- Autores: Instituto de Pesquisa de Fruticultura da Bielo-Rússia, G.K. Kovalenko, D.V. Grakovich, V.M. Evdokimenko, G.M. Marudo
- Gosto: muito doce
- Aroma: fraco mas estável
- Peso do fruto, g: peso médio - 170 g
- Tamanho da fruta: acima da média
- Produção: na idade de 5 anos - até 50 kg, até 30 t / ha e acima
- O início das variedades de frutificação: no 2º, 3º ano após o plantio
- Maturidade removível: em setembro, em regiões quentes, pode durar até outubro
- Duração do período do consumidor: Outubro-fevereiro
- Compromisso: universal
O doce bielorrusso é uma variedade popular de macieira que se distingue pela maturidade precoce. Foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa de Fruticultura da Bielo-Rússia, mas está amplamente difundido em muitos países da CEI. A variedade é adequada para cultivo privado e cultivo industrial.
Descrição da variedade
A árvore é de porte médio, atinge 3 m de altura, forma uma copa arredondada que não difere em densidade. Em forma, a macieira é ligeiramente inclinada, algo cónica, mas sem silhueta pronunciada. Gradualmente começa a se espalhar. Os ramos estão presos ao tronco em um ângulo agudo. Os rebentos resultantes são verdes ou ligeiramente castanhos; na árvore adulta são grossos, acastanhados.
O sistema radicular da árvore é superficial. Quando cultivado em porta-enxerto, o núcleo central é formado de acordo com seu tipo. As maçãs são formadas exclusivamente nas argolinhas. Os frutos maduros estão firmemente presos aos galhos, não propensos a se desintegrar.
Recursos, prós e contras
Entre as variedades parentais de Belorusskoe Sweet, havia variedades como Antonovka Obscenary e Pepinka Litovskaya. O trabalho de criação durou de 1977 a 1999, após o qual a macieira foi classificada como elite. Ela entrou no cadastro estadual em 2005.
As maçãs do Belarusian Sweet são armazenadas com sucesso de outubro a fevereiro, por até 5 meses. As árvores atingem o tamanho adulto aos 8 anos. As vantagens óbvias desta variedade incluem:
conveniência de colheita;
aparência atraente, comercialização de frutas;
a possibilidade de crescimento em porta-enxertos;
falta de acidez e adstringência no paladar;
frutificação abundante.
A desvantagem é uma redução significativa na vida útil das frutas quando não são colhidas no prazo. Deixando maçãs nos galhos até novembro-dezembro, você não pode esperar uma boa qualidade de conservação deles.
Amadurecimento e frutificação
A variedade tem um crescimento muito rápido. Nas regiões quentes, a maturação removível pode se estender até outubro, nas demais regiões a colheita é feita em setembro. A frutificação começa 2 ou 3 anos após o plantio.
Regiões em crescimento
Segundo dados oficiais, a variedade é zoneada para cultivo no Distrito Federal Noroeste, mas a experiência prática mostra que o Belorusskoe Sweet é cultivado com sucesso em diferentes regiões, incluindo Urais, Sibéria e República Komi. Há evidências de colheitas no Oblast de Vologda e em Kaliningrado.
Produção
Para árvores com menos de 5 anos de idade, as taxas de rendimento são de até 50 kg, até 30 t / ha e mais.
Frutas e seu sabor
O doce bielorrusso dá frutos de finalidade universal, com a casca da cor verde principal, mas com uma capa de tonalidade vermelha, borrada na maior parte da superfície, com um leve desabrochar ceroso. O formato da maçã é redondo, assimétrico. O peso chega a 170 g Os frutos são de tamanho acima da média, sabor muito doce (4,1 pontos de acordo com a avaliação da degustação), com polpa limpa e branca. Possui um ligeiro aroma característico.
Recursos crescentes
As árvores são sensíveis à qualidade do solo no local de plantio. O doce bielorrusso cresce bem em solos de acidez normal com composição franco-arenosa ou argilosa, precisa de um fluxo abundante de luz solar, um bom fluxo de ar para as raízes. Para o desembarque, são escolhidos espaços abertos. Nos porta-enxertos anões, as plantas frutificam no primeiro ano, apresentam frutificação mais abundante e harmoniosa.
Recomenda-se que o doce bielorrusso de macieira seja plantado na primavera, antes do surgimento dos botões. Na maioria das regiões, isso corresponde ao período do final de abril ao início de maio. O plantio de outono também é possível, mas seu tempo é calculado para que a árvore tenha tempo de criar raízes antes do início da geada. A cava é preparada com antecedência, com um diâmetro de 1 me uma profundidade de cerca de 0,8 m, ficando 2 a 4 m entre as árvores.
A mistura de solo é formada antes da colocação da muda. O solo do jardim removido do buraco, turfa ou húmus, cinzas de madeira são conectados. Todos os componentes são bem misturados e, em seguida, colocados na cova pelo menos 1/3. No topo é colocado um suporte, que é necessário nos primeiros 3 anos de vida da planta, uma muda é colocada com as raízes esticadas, cobertas com terra para que o colo da raiz suba 10-15 cm acima dela.
Regar uma planta jovem imediatamente após transferi-la para um novo local deve ser feito com cuidado. O doce bielorrusso é umedecido na zona da raiz, diretamente ao redor do broto. Use um regador de bico estreito ou uma garrafa de plástico. A primeira rega é a mais abundante - 30-40 litros de água.
No processo de cultivo, a maçã doce bielorrussa pode tender a engrossar a coroa. Neste caso, deve-se atentar para a poda sanitária, rejuvenescimento e desbaste dos ramos. O procedimento é realizado no início da primavera ou no final do outono, após a conclusão do fluxo de seiva. Os rebentos doentes e secos, bem como os que crescem no interior da copa, são necessariamente removidos.
Polinização
A variedade é autofértil, não necessita da presença de outras macieiras no jardim. Mas sua presença pode aumentar o rendimento em 25-50%. Um fator favorável para a polinização é a presença de um apiário próximo.
Top curativo
Recomenda-se o uso de fertilizantes orgânicos como cobertura - turfa, composto, esterco. Eles são aplicados na raiz na primavera. Durante o verão e o outono, a planta precisará de minerais. É melhor usar fertilizantes complexos.
Resistência à geada
A variedade é muito resistente. Sem abrigo, ele pode suportar temperaturas de até -36 graus Celsius. Árvores jovens precisam de proteção contra lebres para o inverno, a fim de evitar danos à casca, congelamento do tronco nu. Para isso, são embrulhados em feixes de palha, ramos de abeto, além disso, pode-se usar espuma de borracha, cobrindo-a na parte externa com uma camada de óleo sólido.
Doenças e pragas
A macieira Belorusskoe doce praticamente não é afetada pelas doenças típicas deste tipo de árvore. É resistente a cânceres de casca e madeira e crostas. Ao mesmo tempo, não se deve negligenciar os tratamentos inseticidas regulares. Eles são necessários 2 a 3 vezes por ano. O tronco e os ramos do esqueleto na primavera são cobertos com uma solução líquida de cal.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.
Visão geral da revisão
Para a Rússia, a variedade Belorusskoe Sweet ainda é nova, apenas está sendo dominada. De acordo com os proprietários, mesmo as mudas com cinco anos dão bons rendimentos, não criam grandes problemas durante o cultivo e se enraízam bem no clima russo. Alguns jardineiros até consideram o doce bielorrusso o melhor tipo de macieira, apontando para o excelente sabor e aroma da fruta. As árvores não congelam mesmo nos invernos mais frios e mostram uma resistência impressionante a doenças.
Na Bielo-Rússia, a variedade é mais comum. Aqui é apreciado pelas suas inúmeras aplicações, sendo utilizado para enlatados, cozinhas de compotas e conservas. As desvantagens incluem apenas uma diferença perceptível no cultivo de mudas em porta-enxertos de diferentes tipos, bem como a necessidade de uma poda sanitária cuidadosa da copa em árvores adultas.