- Gosto: doce e azedo
- Aroma: média
- Peso do fruto, g: de 90 a 140
- Produção: 60-70 kg
- O início das variedades de frutificação: por 4-6 anos
- Termos de amadurecimento: Setembro
- Maturidade removível: 1 a 10 de setembro
- Mantendo a qualidade: até 200 dias
- Compromisso: universal
- Sinônimos de nomes: Bashkir bonito
Existem muitas variedades de maçãs resistentes ao inverno, criadas especificamente para as regiões do norte do país. A beleza Bashkir é uma das melhores variedades que não só se enraíza facilmente no local, mas também proporciona uma excelente colheita em anos bons e desfavoráveis.
Descrição da variedade
A variedade tem um nome diferente - Bashkir bonito. É considerada de altura média, podendo atingir de 5 a 6 metros de altura sem qualquer manutenção. Os galhos se ramificam do tronco em um ângulo agudo. A copa das árvores jovens é arredondada, mas quando começa a frutificar, os ramos caem, espalham-se, o que torna a copa mais rarefeita.
O crescimento anual é pequeno - 10-15 centímetros por ano. As plantas jovens crescem brotos mais rápido. Na presença de cobertura e boas condições climáticas, a taxa de crescimento melhora.
As flores das macieiras são rosa-esbranquiçadas, grandes e em forma de tigela. Eles são extremamente perfumados e coletados em pequenas inflorescências.
Recursos, prós e contras
A beldade Bashkir lida com condições climáticas desfavoráveis com dignidade e é capaz de crescer e dar uma grande colheita mesmo nas regiões mais frias. As seguintes características são consideradas as principais vantagens desta variedade:
- resistência extremamente elevada a geadas severas;
- exigente com o solo;
- altas qualidades de consumo de maçãs;
- boa conservação dos frutos e excelente transportabilidade;
- resistência satisfatória a vários tipos de doenças.
Como qualquer outra, essa variedade também tem desvantagens:
- o prazo mínimo para maturação precoce é de 3 anos, mas para colher uma safra grande e madura deve-se esperar a frutificação por 4 a 6 anos;
- se o tempo estiver muito seco, as frutas podem cair das árvores.
Amadurecimento e frutificação
As datas são rolantes e dependem da região em que a árvore cresce. Os primeiros frutos podem ser vistos já no terceiro ano, depois do qual a produção aumenta e aumenta a cada ano.
A colheita de frutas pode ser feita no final do verão, mas é recomendado fazer isso de 1 a 10 de setembro. Se o clima for frio, é melhor colher a fruta no final de agosto.
Regiões em crescimento
A variedade se espalhou nas seguintes repúblicas e regiões: Bashkortostan, Tatarstan, Mari El, Vologda, Kirov, Orenburg, Moscou e Samara.
Produção
Em média, 60-70 kg de fruta podem ser colhidos de uma macieira. A produtividade depende da idade da árvore, bem como das condições em que ela cresce.
Frutas e seu sabor
Eles têm um propósito universal. São pequenos, uma fruta pesa de 90 a 140 gramas. Shirokokonicheskie, tem a forma correta. A cor é verde com rosa, a pele é brilhante, lisa e densa, bastante áspera e oleosa, existe uma leve capa cerosa. Nas frutas, você pode ver pequenos pontos subcutâneos quase imperceptíveis em pequenos números.
A polpa é suculenta, de densidade média, de grão fino e branca. O sabor da fruta é doce e azedo, agradável, o azedo é pequeno e quase imperceptível. O aroma é médio e discreto, praticamente não sentido.
A queda de frutas é média. Eles podem ser armazenados por cerca de 200 dias.
Recursos crescentes
Se a árvore vai criar raízes, se vai dar uma boa colheita e frutos de qualidade, depende do plantio e cuidados corretos. Para que o resultado seja decente, você precisa conhecer algumas das características do cultivo da variedade.
- A beleza Bashkir é despretensiosa e pode criar raízes em qualquer solo, portanto, não há necessidade de selecionar nada específico. Cresce bem em solo argiloso, em solo franco-arenoso e preto, bem como em outros solos. Mas vale a pena saber se o solo está esgotado, é preciso fertilizar a planta com frequência para que seus frutos não fiquem pequenos.
- As macieiras desta variedade não gostam de correntes de ar, por isso é melhor plantá-las em locais protegidos do vento. Você também pode usar telas de proteção, que podem servir como paredes de edifícios, grandes árvores, sebes.
- A proximidade com lençóis freáticos e pântanos também não combina com a beleza do bashkir, portanto não é recomendável plantá-la nas proximidades de corpos d'água. Se não houver outros locais, é necessário usar drenagem de alta qualidade para proteger o rizoma.
- A distância de pouso deve ser de 5 a 6 metros.
Polinização
As macieiras não são autoférteis, portanto, variedades polinizadoras devem ser plantadas ao lado delas. As melhores opções são as seguintes:
- Mudas Titovka;
- Buzovyazovskoe;
- Antonovka.
Top curativo
Para que o rendimento seja alto, fertilizantes minerais e orgânicos devem ser aplicados. Na primavera, é necessário o uso de fertilizantes contendo nitrogênio, que irão promover o crescimento da massa caducifólia e acelerar a formação dos ovários. Quando a floração começa, o fósforo e o potássio são introduzidos no solo, o que aumenta o número de ovários e melhora o sabor da fruta.
Estrume de aves, cinzas de madeira, composto, infusões de ervas daninhas e esterco são usados como fertilizantes orgânicos. Antes de regar, o solo é polvilhado com cinzas e estrume ou excrementos de pássaros são aplicados 2 a 3 vezes por temporada.
Resistência à geada
A macieira tem alta resistência a baixas temperaturas, tolera facilmente qualquer frio. A variedade não tem medo tanto do degelo da primavera quanto do retorno das geadas. Ele também tolera facilmente as ondas de frio do verão e geadas fortes e prolongadas de inverno de até -30 graus.
Doenças e pragas
A variedade não apresenta imunidade persistente a várias doenças e pragas e é moderadamente resistente a elas apenas com os devidos cuidados. É necessário levar a cabo medidas preventivas de primavera oportunas a fim de proteger a planta.
Pode ser afetado pelas seguintes doenças e insetos:
- sarna;
- perna preta;
- oídio;
- mariposa da maçã;
- rolo de folhas.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.