Características e tecnologia de reprodução de macieiras por estacas

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Como fazer crescer uma muda de um galho verde?
  3. Corte com estacas lignificadas
  4. Como usar o material da raiz?
  5. Erros comuns

A maçã é um produto saboroso e saudável. Todo mundo tem suas próprias preferências de frutas e tenta plantar suas variedades favoritas em seu site. Chega a hora, e as macieiras precisam ser rejuvenescidas, o jardim deve ser renovado com novas plantações. Existem muitas maneiras de criar esta planta. No artigo vamos falar sobre a propagação de macieiras por meio de estacas.

Vantagens e desvantagens

A tecnologia de cultivo de macieiras sem raízes é conhecida há muito tempo, desde o final do século XIX. No passado distante, os cortes eram realizados por RI Schroeder, IV Michurin e outros grandes criadores, então hoje temos técnicas bem desenvolvidas. Vamos listar as vantagens desse método.

  • A nova planta mantém as características da amada variedade de maçã, da qual é retirada a muda. E não importa se esta árvore é enxertada ou crescida a partir de uma muda totalmente desenvolvida.
  • Dedica-se a mudas em qualquer época do ano.
  • A idade da árvore doadora não importa.
  • Os cortes estão bem preservados, podem ser transportados sem dor por longas distâncias.
  • As árvores precisam de poda sazonal para rejuvenescimento e formação de copas. Também é utilizado para a coleta de material de plantio.
  • O corte permite que você obtenha quantas macieiras no futuro o jardineiro precisar, e de graça.

As desvantagens dessa técnica incluem enraizamento longo e longa espera pelo resultado.

Como fazer crescer uma muda de um galho verde?

Este método permite preservar as características da variedade doadora. A taxa de sobrevivência do material de plantio é de 30 a 60%. As mudas verdes são colhidas no final da primavera ou início do verão, quando uma planta adulta adquire brotos jovens.

O processo de obtenção de mudas a partir do crescimento verde ocorre no início da manhã.

  • O ramo verde é cortado da parte inferior da árvore de forma que três botões permaneçam sobre ele. O corte é feito diretamente acima do rim inferior e o segundo 5 cm acima do superior.
  • O caule possui três folhas (de acordo com o número de botões). Para que não puxem os sucos, a folha de baixo é retirada completamente, as restantes são encurtadas para metade.
  • Para as mudas, prepare água em temperatura ambiente, adicione carvão ativado e medicamentos para estimular a formação de raízes. Não mais do que dois ramos são colocados em cada contêiner.
  • Quando as raízes são formadas, as mudas são transplantadas para recipientes com solo nutriente na estufa.
  • Após 2 anos, são plantadas em campo aberto.

O segundo método de propagação de macieiras por estacas verdes exclui sua imersão preliminar em água. Depois de cortar o material de plantio, uma série de ações simples são executadas.

  • Caixas baixas são preparadas para o plantio de mudas. O solo fertilizado com nutrientes é derramado no fundo dos recipientes e uma camada úmida de areia é colocada no topo.
  • As estacas são aprofundadas no solo 2 a 3 centímetros, mantendo uma distância não superior a 5 a 6 cm entre si, sendo então regadas.
  • Não coloque a caixa no peitoril da janela acima da bateria, é melhor colocá-la em um local parcialmente escuro. Uma estufa está sendo construída sobre um contêiner com mudas. Para isso, é feita uma moldura em forma de arcos de um arame forte e fechada com polietileno.
  • As estacas criam raízes em 2-3 semanas. E antes disso, a cada 3 dias, eles retiram o abrigo por alguns minutos e umedecem a areia.
  • Quando as mudas ganham raízes, o filme é removido e as mudas são cuidadas até o outono. Eles se certificam de que a areia está sempre molhada, soltam e cobrem o solo.
  • No outono, as plantas são transplantadas para recipientes separados com solo nutritivo, deixadas em uma estufa ou outro local fechado para o inverno. Se as mudas forem plantadas em terreno aberto, elas são isoladas, protegendo-as da geada.

O processo de cultivo de mudas com raízes verdes pode levar de 1 a 2 anos, então os jardineiros raramente recorrem a esse método.

Corte com estacas lignificadas

Pode-se propagar por estacas de macieira sem enxertia, basta fazer mudas com elas, conseguindo enraizar o material de plantio. Estacas lignificadas de 1-2 anos são colhidas no inverno. Escolha apenas brotos saudáveis ​​da parte central da copa. Veja o que fazer a seguir com os galhos cortados.

  • A alça está rachada de modo que dobra, mas não está completamente quebrada. O local da fratura é escolhido de forma que o rim fique 1 a 2 cm acima dele.
  • No local fraturado, o galho é fixado com fita isolante, ajudando a mantê-lo curvado. Nessa forma, o pedúnculo é deixado até a chegada da primavera. Durante esse tempo, a planta redireciona a vitalidade para a fratura, fortalecendo-a. O local deformado, coberto por tecido caloso, fica parecido com a cortiça.
  • No início da primavera, a fita é removida.
  • Então, na dobra, o corte é cortado em ângulos retos em duas partes. O rim inferior é obtido acima do corte. O corte superior deve ser chanfrado e levantado alguns centímetros acima do rim superior.
  • As estacas preparadas são colocadas na água. Para isso, é cortada uma garrafa de plástico escuro de dois litros, colocada uma esponja no fundo. A esponja fica bem impregnada de água com carvão ativado diluído. Um talo colocado em tal recipiente deve projetar-se ligeiramente acima dele com sua ponta.
  • Os galhos em recipientes de plástico são deixados para o enraizamento. Após três semanas, raízes de até 6 a 7 cm de comprimento aparecem nas estacas, o que é suficiente para iniciar o transplante da planta para o campo aberto.
  • As estacas devem ser plantadas em local claro, mas não quente. Para evitar que o sol seque os brotos ainda fracos, eles podem ser ligeiramente sombreados.
  • A planta vai criar raízes rapidamente se você organizar uma pequena estufa sobre ela com a ajuda de um filme plástico. Após 3 semanas, quando as mudas se enraizarem, o filme deve ser retirado.
  • No futuro, você precisará cuidar das mudas, regando periodicamente durante a estação quente.
  • No outono, as plantas cultivadas são transplantadas para locais de residência permanente.

Existe outro método de usar estacas lignificadas para a propagação de macieiras. A tecnologia possui várias etapas.

  • As estacas são cortadas a partir de ramos bienais - com três botões, com comprimento máximo de 15 cm. O material é recolhido no final de Dezembro.
  • Coloque em uma caixa, cubra com areia e umedeça abundantemente.
  • Até o início da primavera, as mudas na areia são armazenadas em uma sala fria com uma temperatura de no máximo +3 graus.
  • Pouco antes do plantio, um recipiente é preparado no local, solo nutritivo é despejado nele. É uma mistura de solo preto com areia, turfa e húmus. Solo ácido neutro pode ser comprado em uma loja de jardinagem.
  • Em seguida, as estacas são retiradas dos locais de armazenamento e novos cortes são feitos nelas.
  • As extremidades inferiores são mergulhadas brevemente na composição para estimular o crescimento da raiz.
  • Galhos com um intervalo de 5-6 cm são plantados em um recipiente. Os botões não devem ser cobertos com terra e, se isso acontecer, o botão inferior deve ser removido.
  • O material plantado é bem regado. Ele ainda precisa de rega regular no futuro, o solo não deve oxidar e secar.
  • As mudas são cobertas com um filme, e deixadas em uma sala com temperatura ambiente, aguardando o desenvolvimento das raízes.
  • No final de março, antes do plantio das mudas em campo aberto, os recipientes são retirados todos os dias durante o dia, auxiliando na aclimatação das plantas, e só então são transplantadas para o solo.

Como usar o material da raiz?

As estacas para o cultivo de mudas são cortadas não apenas dos galhos, mas também do sistema radicular da macieira.Para ficar mais claro, estacas de raiz são fragmentos de raízes retirados de uma árvore doadora com idade inferior a 7 anos. As raízes contêm botões congelados, a partir dos quais surge um crescimento jovem. Isso é o que os jardineiros usam para um cultivo de mudas relativamente rápido e produtivo.

Mas deve-se ter em mente que para que as peculiaridades da variedade sejam preservadas, o doador deve ser uma macieira enraizada, nas espécies de porta-enxertos a variedade se perde. De resto, tudo acontece de acordo com um padrão serrilhado - as raízes precisam ser cortadas, plantadas, germinadas.

Preparação

O material de plantio é colhido no outono, quando a árvore não gasta energia no desenvolvimento e manutenção das folhas e frutos, mas os concentra no sistema radicular. Para enxertia, as raízes com 1 centímetro de espessura são escolhidas. São cortados em fragmentos de 10-15 cm de comprimento, é necessário garantir que existem vários botões em cada segmento. Durante o corte, as pontas dos fragmentos localizados mais perto do tronco da árvore são marcadas com uma caneta de feltro.

É possível trabalhar no verão, mas são as estacas de outono que dão um bom resultado duradouro com uma grande sobrevivência.

Armazenar

Existem duas maneiras de armazenar o material da raiz cortada até a primavera.

  • Um pouco de areia é despejada no fundo de uma caixa de madeira, as estacas são colocadas e cobertas com areia até ficarem completamente cobertas. O contêiner é instalado em um porão ou galpão, onde a temperatura do ar no inverno será de +5 graus.
  • Você também pode armazenar as raízes ao ar livre. Para isso, é feito um buraco no local, é colocada a serragem no fundo, depois as estacas são colocadas e totalmente cobertas com uma camada de serradura. De cima, o material é polvilhado com terra e isolado com ramos de abeto ou qualquer outro tipo de isolamento.

Desembarque

No início da primavera, 2 semanas antes do plantio, as estacas são retiradas do armazenamento. Em seguida, proceda da seguinte forma.

  • A serragem é colocada em uma caixa de madeira e, em seguida, as raízes são inseridas com uma inclinação. Nesse caso, as extremidades marcadas com uma caneta de feltro devem ficar na parte inferior e as extremidades superiores devem subir alguns centímetros acima da caixa.
  • Em seguida, uma camada de serragem é derramada abundantemente com água.
  • O recipiente é colocado em um local quente. A temperatura do ar deve ser de pelo menos +20 graus.
  • Em poucas semanas, os botões incham nas raízes e os brotos começam a germinar. Nesse ponto, as mudas são transplantadas para um terreno aberto.
  • Na área preparada, são feitos rebaixos, neles são instaladas mudas - devem ser cavadas corretamente, em ângulo. Polvilhe com terra, deixando os topos com alguns centímetros de altura na superfície.
  • Após o plantio, as mudas são regadas, soltas e cobertas com cobertura morta.
  • Quando os brotos aparecem, deve-se regar 1-2 vezes por semana até ficar mais forte, soltar o solo, fertilizar com cobertura morta. Uma área aberta pode ser sombreada pela primeira vez.

O método de propagação de macieiras por meio de cortes cortados das raízes das árvores é mais rápido do que o corte dos galhos. Mas esse método tem suas desvantagens: velhas macieiras e plantas com porta-enxerto não são adequadas para doação.

Erros comuns

O corte dá bons resultados e uma alta taxa de sobrevivência, se não forem cometidos erros que podem destruir os frutos do trabalho de longo prazo. No processo de trabalho, você precisa prestar atenção a vários pontos.

  • O corte inferior do corte é feito quase sob o rim, afastando-se dele apenas alguns centímetros.
  • Se mais de 2-3 folhas forem deixadas em cortes verdes, a planta sofrerá perda de umidade.
  • Todo o trabalho no local (corte de estacas, material de plantio) é melhor realizado no início da manhã, com tempo nublado.
  • É necessária uma ferramenta afiada para cortar os galhos para que o material não aperte.
  • Na fase de crescimento das raízes, antes mesmo do plantio em terreno aberto, não são utilizados fertilizantes minerais.
  • É melhor não retirar material de plantio de uma macieira que recebeu muita alimentação nitrogenada - a taxa de sobrevivência será extremamente baixa.
  • As estacas da raiz devem ser plantadas com a ponta grossa voltada para baixo (que ficava mais perto do tronco da árvore), caso contrário, não criarão raízes.
  • O crescimento jovem deve ser protegido da luz solar direta. É melhor sombrear ligeiramente e não pular o tempo de rega.
  • Para proteger as estacas da infecção, os locais de corte devem ser tratados com verniz de jardim ou outro meio semelhante.

Se tudo for feito corretamente, em poucos anos o jardim vai deliciar seus proprietários com macieiras jovens e maduras.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário