- Autores: Far Eastern Research Institute of Agriculture, A. V. Bolonyaev
- Gosto: agridoce com leve adstringência
- Peso do fruto, g: 50-130
- Tamanho da fruta: pequena
- Produção: na idade de colheita de 5 anos - 7-8 kg, 8 anos - 28,6 kg, 10 anos -52,6 kg
- Frequência de frutificação: anual
- O início das variedades de frutificação: por 3-4 anos de vida do herdeiro, massa - por 6-8 anos
- Termos de amadurecimento: verão
- Maturidade removível: na segunda quinzena de agosto
- Mantendo a qualidade: até 20 dias, em armazenamento com unidades de refrigeração até 40 dias ou mais
A macieira com o nome revelador de Aboriginal é legitimamente reconhecida como a melhor variedade de cultura para cultivo na região do Extremo Oriente e na Sibéria. Esta planta incomum será discutida.
História de criação da variedade
Esta variedade de maçã apareceu com base no Far Eastern Research Institute of Agriculture. O trabalho de hibridização foi realizado por um conhecido cientista, laureado com o Prêmio Estadual da URSS A.V.Bolonyaev. Ele cruzou as variedades Rebristy e Avgustovsky Extremo Oriente. Como resultado, nasceu uma variedade do Extremo Oriente, que é uma das melhores deste grupo. Incluído no registro estadual em 1974.
Descrição da variedade
A copa da macieira aborígine é oblonga arredondada. As folhas são bastante grandes, enrugadas. A folhagem é verde escura, mas o dorso é verde claro. As folhas têm pubescência, nervuras convexas. Os ramos do esqueleto são esparsos, crescendo em uma inclinação de 90 graus. Eles são cobertos com vários ramos. A casca é marrom acinzentada. Apresenta rebentos ligeiramente curvos de cor castanha escura. As flores são grandes, ligeiramente pubescentes, o pedicelo é baixo.
Recursos, prós e contras
Essa variedade incomum é a chamada semicultura, ou seja, surgiu como resultado da hibridização de uma ranetka e uma macieira com frutos grandes. Portanto, as maçãs aborígines revelaram-se menores do que as de uma simples macieira, mas maiores do que as do ranetki. No entanto, esse fato é compensado pelas inúmeras vantagens do aborígine. A macieira é absolutamente despretensiosa, tolera facilmente as complexidades do clima severo, cresce rapidamente, é resistente a um grande número de doenças e praticamente não é afetada pela crosta. Aborígene é uma planta muito saudável, bonita e forte. Difere em resistência ao gelo e excelente imunidade.
As desvantagens da macieira aborígine incluem uma curta vida útil das maçãs, o que, no entanto, é típico de outras subespécies de verão.
Assim, a cultura tem uma lista bastante grande de vantagens:
- um indicador bastante alto de resistência à geada;
- alta resistência à moniliose e sarna;
- excelente aparência de maçãs;
- cuidado simples, cultura despretensiosa.
É impossível não falar sobre as deficiências:
- curta vida de prateleira de frutas;
- a fragilidade da própria árvore;
- acidez que é sentida no sabor.
Amadurecimento e frutificação
A macieira aborígene começa a dar frutos aos 3-4 anos de crescimento e atinge os indicadores de rendimento máximo aos 7-8 anos de vida. Pertence ao grupo de variedades de verão. O vencimento da colheita é observado após 15 de agosto.
A frequência de frutificação é anual.
Regiões em crescimento
O aborígene é dividido nas regiões orientais da Rússia: Território de Primorsky, regiões ao sul do Território Khabarovsk, a Região Autônoma Judaica, bem como a Região de Amur, Sakhalin e a região do Extremo Oriente.
Produção
Quanto ao rendimento do aborígine, aos 5 anos costuma chegar a 7 a 8 kg, aos 8 anos - 28,6, e depois de 10 anos já pode colher e 52,6 quilos de maçãs da árvore.
Frutas e seu sabor
Como já falamos, os frutos do aborígine são pequenos, até pequenos, pesando de 50 a 130 gramas.As maçãs são redondas e ligeiramente alongadas. A pele é amarelo claro, há um blush borrado ou listrado de cor vermelha brilhante. Os frutos distinguem-se pelo sabor agridoce com ligeira adstringência. Eles não diferem em suculência. Portanto, eles não são adequados para fazer suco com eles.
Recursos crescentes
As plantas são muito despretensiosas para cuidar. Dada a boa robustez do inverno e a imunidade a vários tipos de doenças, você pode obter uma boa colheita no seu local sem muito esforço, e também nas condições climáticas e climáticas não muito favoráveis.
O plantio é melhor feito na primavera, depois que o solo descongela e a neve derrete, e a temperatura do ar não cai abaixo de +10 graus Celsius. Eles escolhem penumbra e áreas ensolaradas para as mudas. O solo não deve ser muito ácido, mas se não houver escolha, ele é desoxidado com adição de farinha de dolomita ou giz. Antes do plantio, o solo deve ser fertilizado com matéria orgânica: esterco ou húmus. Nos primeiros dois meses, a muda deve ser regada todas as semanas. As macieiras que atingiram a maturidade são regadas três vezes por estação: início do verão, período de ovário dos frutos, outono.
Polinização
Aborígene é a variedade de maçã que é apenas parcialmente autofértil. Portanto, ele precisa de variedades de polinização, que podem ser o Amur Yield ou o Extremo Oriente de agosto.
Doenças e pragas
Entre as muitas qualidades positivas da macieira aborígine, a principal delas pode ser considerada uma imunidade bastante forte a doenças perigosas como a sarna, bem como a moniliose (queimadura monilial), cujo agente causador é um fungo.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.
Visão geral da revisão
Há resenhas sobre a variedade de macieira aborígine, mas não são muitas, já que a região de cultivo não é tão extensa. Ao mesmo tempo, os jardineiros estão satisfeitos com a alta resistência à geada, bem como com a despretensão das plantas. É verdade que o sabor das próprias maçãs, que se distingue por uma alta proporção de ácido e baixa suculência, não é do agrado de todos.