- Autores: N.N. Tikhonov, A.S. Tolmacheva (estação experimental de fruticultura de Krasnoyarsk)
- Gosto: agridoce, com especiarias
- Aroma: Forte
- Peso do fruto, g: 55-90
- Produção: rendimento médio em 13 anos - 79 c / ha, o mais alto - 220 c / ha
- O início das variedades de frutificação: por 3 anos
- Termos de amadurecimento: verão
- Maturidade removível: 10 a 15 de agosto
- Mantendo a qualidade: 1-1,5 meses
- Compromisso: universal
As macieiras são sempre a decoração de qualquer jardim. Mas como os lotes do jardim são pequenos, atualmente são apreciadas macieiras compactas. A macieira Alyonushka pertence exatamente a essas variedades. Neste artigo, consideraremos as características da cultura, os aspectos positivos e negativos, o rendimento, a qualidade das maçãs, bem como as peculiaridades do cultivo.
História de criação da variedade
Esta variedade de maçã foi obtida pelo cruzamento de duas variedades, nomeadamente Ranetka Laletino e Papirovka. O híbrido apareceu no mercado nacional em 1963. A variedade foi cultivada na Estação Experimental de Cultivo de Frutas de Krasnoyarsk. Os criadores foram Tikhonov N.N. e Tolmacheva A.S. A macieira Alenushka foi criada para produção industrial em massa e cultivada nos campos. Com o tempo, essa necessidade desapareceu e todos puderam comprar mudas.
Descrição da variedade
A Apple Alyonushka pertence a plantas semi-anãs. A altura da árvore não ultrapassa os 2-2,5 m. Os rebentos, tal como o próprio tronco, desenvolvem-se rapidamente, o que torna possível a sua reprodução em camadas.
A copa da árvore não é muito densa, mas há uma grande quantidade de folhagem. As folhas são de tamanho médio, formato ovóide, afilam-se no final da folha, existe um pequeno entalhe ao longo do rebordo. Verde claro na sombra.
Galhos de uma macieira caindo. A casca é de um marrom intenso.
Os brotos do híbrido são eretos, redondos, de plástico. A casca deles é marrom, há uma pubescência quase imperceptível.
As flores da macieira são grandes, com aroma pronunciado. As pétalas da flor aberta são brancas e raras, na posição fechada o botão é rosa.
Recursos, prós e contras
O cultivo de cada safra tem aspectos positivos e negativos. O híbrido Alyonushka não é exceção. Portanto, vamos primeiro considerar os aspectos positivos.
O ponto mais importante para muitos jardineiros é que a macieira é anã e não precisa de muito espaço para colocá-la. A macieira tem um crescimento rápido, o que significa que a colheita pode ser feita 3 anos após o plantio da muda.
Alta produtividade e boa robustez de inverno são notadas.
Outro ponto importante é que a macieira enraíza-se bem em uma nova área, e também tem boas propriedades regenerativas. Depois de um forte congelamento dos brotos, eles podem se afastar por conta própria.
As desvantagens incluem o fato de que Alyonushka não tem imunidade suficiente para doenças fúngicas, como sarna. Os frutos da macieira são pequenos, para muitos é um sinal de menos. E também a safra tem uma vida útil curta após a colheita.
Amadurecimento e frutificação
Os primeiros frutos aparecem na macieira 3 anos após o plantio no solo. A colheita do primeiro ano é sempre pequena, a planta ainda não amadureceu totalmente. A floração ocorre em maio e a colheita nas primeiras semanas de agosto.
Produção
No primeiro ano, o rendimento está na faixa de 20-30 kg. Nos anos subsequentes, até 80 kg ou mais são removidos de uma árvore.
Frutas e seu sabor
As maçãs Alyonushka são de tamanho médio, com o peso uma fruta estende-se por 30-40 g, há também frutas maiores que pesam 55-90 g, são redondas, ligeiramente achatadas. Todas as frutas são praticamente do mesmo tamanho. A sombra é dominada pelo amarelo. A casca das maçãs é lisa, brilhante e ligeiramente desabrochada, fina. A polpa é suculenta, carnuda, de tonalidade branca, densidade média.
Pelo gosto, as frutas são doces e azedas.Tem um aroma rico.
As maçãs aderem bem ao caule e não se esfarelam. O tempo de armazenamento após a colheita é curto - 1,5 meses.
Recursos crescentes
As características agrotécnicas de cultivo variam dependendo da idade da planta. Se se trata de uma muda jovem, então basicamente surge a necessidade de rega e alimentação regulares, formação de copas e trabalho preventivo de pragas.
Mas o rendimento também depende da escolha do local. É necessário que o solo esteja sempre suficientemente úmido e solto. Você pode usar cobertura morta para reter a umidade e, para soltá-la, é necessário soltar o solo periodicamente. E também a macieira adora solo arenoso e argiloso - isso afetará favoravelmente o desenvolvimento do sistema radicular.
Sem saber, muitos jardineiros enfrentam alguns problemas, como a falta de frutos. Isso pode ocorrer devido ao aprofundamento excessivo da muda no solo durante o plantio ou deficiência de ferro.
E também acontece o descascamento da casca - isso se deve ao sol forte. A casca fica queimada e, portanto, começa a descascar do tronco. Outra razão pode estar na praga - o besouro da casca.
Polinização
As flores deste híbrido são estéreis, portanto, polinização adicional é necessária. Outras variedades com o mesmo período de floração devem ser plantadas ao lado da macieira. Podem ser macieiras Yunost, Flashlight, Lada ou Zarnitsa.
Top curativo
É necessário alimentar ativamente a macieira a partir dos 2 anos de frutificação. A alimentação principal ocorre na primavera e no outono. Na primavera, a cobertura consiste principalmente de húmus e fertilizantes contendo nitrogênio. Durante a fixação da cor e da floração propriamente dita, é necessário adicionar potássio. No outono, eles são alimentados com fertilizantes contendo fósforo.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.