Características do enxerto de macieira na primavera

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Cronometragem
  3. Formas básicas
  4. Cuidados de acompanhamento
  5. Dicas úteis

Todo jardineiro amador pode se tornar uma espécie de criador e cultivar uma variedade de frutas nas árvores de seu jardim. Isso é conseguido por meio de uma técnica agrotécnica como o enxerto. No artigo, vamos falar sobre as peculiaridades do enxerto de uma macieira: o que é, em que período de tempo é melhor fazê-lo e de que forma pode ser feito.

Vantagens e desvantagens

Graças à enxertia, as árvores são rejuvenescidas, aumentam a fertilidade. Com o procedimento correto, você pode obter frutos de diferentes variedades na mesma árvore - esse efeito agronômico atrai muitos jardineiros. Além de uma colheita variada, o proprietário consegue economizar espaço em seu terreno, não há necessidade de plantar muitas variedades diferentes de árvores. E, claro, desta forma você pode reviver uma árvore moribunda, preservar os frutos que se tornaram amados.

Enxertar uma macieira na primavera tem vários benefícios. Em primeiro lugar, há muito tempo pela frente para a cicatrização de feridas, condições climáticas favoráveis ​​ao desenvolvimento. Além disso, o novo fluxo de seiva permite que os tecidos se enraízem melhor. As desvantagens incluem o fato de que clima de primavera imprevisível em muitas regiões pode levar a surpresas desagradáveis.

Geada e frio são prejudiciais aos ramos enxertados. É por isso que o tempo de tal trabalho deve ser estritamente observado e o regime de temperatura deve ser monitorado.

Cronometragem

Especialistas dizem que a enxertia de macieiras pode ser feita em qualquer época do ano (no inverno - em ambiente de estufa). Mas os jardineiros experientes ainda aconselham os iniciantes a dar preferência ao procedimento da primavera. Por que reinventar a roda quando tudo foi testado mais de uma vez. O fato é que na primavera as próprias árvores estão mais bem preparadas e as condições climáticas são adequadas, e há mais oportunidades para os jardineiros apoiarem as árvores enxertadas. Mas, em geral, o procedimento de enxerto praticamente se estende por toda a estação (levando em conta os cuidados posteriores).

A Rússia é um país grande e seria errado falar de termos específicos para o trabalho de vacinação para todas as regiões. As datas podem variar em semanas, por exemplo, nos Urais, começam a enxertar macieiras um pouco mais tarde do que nas regiões do sul. Na Sibéria e nos Urais, você pode navegar pelo estado do solo. Pegue uma pá e tente desenterrá-la - se você conseguir virar duas baionetas da terra com calma (o que significa, provavelmente, o fluxo de seiva nas macieiras começou), você pode começar a enxertar.

Para a enxertia de primavera, a temperatura do ar serve de ponto de referência: observe as árvores, assim que a seiva flui por elas, significa que elas “acordaram” - é hora de preparar as ferramentas e os materiais necessários. Assim que as noites passarem sem uma marca zero no termômetro, você pode agir.

Dependendo das características climáticas da região, uma macieira é plantada do início de abril ao início de maio. Com o tempo exato, tudo é ambíguo.

Além das condições climáticas, é necessário levar em consideração o grau, qual método será utilizado para a enxertia e outros fatores. Basicamente, o jardineiro determinará apenas experimentalmente e por observação o momento exato do início de tal trabalho. Para muitos, o marco da vacinação é o inchaço dos botões e o início da abertura das folhas. Alguns dos jardineiros amadores são guiados pelo calendário lunar. Mas, neste caso, não é necessário aprofundar-se na astrologia e esperar a convergência das estrelas.Use o conselho de jardineiros experientes - podar árvores quando a lua estiver na fase minguante e enxertar na época da lua crescente.

Se, no entanto, for mergulhar nas profundezas da astrologia, a melhor época para enxertar macieiras é quando a Lua "vive" em signos de água. Quer seja verdade ou não, todo iniciante tem uma grande oportunidade de testá-lo na prática. Se você confia na ciência, é melhor plantar uma macieira na segunda metade da primavera, antes da floração. Assim que a temperatura se estabilizar em +15 graus e acima, você pode começar a trabalhar. É melhor fazer isso de manhã ou à noite em um dia chuvoso.

Se você pretende vacinar com enxerto, então é melhor fazer em março-abril, e se quiser fazer brotamento com rim, um pouco mais tarde - para isso, a época é de meados de abril até o início de maio . Novamente, as características regionais da área são levadas em consideração. Jardineiros que vivem no sul da Rússia podem começar a enxertar com segurança no início de março, mas na região de Moscou não é recomendado tocar em árvores até abril. O clima dos Urais e da região de Leningrado permitirá a vacinação apenas próximo a maio.

Formas básicas

Para os jardineiros novatos, não deve haver problema em como plantar uma macieira da maneira adequada. Você pode fazer isso sozinho de diferentes maneiras: há muitas maneiras. Você precisa escolher uma opção conveniente e levar em consideração a variedade de culturas.

Existem mais de 200 métodos de enxerto de macieira. Normalmente, isso é feito com uma muda ou estacas recém-cortadas, você pode usar apenas um olho. Muitas pessoas acreditam que é melhor fazer isso em uma árvore jovem, mas jardineiros experientes também enxertam nos troncos das macieiras mais velhas (para galhos mais fortes, o método de perfuração é adequado). Considere as formas mais populares de enxertar uma macieira.

Cópula

Para este método, escolhe-se uma copa e um porta-enxerto (é desejável que tenham a mesma espessura) - então a emenda ocorre de forma qualitativa. Esse método de cópula foi aprimorado por uma incisão adicional, que é feita tanto no ramo enxertado (estacas) quanto no tronco enxertado.

Vamos ver como se vacinar.

  • No porta-enxerto e no rebento, o mesmo cortes de 2 a 4 cm de comprimento.
  • Então eles fazem mais um corte a uma altura de cerca de 1/3 da base (línguas peculiares são formadas, elas também devem ser do mesmo tamanho - tanto na macieira quanto no galho de corte). Jardineiros experientes argumentam que a qualidade do entrecruzamento das safras depende do tamanho do corte do junco e eles recomendam torná-lo mais longo - para que o enxerto seja mais forte.
  • O caule é fortalecido no corte, apertando firmemente com os dedos.

Você pode consertar o local do enxerto.

Na fenda

Quando a espessura da copa e do porta-enxerto diferem significativamente, este método é usado.

Sequenciamento.

  • Pegue uma serra de metal afiada e corte o galho selecionado. Recomenda-se recuar da base (tronco) por cerca de um terço de um metro, e do solo - pelo menos 12-15 cm.
  • O tiro é dividido ao meio.
  • O talo é inserido de tal maneira para obter uma combinação completa dos tecidos.
  • As juntas são lubrificadas com cal de jardim (piche), enrole firmemente o encaixe do enxerto com um filme escuro.

Se não tiver certeza da enxertia realizada, repita o processo com mais um corte e, se tiver certeza, pare em uma enxertia. Aliás, jardineiros experientes inoculam dessa forma não em fenda, mas em meio fenda, ou seja, não fazem uma incisão no meio, mas fendem o talo na lateral, fazendo apenas uma pequena incisão.

Pela ponte

Este método permite a enxertia no caso em que a casca do tronco foi roída por roedores ou danificada por outras pragas. Primeiro, esses locais são limpos e, em seguida, eles realizam uma série de ações.

  • Acima e abaixo da lesão, as incisões são feitas ao longo do comprimento.
  • Corte as mudas e limpe-as dos botões.
  • Os cortes de um plano são feitos nos porta-enxertos.
  • Agora reforce os porta-enxertos de forma que a parte inferior da estaca fique alinhada com a parte inferior do dano na árvore e a parte superior com a parte superior (com um entalhe acima do dano).
  • Termine o processo com o acabamento das juntas com verniz de jardim e uma fita de plástico preta justa.

Você pode proteger as juntas de enxerto com estopa.

Na casca

Com diferença na espessura das estacas e dos estoques, também se utiliza o método "na casca" ou, como outros o chamam, "embaixo da casca". Este método ainda é conveniente quando ramos bastante grandes são retirados para enxerto. Vamos considerar o procedimento.

  • Um caule com 2-3 botões é cortado diagonalmente a uma distância de meio metro do tronco (um pouco ou mais é possível - até 70 cm).
  • A casca da árvore principal é cuidadosamente separada e é feita uma incisão de cerca de 5 a 6 cm.
  • No cabo, faça um corte oblíquo de 4 cm de comprimento e insira-o sob a casca com o lado incisado.

A enxertia é completada por tratamento com verniz de jardim e uma fita de filme apertada.

Brotando

Este método difere dos descritos acima porque o enxerto não ocorre com uma alça, mas com um rim. Além disso, tanto um olho em crescimento quanto um botão dormente são adequados para isso. É a primavera (abril) que é mais adequada para o brotamento - portanto, há uma chance de ver um jovem rebento na estação atual. A brotação realiza-se de duas formas: no corte (com a letra “T”) e no rabo. Vamos considerar cada técnica separadamente.

Tubulação na incisão (pelo rim).

  • Corte a aba (um pouco com casca) com uma largura de 5 a 8 mm e um comprimento de pelo menos 2,5-3 cm.
  • Uma incisão do mesmo diâmetro é feita no ramo, lembrando a letra "T", e nela é inserido um escudo.
  • Envolva o local de encaixe com papel alumínio.

Método de brotamento na bunda.

  • Uma incisão com um "bolso" é feita no porta-enxerto.
  • Aproximadamente o mesmo escudo é cortado do rebento da variedade desejada.
  • Instale a aba na "bolsa" resultante de forma a obter um ajuste confortável dos lenços.
  • A estrutura é envolvida com papel alumínio, mas o próprio rim é deixado no ar.
  • Após o rebento criar raízes, o rebento acima do botão deve ser removido.

Além dos métodos acima, as macieiras são enxertadas pelo método do “toco”, no tronco e em outros. Se houver muitas mudas, você precisa colocar uma etiqueta com o nome da variedade em cada uma para não se confundir.

Cuidados de acompanhamento

É muito importante após a enxertia para proteger a árvore de doenças e pragas. No primeiro caso, o processamento com um gramado de jardim salvará, no segundo - um enrolamento apertado com um filme denso. A propósito, ele precisa ser atualizado a cada 2 semanas. Para isso, o filme é cortado cuidadosamente com lâmina ou faca afiada, fazendo um corte longitudinal. A árvore está completamente aliviada após 2-3 meses, dependendo da "cicatrização" da ferida inoculada.

Mudas enxertadas muitas vezes se tornam um objeto para lagartas e pulgões, que procuram brotos suculentos para alimentação, portanto fornecer à árvore água em tempo hábil, alimentação e processamento necessários, bem como proteção contra roedores e pássaros, a fim de obter um rebento jovem íntegro e saudável... No local do enxerto, remova todos os brotos que aparecem abaixo do local do enxerto, enquanto esses ramos não são cortados, mas cortados na base, caso contrário, eles crescerão ainda mais intensamente. Durante a queda, os brotos crescidos devem ser amarrados e as árvores são alimentadas com os elementos necessários.

No outono, os troncos devem ser novamente tratados com piche e piche, e para evitar o frio do inverno é melhor isolar a macieira. Na primavera seguinte, as mudas jovens são podadas com base na força dos brotos. Apenas a opção mais forte é deixada em cada uma das vacinas, e todo o resto é podado. Limpe com cuidado especial todo o crescimento abaixo do enxerto. Se você vir que a planta cresce bem, pode encurtar o rebento esquerdo cortando-o para 1/3. Se o enxerto está crescendo ativamente, é necessário interromper seu crescimento, para isso basta arrancar a parte superior.

Dicas úteis

A pergunta mais comum para jardineiros novatos é: em que plantar uma macieira? Agrônomos experientes respondem da seguinte forma: é melhor plantar culturas relacionadas e variedades próximas, e eles aconselham realizar o procedimento na natureza. Bem, realmente, este é o método mais comum.Isso prolonga a vida de um pomar de macieira, desenvolve imunidade ao frio e às doenças, no final das contas, trata-se de aumentar a produtividade. Para enxertia na natureza, são escolhidas mudas que não tenham mais de 4 anos de idade, para que não cresçam demais.

Um resultado positivo garante o cumprimento das regras que são importantes para seguir com qualquer um dos métodos de vacinação.

  • Lembre-se de que você está agindo como um cirurgião (enxertia de árvore é uma operação), então mantenha os instrumentos limpos, e trabalhar com as mãos limpas, o melhor é realizar o procedimento com luvas.
  • Faça os cortes de forma clara, sem curvaturas e sulcos. Use uma tesoura de jardim, uma faca afiada ou, de preferência, um podador de enxerto especial.
  • Não toque nos cortes com as mãos, não deixe cair o corte no chão, e rapidamente insira o estoque no local preparado para o enxerto.
  • Não faça um aprofundamento muito profundo no rebento., pode causar apodrecimento.
  • Ao fazer fatias, tente agir o mais cuidadosamente possívelpara reduzir os danos aos tecidos.
  • Antes do processo, a planta é regada abundantemente, não vai doer soltar o solo perto da árvore - isso vai melhorar a troca de ar e a absorção de umidade.
  • Enrole com fita isolante com a superfície adesiva para fora.para que substâncias menos prejudiciais entrem na vacina. E é melhor usar uma fita especial escura espessa para embrulhar a "ferida".
  • Verifique o enrolamento periodicamente e substitua-o após 10-14 dias.... Isso é para não esmagar o galho.

O enrolamento e todas as amarras são retirados somente após 2 anos a partir do momento da enxertia da árvore. Todo esse tempo, a macieira enxertada precisa ser regada, alimentada e liberada em tempo hábil de galhos desnecessários. Os primeiros frutos de uma macieira enxertada podem aparecer logo após 2 anos. As estacas enxertadas começarão a dar frutos ativamente após um período de 4 anos. Se se passaram 14-15 dias e a vacina não criou raízes, trate o local do corte com verniz de jardim e descarte o corte. Vou ter que tentar de novo.

Com o tempo, os próprios jardineiros novatos irão acumular alguma experiência no enxerto de macieiras, mas, por enquanto, camaradas experientes recomendam que os iniciantes não tenham medo de experimentar e encontrar suas próprias abordagens.

Muito na enxertia de árvores depende das condições de vida, clima, características regionais, e aqui todos devem se adaptar e se adaptar dependendo das circunstâncias e fatores operacionais.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário