- Gosto: doce, sem gosto azedo
- Aroma: há
- Peso do fruto, g: 85-90
- Frequência de frutificação: em um ano
- O início das variedades de frutificação: por 3-4 anos
- Termos de amadurecimento: verão
- Compromisso: cozinhar compotas, fazer geléia
- Regiões em crescimento: Parte noroeste da Rússia
- Sinônimos de nomes: Doce Avenurius
- Autofertilidade: auto-infértil
Todo jardineiro, especialmente sem experiência, sonha com despretensiosas macieiras crescendo em seu jardim, que dão um alto rendimento. A lista dessas árvores, que se deliciam com frutas saborosas e perfumadas, inclui a variedade de verão Avenarius.
História de criação da variedade
Esta variedade de maçã tem uma história muito interessante, pois não foi cultivada por criadores de algum instituto, mas por um padre que servia numa igreja na região de Leningrado. Foi em nome do padre que a nova variedade de maçã de verão foi nomeada. A variedade tem outro nome - doce Avenurius.
Descrição da variedade
A macieira Avenarius é bastante alta, pois cresce até 5-6 m, com ramos poderosos e sistema radicular desenvolvido. Tem uma copa exuberante com vários metros de largura, pelo que vai precisar de muito espaço no jardim para o crescer. Durante a floração, a copa é recoberta por flores rosa-brancas, emitindo uma agradável fragrância.
A macieira Avenarius é de três categorias: vigorosa (5-6 m de altura), semi-anã (3-4 m de altura) e anã (até 1 metro de altura).
Recursos, prós e contras
Cada variedade tem suas próprias características e Avenarius não é exceção. Dentre as características deste tipo, vale destacar a robustez invernal, a capacidade de crescer e se desenvolver em solos inférteis, a imunidade a doenças e infestações de pragas, além do excelente sabor.
As desvantagens de uma safra de frutas incluem frutificação instável (alguns agricultores argumentam que a árvore dá uma colheita em um ano, e não anualmente), bem como autopolinização deficiente, sugerindo crescimento próximo a árvores polinizadoras. Além disso, a fruta tem uma vida útil curta.
Amadurecimento e frutificação
A macieira floresce na terceira década de maio, quando a temperatura do ar atinge os 20-25 graus, e dura até duas semanas. A partir de meados do verão, começa o período de frutificação. As maçãs amadurecem uniformemente, facilitando a colheita. Os prazos de maturação e frutificação podem ser influenciados pelas condições climáticas da região. A árvore dá frutos por 3-4 anos de crescimento e desenvolvimento.
Regiões em crescimento
A área de cultivo ideal para a variedade é uma região com condições climáticas moderadas, no entanto, devido à resistência à geada, as mudas criam raízes em quase todos os arredores. A macieira cresce no território da Federação Russa, Bielo-Rússia, Ucrânia. Cuidado mais cuidadoso será necessário para uma árvore que cresce nas regiões do norte.
Produção
A colheita começa quando a fruta está totalmente madura na árvore. Um sinal de plena maturação é o aparecimento de um leve rubor nas laterais das maçãs. Em média, a época de uma colheita abundante é na segunda metade do verão. De uma macieira adulta, você pode coletar até 30 kg de frutas.
Frutas e seu sabor
Os frutos caracterizam-se pelo formato redondo e tamanho pequeno - 85-90 gramas. As maçãs são muito doces no paladar, sem acidez, com polpa firme e suculência moderada. Uma maçã madura tem uma casca amarela pálida de densidade média com um final brilhante que mostra um blush amarelo-vermelho. O aroma da casta é pronunciado, persistente, frutado.
Recursos crescentes
Para plantar e cultivar uma macieira, será necessária uma preparação preliminar do local. Para isso, é selecionada uma área com boa luz solar e sem correntes de ar, que é cuidadosamente desenterrada, livre de ervas daninhas e outros detritos. Solos de carbonato de grama, argiloso e levemente podzólico são considerados ideais para o cultivo da macieira Avenarius. O solo não deve ser pantanoso e argiloso.
O plantio de mudas é possível no outono e na primavera. Na primavera, a muda é plantada antes do surgimento dos botões e quando o solo está totalmente aquecido, e no outono - um mês antes da geada, para que o sistema radicular tenha tempo para se adaptar.
Polinização
Esta variedade pertence à classe das autoférteis, portanto é recomendável cultivar no local macieiras polinizadoras, que florescerão e frutificarão durante o período de floração e frutificação de Avenarius.
Top curativo
Para o crescimento e desenvolvimento normais da árvore, será necessário adubar o topo. Recomenda-se a execução do adubo de cobertura aos 3-4 anos de crescimento da árvore. A fertilização orgânica é aplicada várias vezes ao ano. Junto com a cobertura, você vai precisar de regar e podar os ramos secos, formando uma copa.
Resistência à geada
A árvore é resistente a baixas temperaturas, porém, em regiões com geadas severas, será necessário um isolamento adicional da macieira. Como regra, a cobertura morta do solo é realizada com folhas secas, galhos de coníferas.
Doenças e pragas
A macieira possui boa imunidade a todo tipo de doenças e infestações de pragas, porém, como medida preventiva, pode-se fazer pulverizações com soluções especiais.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.
Visão geral da revisão
Com base em inúmeras análises, esta variedade é ideal para o cultivo no jardim com o objetivo de obter frutas doces e suculentas, mas para fins comerciais não é adequada devido ao seu curto prazo de validade. A variedade é considerada completamente não caprichosa, mas para jardineiros iniciantes pode ser difícil cuidar e cultivar.