Características da colheita de maçãs
Muitos estão familiarizados com o incrível aroma de maçãs maduras recém-colhidas da árvore. Só quero respirar, sentir o sabor dessas frutas incrivelmente saborosas e saudáveis. As maçãs são colhidas quando estão totalmente maduras. Para preservar a colheita por muito tempo, você precisa saber em que período de tempo se deve fazer o trabalho no jardim, como fazê-lo corretamente e, por meio de quais dispositivos, você pode obter frutos dos galhos superiores da macieira.
Cronometragem
O estágio final no cultivo de frutas é colhê-las. Ao mesmo tempo, é importante não apenas obter uma colheita decente, mas também realizar os eventos dentro do prazo.
Os especialistas subdividem as variedades dessas frutas em certos tipos:
- verão;
- outono;
- inverno.
As variedades de verão não se destinam ao armazenamento a longo prazo, elas são consumidas imediatamente. Essas variedades amadurecem em meados de agosto.
As maçãs que atingiram a maturidade no outono são usadas para armazenamento de longo prazo. Mas este período pode variar dependendo das flutuações de temperatura. Portanto, durante um verão quente com muita chuva, as frutas podem amadurecer mais cedo. Condições menos favoráveis adiarão a colheita.
As variedades de inverno são consideradas as mais maduras, sendo retiradas dos galhos na última semana de setembro a meados de outubro. Essa safra será armazenada até a primavera, as maçãs amadurecem à medida que são armazenadas.
Em climas mais quentes, frutas suculentas tendem a amadurecer mais cedo. Eles começam a ser retirados das árvores aproximadamente na mesma época, levando em consideração a localização da região.
- Nos Urais, os frutos amadurecem mais cedo, são colhidos do final de julho ao início de setembro.
- Na região de Moscou, você pode começar a coletá-los a partir do final de agosto. Comer continua até meados de outubro.
- Na Sibéria, o amadurecimento dos frutos começa em meados de agosto e vai até o final de setembro.
- A coleta na região de Leningrado e na região do Volga também é realizada no horário especificado. Se você fizer isso mais tarde, as maçãs ficarão maduras demais, mas se você apressar demais, elas não terão gosto de cheias.
- Independentemente da região, seja a região do Volga ou Udmurtia, as variedades de outono são geralmente removidas da árvore do final de agosto a setembro.
As variedades tardias de maçãs são colhidas quando ainda não apresentam sabor pronunciado e características características. Os frutos só conseguirão isso algumas semanas após a colheita.
Com armazenamento adequado, as variedades de inverno podem reter um aroma brilhante e sabor pronunciado por 6 meses. Ao mesmo tempo, eles permanecerão suculentos e crocantes. Essas variedades toleram melhor o transporte, são adequadas para processamento e alimentos frescos.
A época da colheita dos frutos de outono é em setembro. A frutificação dura 3-4 semanas. Isso permite que você não tenha pressa em colher, mas gradualmente. As variedades de outono são armazenadas por 3-4 meses, após os quais começam a perder densidade, ficam soltas e amassadas.
Que tipo de selecionadores você deve usar?
Quando chega a época das frutas, você precisa começar a colhê-los. Vários métodos permitirão que você determine a hora com precisão.
- Calendário lunar. A lua afeta o estado do líquido não apenas nos seres vivos, mas também nas plantas. Em determinados momentos, eles recebem uma grande quantidade de umidade, aumentando a oferta de componentes necessários. O cálculo dos dias de acordo com o calendário lunar permitirá que você determine o momento da colheita.
- Degustação de frutas. Comer irá revelar a maturação da fruta.
- Aparência. Os frutos maduros têm uma cor uniforme, sem escurecimento.Os ossos são marrom-escuros por dentro. O sabor da fruta é doce e azedo, a fruta é suculenta e aromática.
- Determinação pressionando a fruta com os dedos. O dente remanescente indica sua maturação completa.
- Com a ajuda de maçãs caídas. Se houver muitos frutos grandes no solo, é hora de começar a colheita.
- Método usando iodo. Uma gota de iodo aplicada no corte ajudará a determinar a maturação das maçãs. As frutas com a borda azul desenvolvida no corte e o centro amarelo já estão prontas para o transporte.
Não é tão difícil colher de macieiras subdimensionadas ou variedades anãs, o que não pode ser dito sobre árvores frutíferas altas com tamanhos impressionantes. Normalmente, as frutas mais deliciosas ficam penduradas no topo.
Vários dispositivos são usados para facilitar a coleta. Com a ajuda deles, você pode remover facilmente os frutos sem danificar os galhos.
Esses apanhadores de frutas podem ser feitos independentemente de meios improvisados, ou você pode ir até a loja do país para eles. Em um ambiente industrial, uma colheitadeira é usada como tal dispositivo.
Para que um dispositivo seja funcional, ele deve atender a certos requisitos:
- o coletor deve agarrar e segurar firmemente a fruta;
- tem altura suficiente;
- não quebre galhos nem machuque maçãs ao removê-los.
A conveniência de usar tal item também é um fator importante.
Como material para isso, pode-se usar plástico, arame, estopa e outros.
- Plástico. A opção mais simples e popular para fazer um apanhador de frutas é o plástico. Essas construções são simples e fáceis de usar. A "tulipa" de plástico consiste em duas partes: um vidro especial com pétalas e uma alça. Para retirar a fruta com uma "tulipa", você precisa pegar a maçã para que fique no copo, e rolar um pouco. O talo deve estar entre as pétalas neste momento.
- Arame. Os puxadores de arame ou pinças também têm muitos ventiladores. A estrutura é composta por um tubo de plástico e arame com linha de pesca. Para retirar a fruta, o arame é fixado na ponta da alça, dobrando as pontas em anéis por onde passa a linha de pesca. Com a ajuda de uma linha de pesca, o mecanismo funcionará. Uma vez no centro do stripper, a maçã é fixada puxando a linha. Para separar a fruta do galho, você precisa rolar o dispositivo.
- Em forma de saco. As opções baggy não são menos populares. Esses modelos não são apenas convenientes, mas também funcionais, pois podem ser usados para retirar várias frutas ao mesmo tempo. Tem uma forma redonda, pétalas de estanho afiadas que funcionam como uma faca. Um pequeno saco é preso ao molde. Graças ao suporte da alça, o dispositivo é preso ao vidro. Deve ter um comprimento adequado, bastante leve e confortável. Após o corte, os frutos cairão no coletor sem serem danificados.
- Com captura. Modelos de garras são mais frequentemente escolhidos para colher frutas pequenas. Para agarrar a fruta, utiliza-se um dispositivo de plástico em forma de pata de três dedos. A presença de uma alça telescópica com alavanca permite que o mecanismo seja acionado, fazendo com que a maçã apareça na cavidade do coletor. Depois disso, você precisa arrancá-lo do galho. A desvantagem desse dispositivo é que, ao usá-lo, os galhos e as folhas costumam ficar gravemente danificados.
Além das opções de loja, também são utilizados apanhadores de frutas caseiros. Eles podem ser feitos de forma independente usando materiais improvisados na forma de recipientes de plástico, canos de plástico ou mesmo latas. Para fazer uma estrutura de recipientes de plástico, você precisa:
- pegue uma garrafa de plástico para 2 ou 2,5 litros;
- prepare um bastão que funcione como suporte;
- use fio no trabalho ou substitua-o por fio
Para fazer outro extrator de frutas caseiro, você precisa de:
- corte o recipiente selecionado em duas partes - uma parte com gargalo será útil no trabalho;
- faça uma abertura em forma de cunha na linha de corte e use-a para separar o caule dos galhos;
- prenda o palito ao pescoço com barbante ou arame, você pode simplesmente envolvê-lo com fita adesiva.
Se desejar, você pode fazer qualquer outra estrutura simples que permita obter frutas suculentas dos galhos superiores.
Como limpar as maçãs corretamente?
Existem certas regras para a colheita.
- A coleta de maçãs começa com a limpeza do local sob a macieira, levantando as frutas caídas. Isso protegerá o local de frutas doentes ou de baixa qualidade, que podem se tornar uma fonte de disseminação de doenças.
- O trabalho não deve ser executado pela manhã enquanto ainda há orvalho nas plantas. A colheita dos frutos costuma ser feita à tarde, quando o ar já está bem aquecido e o orvalho já evaporou. É importante que o tempo esteja adequado para isso. Na chuva ou imediatamente depois dela, as maçãs não são colhidas.
- Eles começam a colher dos galhos mais baixos, subindo gradualmente até o topo da árvore. Dispositivos especiais ajudarão a remover os frutos dos ramos superiores.
- Frutas destinadas ao armazenamento de longo prazo devem ser removidas com um pedúnculo. Remova os frutos da árvore rolando até que caiam sozinhos.
- As variedades utilizadas para fazer compotas, outras preparações ou alimentos, ou seja, variedades de verão, são cortadas quando estão totalmente maduras ou ligeiramente verdes. É aconselhável retirar as maçãs de inverno mais tarde. Melhor fazer isso antes da geada.
Apenas frutas maduras densas devem ser armazenadas. Imediatamente após a retirada das frutas, elas são classificadas.
A colheita na horta deve ser feita com cuidado, selecionando cuidadosamente os frutos para armazenamento e aqueles que podem ser processados ou usados para alimentação.
Frutos com vermes ou deformados, bem como frutos amassados, devem ser reservados separadamente, não devendo ser deixados para armazenamento no porão. Para isso, apenas espécimes sem defeitos, buracos de minhoca, amassados ou podridão são adequados.
A safra colhida é cuidadosamente dobrada em um balde de plástico.
É importante colocar as maçãs no recipiente e não jogá-las. É melhor usar luvas de borracha nas mãos.
Não sacuda a árvore nem sacuda as maçãs com um graveto ou outro meio improvisado. Se os frutos caírem, eles serão danificados, o que no futuro causará o aparecimento de manchas podres. Essas frutas podem ser deixadas para o preparo de brancos para o inverno, mas não são mais adequadas para armazenamento fresco por longo prazo.
As safras colhidas devem ser mantidas em caixas de madeira com orifícios de ventilação. É necessário processar o recipiente com uma solução de permanganato de potássio, depois secar o recipiente ao sol e colocar o fundo com folhas de papel limpas.
Para melhor preservação, as caixas de papelão também são adequadas. Com uma pequena colheita, recomenda-se que cada fruta seja embrulhada em papel. Em uma sala espaçosa, você pode construir muitos racks que sejam adequados em forma e tamanho e colocar os espécimes na superfície de modo que eles não se toquem.
Quando armazenadas em caixas ou caixas, as variedades individuais são dobradas separadamente, tendo em consideração os diferentes períodos de maturação.
É aconselhável colocar imediatamente as maçãs em caixas, sem deixá-las em um balde ou local iluminado pelo sol.
Frutas para armazenamento não devem ser lavadas, é importante que fique sobre elas uma película fosca inteira, protegendo-as do aparecimento de apodrecimento.
A colheita é melhor armazenada em local fresco e seco. O melhor lugar para isso é o porão. Deve estar limpo e seco. Dele é removido preliminarmente o último lixo, as fissuras são entupidas e as paredes são desinfectadas com sulfato de cobre ou cal apagada. Também é aconselhável lavar o chão com desinfetantes.
Recomenda-se armazenar a cultura em temperaturas de até 5 graus, com umidade de 80–90%.
É necessário inspecionar a cultura, retirando espécimes estragados. Não os congele.
O comentário foi enviado com sucesso.