Preparando uma cova de plantio para uma macieira

Contente
  1. Onde você pode cavar?
  2. Dimensões (editar)
  3. Como preparar uma cova, levando em consideração o momento do plantio?
  4. Como se preparar em diferentes solos?
  5. Dicas de preparação para diferentes variedades

Não há jardineiros que não plantem macieiras em seus terrenos. Verdade, seria bom saber as regras de pouso importantes ao mesmo tempo. Atenção especial, por exemplo, merece o preparo de covas de plantio para isso.

Onde você pode cavar?

É importante encontrar um local adequado para cavar um buraco. As macieiras preferem áreas bem iluminadas pelo sol. Além disso, os locais selecionados devem estar bem protegidos dos ventos. E deve-se ter em mente que, no momento do plantio, é necessário manter uma certa distância entre as mudas jovens. A distância ideal entre as plantas deve ser de 4 a 6 metros, mais precisamente, depende do tipo de árvore.

Não é recomendado cavar covas de plantação perto de edifícios ou outras árvores para evitar sombreamento.

É melhor afastar as variedades de tamanho médio e alto a uma distância de pelo menos 6-7 metros. As de baixo crescimento podem ser plantadas um pouco mais perto - 3-5 metros de edifícios e plantações de frutas.

Dimensões (editar)

O diâmetro do assento de uma muda jovem deve ser de cerca de 1 metro. Sua profundidade deve atingir 60-80 cm... Se a árvore for plantada em solo argiloso, você precisará cavar buracos de largura maior, mas com profundidade menor.

Como preparar uma cova, levando em consideração o momento do plantio?

As macieiras são plantadas na primavera ou no outono.

Na primavera

Nesse caso, é melhor cavar todos os buracos de plantio no outono ou 5-6 semanas antes do plantio. Na primavera, isso é feito imediatamente após o degelo do solo. Ao cavar um buraco, a terra das camadas superiores é lançada em uma direção e a terra das camadas inferiores é lançada na outra. Depois disso, a terra coletada de cima é despejada de volta no buraco cavado. As paredes do poço devem ser íngremes.

É importante aplicar fertilizantes adequados, que podem ser componentes orgânicos, superfosfato, cinza de madeira.

No outono

Para o plantio de macieiras no outono, os buracos devem ser cavados no início do verão. Neste caso, imediatamente em ambos os lados do orifício pretendido, é necessário estender um filme plástico. No processo de escavação, a terra das camadas superiores é colocada no filme de um lado e a terra do nível inferior é colocada em polietileno do outro lado. Depois disso, o fundo do sulco cavado é bem solto. Vários fertilizantes são adicionados ao solo que se encontra na película, incluindo húmus, composto, esterco, cinzas de madeira. Tudo isso é completamente misturado entre si, de modo que, como resultado, uma massa nutritiva homogênea é formada.

No fundo da cova, o solo é despejado das camadas superiores e, em seguida, o restante é colocado no topo. Tudo isso é mais uma vez completamente misturado e compactado. O local de plantio com solo fértil se elevará acima da superfície total do local em cerca de 10-15 cm. Depois de um tempo, tudo isso vai se estabelecer.

Como se preparar em diferentes solos?

A seguir, consideraremos como preparar adequadamente as covas de plantio em diferentes tipos de solo.

No barro

Solos argilosos são muito mais pesados ​​do que todos os outros, são caracterizados por baixa fertilidade e líquido pouco permeável. O sistema radicular das plantas nesses solos não absorve oxigênio suficiente.

Um ano antes do plantio, serragem (15 kg / m2), areia limpa do rio (50 kg / m2), cal apagada (0,5 kg / m2) são adicionados ao solo... Além disso, adiciona-se composto, turfa, estrume e húmus. A composição resultante criará as condições mais favoráveis ​​para o cultivo de safras em solos argilosos. Isso os deixará muito mais leves e arejados.

Para que as mudas jovens possam criar raízes, você precisa enriquecer o solo com superfosfato e sulfato de potássio. Tudo isso se mistura bem (a profundidade de escavação é de cerca de 0,5 m). Em seguida, você deve usar siderados especiais (mostarda, tremoço). Devem crescer e, antes de plantar as macieiras, são cortadas. Depois disso, o solo é cavado novamente. É necessário formar covas maiores na argila para que as raízes das mudas tenham espaço para crescer.

Na turfa

As turfeiras geralmente não são ricas em nutrientes. Mas ao mesmo tempo, eles são bastante leves, eles passam bem o líquido e o oxigênio.... É verdade que a turfa alta tem um alto nível de acidez, e as macieiras preferem solos neutros. Portanto, é melhor adicionar farinha de giz ou dolomita a esse solo, às vezes também se usa cal apagada. Para medir a acidez, você precisa comprar uma fita de tornassol especial.

Em solos turfosos, não é necessário aplicar fertilizantes de nitrogênio e fósforo ao mesmo tempo. Se a turfa for colocada em uma única camada grande, ao cavar deve-se adicionar um pouco de areia limpa.

Como na versão anterior, é melhor plantar o adubo verde e ceifar antes do plantio.

Na areia

Um ano antes do desembarque, uma mistura de argila, húmus, cal, potássio e superfosfato é introduzida no solo. Em seguida, o solo é cavado até a profundidade de 50 cm, então, deve-se semear neste local os adubos verdes e, quando crescerem, devem ser ceifados. Só depois que as mudas jovens são plantadas.

Em argila

Esses solos contêm areia e argila. Para saturá-los com os nutrientes necessários para as macieiras, uma mistura de composto pronto, esterco de cavalo, superfosfato e sulfato de potássio é adicionada durante a escavação. Uma boa solução seria deitado no fundo dos buracos de plantio de drenagem.

Existem características de formação de covas de plantio em áreas com lençol freático próximo à superfície. Vale lembrar que as macieiras não gostam de umidade excessiva: com o contato constante com a água, suas raízes começam a apodrecer e a árvore acaba morrendo.

Para resolver o problema, um dispositivo de drenagem será a melhor opção. Nesse caso, um único sistema é organizado para drenar o excesso de água. Deve ser implementado levando-se em consideração o terreno, a localização das edificações no local e a disposição dos plantios.

A drenagem pode simplesmente ser direcionada para o fundo de cada assento (poço). Não permitirá que o sistema radicular entre em contato com as águas subterrâneas.

Mas este método não pode fornecer eficiência máxima e quaisquer garantias.

Muitas vezes, para proteger as macieiras da umidade excessiva, o plantio é feito em uma colina. Neste caso, antes da formação dos furos, será necessário preencher uma grande quantidade de solo fértil com o curativo necessário. Posteriormente, são cavados poços bem nessas colinas.

Qualquer forma ao cavar buracos, você precisará fertilizar o solo... Cada variedade de macieira precisa de composições específicas. Além disso, aditivos microbiológicos especiais para frutas podem ser usados. No entanto, é melhor trazê-los. não diretamente no solo, mas em composto ou húmus.

O estrume pode ser adequado para quase todos os tipos de solo. Contém quase todos os elementos necessários ao desenvolvimento normal das árvores de fruto. Nesse caso, o esterco de cavalo é considerado a melhor opção, mas todos os outros podem ser usados. O mais comum é a vaca, embora seja significativamente inferior em qualidade ao mesmo cavalo. Não coloque muita matéria orgânica nos poços - isso pode provocar uma rápida "combustão" (morte) do plantio.

Dicas de preparação para diferentes variedades

A preparação dos locais de plantio para o plantio deve ser realizada levando em consideração a variedade específica de macieiras.

Alta

Para árvores altas, um buraco é cavado à distância não menos de 7-8 m de edifícios, bem como pelo menos 5-6 m de árvores subdimensionadas. Um espaço livre de 4-5 m deve ser deixado entre as próprias plantas. Cerca de 6 m são espaçados entre as linhas.

A profundidade de cada assento deve ser de pelo menos 80 centímetros e o diâmetro de pelo menos 1 m.

Tamanho médio

Essas variedades requerem espaço de plantio. 60 cm de profundidade e 70 cm de diâmetro. A distância entre as plantas em uma linha deve ser de pelo menos 3 m, e entre as linhas - pelo menos 4 m.

Subdimensionado

Ao plantar tais variedades, os caroços são formados de tal forma de modo que a distância entre as macieiras da mesma variedade é de 2-3 m, e entre as linhas - 4 m. Os buracos geralmente têm uma profundidade de 50-55 cm e um diâmetro de 60-65 cm.

Colunar

Para essas variedades, é necessário fazer furos com profundidade e diâmetro de 50x50 cm. É imprescindível colocar uma camada de drenagem no fundo de cada escavação. É melhor fazer com a areia do rio e o cascalho. Espessura de drenagem - pelo menos 20 cm. É melhor misturar a terra com húmus antes de plantar.

E também variedades colunares como fertilizantes minerais, por isso é recomendado adicionar nutrição mineral adicional ao solo (às vezes cinzas e sulfato de potássio são usados ​​para isso).

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário