- Autores: Estação Experimental de Frutas e Vegetais de Leningrado (LPOOS)
- Gosto: agradável, sobremesa
- Aroma: gentil, leve
- Peso do fruto, g: de 120
- Produção: até 200 kg por árvore
- O início das variedades de frutificação: por 4-5 anos
- Termos de amadurecimento: outono
- Maturidade removível: início de setembro
- Mantendo a qualidade: cerca de 2 meses
- Compromisso: universal
Ao escolher uma cultura para plantar no seu terreno ou no jardim, cada jardineiro procura encontrar uma variedade que se adapte às características de um determinado clima. Assim, no noroeste da Federação Russa, entre as variedades de maçã, um dos primeiros lugares é ocupado pela Baltika.
História de criação da variedade
O trabalho com a variedade Baltika começou em meados do século XX. Estávamos envolvidos nisso na Instituição Científica do Orçamento do Estado Federal - Instituto de Agroengenharia e Problemas Ambientais da Agricultura (antiga Estação Experimental de Frutas e Hortaliças de Leningrado - LPOOS). O principal objetivo definido por um grupo de criadores, consistindo de Lavrikov e Zhmurko, é a adaptabilidade às condições climáticas frequentemente mutáveis da costa do Báltico, da região de Leningrado e da região de Moscou. Os cientistas buscaram obter uma cultura que fosse resistente a quaisquer condições de cultivo.
O principal progenitor foi a macieira Borovinka - uma antiga variedade varietal russa. Por sua polinização livre com diferentes safras de maçã de inverno, foi obtida a macieira Baltika. Ao longo da década de 1960, os testes de campo do híbrido continuaram, os quais foram realizados com base em diferentes fazendas. O híbrido teve um desempenho muito bom. O pedido de liberação e inclusão no Cadastro Estadual da variedade foi protocolado na década de 90. Eles receberam aprovação apenas em 2002. Ao mesmo tempo, a macieira foi classificada entre as variedades de elite e zoneada para todas as regiões declaradas.
Descrição da variedade
A macieira Baltica é vigorosa, podendo atingir de 5 a 5,5 metros de altura. Uma árvore jovem se distingue por uma copa piramidal, porém, mais perto do período de frutificação, torna-se mais arredondada, até oval.
A planta tem ramos esqueléticos bastante fortes, com espessamento médio. Brotos eretos, não grossos. A casca é de tom castanho acastanhado, com ligeira pubescência. A folhagem é grande, amplamente oval, com um contorno ondulado, de cor verde claro. A lâmina foliar é ligeiramente côncava, de superfície lisa e brilhante, com nervuras reticulares. O pecíolo é de espessura média. Não existem estipulações.
A variedade Baltika distingue-se pelas flores brancas, que desabrocham no dia 20 de maio. Consequentemente, não pode mais haver geadas recorrentes que afetariam a planta.
Recursos, prós e contras
Baltika é uma variedade de macieiras com muitas vantagens:
- bom vencimento precoce;
- alto rendimento;
- frutificação regular e anual;
- resistência de inverno muito alta;
- imunidade persistente a infecções como fungos e sarna;
- o transporte é fácil, as qualidades comerciais são preservadas;
- mantendo a qualidade - até 2 meses;
- a versatilidade da fruta é uma excelente sobremesa, além de ser transformada em sucos, geléias, conservas.
Das deficiências - a macieira não é autofértil, é necessário plantar variedades de polinizadores nas proximidades, entre as quais as mais adequadas são Antonovka, Osennee Polosatoe e Melba.
Amadurecimento e frutificação
O Báltico pertence ao período de amadurecimento do outono. A maturidade removível é observada nos primeiros dias de outono. A macieira é uma das primeiras a crescer, já dentro de 4-5 anos o Báltico trará uma colheita estável.
Regiões em crescimento
As regiões de crescimento da macieira do Báltico são várias regiões do norte, na faixa do meio, bem como o sul da Rússia.
Produção
A macieira Baltika é uma variedade bastante produtiva. Durante a temporada, 170 a 200 kg de maçãs são colhidos de uma árvore. O rendimento médio dessa variedade a longo prazo na região é de 187 centners por hectare.
Frutas e seu sabor
As maçãs da variedade Baltika não podem ser chamadas de muito grandes, mas cada uma pode pesar de 120 a 140 gramas. Os frutos são em forma de nabo ou redondos, de superfície lisa, sem costelas pronunciadas. A casca do fruto é densa, a cor da maçã é amarelo claro. Há um blush rosa na superfície. Leve revestimento ceroso.
A polpa do fruto é branca, suculenta e firme. O sabor é doce e azedo, com um aroma leve e agradável. A pontuação da degustação em uma escala de cinco pontos é 4,5. Composição de 100 gramas de polpa de fruta:
- açúcar - 8-10%;
- acidez titulável - 0,3-0,9%;
- ácido ascórbico - até 10,4 mg.
Recursos crescentes
É melhor realizar atividades para o plantio da macieira do Báltico no outono, algumas semanas (2-3) antes da geada. Se você atrasar o plantio, pode guardar as mudas até a primavera. Para fazer isso, faça um sulco de meio metro de profundidade, coloque uma árvore nele em um ângulo de 45 graus de modo que sua parte superior fique voltada para o sul. Raízes, parte do tronco deve ser coberta com terra e regada. As raízes devem estar no subsolo o tempo todo.
Em geral, o cuidado com a variedade é padrão. Inclui regar, alimentar, afrouxar o círculo do tronco, tratamentos preventivos contra doenças e pragas de insetos. A poda é feita na primavera. Com sua ajuda, a coroa é aliviada do espessamento, o que é desnecessário. A macieira se propaga tanto por enxerto quanto por estacas e camadas.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida.Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.