- Autores: NIISS, Gorno-Altaysk, I.P. Kalinina, N.V. Ermakova, Z.S. Yashchemskaya
- Gosto: doce e azedo
- Aroma: fraco
- Peso do fruto, g: 90-140
- Produção: durante os primeiros 4 anos de frutificação 4,1 t / ha, na idade de 8 - 10,4 t / ha
- O início das variedades de frutificação: por 4-5 anos
- Termos de amadurecimento: Final de Outono
- Maturidade removível: meio de setembro
- Mantendo a qualidade: até 4 meses
- Compromisso: universal
Na Rússia, existe uma zona bastante grande de agricultura de risco, onde longe de tudo pode ser cultivado, especialmente quando se trata das regiões do norte. As macieiras favoritas de todos dificilmente criam raízes no clima rigoroso e não dão bons frutos. A tarefa de muitos criadores é desenvolver variedades adaptadas às regiões frias que proporcionem uma produção estável de frutas saborosas. Uma dessas variedades é a macieira universal de rápido crescimento de Bayan. Seus frutos caracterizam-se pela boa transportabilidade e conservação de qualidade.
História de criação da variedade
Os autores e criadores são I.P. Kalinina, N.V. Ermakova, Z.S. Bayana foi o resultado do cruzamento do híbrido Gornoaltayskoye e Belfleur-Kitayka, bem como da variedade Altayskoye Purpurovoe. A obra está em andamento desde 1984. A variedade foi incluída no Registro Estadual em 2007.
Descrição da variedade
A macieira Bayan é uma árvore de porte médio que cresce até 4 metros, cuja copa tem forma piramidal de até 3,5 metros de diâmetro na parte mais larga. Os ramos retos e bastante compactos são cobertos por folhas alongadas de tamanho médio e de cor verde. O ângulo de divergência dos ramos do tronco é de 60 graus. Os brotos geniculados de espessura média são cobertos por uma borda fraca e numerosas pequenas lenticelas.
Recursos, prós e contras
Muitos jardineiros homenageiam a variedade Bayan, porque ela tem algumas características positivas que a tornam tão atraente:
- alta resistência de inverno;
- maturidade precoce e manutenção da qualidade;
- excelente saúde e bom gosto;
- boa produtividade para latitudes setentrionais e autofertilidade.
A desvantagem da variedade é considerada frutificação fraca durante várias estações vegetativas após o plantio de plantas jovens.
Amadurecimento e frutificação
Bayana pertence às variedades de final de outono de crescimento lento - após o início da frutificação, a árvore cresce até 15 cm por ano ou menos. A árvore atingirá a altura de crescimento, geneticamente incorporada a ela, apenas por 10-12 anos, um pouco antes (9-11 anos) ela começará a dar o rendimento máximo, e o início da frutificação cairá em 4-5 anos . As colheitas completas podem ser obtidas apenas por 8 anos. Os frutos amadurecem em 1-2 dez dias de setembro, embora muito dependa do clima. A hora da coleção chega no momento em que aparece um tom púrpura na cor.
Regiões em crescimento
A variedade foi criada propositadamente para regiões com climas frios. São eles o Sul, a Sibéria Ocidental, os Urais e o Extremo Oriente.
Produção
Esses indicadores nos primeiros quatro anos a partir do início da frutificação se mantêm em torno de 4,1 t / ha, e a partir dos oito anos sobem para 10,4 t / ha.
Frutas e seu sabor
Frutos amarelo-esverdeados com uma tonalidade roxa de forma arredondada ligeiramente estriada são cobertos por uma casca seca e áspera com uma camada cerosa (pruin). Gosto de maçãs de acordo com provadores - 4.7; 4,5; 4,6 pontos. Peso - de 90 a 140 g.
A polpa suculenta com tonalidade cremosa apresenta agradável sabor agridoce, estrutura de grão grosso denso e aroma fraco. A composição das frutas contém até 17,67% de substâncias solúveis secas, até 14,14% de açúcares, até 0,53% de ácidos e até 21,2 mg de vitamina C. A qualidade de conservação das maçãs é de até 4 meses.
Recursos crescentes
Para a macieira Bayan, são necessários solos férteis argilosos ou franco-arenosos e áreas ensolaradas. O plantio é feito na primavera e no outono. As atividades da primavera são realizadas antes que os botões comecem a florescer. No outono, as plantas são plantadas depois que a folhagem caiu. Em áreas frias, o plantio é melhor feito na primavera - a planta terá tempo para construir o sistema radicular e ficar mais forte na época do início do clima frio do inverno.
Antes do plantio, prepare uma cova padrão de 80x80 cm .A distância entre os furos deve ser de no mínimo 3-4 m, no espaçamento entre linhas - 5 metros. O solo removido é preenchido com matéria orgânica e fertilizantes minerais. Esquema de aplicação de nutrientes:
- húmus - 4 kg;
- superfosfato - 5 g;
- sulfato de potássio - 50 g.
No fundo do buraco, uma camada de drenagem é disposta, em seguida, a terra é despejada com um montículo e as raízes da muda são espalhadas sobre ele, após o que o buraco é enterrado e o solo é cuidadosamente retirado. Ao escolher um local, deve-se ter em mente que a altura do lençol freático não deve ultrapassar dois metros. A formação de copas e a poda sanitária auxiliam na ventilação, melhor acesso ao sol, o que acaba por aumentar a produtividade. O melhor método é manter os ramos do mesmo comprimento.
Polinização
Apesar da autofertilidade declarada da variedade, o plantio de variedades próximas, como Vishnevoe, Bolotovskoye e outras, ajudará a aumentar a porcentagem de ovário.
Top curativo
As árvores maduras são alimentadas três vezes por estação - na primavera, verão e outono. São utilizadas substâncias como superfosfato, fertilizantes de potássio e matéria orgânica (composto, húmus, estrume).
Resistência à geada
A variedade foi criada para regiões de clima frio, portanto, é altamente resistente ao gelo.
Doenças e pragas
Apesar de sua alta resistência a doenças, incluindo sarna, a macieira necessita de tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas. É necessária uma supervisão cuidadosa do jardim para evitar o câncer.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.