Características do enxerto de macieira no verão
Muitos jardineiros apreciam uma árvore como a macieira por sua simplicidade no cuidado e pelo sabor da fruta. Para tornar os frutos da macieira muito doces e grandes, os jardineiros enxertam mudas. Esse evento pode ser realizado da primavera ao outono. Alguns amadores nem sabem que a vacinação de verão é a mais promissora. Vamos considerar esse problema com mais detalhes.
Vantagens e desvantagens
Enxertando uma macieira no verão. Existem mais vantagens do que desvantagens neste assunto. Considere os pontos positivos.
- Você economiza tempo. Depois de cultivar a macieira, você verá o resultado em um ano.
- No verão, as mudas são muito fáceis de preparar.... Se você os colher no outono, precisará salvá-los corretamente para que não percam suas qualidades.
- O horário de verão contribui para a fusão total do corte com a base... Essa fusão elimina custos adicionais e cuidados especiais com as macieiras enxertadas.
- Quando uma macieira é enxertada no verão, então no local da vacinação, os chamados influxos aparecem muito raramente.
- Você pode certifique-se no outono de que a vacina foi bem-sucedida.
É importante ressaltar mais uma vez que plantar macieira no verão é correto. Porém, neste caso, um ponto negativo deve ser levado em consideração: se o verão for seco, pode haver o risco de o pedúnculo não criar raízes.
Cronometragem
Enxertar uma árvore frutífera é uma manipulação que envolve o transplante de uma muda em uma árvore. Os jardineiros costumam usar esse método para melhorar a qualidade da fruta, bem como para obter uma nova variedade.
Normalmente as macieiras são enxertadas no verão: em julho ou agosto. Primeiro enxertam-se as peras e só depois as macieiras. O sol é muito ativo no verão. Além disso, qualquer árvore possui um sistema raiz que retorna ao normal neste momento. São esses componentes que são um bom incentivo para a coalescência de duas metades viáveis.
A primeira operação de verão para enxertar a estaca pode ser feita no final de maio e início de junho. Nesse caso, você precisa monitorar o fluxo de seiva. O fluxo de seiva começa quando a primeira ponta verde aparece nos botões do porta-enxerto.
Após o enxerto, o caule começará a se alimentar da seiva da árvore principal através do tecido conjuntivo e crescerá rapidamente. E o fluxo de seiva ativo promove uma boa separação da casca da madeira. Existe câmbio sob a casca. É um material de construção que promove a emenda.
No outono, a macieira pode ser enxertada até meados de setembro. A manipulação deve ser concluída antes do início do tempo frio.
Preparação
Antes de cortar o corte, você precisa determinar o local exato na árvore onde posteriormente será enxertado. Lembre-se que o local de vacinação deve ser selecionado corretamente e bem processado.
Veja como proceder.
Não plante a estaca bem no centro da base ou na parte inferior da copa. Também é impossível instalar o caule bem no final dos galhos maduros. E tenha em mente que, se você plantar um caule bem no topo da árvore, gastará muito tempo removendo os brotos subsequentes e seu broto em desenvolvimento não receberá a nutrição necessária.
No local da ferida que permanece após a poda, as pragas podem se multiplicar. Portanto, garanta a limpeza durante a operação. Para fazer isso, prepare um anti-séptico com antecedência.
Escolha um local para a enxertia que permita que as estacas enxertadas fiquem em evidência. Para fazer isso, com o tempo, você precisará remover ramos antigos.
Nesse caso, seu talo enxertado se tornará um favorito e dará esperança de uma boa colheita.
Se você plantar sua macieira no verão, então realize esta operação em um dia nublado, de manhã cedo ou à noite. A chuva definitivamente vai interferir em todas as suas ações.
Realize manipulações de implantação muito rapidamente. Para fazer isso, prepare instrumentos processados e afiados com antecedência. Se você não cumprir esta condição, danificará o câmbio. Isso afetará a qualidade da vacina.
PorApós a enxertia, o local do porta-enxerto deve ser bem embrulhado com material especial e cuidadosamente revestido com massa de jardim. Para que você possa cumprir esta condição, você precisa preparar todos os componentes necessários com antecedência.
Ferramentas e materiais
Se você tiver uma ferramenta muito afiada e específica disponível, poderá enxertar facilmente vários cortes em uma árvore de uma vez.
Ferramentas e materiais relacionados que serão necessários para realizar a vacinação correta.
- Podador. As pessoas o inventaram no século XIX. Existem muitos tipos de podadores. Eles consistem em duas lâminas: suporte e trabalho. Para enxertar árvores, apenas os seguintes tipos são usados: bypass (a lâmina é deslocada para a linha de corte); com uma bigorna (lâminas resistentes e teimosas estão na linha de corte); com mecanismo de catraca (ferramenta universal).
- Facas de jardim são populares porque têm um design dobrável. Eles são usados para estacas. As lâminas para facas de jardim são enxertia (têm lâmina reta) e brotamento (têm lâmina curva em forma de gancho).
- Almofadas de algodão e álcool para limpar ferramentas de jardim.
- Var ou graxa de jardim.
- Material de fixação: fita isolante, bandagem especial e outros semelhantes.
Formas básicas
A tecnologia de enxerto de estacas não é um procedimento complicado. Qualquer um pode dominar essa habilidade. Se você vai plantar uma macieira, lembre-se: uma macieira é uma árvore que facilmente se presta à manipulação acima. Então, vamos examinar todas as maneiras.
Na fenda
Um passo bastante simples para enxertar ramos frescos. Para realizar essa tarefa, você precisa realizar várias manipulações.
- Pegue uma faca afiada e faça uma incisão (fenda) de 3-4 cm de profundidade bem no meio do porta-enxerto.
- Pegue um galho com botões verdes e corte-o dos dois lados. É desejável que o corte seja feito obliquamente.
- Insira a alça no orifício.
- Fixe o local da vacinação e cubra-o com um composto especial.
- É aconselhável retirar o topo da copa, a saber: deixar um galho com apenas uma gema.
Normalmente, essa vacinação dá resultados de cem por cento.
Para a casca
Combinar cortes com um tronco serrado é bastante método universal. O tronco deve ter mais de 10 anos. É aconselhável realizar essa manipulação após o início do fluxo de seiva.
Aqui está o que fazer.
- Você precisa cortar a árvore completamente e deixar apenas um toco de um metro de comprimento.
- Em seguida, faça uma incisão na casca. O comprimento da incisão deve ser de 5 cm.
- Pegue uma alça e corte uma pequena parte do fundo com uma faca afiada.
- Coloque este talo na casca e prenda com uma bandagem especial.
- Cubra o local da vacinação.
- Em seguida, apare a parte superior do corte acima dos botões.
Você pode enxertar vários cortes em uma base de uma vez.
Brotando
Para tal manipulação, é necessário tirar um galho com o botão maduro. Normalmente, os botões estão totalmente maduros em julho ou agosto. Então você precisa fazer isso.
- Escolhemos uma fuga, que mais tarde se tornará um estoque.
- Fazemos um corte.
- Pegamos um talo, cortamos um rim. Deve ser com um escudo.
- Em seguida, colocamos o rim sob a casca da incisão em "T".
- Após essa manipulação, certifique-se de proteger o local da vacinação e revesti-lo com uma massa especial. Lembre-se de que o rim deve estar aberto.
- Estamos esperando que o broto apareça do botão e o amarramos. Isso deve ser feito para que o crescimento jovem não se quebre.
Pela ponte
Normalmente, esse método ajuda a salvar a árvore se ela for estragada por roedores. A inoculação com ponte é realizada antes do início do fluxo de seiva.
- Remova a casca. Deixe apenas uma parte desta casca intacta.
- Faça cortes em T de 5 cm de comprimento na parte superior e inferior da base. Uma parte danificada do tronco deve permanecer entre esses cortes.
- Afie os cortes (você precisa tomar vários de uma vez) em ambos os lados e remova todos os rins deles.
- Corte os cortes nas ranhuras em T de um lado e do outro. Você deve ter articulações arqueadas. Assim, você fornecerá o fluxo de seiva à árvore.
- Proteja todas as conexões com fita isolante, e cubra todos os locais abertos e vacinas com um composto especial.
Lembre-se: se a casca estiver gravemente danificada, você deve monitorar cuidadosamente o desenvolvimento dos processos. E você também precisa saber que enxertar com uma ponte evitará que a árvore morra se a casca estiver gravemente danificada.
Cópula
Este procedimento é realizado antes que os rins inchem. Nesse caso, você precisa selecionar exatamente os mesmos ramos. Isso se refere ao diâmetro.
Em seguida, proceda da seguinte forma.
- Pegue um caldo e corte-o na diagonal. Faça o mesmo com o galho da árvore.
- As fatias devem ser espelhadas umas das outras.
- Em seguida, você precisa conectar as duas partes e prender com fita isolante e também revestir com um composto especial.
- O topo do ramo implantado deve ser cortado de forma que apenas três botões permaneçam no ramo.
Cuidados de acompanhamento
Examinamos as maneiras como as macieiras são enxertadas. Seja qual for o método escolhido, você ainda precisará determinar a taxa de sobrevivência do corte. Se você notar que a ferida na árvore ainda não sarou completamente, você precisará tratar o local do enxerto com um anti-séptico e ungir novamente o local do rebento com verniz de jardim.
E então proceda da seguinte forma.
- Após 2 meses, afrouxe a fita (com o qual a alça é fixada). Isso deve ser feito para que o ramo se desenvolva mais.
- É aconselhável cortar constantemente os brotos em excesso, que começará a aparecer no tronco principal abaixo do local do herdeiro. É necessário retirar os rebentos laterais da própria estaca. Apenas os brotos superiores e inferiores devem permanecer no corte.
- Após a enxertia, fique de olho na árvore. Realmente precisa de uma manutenção cuidadosa. Portanto, proteja o local do descendente dos raios do sol.
- Regue sua macieira durante uma seca, para que o talo enxertado se desenvolva mais rápido.
- Gasta alimentação adicional da árvore.
- Se os brotos forem muito alongados, então amarre-os. Então eles não vão quebrar sob seu próprio peso.
A macieira enxertada realmente precisa de cuidados cuidadosos após danos mecânicos.
Erros comuns
Infelizmente, as mortes por vacinas são bastante comuns. Qualquer jardineiro saberá em um mês se a vacina se enraizou ou não. Há uma série de fatores que você precisa levar em consideração para que todos os eventos ocorram bem. Vamos listá-los.
- Experiência do jardineiro. Sem o conhecimento adequado, enxertar uma macieira pode ser malsucedido.
- A ferramenta certa a saber: deve estar bem afiado e desinfetado.
- A atitude certa... Do contrário, você não conseguirá levar a tarefa muito a sério. Não use bisturi ou navalha para cortar os cortes. Você não fará um corte adequado com essas ferramentas.
- A velocidade também é importante. Se você agir lentamente, o local do corte pode oxidar e você não obterá uma boa taxa de sobrevivência dos cortes.
- Você não pode fazer cortes na alça com antecedência. Caso contrário, esses cortes irão oxidar e o talo não criará raízes.
- A morte da vacina pode causar tubulação solta ou material de revestimento mal aplicado.
- Se as estacas tiverem casca de casca fraca, botões verdes ou abertos, então a vacinação provavelmente falhará.
- Se você enxertar um talo de uma árvore não resistente à geada para uma resistente à geada, então, tal talo pode não criar raízes.
- Se enxertado em uma árvore vários cortes de árvores de variedades completamente diferentes ao mesmo tempo, então tal operação terminará em falha.
- Se o sistema radicular da macieira for muito alagado, ou o sistema radicular, ao contrário, não terá umidade suficiente, então o enxerto provavelmente irá falhar.
- Se você não deixou o arnês no local da vacinação para o inverno, então o talo provavelmente não criará raízes.
- Se o jardineiro vir que a vacina criou raízes, e parou de seguir a árvore, então, tal atitude pode levar a resultados zero. Um talo estabelecido pode morrer devido ao cuidado impróprio dele e da árvore.
O comentário foi enviado com sucesso.