Como plantar uma macieira na primavera em uma velha árvore?

Contente
  1. Cronometragem
  2. Métodos de vacinação
  3. Cuidados de acompanhamento

Enxertar uma macieira em uma velha árvore na primavera ajuda a aumentar a produção e renovar as safras. É mais conveniente fazer este procedimento após o período de frio do inverno.

Cronometragem

De acordo com jardineiros com vasta experiência, é mais eficaz plantar uma macieira na primavera no toco de uma árvore velha, embora seja permitido fazê-lo em qualquer época do ano, mas sujeito à criação de condições de estufa. Na primavera, as árvores toleram esse procedimento o mais facilmente possível. Ao mesmo tempo, as condições climáticas durante este período são ótimas para tais manipulações. Outra razão para o enxerto de primavera é a disponibilidade de uma grande variedade de suplementos naturais.

A enxertia de primavera permite ver o resultado do trabalho no outono, bem como corrigir imperfeições e se preparar para a próxima estação primavera. Não há termos específicos para vacinação, pois tudo depende do tipo de planta, das condições climáticas. A maneira mais fácil é se concentrar na temperatura do ar. É importante não perder o momento em que se manterá acima de zero. A partir deste ponto, você pode começar a preparar o material para a futura vacinação.

Fatores que afetam o momento da vacinação:

  • condições climáticas;
  • qualidade e tipo de rebento;
  • temporada;
  • método de vacinação;
  • o nível de preparação do jardineiro;
  • variedade de maçã.

O aparecimento de botões e o início do crescimento da folhagem são um sinal para a vacinação.

Métodos de vacinação

Hoje, existem mais de duzentos métodos de enxerto de macieiras em árvores velhas. Eles podem executar-se por meio de um botão ou planta cultivada de sementes. Vamos descrever os mais populares e comuns disponíveis.

Por cópula

A técnica envolve a combinação de um rebento com um estoque de espessura semelhante. Uma opção mais moderna é criar cortes adicionais nesses elementos. Primeiramente, cortes oblíquos devem ser feitos tanto no cabo quanto na macieira. Em seguida, forme as fatias na altura da terceira parte da base. A taxa de acréscimo entre a base e a macieira dependerá do comprimento do corte. A etapa final é garantir o corte.

Na fenda

O método é eficaz para enxertia de porta-enxertos e copa com diferença significativa de espessura. Para realizar este procedimento, deve-se separar o galho a uma distância de 30 cm do tronco. Com uma faca, divida o broto em duas partes no meio. Coloque o corte de forma que as superfícies das culturas fiquem bem adjacentes uma à outra. Trate as juntas com papel alumínio.

Com tesoura

A melhor forma de criar fatias de alta precisão. Você só pode podar estacas lisas e não acordadas, que é melhor mantê-las em um lugar fresco antes de iniciar o procedimento.

Pela ponte

Este método é ideal para o tratamento de troncos afetados por pragas.... Em primeiro lugar, você deve limpar as áreas danificadas no broto e no tronco. Em seguida, faça cortes longitudinais acima e abaixo da área danificada. A próxima etapa é cortar as mudas e remover os botões delas. Cortes de forma no mesmo plano nos porta-enxertos. Fixe as partes inferior e superior do porta-enxerto alternadamente. Trate as juntas com piche e, em seguida, fixe com papel alumínio. Além disso, isole com serapilheira.

Sob a casca

Quando se utiliza ramos médios ou grandes para enxertia, bem como se houver grande diferença entre a espessura do porta-enxerto e as estacas, esta técnica é utilizada. Deve-se começar com um corte diagonal da estaca: a uma distância do tronco não superior a 79 cm, do solo - até 20 cm. Depois disso, é necessário fazer um corte de 6 cm na casca e separar a madeira dele.Segue-se a fase de formação de um corte oblíquo na pega. O corte deve ser colocado com o lado da incisão sob a casca.

A etapa final é o tratamento das juntas das árvores com solução de jardim e fixação com filme.

Para o porta-malas

Este método é idêntico ao método de enxerto de casca já descrito. Após a formação de uma incisão em T na casca da árvore, o rebento deve ser cortado diagonalmente. O pedúnculo deve ser colocado em uma incisão e então reforçado com um filme de alta densidade. O tratamento com verniz de jardim é a etapa final da enxertia.

Na incisão lateral

Este método é eficaz para os períodos de verão e primavera. A inoculação propriamente dita deve ser realizada na parte lateral do broto ou muda. Ao trabalhar com árvores jovens, é melhor usar ramos esqueléticos. A poda é realizada a 15–20 cm obliquamente a partir do solo. A distância do tronco ao galho não deve ultrapassar 65 cm, a incisão deve ter 40 cm de comprimento, sendo importante torná-la rasa (não mais que um terço do tamanho da muda).

Uma cunha deve ser cortada no cabo usando cortes opostos, um dos quais deve ser mais curto. Coloque o talo no corte e combine cada uma das camadas criadas, depois aplique o verniz de jardim nas juntas e fixe com uma película espessa.

Oculado

Este método é conhecido como enxerto de rim (olho). Essa inoculação é realizada na primavera de duas maneiras: na bunda ou no corte. Para enxertia, você pode usar botões dormentes ou brotando da última temporada.

Com um entalhe em T

Forme um escudo de até 3 cm de comprimento e cerca de 5 mm de largura. Faça um corte em T ao longo do galho e coloque o escudo nele. Proteja a estrutura resultante com um material de filme denso.

Na bunda

Deve ser feita uma incisão no porta-enxerto com bolsa, após a qual deve ser confeccionado um retalho de tamanho adequado. Coloque a aba no bolso, fixe com papel alumínio. Depois que o galho criar raízes, remova o broto acima da área do botão.

Em um toco de árvore

É importante preparar primeiro o coto removendo as partes velhas. Você pode usar um dos métodos de enxertia: na divisão ou sob a casca. Em seguida, coloque o pedúnculo na área do corte, aplique o piche e fortaleça a área da junta com material denso.

Recomenda-se plantar a macieira nas lavouras próximas a ela, como:

  • selvagem;
  • pera;
  • ameixa;
  • Rowan.

Cuidados de acompanhamento

Na fase inicial após a enxertia, é importante proteger a árvore dos insetos. Lagartas e pulgões geralmente atacam o crescimento jovem.

Nesta fase, os cuidados são os seguintes:

  • rega oportuna e regular;
  • adicionar curativos na quantidade certa;
  • proteção contra pássaros, roedores e insetos;
  • reforço com ligas e retirada do enrolamento no prazo especificado.

Também é importante apertar, dobrar os brotos de vez em quando para regular a altura. Na próxima temporada, você precisará cortar o excesso de mudas jovens, mantendo as mais fortes. Todos os brotos, começando no local da enxertia, terminando na base da árvore, devem ser removidos. Com o crescimento ativo, os brotos podem ser encurtados em cerca de um terço do comprimento.

Procedimentos de outono para o cuidado de árvores enxertadas:

  • amarrar grandes brotos;
  • alimentando a árvore;
  • rega regular;
  • amontoa;
  • aplicar uma composição branca no tronco;
  • cobrindo a árvore com material quente.

Graças ao método de enxerto comprovado e aos cuidados de qualidade, a árvore crescerá saudável.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário