Por que as maçãs caem da macieira antes de amadurecer e o que fazer?
Muitos jardineiros que cultivam macieiras em seu site notam que os frutos da árvore às vezes caem muito cedo. Muitas vezes, isso se deve a cuidados inadequados ou doença. Você pode lidar com este problema. O principal é determinar qual é a causa desse fenômeno.
Causas comuns
Existem várias razões principais pelas quais os frutos caem de uma árvore jovem antes de amadurecer.
- Rega muito frequente ou pouco frequente. Se a árvore parece saudável, mas as maçãs estão caindo dela, você precisa prestar atenção às peculiaridades de cuidar da planta. A causa mais comum da queda de maçãs é a falta ou excesso de umidade no solo.
- Falta de fertilizante. Se a planta carece de algum tipo de cobertura, as folhas começam a amarelar e os frutos secam e caem. Portanto, fertilizantes adequados devem ser aplicados ao solo em tempo hábil.
- Alta acidez do solo. Para uma macieira prosperar, ela deve crescer em solo normal. Se o solo for acidificado por qualquer motivo, as bactérias se multiplicarão nele. Além disso, a planta ficará pior.
- Influência de pragas. Existem muitos insetos que podem danificar uma macieira. Se os frutos caírem da árvore muito cedo, isso pode significar que uma mariposa ou pulgão mora no jardim. Se você não se livrar desses insetos a tempo, eles podem arruinar toda a safra.
Se os frutos da árvore caírem por mais de um ano consecutivo, a planta já está muito velha. Nesse caso, ele deve simplesmente ser removido do local e substituído por um jovem.
O que devo fazer?
Tendo descoberto um problema existente, você precisa começar a resolvê-lo imediatamente.
Top curativo
Para evitar que as maçãs caiam prematuramente, a árvore precisa ser alimentada regularmente. Isso deve ser feito corretamente. O curativo superior deve ser aplicado em todo o círculo do tronco. Para fazer isso, várias pequenas ranhuras são puxadas ao redor da árvore. O fertilizante é derramado neles. Se a macieira deixar cair frutos verdes no solo, ela precisa ser alimentada com uma mistura de superfosfato e potássio. Os fertilizantes granulares são geralmente dissolvidos em um recipiente com um líquido quente. A solução resultante é derramada sobre a árvore.
Além do mais, fertilizantes minerais secos podem ser espalhados diretamente ao redor do tronco. Depois disso, o solo deve ser cuidadosamente afrouxado e regado com água morna. Ambos os métodos funcionam muito bem.
Se o solo no local for ruim, você terá que fazer fertilizantes adicionais com mais frequência. Somente neste caso a planta terá nutrientes suficientes para o desenvolvimento e frutificação normais.
Controle de pragas
Se as maçãs caírem da árvore ainda verdes, há uma chance de que a planta esteja infestada com uma mariposa. Essa praga é muito perigosa. Ele se multiplica muito rapidamente. Portanto, devemos lutar ativamente contra isso. Tendo encontrado esses insetos na copa de uma árvore, o jardineiro deve dedicar tempo aos procedimentos a seguir.
- Limpando o círculo do tronco. Do local, você precisa remover todas as folhas caídas, bem como galhos quebrados. Além disso, esta área deve ser desinfetada. Folhas e galhos infectados devem ser queimados ou removidos longe do local.
- Tratamento da madeira com inseticidas. Você precisa pulverizar não apenas a coroa, mas também a casca. Afinal, as lagartas costumam se esconder embaixo dela. Recomenda-se tratar as árvores com preparações especiais de manhã cedo ou após o pôr-do-sol.As frutas que crescem na árvore selecionada não devem ser comidas por várias semanas após a pulverização.
- Usando armadilhas especiais. Este método de controle de pragas é mais seguro. Afinal, os frutos nesse caso permanecem intactos. Essas armadilhas precisam ser fixadas no tronco da árvore da forma mais segura possível. Não deve haver nenhum espaço livre sob eles. Somente neste caso o inseto definitivamente cairá na armadilha. As correias de retenção são geralmente presas a uma altura de um metro. Uma vez por semana, são invariavelmente examinados, limpos e, se necessário, trocados.
Tendo resolvido o problema com a mariposa, você precisa limpar completamente a área e também cortar a casca da árvore afetada. Nesse caso, não haverá risco de reinfecção do local com pragas. Para não perder tempo lutando contra os insetos, o melhor é plantar no local plantas resistentes ao ataque dessas pragas. Para evitar que os insetos ataquem as macieiras no verão, podem-se plantar malmequeres ou endro ao lado das árvores. No círculo próximo ao caule, algumas variedades de tomates também se desenvolvem bem.
Como medida preventiva, após a colheita, o local pode ser borrifado com uma solução de sulfato de cobre ou líquido bordalês.
Outras maneiras de resolver o problema
Existem muitas maneiras de resolver o problema das maçãs caídas.
- Rega. Muitas vezes, a macieira derrama seus frutos antes mesmo de amadurecerem, devido ao fato de o solo em que ela cresce ser muito seco ou úmido. Via de regra, as macieiras são irrigadas integralmente apenas três vezes por ano. Na primeira vez, eles fazem isso antes mesmo de florescer. Na segunda vez, as árvores são regadas após a formação dos ovários; a terceira vez - antes do início da geada. No resto do tempo, as macieiras têm umidade suficiente, que penetra no solo com a chuva. É muito importante regar adequadamente. A água não pode ser derramada diretamente sob a raiz. Isso deve ser feito com cuidado. O líquido deve ser absorvido pelo solo imediatamente e não permanecer no solo.
- Poda de árvores. Muitas vezes as maçãs caem da árvore, não maduras, devido ao fato de a macieira ser muito velha. Para que ele se desenvolva melhor, você precisa cortar o excesso de brotos a tempo. Galhos quebrados são removidos primeiro pelos jardineiros. Os rebentos que não dão frutos há muito tempo também são cortados. O desbaste regular da copa na primavera e no outono também ajuda a obter a melhor colheita. Isso é importante não apenas para as árvores velhas, mas também para as jovens. Se você não cortar as macieiras a tempo, os frutos não só cairão da árvore mais cedo, mas também ficarão menores.
- Proteção contra geada. Às vezes, as maçãs caem das árvores mais cedo devido às fortes geadas do inverno. Nesse caso, os frutos caem verdes. Para evitar isso, é recomendável plantar no local plantas comprovadamente resistentes ao inverno. Isso é especialmente verdadeiro para regiões frias. Árvores fracas podem ser tratadas adicionalmente com solução de ácido bórico. Para isso, costuma-se diluir 2 gramas do produto em 10 litros de água. Regar árvores com esta solução é recomendado no outono. O mesmo produto deve ser usado mesmo que geadas imprevisíveis ocorram frequentemente na região na primavera.
- Desacidificação do solo. O problema da acidez excessiva do solo é bastante simples de resolver. Para isso, você pode usar farinha de dolomita ou cal apagada. Cascas de ovo bem moídas também ajudam na desoxidação. Todas essas substâncias são aplicadas ao solo na forma seca. Depois disso, a terra é cuidadosamente desenterrada e regada com água morna.
- Caiação de troncos. Este procedimento ajuda a resolver vários problemas de uma vez. Graças à cal, a casca do tronco não estala. Além disso, a árvore não tem medo da luz solar intensa e da geada. A caiação oportuna também salva a macieira de pragas que podem hibernar sob a casca. Uma solução com cal é usada para tratar o tronco da árvore. A caiação é realizada duas vezes por ano: na primavera e no outono. Isso sempre é feito após a limpeza completa do local e limpeza do tronco da árvore de líquenes.
Em geral, para que as plantas se sintam bem, elas precisam prestar um atendimento integral.
Dicas úteis
Os conselhos de especialistas ajudarão os jardineiros novatos a resolver problemas com a colheita.
- Se as maçãs caírem da árvore no início de junho, não se preocupe com isso. Esta é uma forma natural de se livrar do excesso de frutas. A árvore está simplesmente tentando fornecer nutrição normal para a maior parte das frutas. Os frutos verdes precisam ser colhidos na hora certa para que não apodreçam.
- Os frutos caídos podem ser reciclados. Eles fazem uma ótima cidra, geléia de maçã ou purê. Apenas maçãs de alta qualidade e intactas podem ser usadas para a preparação de guloseimas e bebidas.
- Se o verão for quente e chover muito raramente, é recomendável cobrir o solo ao redor da macieira. Neste caso, a umidade no solo permanecerá. Vale lembrar que deve haver uma pequena distância entre a cobertura morta e o tronco da árvore.
- Embora seja recomendado alimentar regularmente as árvores, você não deve se deixar levar pelos fertilizantes. Especialmente com cuidado, você precisa usar produtos com nitrogênio. Eles levam ao rápido crescimento de rebentos jovens, bem como de vegetação. Com isso, as frutas recebem menos nutrientes e acabam caindo no chão.
- Para que as plantas amadureçam bem e não caiam das árvores, insetos benéficos devem ser atraídos para o local. Isso é muito fácil de fazer. Basta plantar jardim ou flores silvestres perto da árvore. Malmequeres, margaridas e sinos crescem bem ao lado da macieira.
Evitar que maçãs verdes caiam da árvore é bastante simples. O principal é não ignorar o problema e prestar atenção suficiente aos cuidados com a macieira.
O comentário foi enviado com sucesso.