Como plantar uma macieira corretamente?

Contente
  1. Cronometragem
  2. Seleção de mudas
  3. Onde você pode plantar?
  4. Como preparar uma cova?
  5. Preparação de material de plantio
  6. Esquema e distância da cerca
  7. Tecnologia de pouso
  8. Cuidados de acompanhamento

Provavelmente não há mais um jardineiro que não tenha plantado uma macieira em seu terreno. Essas árvores não são muito caprichosas e, com os devidos cuidados, produzirão uma safra de qualidade por 40 anos.

Cronometragem

O jardineiro pode escolher entre dois períodos de plantio - primavera ou outono. No caso do período de outono, uma ampla seleção de material de plantio é fornecida, mas as árvores plantadas antes do inverno restauram parcialmente o sistema radicular, portanto, ele está enfraquecido. Esta é uma das razões pelas quais tais macieiras são preparadas de forma a serem mais bem adaptadas para o plantio.

As plantações de outono são menos confiáveis ​​em termos de sobrevivência de árvores do que as plantações de primavera. Em temperaturas do ar acima de 4 ° C, as raízes crescerão bem. Uma árvore plantada no outono tem todas as chances de criar raízes antes do inverno e, na primavera, o crescimento começa. No entanto, se se espera um inverno frio, é melhor manter as macieiras até a primavera e depois começar a plantar, pois as raízes podem congelar facilmente no solo.

A época de plantio mais adequada no outono é a segunda década de outubro ou início de novembro.

Na Sibéria, na região de Moscou e nos Urais, o plantio na primavera começa no período inicial, imediatamente após o aquecimento da terra. As árvores são plantadas sem folhas desenvolvidas. Quanto mais as macieiras desenvolvidas forem plantadas, pior será o seu crescimento. A vantagem de plantar árvores na primavera é que há menos risco de danos em baixas temperaturas. É muito importante escolher uma data de plantio na primavera adequada, pois não pode ser feito tarde demais. Atrasar o plantio no outono não é mais tão arriscado quanto na primavera.

Mudas de macieiras em um recipiente podem ser plantadas a qualquer momento. O procedimento é realizado apenas em dias nublados, independente do período escolhido. É melhor plantar árvores imediatamente após a compra.

Seleção de mudas

Ao comprar mudas do viveiro, você deve prestar atenção especial ao seu estado de saúde. As plantas devem ter um aspecto fresco - a casca dos rebentos é lisa, brilhante, sem sinais de doenças. As árvores à venda devem ser rotuladas com informações sobre o produtor, nome da espécie, variedade, tipo e idade. Ao transportar do viveiro, deve-se proteger o sistema radicular para que não resseque e, após trazer a muda para o local, plante-a imediatamente.

Onde você pode plantar?

É melhor escolher um local de pouso com antecedência. Será difícil crescer perto de grandes árvores à sombra de uma macieira. Muitos jardineiros optam por plantar árvores frutíferas em uma colina.

Aterragem em terreno plano

Imediatamente antes do plantio, o sistema radicular é examinado e as raízes danificadas ou muito longas são cortadas com uma tesoura. O plantio começa com a cravação de uma estaca de madeira no local escolhido, que servirá de suporte para a árvore.

A estaca é instalada no lado oeste, a uma distância de 10-12 cm do tronco. O tamanho do buraco deve ser adaptado ao tamanho do sistema radicular. Ao plantar, certifique-se de que as raízes estão soltas no buraco e não enroladas. O tamanho médio do furo é de 40-50 cm de diâmetro e 30-40 cm de profundidade.

O fundo deve ser fertilizado com esterco, composto ou turfa, que aumentam a fertilidade do solo. As mudas são plantadas 2 a 3 cm mais profundas do que cresceram no viveiro e de forma que o local do enxerto fique acima da superfície do solo. Depois de cobrir as raízes, o solo ao redor deve ser socado. Uma reentrância é formada ao redor do tronco no solo, chamada de cisterna, que facilita a captação de água.

Pouso nas colinas

Este método é recomendado nos casos em que há um alto nível de água subterrânea no local ou há sinais de fadiga do solo. O processo consiste em plantar árvores em pequenas colinas e prendê-las em dois lugares a estacas.

Após instalar as mudas e amarrá-las com arame, o sistema radicular é enterrado com terra e composto, formando um fuste de 30 cm de altura.

As mudas devem ser plantadas em um dia nublado para evitar o ressecamento do sistema radicular. Também é possível primeiro formar uma árvore e depois plantar as macieiras usando o método tradicional, cavando buracos na colina. Com este método, entretanto, existe o risco de expor o sistema radicular e aumentar sua sensibilidade ao gelo.

Como preparar uma cova?

Os especialistas aconselham a preparação da cova de plantio com antecedência, e não imediatamente antes do plantio da muda. A preparação deve ser feita pelo menos seis meses antes do plantio da macieira, se for no outono, e para o plantio na primavera - pelo menos três meses.

Isso é feito para fortalecer as paredes do fosso. Solo fértil não permitirá que a erosão afete negativamente o desmoronamento das paredes quando a posição das águas subterrâneas muda. Este requisito não é atendido por jardineiros novatos, como resultado:

  • crescimento pobre;
  • fraco desenvolvimento do broto principal;
  • frutificação tardia.

O tamanho da cova para plantar uma planta em solo argiloso e arenoso também será diferente. Nem sempre é aconselhável mergulhar profundamente a muda de macieira, às vezes a distância perto da superfície dá o melhor resultado.

O trabalho é assim:

  • primeiro escolhemos um lugar;
  • adicionamos a camada superior de solo fértil;
  • instalamos uma estaca no fosso de pouso;
  • coloque uma muda de maçã e amarre-a a um suporte;
  • encher o poço com terra e regá-lo.

Quando o lençol freático é alto, recomenda-se plantar árvores jovens nas colinas.

Na hora de preparar a cova, vale lembrar que esta árvore prefere solos com pH neutro. Considere o quão úmido está o solo antes do plantio. Caso tenha chovido na véspera, o plantio é adiado, se houve seca, a água é primeiro despejada na cova para que a árvore crie raízes melhor. É igualmente importante nesta fase remover raízes desnecessárias, pois há pouco benefício delas, apenas elas irão atrapalhar o crescimento natural.

A largura e a profundidade da cova de plantio dependerão da idade e da variedade. Em árvores coloniais com um ano de idade, a profundidade de imersão é de 50 centímetros, a mesma largura. Se a variedade for comum, não alta, metro a metro.

As dimensões da raiz também devem ser levadas em consideração. Árvores com dois anos requerem buracos de 1 m de largura e 1,20 m de profundidade. No caso de ser uma variedade anã, você pode torná-la com 50 cm de largura e 70 cm de profundidade.

Na areia e na argila, é igualmente importante usar uma mistura de nutrientes antes do plantio. Como regra, a seguinte mistura deverá ser preparada para uma muda:

  • 2 baldes de húmus podre ou composto são permitidos;
  • um par de baldes de turfa;
  • o superfosfato precisará de 1 quilograma;
  • cinza.

Metade do buraco cavado é preenchido com a mistura especificada, o resto com o solo cavado antes disso. Você pode colocar em vez de cinza:

  • 150 gramas de sulfato de potássio;
  • 100 gramas de cloreto de potássio.

A macieira cresce bem com matéria orgânica, pode ser húmus ou composto. Os fertilizantes de nitrogênio não são adicionados à mistura de preenchimento, pois afetam negativamente a taxa de sobrevivência. Cal também não pode ser usado.

É importante saber com antecedência a composição do solo onde se vai plantar. Se for argila ou areia, você pode usar um solo comercial especial ou plantar uma árvore com solo de um viveiro.

Nota: você não pode adicionar esterco que não esteja podre, especialmente esta regra se aplica ao esterco de galinha. Nesse caso particular, é veneno, produz amônia e sulfeto de hidrogênio, que, por sua vez, levam ao envenenamento do sistema radicular da macieira.

Se o solo for arenoso, pode-se diluir com uma camada de argila, cerca de 10 cm.Assim, a capacidade do solo de reter umidade é aumentada.

Após o plantio e compactação do solo, o solo deve ficar cerca de 20 cm acima do nível do solo. Com o tempo, isso vai se estabelecer. A localização do colar da raiz é igualmente importante. Ela:

  • deve estar acima do solo;
  • esteja no lado sul;
  • esteja intacto.

Caso contrário, pode levar ao apodrecimento da árvore ou à sua morte.

Preparação de material de plantio

Antes de uma árvore jovem ser transferida para o solo, ela precisará ser mantida em uma composição especial. O sistema radicular é imerso em uma mistura líquida de argila e solo ou esterco e terra. A consistência é creme azedo espesso. 2-3 horas é o suficiente, é permitido deixar a macieira durante a noite. Como suplemento, você pode usar um estimulante de crescimento.

Esquema e distância da cerca

Há uma distância estritamente regulamentada em que vale a pena plantar uma macieira da cerca. O tamanho da árvore é levado em consideração primeiro. Se a árvore pertencer a uma variedade alta, então ela tem 4 metros, para as anãs - pelo menos 2 metros.

Então, quando as mudas são plantadas em grupos, um padrão de linha é usado. Recomenda-se que os canteiros sejam localizados de leste a oeste, pois a copa deve ser bem iluminada para todas as árvores.

As variedades altas requerem uma distância entre as plantações de pelo menos 6 metros. Em macieiras subdimensionadas, a copa é pequena em diâmetro, então 4 metros é o suficiente.

Com as árvores colunares, tudo é diferente, aqui o esquema principal é de 1 * 1 metro entre as macieiras e 1,5 metros entre as linhas.

Tecnologia de pouso

Se você souber como plantar corretamente uma macieira jovem no local, ela criará raízes melhor e não causará problemas desnecessários. Dependendo se é plantada uma muda ou uma árvore com sistema de raiz fechado, as regras de plantio serão diferentes.

Estacas

Cultivar uma árvore jovem a partir de um corte não é fácil, exige muito mais esforço. A sequência de ações desempenha um papel decisivo aqui. É preciso entender que desde o momento do corte até o plantio no solo às vezes leva cerca de um ano.

O processo é como se segue.

  • Brotos anuais conectados em um ângulo são usados ​​como material. Seu comprimento aproximado é de 30 a 40 cm, enquanto deve haver de 5 a 6 botões no broto.
  • Os ramos cortados são colocados em água, onde previamente é adicionado um estimulador de crescimento. É melhor fazer vários cortes de uma vez, para que depois você possa escolher os mais viáveis.
  • Assim que o sistema radicular aparece, a muda é transferida para o solo sob a estufa.
  • O aparecimento de botões verdes indica o enraizamento de uma árvore jovem.
  • Certifique-se de regar regularmente, mas apenas quando o solo começar a secar. É melhor fazer isso com um borrifador.
  • A estufa fica aberta por um tempo com tempo bom e ensolarado. É assim que uma jovem macieira aprende a se adaptar ao seu ambiente.
  • Um rebento é transferido para um local permanente no jardim, onde já surgiram vários ramos com folhas.

Essa macieira cresce bem em quase qualquer solo, exceto em muito calcário. O nível de pH ideal varia de 5,5 a 6,7. As árvores no porta-enxerto M9 precisam de solos férteis e suficientemente úmidos, enquanto as árvores M11 e MM106 também podem ser plantadas em solos arenosos.

Recomenda-se plantar macieiras jovens cultivadas a partir de estacas em áreas iluminadas. Árvores altas não toleram água subterrânea, portanto, no local de pouso, esta deve estar a 150 cm da superfície terrestre.

É igualmente importante preparar cuidadosamente o solo para a árvore cultivada com as estacas. Se o agricultor oferece às plantas boas condições de crescimento, então esse cuidado promove a entrada precoce das árvores no período de frutificação. O solo deve primeiro ser enriquecido com fertilizantes minerais e orgânicos, e a acidez deve ser ajustada. Você precisa começar o mais cedo possível, pelo menos seis meses antes do plantio. Você pode adicionar estrume ou composto. A dose do primeiro deve ser de 5-7 kg / 1 m2.

Sistema de raiz fechado

É mais conveniente plantar árvores enxertadas com sistema radicular fechado, pois neste caso o estresse para a macieira é mínimo e o sistema radicular praticamente não sofre lesões. O procedimento é o seguinte.

  • A macieira deverá ser retirada do recipiente em que foi trazida junto com a mistura de nutrientes e imersa no fundo da cova de plantio.
  • Se a árvore estava em um recipiente de turfa, então ela é plantada assim.
  • O colo da raiz deve ficar um pouco acima do nível do solo, assim como o local da enxertia, por isso vale a pena direcionar a muda de forma que sua profundidade de imersão seja rigorosamente observada.
  • Em seguida, a primeira camada de terra é derramada, socada com as mãos para remover as bolsas de ar.
  • Realiza-se uma rega leve, a terra é novamente despejada na cova de plantio, enchendo-a completamente e até despejando uma lâmina de 20 cm de altura.

