Características do plantio de uma macieira colunar

Contente
  1. Cronometragem
  2. Que variedades de macieiras colunares são adequadas para diferentes regiões?
  3. Requisitos do site
  4. Como preparar uma cova?
  5. Esquemas
  6. Instruções passo a passo
  7. Como plantar corretamente
  8. Cuidados de acompanhamento

As macieiras colunares estão se tornando mais populares a cada ano; há cerca de uma centena de variedades para cultivo no jardim. Muitas pessoas se esforçam para adquirir essa variedade em suas casas de verão. Como preparar o solo e as mudas para o plantio, quando é melhor fazê-lo, assim como outros macetes agrotécnicos são descritos em nosso material.

Cronometragem

Para uma sobrevivência bem-sucedida em campo aberto, as mudas são recomendadas para serem plantadas na primavera ou no outono. Certifique-se de escolher dias com clima favorável.

Não pouse com ventos fortes, chuva ou calor. Idealmente, se estiver nublado e quente, calmo. Em dias de sol, o procedimento é adiado para a noite.

Plantio de primavera

Mais adequado para variedades com baixa resistência à geada... Este é o único momento favorável para áreas onde os invernos são longos e rigorosos. Também é recomendável plantar em áreas com solos argilosos na primavera.

O plantio de uma macieira colunar deve ser completado antes que os botões comecem a inchar, mas por esses números a terra já deve aquecer a +10 graus, o ar - a uma temperatura de + 15 ° C. Em diferentes condições climáticas, o evento é realizado em horários diferentes. É importante não se atrasar - se você plantar uma árvore, quando os botões começarem a brotar nos galhos, ela não terá tempo de criar raízes e não crescerá este ano.

Na primavera, as mudas anuais enraízam melhor, sua taxa de sobrevivência é muito maior do que a das crianças de dois anos.

Na região de Moscou e região de Leningrado, eles são plantados em meados ou no final de abril, nos Urais e na Sibéria, o trabalho é adiado para a segunda década de maio.

Na escolha de uma variedade para um jardim, deve-se atentar para as características da composição do solo, condições climáticas, resistência ao frio e às doenças, e só então no sabor e na cor da fruta.

Plantio de outono

Adequado para árvores com mais de dois anos, bem como espécies resistentes ao inverno. Geralmente realizada após o final da queda das folhas. Os dias quentes, desde o início de setembro até o meio do mês, são os mais favoráveis, mas o mais tardar 25-30 dias antes do início da geada. A uma temperatura de +4 graus, o desenvolvimento das raízes para. Quando a temperatura cai abaixo de 0 ° C, há risco de congelamento das mudas. Para o período de inverno, é imperativo criar um abrigo adicional.

A época de plantio no outono também depende diretamente do clima da região. Na região de Moscou e na região de Leningrado, as operações de plantio são realizadas no final de setembro - início de outubro. Na Sibéria e nos Urais, isso é feito um mês antes. A árvore deve ter tempo para enraizar no campo aberto. O atraso nas datas de plantio acarretará em atraso no desenvolvimento da muda e até a morte.

Se no outono o morador de verão não tem tempo para pousar, então é melhor adiar o evento para a primavera. A muda pode ser armazenada em local fresco em um recipiente ou em um saco de terra.

Com sistema radicular fechado, deve-se regar a cada 3 dias. As raízes nunca devem secar. Você pode cavar em uma área protegida do vento direto no contêiner.

Que variedades de macieiras colunares são adequadas para diferentes regiões?

  • Região de Leningrado. Adequado para mudanças climáticas, com um bom nível de robustez de inverno: Arbat, Garland, Chervonets, Colar de âmbar.
  • Parte noroeste da Rússia. Nesse clima, a vida de uma árvore é de 6 a 8 anos. Eles escolhem variedades com um alto nível de resistência à geada, que podem ser cultivadas em jardins tanto na região de Moscou quanto em Arkhangelsk.Estes são o colar de Moscou, Vasyugan, Ostankino, Presidente, Medoc, Diálogo, Chervonets.
  • Rússia Central. Em Moscou e nas regiões localizadas ao sul, variedades despretensiosas e resistentes ao inverno com bons indicadores de produção também são selecionadas. Estes incluem: Arbat, Bolero, Yesenia, Renet Mazherova, Moeda, colar de Moscou, Malyukha.
  • Ural... Em climas mais frios, muitas safras de frutas tornam-se mais fracas. São necessárias espécies resistentes a doenças e resistentes ao inverno: Arbat, Vasyugan, Currency, Gin (subdimensionado - até 1,5 metros), Medok, President, Ostankino, Barguzin.
  • Sibéria... Eles dão preferência a variedades que podem suportar geadas severas: President, Vasyugan, Iksha, Barguzin. Quando cultivadas em uma estufa de policarbonato, as variedades colunares começam a florescer no final de abril - início de maio, e frutificam a partir do final de junho.
  • Bielo-Rússia... Para um clima com ar úmido e invernos frios, selecionam-se macieiras resistentes ao inverno, pouco exigentes para o solo, resistentes a doenças fúngicas e todo tipo de podridão. Estas são as variedades: Vasyugan, Malyukha, Jin, Triunfo, Moeda, Colar de Moscou.

Requisitos do site

Para plantas jovens, você precisa encontrar um local adequado no site.

  • Solo fértil - franco-arenoso ou argiloso. Se não houver nenhuma camada fértil no local, ela é derramada.
  • Um lugar ensolarado sem correntes de ar, no lado sul ou oeste do jardim, ao abrigo do vento. Normalmente perto de edifícios ou uma cerca, mas para que a planta não dê sombra, eles fazem um recuo de cerca de um metro.
  • Nível de alta umidade. A localização das águas subterrâneas não é superior a 2 metros da superfície da terra. Com uma mentira mais próxima, é necessário criar drenagem.
  • A variedade é escolhida levando em consideração as condições climáticas de uma determinada região. Para o norte, leve espécies adaptadas a baixas temperaturas.

Como preparar uma cova?

Trincheiras ou covas de plantio são preparadas para mudas. Uma trincheira é um sulco profundo feito para várias plantas ao mesmo tempo. É usado na criação de um jardim. A largura e a profundidade da trincheira é de 50x50 cm.

Os poços são usados ​​para plantar macieiras separadas ou distantes. Via de regra, a profundidade e a largura são de 70-80 cm, dependendo da variedade em que a macieira colunar é enxertada. O aprofundamento é feito de tal tamanho que as raízes de uma árvore jovem podem caber livremente nele.

Eles cavam e preparam covas de plantação com antecedência: para a primavera - no outono, e para o outono - na primavera ou o mais tardar 1,5 meses antes do evento.

Para uma macieira colunar, um solo argiloso arenoso claro ou argiloso é adequado. O sistema radicular da planta não penetra fundo no solo, mas está localizado na superfície. A variedade é muito exigente em umidade e camada fértil.

Certifique-se de adicionar aos orifícios:

  • fertilizantes orgânicos (húmus, turfa) - 5 kg;
  • mineral (superfosfato - 100 g, potássio - 80 g);
  • cinzas - 500 g;
  • solos ácidos são neutralizados com farinha de dolomita.

A maior parte da fossa é preenchida com solo fértil misturado com composto ou húmus e aditivos de potássio-fósforo. Suplementos minerais complexos não são recomendados. Todos os componentes são misturados e deixados para o inverno para o plantio na primavera. Se está previsto plantar no outono, não se aplica fertilização mineral, para não estimular o crescimento das mudas. Nesse caso, a fertilização começa apenas na primavera.

Ao preparar, leve em consideração as características do terreno no local.

  • Argiloso... A argila não permite que a água passe bem, e a água se acumula em um buraco cheio de uma composição fértil. Eles cavam recessos profundos de até 1,5 metros, colocam uma espessa camada de drenagem de areia, brita ou tijolo quebrado, você pode usar outros materiais. Areia e serragem devem ser adicionadas à composição da terra.
  • Sandy... Substratos soltos quase não retêm umidade, então o sistema radicular secará rapidamente. A fossa é feita com um tamanho de 80x80 cm, devendo ser providenciada uma drenagem. Compostos densos são adicionados ao buraco no fundo para reter a umidade - lodo de rio, argila. A cal dolomitizada é adicionada ao solo para enriquecê-lo com magnésio.As paredes laterais do furo são reforçadas com os materiais disponíveis.
  • Turfa... Alta acidez em solos turfosos. Para neutralizá-lo, adicione giz, cal apagada, farinha de dolomita. Para maior frouxidão e permeabilidade à água, é introduzida areia.
  • Com alto nível de água subterrânea. A profundidade da localização da água não deve ultrapassar 2 m da superfície. Se, no entanto, as águas sobem mais alto, os jardineiros fazem aterros de terra ou canteiros altos nos quais são plantadas macieiras. Eles também organizam um sistema de drenagem usando tubos de drenagem.

É aconselhável escolher variedades em um porta-enxerto anão.

Esquemas

Colocando árvores novas no local, certifique-se de levar em consideração quais variedades estarão nas proximidades. As peculiaridades do porta-enxerto, no qual são enxertadas as macieiras colunares, também são levadas em consideração - eles distribuem as mudas de forma que as árvores mais altas não sombreiem as mais baixas.

Existem 3 grupos:

  • anão - até 2 m;
  • semi-anão - até 3 m;
  • de altura - acima de 3 m.

O tempo de amadurecimento também afeta a forma como as macieiras se agrupam. Existem grupos de verão, outono e tarde. É melhor plantar nas proximidades árvores com o mesmo período de frutificação, por isso será mais conveniente cuidar delas.

Você também precisa seguir uma certa ordem ao sentar. Deixa-se uma distância de pelo menos 40 cm entre as árvores e, pelo menos, 1 metro entre as filas, para não criar sombras adicionais. Não é recomendável plantar sozinho, pode ser combinado com outros tipos de árvores frutíferas. Apenas a variedade de colar de Moscou pode ser plantada separadamente.

As plantações individuais darão frutos se houver polinizadores adequados nas proximidades. Deve haver outra macieira por perto, florescendo ao mesmo tempo que a colunar. Isso é necessário para uma polinização cruzada e fixação de frutos bem-sucedidas.

Esquemas básicos de desembarque.

  • Fita... É frequentemente utilizado no cultivo industrial de árvores frutíferas. São plantadas em filas com um intervalo de 50-80 cm, faz-se um intervalo de 80-150 cm entre as filas, para que as plantas fiquem com uma alimentação óptima de luz e nutrientes. Geralmente é usado para criar becos com árvores frutíferas ou colocar uma linha ao longo de uma cerca. Este esquema é indispensável para uma pequena área.
  • Xadrez... Adequado para o plantio de variedades com diferentes períodos de maturação. As mudas são colocadas a uma distância de 0,50 a 1,5 metros, muitas vezes o espaçamento é maior para mudas em porta-enxertos altos. As covas de plantio são cavadas no topo de um quadrado, cujo lado tem aproximadamente 1 metro. 4 árvores são plantadas nos cantos, e a quinta no centro da figura. Este método é mais adequado para as regiões do sul da Federação Russa.
  • Rastejante... Em áreas com invernos rigorosos, jardineiros experientes cultivam uma macieira colunar de forma rasteira. As peculiaridades deste método de plantio são que as árvores jovens são plantadas em 2 linhas de acordo com o seguinte esquema:
  1. a distância entre eles é de 0,8-1 metro;
  2. entre as linhas - 1 metro.

Opções para fazer uma variedade rasteira:

  1. plante uma árvore em um ângulo de 30 °;
  2. o tronco é lixado e dobrado ao solo em um ângulo de 90 °.

Para o cultivo de formas rasteiras, o estoque é adequado - M-9, P-9. As vantagens de tais formas são que podem ser facilmente protegidas da geada durante o inverno.

Instruções passo a passo

Antes do plantio, as mudas são colocadas em um recipiente com água morna por 12-15 horas, e um estimulador de crescimento é frequentemente adicionado. Além disso, uma solução aquosa é preparada com a adição de argila, as raízes são mergulhadas nela antes de colocar a planta na cova.

Uma macieira colunar para crescimento e desenvolvimento normais requer uma área igual a ¼ m2. Em 2,5 m2, 10 árvores desta espécie podem ser plantadas e colhidas regularmente. As mudas enxertadas em porta-enxertos altos requerem mais espaço do que as variedades anãs.

O material de plantio é melhor adquirido em viveiros especializados que provaram ser bons.

Normalmente, as plantas são vendidas em recipientes de raiz fechada e são rotuladas com o nome da variedade, descrição e orientações gerais de cuidados.

Se a planta for adquirida em um mercado onde as condições para manter as árvores jovens nem sempre correspondem ao padrão, deve-se prestar atenção às condições das raízes, do tronco e da madeira. Existem danos, quebras, sinais de degradação.

Durante o transporte, as raízes são enroladas em um pano úmido, não devem secar. É melhor fazer a compra um pouco antes do procedimento de desembarque.

É necessário plantar árvores jovens quando a temperatura do ar chega a +15 graus e as geadas de retorno param. As mudas com um ano de idade criam raízes melhor do que as com dois anos. As plantas compradas em um recipiente também podem ser plantadas no verão.

Como plantar corretamente

  1. É preparada uma cova de plantio, que é preenchida com uma mistura fértil, formando um aterro em forma de morro.
  2. O sistema radicular da planta é colocado em uma solução estimulante de raiz por 8 horas.
  3. Em seguida, as raízes são ligeiramente podadas para estimular o seu crescimento, o local do corte é polvilhado com cinzas.
  4. A árvore é colocada no furo acabado, o sistema radicular é endireitado ao longo das bordas do aterro. A parte superior da linha de crescimento da raiz (colo da raiz) deve estar 4-6 cm acima da superfície do solo.O local do enxerto deve ser voltado para o sul.
  5. Um suporte é instalado próximo a ele - um pino feito de tília ou avelã.
  6. Adormecer apenas com solo fértil, que permaneceu ao cavar um buraco, até a metade e regado com 0,5 baldes de água. Em seguida, o solo restante é derramado e um buraco com lados de 2-3 cm de altura é formado.
  7. A terra é compactada e umedecida com 2 baldes de água em temperatura ambiente.
  8. A água é deixada de molho, após o que o círculo do tronco é coberto com turfa ou aparas de grama.
  9. Amarre a muda ao suporte com barbante, prendendo-a com um oito. Se o colo da raiz começar a se aprofundar no solo, a árvore é apertada com uma cinta.

Essas regras simples ajudarão até mesmo um jardineiro novato a plantar uma macieira colunar no local com precisão e em pouco tempo.

Cuidados de acompanhamento

Após o plantio, deve-se cuidar de uma árvore jovem para que se enraíze, sobreviva com segurança e, dois anos depois, agrada à primeira colheita.

Se as mudas foram plantadas na primavera, as recomendações serão as seguintes.

  • 2 semanas após o plantio, despeje a composição estimulante de raiz ("Kornevin", "Epin").
  • Regar regularmente (você pode equipar um sistema de irrigação por gotejamento), na ausência de chuva, irrigue uma vez a cada 3-5 dias, e após 2 semanas - irrigação abundante. Em agosto, a rega é reduzida em 2 vezes, em setembro é interrompida.
  • Remova as ervas daninhas e afrouxe (eles fazem isso com muito cuidado, uma vez que o sistema radicular da árvore é fibroso em estrutura e localizado na superfície).
  • Adubo após a rega (serragem, feno) ou adubos verdes de plantas (cereais, hortelã, coentro, endro).
  • Alimentação 3 vezes por temporada após a rega. Desde o primeiro ano, é feita a pulverização foliar com uma solução de ureia: 2-3 colheres de sopa. colheres para 10 litros de água.
  • Alimentação de raiz começam a ser aplicados somente após 2 anos ou se plantadas no outono. Eles introduzem fertilizantes orgânicos e nitrato de amônio na primavera, em junho - misturas complexas, por exemplo, nitroammofoska, em agosto - fertilizantes de potássio e fósforo, por exemplo, cinzas de madeira.
  • Nos primeiros dois anos remova todos os ovários para que as plantas fiquem mais fortes.
  • No segundo ano, os brotos jovens são cortados na primavera, deixando 2 botões nos galhos, os rebentos laterais extras são removidos enquanto ainda estão verdes. De acordo com as recomendações, as gemas apicais não são tocadas para garantir o crescimento da árvore. (Na prática, existem várias maneiras de podar uma macieira colunar. Alguns jardineiros não cultivam um caule reto na forma de uma coluna, mas formam 2-3 ramos em um tronco. Acredita-se que isso aumentará a eficiência de frutificação.)
  • O rim apical é cortado somente depois que a cultura atingiu o tamanho de uma árvore adulta.
  • Conduta pulverização preventiva de pragas com inseticidas (Fitoverm), mas somente antes da floração. Após a queda das folhas, são tratadas com líquido bordalês e, no inverno, borrifam terra de Zashchita ao redor do tronco.
  • Para a prevenção de doenças fúngicas são utilizadas Fitosporin, Trichodermin, Pharmayod.
  • Se houver feridas, elas são cobertas "Pharmayodom"Os troncos são caiados com cal ou tinta de jardim.

Ao plantar no outono, em primeiro lugar, deve-se cuidar do abrigo da planta para o inverno.

  • Espalhe uma camada adicional de solo ou turfa ao redor das raízes.
  • Cubra o solo com serragem e uma camada de ramos de abeto para evitar que as raízes congelem.
  • O tronco e os galhos nas regiões do norte são envoltos em geotêxteis.
  • Para proteção contra lebres, uma tela de ferro ou um balde de metal velho sem fundo é instalado ao redor das mudas, envolto em material de cobertura.
  • Para pequenos roedores, são usados ​​materiais de náilon (por exemplo, collants), eles são cobertos com querosene ou óleo diesel.

A casca pode ser pulverizada com sulfato de cobre ou com o produto "Residente no verão".

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário