.
Frutas e seu sabor
Os frutos são de formato redondo-cônico e tamanho médio. O pedúnculo é longo e curvo. A fossa superior é pequena, com nervuras. O funil não é largo nem profundo. Às vezes, há manchas acastanhadas próximas a ele, semelhantes a marcas de nascença. Uma cicatriz bem visível corre ao longo da superfície da maçã.
Peso médio dos frutos - 90-120 g. Nas macieiras jovens, são maiores - até 200 g. As maçãs branco-esverdeadas, à medida que amadurecem, tornam-se mais brilhantes. Em alguns, aparece um leve rubor no lado sul. A pele é transparente, fina e delicada. É coberto com um revestimento ceroso claro. Os pontos subcutâneos são quase imperceptíveis, são brancos, às vezes verdes pálidos. As sementes são pequenas. A câmara de sementes costuma estar quase vazia. A polpa é branca, macia. Uma maçã madura é de grão grosso, ligeiramente solta. O aroma é adocicado delicado, agradável. O sabor é doce e azedo, mas não há excesso de ácido. 100 g de recheio branco de maçã contém:
substâncias de pectina - 10%;
açúcares - 9%;
ácido ascórbico (vitamina C) - cerca de 21,8 mg.
Os frutos do recheio branco não são armazenados por muito tempo, em média - 2-3 semanas.
Recursos crescentes
O enchimento branco é despretensioso para o tipo de solo. Mas as macieiras que crescem em solo preto dão melhores frutos. Terras neutras ou ligeiramente ácidas são preferidas. Plantar uma muda de macieira é preferível no outono. Então ele terá tempo para desenvolver o sistema radicular.
O local de pouso pode ser no lado ensolarado do local ou na sombra. O caroço da muda é preparado com antecedência. Deve ser profundo (cerca de 70 cm) e largo (cerca de 90 cm).
Deve ser lembrado que as macieiras jovens desta variedade são exigentes para regar. Além disso, apesar da resistência à geada, as raízes das árvores jovens devem ser cobertas para o inverno.
Ao lado do recheio branco, deve haver macieiras vizinhas florescendo ao mesmo tempo.
Polinização
Variedade de maçã não fértil. Ao lado dela, você precisa plantar outras variedades que coincidam com ela na época de floração. Para obter uma colheita estável, são plantados Antonovka Ordinário, Macintosh, Quinti e Candy ao lado do Recheio Branco.
Resistência à geada
O enchimento branco é notável pela sua resistência ao gelo. A macieira é capaz de resistir a fortes ondas de frio. Ela não tem medo de geadas até -35 ° C.
Doenças e pragas
O recheio branco é bastante resistente a várias doenças das árvores de fruto. A resistência da variedade a uma doença fúngica perigosa como a sarna é média. Devido a esta doença, o rendimento pode ser reduzido significativamente. Portanto, a macieira necessita de tratamento preventivo com agentes fungicidas. A propagação da doença é facilitada pela alta umidade do ar e pela plantação muito densa de macieiras.
Das pragas perigosas para esta variedade de maçãs, pode-se citar a mariposa da maçã. É capaz de destruir uma grande quantidade de safras (cerca de 90%). Você pode combatê-la tanto com preparações químicas quanto com remédios populares: borrifando com uma infusão de tansy, cascas de cebola. Um método mecânico também é adequado (coleta manual de pragas em moldes convencionais de macieira).
Os roedores também infectam o White Bulk. Para o inverno, é aconselhável envolver a casca da árvore com feltro para telhados, várias camadas de estopa grossa.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.
Visão geral da revisão
Os jardineiros notam a despretensão das macieiras. O recheio branco também é elogiado pelo bom rendimento, maturação precoce e, claro, excelente sabor e aroma. Entre as desvantagens está a má qualidade de conservação dos frutos.