Não importa a hora do desembarque, é permitido realizar o procedimento mesmo no verão. No primeiro ano, você não precisa esperar um grande crescimento da macieira, durante este período ela deve apenas enraizar bem.

Cerca de três meses antes do plantio, você precisa fertilizar o solo. Para o efeito, é cavado um buraco com as dimensões de 1 me 80 cm de profundidade e colocada no fundo uma estaca com comprimento igual aos parâmetros do tronco mais 1 metro. Fertilizante complexo para árvores frutíferas é adicionado ao solo.

Imediatamente antes de plantar, cave um buraco um pouco maior que o volume do sistema radicular. As raízes danificadas são removidas e o resto é podado. Para que a árvore cresça melhor, é aconselhável mergulhar as raízes no banho de lama, que foi discutido acima.

Recomenda-se o cultivo de macieiras em tiras duplas. As distâncias mais comumente usadas são 3,5 x 1-1,5 m para pequenas macieiras e 4 x 2-2,5 m para as altas.

Cuidados de acompanhamento

O cultivo correto de macieiras é um processo que consiste em várias etapas:

  • poda;
  • rega;
  • pulverização;
  • curativo superior.

Poda

Mudas recém-plantadas são podadas em março ou abril na primavera. Se a macieira for plantada no outono, então a podamos na primeira primavera e as árvores plantadas com a chegada do calor - imediatamente após o plantio. A poda da macieira após o plantio é o primeiro passo para dar forma à copa da árvore.

Uma árvore com copa não ramificada, ou seja, com um tronco central, é cortada de 70 a 90 cm de altura, a partir desse ponto a árvore começará a soltar brotos laterais. Se quisermos mais espaço sob a macieira, o processamento deve ser feito ainda mais alto.

Se plantarmos uma árvore com o broto principal e vários laterais, a poda após o plantio consiste na formação de 3-7 brotos, localizados horizontalmente ou ligeiramente obliquamente e distantes dos demais. Os ramos esquerdos são ligeiramente reduzidos em 1/4 ou 1/3 do comprimento, e o tronco principal também é ligeiramente podado para estimular o seu crescimento.

No futuro, é necessário cuidar da árvore todos os anos. Mudas de jarreteira são necessárias.

Rega

Por mais ridículo que pareça, é necessário regar corretamente as jovens macieiras. As mudas requerem irrigação semanal durante os períodos de pouca ou nenhuma chuva, especialmente durante os primeiros 2 anos de vida. Poucos jardineiros conseguem cumprir o regime, por isso recomenda-se o uso de cobertura morta.

Uma camada de 5-7 cm de serapilheira feita de folhas, agulhas ou casca ajudará a controlar o crescimento de ervas daninhas. Cubra o solo ao redor do tronco a uma distância de 50 cm ou mais.

A cobertura morta não deve tocar na árvore. Você também deve evitar usar a casca do carvalho ou outras madeiras nobres como cama, pois absorvem o nitrogênio do solo, o que pode ter um efeito negativo na macieira.

Pulverização

Uma das piores doenças fúngicas é, obviamente, a sarna. Como resultado da atividade do patógeno, folhas, frutos, brotos e flores são afetados. Como resultado, o crescimento da macieira é suprimido, as folhas secam e depois caem. Frutos com numerosas manchas, fissuras, distorcem-se e perdem o valor.

O Antracol 70 ajuda muito. Em uma data posterior, Miedzian 50 é usado. Além disso, após a colheita, vale a pena pulverizar a árvore afetada com uma solução de uréia a 4-5%.

Top curativo

Acontece também que as folhas da macieira do país escurecem ou ela não cresce mais. Isso nem sempre é um sinal de doença, às vezes o motivo é a falta de nutrientes. Uma alimentação de alta qualidade é necessária em diferentes épocas de cultivo, mas para não prejudicar a árvore, ela deve ser feita de maneira correta.

Um fertilizante contendo nitrogênio, fósforo e potássio (10-10-10) é adequado para esta árvore frutífera. Deve ser aplicado no início da primavera, enquanto os botões acabam de eclodir.

A cobertura é distribuída uniformemente sob a árvore e se espalha por toda a largura do círculo peri-tronco. Se a macieira cresce no gramado, que também consome grandes quantidades de oligoelementos do solo, vale a pena aumentar a dose.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário