- Gosto: doce com acidez
- Aroma: presente
- Peso do fruto, g: 140-150
- Tamanho da fruta: ampla
- Produção: até 65 kg
- O início das variedades de frutificação: por 2 anos
- Termos de amadurecimento: verão
- Maturidade removível: meados ao final de agosto
- Maturidade precoce: cedo
- Altura: 3-3,5 m
Atualmente, um grande número de diferentes variedades de macieiras é apresentado em viveiros. Certos tipos de cultura são escolhidos de acordo com suas qualidades. A macieira Damasco atende a muitos padrões que são importantes para qualquer jardineiro. Neste artigo, consideraremos a descrição da variedade, o sabor do fruto, os aspectos agrotécnicos, os aspectos positivos, a resistência à geada, bem como a polinização.
História de criação da variedade
A variedade foi cultivada em 1935 por criadores da Rússia para produção industrial. Agora é prevalente tanto em lotes residenciais quanto em jardins industriais.
Descrição da variedade
Damasco de macieira refere-se a variedades de amadurecimento no verão. A frutificação começa 3 anos após a muda ser plantada em campo aberto.
A árvore é de crescimento médio, altura de 3-3,5 m. A copa é larga e redonda, densa. Os ramos, como o tronco, são grossos, a cor da casca é de um marrom intenso. Os galhos crescem da árvore em um ângulo agudo. Os brotos são alongados.
As folhas são de tamanho médio, de cor verde escura, com secção posterior característica. As folhas enrolam-se ligeiramente nas laterais para dentro.
A copa é engrossada, pois os botões do galho estão próximos uns dos outros. Os botões são grandes, de cor marrom-esverdeada.
Recursos, prós e contras
Cada macieira tem aspectos positivos. A macieira damasco tem muitas qualidades positivas:
período de maturação dos frutos;
resistência à geada;
tamanho da maçã;
produção;
qualidades de sabor.
As desvantagens incluem:
vida útil curta;
a presença de um determinado solo;
periodicidade na frutificação - o ano da colheita, o ano do descanso.
Amadurecimento e frutificação
A frutificação principal começa 5 anos após o plantio da muda no solo. As primeiras maçãs de teste amadurecem por 2-3 anos. Nos primeiros 5 anos, a colheita é estável, mas nos anos seguintes, muitos jardineiros notam a instabilidade da colheita. Um ano de boa colheita e um ano sem colheita.
A macieira ganha cor em maio. As flores na primavera são de cor rosa claro com um aroma característico de maçã. Os primeiros frutos aparecem no início de agosto.
Produção
O rendimento é alto, podendo ser colhidos até 65 kg de maçãs de cada vez.
Frutas e seu sabor
As maçãs são arredondadas, ligeiramente oblongas, lembrando um pouco a forma de uma pêra. O peso médio dos frutos é de 140 g, a casca é densa e com brilho quase imperceptível, a cor da casca é amarela com leve rubor nas laterais. A polpa é suculenta, densa, com muito suco, de cor branca.
A fruta tem sabor adocicado, mas com ligeiro acidez.
Nas primeiras semanas após a colheita, as maçãs apresentam boa transportabilidade e resistência ao choque.
Recursos crescentes
O plantio de mudas pode ser realizado na primavera, antes do surgimento dos botões, e no outono.Os principais requisitos para mudas são que o sistema radicular deve ser bem desenvolvido, ter botões de raiz e as raízes não devem estar secas. O tronco deve ser reto e a casca livre de danos ou rachaduras. A vacinação deve ser pronunciada.
O local de pouso é escolhido ensolarado, sem fortes ventos. O melhor é plantar a macieira em uma colina, para evitar o lençol freático. Se isso não for possível, um sistema de drenagem é sempre fornecido.
O principal requisito para esta variedade é a rega moderada e regular. Com regas abundantes, a produtividade começará a diminuir, bem como a resistência aos extremos de temperatura, o que posteriormente fará com que a macieira não consiga hibernar.
A cobertura é realizada três vezes por estação: na primavera, verão e outono.
Podando a copa, sua formação proporcionará uma colheita estável e frutos grandes. Como existem muitos botões, e a copa é densa, muitos nutrientes são gastos na formação dos ramos. Vale a pena formar uma coroa desde o primeiro ano de plantio de uma árvore. O excesso de ramos é cortado, apenas os esqueléticos são deixados, eles são encurtados na primavera em 30 cm durante os primeiros 2 anos.
Vale a pena vigiar para que a casca não queime ao sol, senão começará a descascar, e assim será mais fácil para as pragas penetrarem no tronco da árvore. Se isso acontecer, o vazio resultante pode ser lubrificado com verniz de jardim ou o tronco da macieira pode ser caiado desde o nível do solo até o início dos primeiros ramos.
Polinização
A macieira damasco tem flores de ambos os sexos, portanto, polinização adicional não é necessária.
Resistência à geada
A macieira tem bons indicadores de resistência à geada, até -40 graus, portanto não há necessidade de cobrir muito o tronco.
Vale a pena abrigar o tronco em regiões com pouca neve, invernos frios e em regiões onde ocorrem quedas de temperatura. Também abrigam mudas jovens nos primeiros anos após o plantio ou em temporadas de verão com chuvas intensas.
Para proteger o tronco, pode ser embrulhado em agrofibra ou inverno sintético com filme (para não molhar). Se o inverno for mais frio, você pode isolá-lo com ramos de abeto. Distribua com os galhos para cima e as folhas para baixo, criando algo como uma cabana. Amarre o topo dos ramos de abeto ao tronco. Assim que a primeira neve cair, os galhos dos abetos devem ser borrifados com neve e levemente socados. Isso criará outra camada de isolamento.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.