- Gosto: delicado, doce e azedo
- Aroma: luz
- Peso do fruto, g: 200-260 g, a massa de frutos individuais pode atingir até 500 - 900 g
- Produção: 135 - 140 kg por árvore
- O início das variedades de frutificação: por 6-7 anos
- Maturidade removível: segunda década de setembro
- Mantendo a qualidade: até 6 meses
- Duração do período do consumidor: segunda década de outubro - final de janeiro, início de fevereiro
- Compromisso: universal
- Regiões em crescimento: Faixa central e sul da Rússia
Aport é uma variedade extremamente famosa, apreciada por muitos jardineiros devido à sua despretensão e uma boa e rica colheita. Tem muitas vantagens sobre outras variedades de macieiras e pode criar raízes mesmo nas áreas mais desfavoráveis.
Descrição da variedade
As macieiras têm copa larga e arredondada, plana, não espessa, com um diâmetro de cerca de 7 a 10 metros, e longos rebentos castanhos de espessura média com um pequeno número de lentilhas. Os ramos são extremamente fortes e estendem-se do tronco em um ângulo acentuado. A maioria das folhas está localizada nas extremidades de pequenos ramos. O formato da folhagem é redondo, ligeiramente achatado, a cor é verde escuro, o tamanho é médio. A placa é ligeiramente curva, as bordas são ligeiramente pubescentes. Neles você pode ver uma rede neural densa.
Recursos, prós e contras
Jardineiros gostam da Aport por causa de seu alto rendimento e grandes tamanhos de frutas. O sabor e a aparência das maçãs são muito valorizados, por causa dessas qualidades são frequentemente chamadas de souvenirs. Podem ser guardados por muito tempo em casa (na geladeira ou na varanda), e têm alta transportabilidade.
Entre as desvantagens, nota-se a incapacidade das árvores de sobreviver aos invernos na faixa do meio, nas zonas temperadas, onde, após condições climáticas severas, simplesmente congelam. Mas esse problema pode ser combatido enxertando Aport em variedades mais resistentes à geada. Outra qualidade negativa da variedade é considerada frutificação irregular.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é final do outono e não é precoce, começa a frutificar apenas 6 a 7 anos após o plantio. Após a primeira frutificação, as árvores dão uma colheita de 40 anos, a colheita é feita todos os anos. O amadurecimento das maçãs ocorre na segunda década de setembro, a duração do período de consumo é até o início de fevereiro.
Produção
De uma árvore com média, você pode obter 135-140 kg de frutas.
Frutas e seu sabor
A cor principal das maçãs é o amarelo ou verde-amarelo, a cor tegumentar é um blush vermelho escuro pontilhado. Os frutos são de forma cónica achatada, em alguns notam-se ligeiras nervuras. A pele não é muito grossa, brilhante e densa, oleosa e ligeiramente áspera, com uma cobertura cerosa. Existe um pequeno número de pontos cutâneos. Pesam em média 200-260 gramas, as frutas individuais pesam 500-900 gramas.
As frutas têm sabor delicado e agridoce. Polpa com aroma ligeiro, de cor branca com matizes amarelo-esverdeados, pouco densa, friável e de grão fino. Um gosto de vinho pode ser sentido após o consumo.
As maçãs podem ser armazenadas por até 6 meses e podem ser facilmente transportadas. Uma variedade de compotas, sumos, conservas e compotas, assim como vinhos e frutos secos são preparados a partir de frutos universais.
Recursos crescentes
O plantio é realizado no outono. Para o plantio, é necessário selecionar mudas com sistema radicular bem desenvolvido. É melhor comprar plantas com sistema radicular fechado. A argila drenante é adequada para o cultivo da variedade. Este solo permitirá que a macieira mostre todas as suas qualidades positivas. Se o solo no local for diferente, você pode preparar uma cova de um metro de comprimento e colocar areia, lascas de turfa e composto nela. Isso pode melhorar as condições e ajudar a muda a criar raízes.
A planta deve ser plantada em local aberto e ensolarado, próximo ao qual não haja lençol freático. Nos primeiros anos, a Aport precisa de bons cuidados, a macieira precisa ser regada regularmente, podada e protegida de doenças e pragas.
Top curativo
As árvores precisam ser alimentadas na primavera e no outono com fertilizantes minerais e de nitrogênio. Isso aumentará a capacidade vegetativa da planta e a saturará com os nutrientes necessários antes das geadas da estação e do inverno. O fertilizante com teor de nitrogênio deve ser aplicado antes do início de setembro, mas não depois, porque é necessário para acelerar e aumentar o crescimento dos rebentos, que não devem se desenvolver ativamente no outono.
Para tratamento foliar e radicular, a ureia é freqüentemente usada. Na primavera, você deve pegar 500-600 gramas da substância e espalhar ao redor do círculo do tronco para cavar (na presença de tempo chuvoso). Se não chover, a uréia deve ser dissolvida em 10 litros de água antes do uso.
Para a alimentação foliar, deve-se pegar 30-50 gramas da substância e colocar o fertilizante em 10 litros de água para posteriormente borrifar a árvore com esta solução. Isso deve ser feito duas vezes ao dia, de manhã e à noite, quando não há luz solar direta.
Durante a floração da macieira, é necessário regá-la com uma solução: 250-300 g de ureia por 10 litros de água. Isso valoriza a vegetação e promove boas colheitas. A última alimentação com ureia é realizada no início do outono (foliar).
Na primavera, você pode usar nitrato de amônio (30-40 gramas por 10 litros de água) ou húmus dissolvido na mesma quantidade de água. E também chorume, esterco líquido de galinha, superfosfato e potássio são usados.
Após a floração, a planta é fertilizada com nitrofos e humato de sódio. No outono, é necessário ajudar a árvore a estocar os nutrientes necessários, para os quais deve ser tratada com a seguinte solução: uma colher de potássio + 2 colheres de superfosfato duplo + uma colher de cálcio + 10 litros de água .
Doenças e pragas
A variedade é moderadamente resistente a várias doenças e muitas vezes pode ser afetada por pragas. É melhor aplicar medidas preventivas para proteger a planta.
Para evitar que a crosta atinja a macieira, é necessário processá-la com uréia, dissolvendo 700 gramas do produto em 10 litros de água e adicionando 50 gramas de sulfato de cobre à solução. As cinzas de madeira podem ser adicionadas ao solo inundando-o com água quente e adicionando até 10 litros de líquido frio à solução.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.