Características do plantio de macieiras no outono

Contente
  1. Cronometragem
  2. Seleção de assento
  3. Preparando e enchendo o poço
  4. Tecnologia de plantio de mudas
  5. Cuidados de acompanhamento
  6. Dicas úteis

As macieiras são plantadas no outono e na primavera. Ambas as estações são bastante adequadas para o plantio de árvores e a favor de cada uma delas você pode coletar um conjunto impressionante de vantagens inegáveis. Mas para escolher quando planejar o pouso, é preciso levar em consideração as circunstâncias específicas. As características climáticas da região, por exemplo, e não só elas. E tudo isso vale a pena entender.

Cronometragem

O outono é a época do plantio. No verão isso é mais difícil, o calor pode agravar tudo. As chuvas, que são frequentes no outono, até ajudam - assim as mudas enraízam melhor. O teor de umidade do solo será ideal para as árvores enraizarem adequadamente. E se as raízes se desenvolverem bem, elas irão absorver melhor a água e os minerais, o que irá acelerar o período de crescimento da primavera. O principal é estar a tempo com o plantio de outono um mês antes do início da geada.

Muito depende do clima da região, porque o período de frio na região de Moscou e na Sibéria, por exemplo, chega em momentos diferentes. Na faixa do meio, é melhor planejar um pouso no final de setembro e na primeira quinzena de outubro. Nos Urais, na região de Leningrado, na Sibéria, vale a pena fazer uma pausa antes do final de setembro. Pois bem, para quem mora no sul, não precisa ter pressa - até o final de outubro, as datas são consideradas favoráveis. Mas os meses também podem ser diferentes: às vezes com calor anormal e mês seco, às vezes com frio precoce. Portanto, você precisa se concentrar nos indicadores de temperatura.

Os seguintes são considerados ideais: durante o dia - + 10-15 graus, à noite - +5. Assim que a temperatura desce abaixo, o enraizamento da árvore torna-se mais problemático.

Seleção de assento

Esta é uma das etapas principais se o pouso for ao ar livre. Se o local for desconfortável, mesmo a muda mais poderosa não começará a crescer como poderia nas condições mais adequadas para si mesma. Regras para a escolha de um local no site:

  • o território deve ser iluminado pelo sol literalmente de todos os lados, uma área aberta sem sombreamento é o ideal;
  • o local deve ser protegido de ventos frios, bem como de correntes de ar - é especialmente importante a barreira que ficará no lado norte;
  • o local deve ser afastado de outras árvores e edificações, principalmente no que se refere ao lado de espalhamento;
  • na sombra e na sombra parcial, a macieira não é plantada, assim como não o fazem em áreas com solo argiloso, alagado, na baixada.

Mas se o solo no local for representado por argila clara, esta é a melhor opção para uma macieira. Solo franco-arenoso e solo preto claro também são adequados. Em termos de acidez, o solo deve ser neutro, a própria terra deve ser fértil, solta, leve, com boa transmissão de ar e umidade. Em solos argilosos, é claro, é praticamente impossível cultivar uma macieira forte. E os arenosos muito claros não suportarão tal tarefa.

Um ponto muito importante quanto à escolha do local é o nível de ocorrência das águas subterrâneas. Se estiverem a uma profundidade de 2,5 m, nenhuma medida adicional precisa ser tomada. Se as águas estiverem em profundidade menor, o local mais alto é escolhido. E você mesmo pode criá-lo: para ajudar o solo a granel, que incluirá as camadas de grama e de solo superior. Sim, o método é arriscado, pois as raízes podem secar e também aumentar a sensibilidade à geada. Mas então você também terá que instalar um sistema de irrigação.

Também existe essa opção: as mudas são colocadas ao nível do solo, em dois locais são fixadas às estacas. Depois que as árvores são "fixadas" e presas com arame, suas raízes são cobertas com solo para que se forme um monte de 30 centímetros.

É necessário plantar árvores estritamente em um dia nublado, porque um dia de sol ameaça as raízes de secar.

Preparando e enchendo o poço

Vale a pena começar pelo fato de que a cova está sendo preparada 2 ou até 3 meses antes do plantio da árvore. A terra deve ser desenterrada e fertilizada. A cova de plantio deve ser preenchida com solo nutriente. É graças ao tratamento fértil de alta qualidade que existe uma grande probabilidade de sucesso no início da muda.

Que tipo de mistura poderia ser:

  • um balde de composto (húmus também funciona);
  • camada superior de solo fértil;
  • fertilizantes na forma de 100 g de superfosfato;
  • 70 g de sulfato de potássio.

Esta é uma opção clássica, quase ganha-ganha. Mas se você tiver que lidar, por exemplo, com solo desoxidado, também vale a pena adicionar farinha de dolomita. Se o solo for muito ácido - meio quilo de farinha, se for moderadamente ácido ou ligeiramente ácido - aproximadamente 400 g. O buraco deve ser preenchido de forma que o aprofundamento corresponda ao tamanho do sistema radicular da muda... Se for uma árvore com sistema de raiz fechado, a cova terá o tamanho do container. Tudo o que foi trazido para a cova deve ser completamente misturado nele. Em seguida, o solo precisa ser regado normalmente para que se assente de forma natural.

Se o buraco for muito profundo, o ar não fluirá para o sistema radicular para que ele possa respirar. Só não vai tão fundo. É possível que, nesta situação, as raízes até comecem a apodrecer. Se, por outro lado, a profundidade da cova for insuficiente, as raízes ficarão expostas. E a primeira geada pode destruí-los.

Algoritmo para formar um buraco para uma macieira.

  • Remova o gramado com muita delicadeza e, em seguida, remova a camada superior do solo (ou seja, a mais fértil). Eles devem ser dobrados separadamente.
  • Em seguida, os próximos 25-30 centímetros da terra são removidos.
  • Tudo é desenterrado, bem nivelado.
  • A profundidade da cava será de cerca de 50 cm ou um pouco mais, e a largura máxima de um metro. O tamanho do caroço mais "corrente" para uma macieira é 60x60 cm.
  • No fundo, grama para baixo, é colocada relva. Esse movimento é imperdível, pois a grama, junto com os microorganismos, se decompõe e se transforma em húmus. O que é valioso por si só.
  • Você precisa preparar o fertilizante com antecedência. Pode ser como na descrição acima, ou algo assim - composto de folhas, cinza de madeira, esterco de vaca velho. Você também pode fertilizar com esterco de cavalo, mas excrementos de galinha são totalmente inadequados. Todos esses componentes são enviados para a cava e bem misturados ali. O solo deve estar solto e úmido.
  • Coloca-se uma marca, porque não basta preparar um buraco, então é preciso encontrar um assento.

Se a árvore tiver que ser plantada em solo argiloso, é melhor fazer um buraco não tão profundo, mas de apenas 30 centímetros, mas ao mesmo tempo sua largura já será de um metro e meio. Graças a isso, o sistema radicular crescerá em largura, o que é necessário no caso de solo argiloso.

Tecnologia de plantio de mudas

Aliás, você ainda precisa comprá-lo e fazer a escolha certa. É melhor fazer isso em um viveiro especial, porque comprar uma árvore no mercado de um vendedor desconhecido é um negócio arriscado. É bom se for uma árvore com não mais de dois anos. A combinação de clima e variedades deve ser considerada. Nas raízes não deve haver danos visíveis, placa fúngica, bolor. Raízes de comprimentos diferentes na mesma muda são normais. Se as raízes parecerem muito longas, podem ser aparadas.

Tradicional

As regras são simples e, se você planeja plantar uma árvore com um sistema de raiz aberto, não precisa reinventar a roda. Plantando uma macieira passo a passo.

  • O caroço é coberto com terra, deixando uma pequena depressão do tamanho de um colo de raiz.
  • Uma estaca de madeira é cravada ao lado da árvore, servirá de suporte.
  • A muda é colocada na cova de forma que o colo da raiz suba 4 cm acima do nível do solo.
  • As raízes são esticadas tão delicadamente quanto possível em diferentes direções.
  • Eles devem ser borrifados com terra solta, que é sacudida periodicamente. Isso é feito para evitar vazios.
  • A terra terá que ser socada à mão.
  • Ao longo do perímetro da fossa, orifícios são formados, 2-3 é o suficiente.10 litros de água são despejados neles (no total).
  • A muda é amarrada verticalmente ao suporte.
  • O solo perto da árvore deve ser nivelado e, em seguida, coberto com cobertura morta. Acontece no outono, o que significa que você pode usar a folhagem.

Sistema de raiz fechado

Esses espécimes de macieiras jovens são vendidos em recipientes especiais. Vamos considerar como plantar corretamente uma árvore com uma raiz fechada.

  • O poço terá aproximadamente o mesmo tamanho, 1 metro de largura, 50-60 cm de profundidade.
  • A camada de solo inferior deve ser descartada e a mistura de solo deve ser formada a partir da camada superior.... Isso significa adicionar fertilizante e cinzas ao solo. A mistura do solo é enviada para a cova. Uma depressão é formada na fossa e seu diâmetro será proporcional ao diâmetro do recipiente.
  • O solo no recipiente deve ser regado. Em seguida, o recipiente é virado de cabeça para baixo, de lá uma árvore com raízes e um pedaço de terra é removido.
  • A árvore, junto com um pedaço de terra, é colocada no recesso feito... O nível do solo no tanque e na fossa deve estar alinhado. É que um pedaço de terra de alguns centímetros pode subir.
  • Uma estaca liga é instalada, uma árvore é amarrada... Todos os vazios da cova estão cobertos de terra.
  • O solo precisa ser um pouco compactado, depois disso, você pode regar a muda.

Não quer dizer que este método seja especialmente difícil. Mas as crianças, é claro, podem plantar árvores, com supervisão adequada. É muito mais importante apoiar as plantas do que com cuidado correto e oportuno.

Cuidados de acompanhamento

A rega regular, bem como a poda dos ramos, é especialmente importante durante a primeira vez após o plantio. A poda é realizada para acelerar o processo de frutificação. Mas ela, podando, ainda não vai passar antes da primavera. E isso acontecerá no segundo ano após o desembarque. Você precisa aproveitar o momento até que os botões comecem a inchar nos galhos. Nesse momento, a coroa é cortada, os ramos secos são removidos.

Outras características de cuidar de uma jovem macieira:

  • o solo nos círculos próximos ao tronco deve estar constantemente solto, e isso impedirá que as ervas daninhas se tornem perigosas para uma árvore jovem;
  • no segundo ano, as flores podem se formar na árvore - você terá que se livrar delas, pois são flores estéreis;
  • se o outono for seco, a rega deve ser obrigatória, mas não muito frequente (uma vez por semana), convencionalmente para uma árvore - um balde de água;
  • uma semana antes da geada prevista, você precisa caiar os troncos - uma mistura aquosa de sulfato de cobre e giz comum é adequada;
  • quando as geadas chegam na região, o tronco deve ser embrulhado em estopa (isso só é relevante para regiões frias).

Não existem outras regras de cuidados especiais. Se o local for escolhido corretamente, a muda está sã, plantada na hora e de acordo com a tecnologia, não há motivo para preocupação. Embora as situações em que "algo deu errado", é claro, não sejam excluídas.

Dicas úteis

Erros de plantio geralmente levam ao fato de que a árvore não se desenvolve. Ou ele o faz devagar, com problemas. Isso acontece se for decidido fertilizar o solo apenas na época do plantio, e não antecipadamente. Mas mesmo no verão, o solo no local do plantio proposto da macieira deve ser alimentado. O fato é que o fertilizante não fará seu trabalho instantaneamente, levará um ou dois meses para mudar a composição do solo.

Outros conselhos de especialistas:

  • o uso de material de plantio doente é a razão número 1 pela qual a árvore não cria raízes, e isso acontece com mais frequência se for comprada no mercado e não no viveiro;
  • a cobertura morta inadequada de mudas também é um erro comum, a folhagem e o húmus são colocados muito próximos ao tronco, o que faz com que a casca derreta e, posteriormente, surjam doenças fúngicas e infecções bacterianas;
  • se for uma variedade com imunidade fraca, o risco de não sobrevivência é maior, é imperativo ler as características da variedade de maçã;
  • a doença mais comum nas árvores é a sarna, que aparece devido à fraca imunidade da árvore e aos tratamentos preventivos insuficientes;
  • para um melhor enraizamento da árvore, antes do plantio pode-se cortar também a parte do solo, encurtá-la em cerca de 5 cm;
  • a muda é amarrada ao suporte sem a utilização de materiais traumáticos (arame ou sintético), apenas corda mole;
  • toda fertilização contendo nitrogênio deve ser na primavera (não adianta fertilizar no outono, é até perigoso);
  • a água para irrigação deve ser defendida por pelo menos meia hora;
  • uma pá, antes de cavar um buraco, deve ser desinfetada.

Uma macieira crescerá bem em áreas espaçosas. E, claro, onde tudo, desde a seleção das mudas até a desinfecção das ferramentas, foi feito com toda a atenção e amor pelo negócio da horticultura.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário