Por que aparece ferrugem na macieira e o que fazer?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Sinais de infecção
  3. Métodos de tratamento
  4. Medidas de prevenção
  5. Dicas úteis

As macieiras podem ser afetadas por várias doenças. A ferrugem freqüentemente aparece neles. Para erradicá-lo, evitar a propagação da doença, os tratamentos necessários devem ser realizados em tempo hábil.

O que é isso?

A ferrugem nas macieiras é uma doença fúngica comum. Inicialmente, aparece nas lâminas das folhas das plantas e, aos poucos, passa para os frutos. O fruto fica pequeno e não armazena bem. A ferrugem interfere na capacidade das folhas de fotossintetizar. Os rebentos jovens também são gravemente danificados. Se você não iniciar o tratamento oportuno das árvores frutíferas, elas logo morrerão.

Existem várias razões para o aparecimento desta doença nas árvores de fruto. Portanto, geralmente ocorre com uma grave falta de nutrientes essenciais, incluindo potássio, fósforo, manganês, ferro e magnésio. Também pode ocorrer em casos de encaixe incorreto. Lembre-se de que as macieiras não devem ser plantadas ao lado de coníferas, pois estas costumam ser portadoras de fungos nocivos. Além disso, insetos nocivos também podem atuar como portadores.

As plantas com imunidade fraca às vezes também sofrem de infecção. Na maioria das vezes, essas árvores crescem em áreas com ervas daninhas. O desenvolvimento de um fungo nocivo também pode ser provocado por umidade excessiva, plantio denso, espessamento excessivo da copa das plantas.

Sinais de infecção

Quando uma macieira é afetada por uma infecção fúngica, pequenas manchas verde-amareladas podem ser observadas na superfície das placas das folhas. Com o tempo, eles se tornam maiores, começam a cobrir toda a superfície. As maçãs estão ficando muito menores. Posteriormente, as folhas escurecem, adquirindo uma coloração marrom. Manchas marrons também começarão a aparecer na fruta. A infecção sugará todos os sucos da parte aérea da vegetação.

Além de folhas, brotos, ovários e botões também são afetados. Com uma disseminação forte, a doença também pode se espalhar para o tronco da árvore. Na parte inferior das folhas, também podem se formar pequenos crescimentos, que são cheios de esporos. Com o tempo, eles se abrem. Se você não iniciar o tratamento, a planta irá parar rapidamente de crescer, se desenvolver e dar frutos. Depois de um tempo, ele morrerá.

Métodos de tratamento

Atualmente, há um grande número de métodos diferentes que permitem tratar a ferrugem de uma macieira. Vamos dar uma olhada mais de perto em alguns deles.

Mecânico

Com uma pequena área de propagação da doença, todas as plantas danificadas podem ser cortadas e descartadas, tanto quanto possível. As colônias não se instalam na cultura, mas devido aos ventos fortes, os esporos podem atingir as árvores frutíferas e arbustos. Na maioria das vezes, as coníferas, incluindo os zimbros, são os principais transmissores dessas infecções fúngicas, portanto, se crescerem ao lado de macieiras, devem ser transplantadas. Se a planta estiver muito afetada, você terá que removê-la completamente. Recomenda-se queimar todas as partes cortadas e cortadas para não causar mais propagação da doença.

Quando a própria fonte de infecção for destruída, todas as outras plantas, ramos e folhas das folhas devem ser examinados cuidadosamente. Se forem encontrados pontos de ferrugem característicos, as partes verdes são imediatamente cortadas.Além disso, é melhor remover todas as ervas daninhas do local, exceto o absinto, uma vez que pode retardar significativamente a propagação do fungo prejudicial. Os locais sob as árvores frutíferas, bem como as áreas onde cresceram arbustos coníferos e ervas daninhas, também devem ser cuidadosamente processados. Primeiro, eles são profundamente desenterrados e, em seguida, tratados com compostos especiais (nitrato de amônio, sulfato de cobre). Em alguns casos, para evitar o aparecimento ou desenvolvimento de ferrugem, é necessário reduzir a rega, para processar a copa demasiado espessa das árvores de fruto.

Se as árvores foram afetadas no outono, você deve remover imediatamente todas as folhas caídas do local, pois podem conter microorganismos prejudiciais que contribuem para o aparecimento e disseminação de doenças fúngicas. As folhas devem ser queimadas imediatamente.

É no outono que esta doença se espalha com mais frequência devido ao aparecimento de um grande número de organismos fúngicos, umidade excessiva do solo. Nesse caso, é melhor usar produtos químicos fortes e eficazes imediatamente.

Com a ajuda de drogas

Os tratamentos mais eficazes para esta doença são os tratamentos químicos. Assim, fungicidas sistêmicos especiais são freqüentemente usados, os quais penetram primeiro na estrutura dos tecidos vegetais e, em seguida, nas células, destruindo a infecção. Os fundos contêm venenos fracos que têm um efeito negativo exclusivamente sobre organismos prejudiciais.

Vamos destacar alguns dos fungicidas mais comuns.

  • Strobe. Este medicamento está na forma de pequenos grânulos. A composição é totalmente segura para humanos, animais e a própria planta. Pode ser aplicado mesmo durante o período de floração. Este fungicida deve ser usado em climas frios e calmos. Permite não só erradicar a doença, mas também tem efeito preventivo.
  • "Topázio". Este fungicida para plantas frutíferas pode ser produzido na forma de uma substância pulverulenta ou em uma solução pronta. Para pulverizar uma macieira adulta, você precisará de cerca de 2 litros da composição diluída. Os tratamentos com este agente devem ser realizados uma vez a cada 2 semanas. Além disso, eles podem ser realizados apenas em climas calmos e secos. Os componentes do produto serão absorvidos pelas folhas e ramos da planta afetada por algumas horas, sem causar danos à própria cultura. Ressalta-se que o vento e a precipitação atmosférica após este tempo não serão capazes de reduzir a eficiência da solução.
  • "Vectra". Este fungicida é considerado o mais poderoso e eficaz. Ele contém um componente especial, o bromuconazol. A composição pode ser usada no máximo 3 vezes em 1 temporada. Esse tipo de medicamento deve ser usado nos casos em que as folhas apresentam grande número de manchas marrons grandes. Para pulverizar uma árvore adulta, serão necessários de 10 a 15 litros de solução pronta, para vegetação jovem, 2 litros serão suficientes.

Lembre-se de que este fungicida nunca deve ser misturado com outros medicamentos.

Além disso, várias preparações contendo cobre são freqüentemente usadas para combater a ferrugem. Vale lembrar que são todos venenosos, portanto, só podem ser usados ​​com danos graves, quando outros meios não ajudam mais.

  • Blue Bordeaux. Este medicamento é vendido em grânulos que podem se dissolver o mais rápido possível. A ferramenta pode ser usada em todas as condições climáticas. Blue Bordeaux pode matar colônias inteiras de esporos de fungos prejudiciais. A vegetação deve ser pulverizada com essa composição o mais cuidadosamente possível para que não apareçam queimaduras.
  • Líquido bordeaux. Esse remédio pode ser chamado de mais suave, mas ao mesmo tempo tão eficaz. Para processamento, uma solução simples de 1% é usada com mais frequência. Formulações mais saturadas podem causar queimaduras nas lâminas das folhas.Recomenda-se aplicar o tratamento líquido Bordeaux em clima quente e seco.
  • Pico da Abiga. O produto contém uma porcentagem bastante grande de cobre. Apenas folhas e ramos já afetados podem ser tratados com o produto, pois pertence às formulações de ação de contato. Esta substância não será absorvida pelos tecidos vegetais. A pulverização com o produto só pode ser feita em clima calmo e seco.
  • "Campeão". O fármaco deste tipo pode ser utilizado tanto como agente terapêutico como profilático. "Champion" é melhor usado apenas na fase inicial da infecção fúngica. A composição se espalha por toda a superfície das folhas da árvore afetada, afetando os esporos do fungo. Com o tempo, eles começam a morrer e o desenvolvimento e a disseminação da doença param. O tratamento com este agente só pode ser realizado em clima seco e calmo. Para preparar 10 litros de solução, serão necessários apenas 60 g da substância.
  • "Cuproxat". Esta formulação de cobre-nitrogênio está disponível como um concentrado forte. Para o processamento, será necessário preparar uma solução de 0,25%. Freqüentemente, a composição também é usada para regar a área das raízes do solo sob as árvores.

As preparações que contêm enxofre são eficazes contra a ferrugem. Eles são considerados menos agressivos do que as opções anteriores. Entre essas composições, várias merecem destaque.

  • Cumulus. O produto possui alto teor de enxofre. É vendido em pó. As partículas se dissolvem rapidamente na água. As embalagens indicam as proporções de preparo da solução, dependendo do grau de dano à planta.
  • Enxofre coloidal. Esta substância também é vendida na forma de pó. Para preparar a solução, misture 5 litros de água e 40 g do medicamento. O enxofre coloidal tem efeito de contato exclusivo com os esporos dos fungos. Esta composição não pode ser usada durante o período de floração.

A seguir, destacamos alguns compostos biológicos eficazes que também são usados ​​para tratar macieiras contra a ferrugem. Todos eles são absolutamente seguros para a vegetação, animais e pessoas. Eles contêm bactérias benéficas.

  • Planriz. A composição não só facilita o combate à ferrugem, mas também promove o crescimento de plantas jovens. Para preparar 10 litros de uma solução medicinal, você precisará de 50 ml da substância. Com a ajuda de tal líquido, a pulverização de folhas, galhos, solo é realizada.
  • Fitosporin-M. Esta ferramenta é absolutamente inofensiva e eficaz, por isso é muito popular entre os jardineiros. Para preparar uma solução para pulverização, é necessário misturar 10 litros de água e 15 ml da substância medicinal. O processamento também pode ser realizado durante o período de floração.
  • "Phytodoctor". Este tipo de medicamento é adequado para o processamento de quase todas as frutas. Ele permite que você destrua facilmente todas as infecções fúngicas. Para preparar uma solução spray, você precisa misturar 10 litros de líquido e 30 g da substância. O intervalo de tempo entre os tratamentos com essa composição deve ser de pelo menos 2 semanas. Durante o período de floração, bem como algumas semanas antes da colheita, o produto não pode ser utilizado.

Medidas de prevenção

Para evitar o aparecimento de ferrugem nas árvores de fruto, existem algumas medidas preventivas importantes a ter em consideração.

  • Certifique-se de manter distância ao plantar diferentes plantas, especialmente coníferas.
  • Não se esqueça de podar e modelar regularmente a coroa. Periodicamente, você precisa cavar cuidadosamente a terra ao redor das árvores para manter o tronco da árvore limpo.
  • É melhor realizar pulverizações preventivas regulares com vários agentes fungicidas. Os fertilizantes também são de grande importância. Sua aplicação oportuna também pode prevenir o aparecimento de ferrugem.

Dicas úteis

Não se esqueça de que é melhor plantar macieiras ao lado de absinto. Seus óleos aromáticos têm um efeito negativo no desenvolvimento de infecções fúngicas. Muitos jardineiros experientes recomendam o uso de uma variedade de tinturas populares (com alho, casca de cebola, cinza de madeira, iodo) para tratar árvores saudáveis. Eles podem aumentar significativamente a imunidade das plantas, prevenir o surgimento e o desenvolvimento de infecções.

Em caso de infecção, você pode usar produtos químicos profissionais e remédios caseiros. Essa combinação fornece o resultado mais eficaz.

Para se livrar da ferrugem, é necessário realizar tratamentos complexos adequados, observar todas as medidas preventivas e de proteção.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário