Por que a casca de uma macieira se desprende e o que fazer?
Qualquer dano ao tronco de uma árvore frutífera pode causar sérios danos à macieira e até mesmo murchar. É por isso que é muito importante tomar medidas para salvar a cultura do jardim. Neste artigo, veremos o que fazer se a casca rachar.
Causas
Para escolher o método adequado de tratamento de uma macieira, você deve estabelecer a razão pela qual a casca está descascando. Para fazer isso, você precisa examinar mais de perto a natureza dos danos - eles podem indicar um sinal de patologia.
Por exemplo, devido à poda inadequada e erros no tratamento de feridas, fungos, vírus e bactérias patogênicas entram na casca. Além disso, a casca começa a estourar e cair se as regras da tecnologia agrícola não forem seguidas.
Doenças
Uma causa comum de rachaduras na casca da macieira é o câncer negro. Esta doença freqüentemente ocorre quando as regras para cuidar de uma plantação de jardim não são seguidas. A infecção representa uma séria ameaça para a planta e pode causar a morte da árvore.
O primeiro sinal de câncer preto são manchas deprimidas de cor púrpura acastanhada. Conforme a doença progride, eles crescem em zonas concêntricas, então a casca começa a escurecer, assumindo uma aparência queimada. Se não cuidar, a árvore ficará coberta com uma rede fina e a casca começará a cair, expondo a madeira escurecida.
As áreas afetadas parecem acidentadas. Logo, a infecção se espalha para as folhas e frutos.
No caso de lesão em anel do ramo, pode secar por vários meses. E depois de 3-4 anos, toda a planta seca.
Outra causa de danos à casca é o câncer europeu. Nesse caso, surgem estouros e rachaduras profundas no local da lesão, atingindo o cerne da árvore. É quase impossível salvar uma macieira em tal situação.
As infecções comuns em maçãs incluem queimaduras bacterianas. Esta doença afeta não apenas as macieiras, mas também o marmelo, a pera e o espinheiro. As bactérias são transportadas por insetos, pássaros e até pelo vento. Se, na hora da derrota, os frutos conseguiram se fixar na macieira, param de se desenvolver, secam, escurecem, mas não caem dos galhos. A casca fica macia, solta e coberta por gotas esbranquiçadas, à medida que a doença progride, vão adquirindo uma tonalidade amarelada. Se não for tratada, a casca começa a rachar, expondo a madeira.
Pragas
As árvores frutíferas podem ser danificadas por roedores - camundongos, ratos e lebres. Esses animais jamais se recusarão a festejar com a casca da macieira, pois ela não tem sabor amargo, ao contrário da casca de outras fruteiras. Normalmente, os roedores atacam as plantas jovens por causa de sua maciez, seu ataque pode estragar a planta no menor tempo possível, até o câmbio. Nesse caso, apenas os enxertos podem salvar a árvore.
Os besouros da casca podem causar danos à casca. Este pequeno inseto tem cerca de 4 mm de comprimento e corpo marrom escuro. As colônias de besouros vivem na madeira, por isso é muito difícil notá-los.
No final da floração da árvore, os insetos começam a voar para fora de seus esconderijos, acasalam-se e infectam outras culturas do jardim. As fêmeas põem ovos sob a casca de mudas jovens, para isso fazem vários movimentos. As larvas vivem neles até a primavera, mas assim que o calor chega, eles se transformam em indivíduos sexualmente maduros.
Você pode identificar as pragas por meio de pequenos orifícios de onde o pó da madeira é derramado.
Técnica agrícola errada
De acordo com as leis da natureza, a casca e a madeira de uma árvore devem crescer da mesma maneira. No entanto, às vezes o crescimento da madeira por algum motivo é acelerado e a casca não consegue se adaptar a ele. Uma incompatibilidade na taxa de crescimento leva ao aparecimento de fendas no caule. Por meio deles entram fungos, bactérias e insetos-praga, piorando o estado da árvore.
Esse crescimento rápido geralmente ocorre quando há excesso de fertilizantes contendo nitrogênio ou quando se prepara curativos com excesso da concentração permitida da solução. Rachaduras na casca também são observadas na aplicação de curativos na fase de despejo dos frutos. Se você alimentar as mudas durante este período, a madeira começará a crescer 2 a 3 vezes mais rápido, e isso inevitavelmente causará rachaduras na casca.
Outro fator indesejável é a umidade excessiva. Se as árvores forem inundadas regularmente com água, isso provocará um aumento na pressão do líquido no interior do tronco. Mais cedo ou mais tarde, a casca vai quebrar e começar a estourar.
Se variedades termofílicas forem cultivadas em áreas com invernos rigorosos, a árvore também pode sofrer. Durante geadas severas, os sucos dentro da planta congelam, mas quando o degelo começa, a pressão interna aumenta - como resultado, a casca se afasta do tronco.
As queimaduras solares não são menos perigosas, afetam principalmente as árvores jovens e parecem manchas castanhas ou avermelhadas. Geralmente aparecem no início da primavera, quando uma muda que ainda não teve tempo de se afastar das geadas de inverno é exposta aos raios escaldantes do sol de março. Os raios ultravioleta causam ressecamento e rachaduras na casca.
As queimaduras em massa podem danificar grandes fragmentos do tronco e causar o murchamento da árvore.
Como tratar?
Se uma macieira for afetada pelo câncer preto, ela poderá ser salva apenas nos estágios iniciais da doença. Para isso, é necessário cortar todos os ramos danificados e limpar a casca infectada, capturando 2 a 3 cm de tecido saudável. As partes danificadas da planta devem ser queimadas e as feridas tratadas com uma solução de sulfato de ferro ou cobre. Se a infecção atingiu um tamanho grande, os frutos apodreceram e as folhas secaram, tal árvore deve ser cortada e queimada.
Se o dano for devido a rebarbas de gelo, medidas devem ser tomadas para evitar descamação. Nesse caso, uma caixa de chatterbox feita de cal, esterco e argila, na proporção de 1: 1: 3, vai ajudar. Se a área da casca já estiver danificada pelo gelo, uma solução de argila deve ser aplicada nas feridas. É preparado na proporção de 200 g de argila gordurosa e 50 g de cal, a mistura é diluída em água até a consistência de creme de leite espesso.
Além das queimaduras, no início da primavera, podem aparecer feridas transversais no tronco nos lados sul e sudoeste, sob os galhos antigos. Nesse caso, a camada morta deve ser bem limpa e tratada com uma mistura de banha e cera, tomadas em proporções iguais.
Em caso de delaminação significativa da casca, a superfície é limpa até ficar intacta e tratada com a mesma solução.
Como restaurar a casca?
Quaisquer feridas em plantas jovens resultantes de danos na casca requerem tratamento imediato para restaurar o revestimento. Nesse caso, é necessário retirar toda a casca morta e cobrir a ferida com uma fina camada de verniz de jardim. Se a ferida for grande, primeiro deve ser tratada com permanganato de potássio, seca e aplicada com um pano embebido em "Zircon" ou "Citovit". E depois de 24 horas, aplique um composto para selar as costuras do forno na área danificada.
Se a maior parte da casca cair, as áreas de descolamento devem ser limpas e as áreas expostas cobertas com um curativo.
É aconselhável pintar o curativo com tinta branca para evitar o calor excessivo. Com a chegada dos dias quentes, o curativo é retirado e a ferida é retratada com argila.
Medidas de prevenção
Qualquer doença é mais fácil de prevenir do que curar. Isso também se aplica a danos na casca das macieiras. Para prevenir a infecção, medidas preventivas devem ser tomadas.
- Se a casca da macieira começar a rachar devido ao sol escaldante, é necessário cobrir o tronco com um pano branco durante o dia quente.
- Para evitar danos causados por roedores, os troncos dos jovens são embrulhados em um material durável para o inverno, que nem ratos nem camundongos conseguem picar.
- Aos primeiros sinais de patologia, todas as áreas danificadas devem ser removidas e queimadas. Caso contrário, as pragas e infecções se moverão rapidamente para as plantações vizinhas.
- As feridas devem ser lubrificadas com soluções anti-sépticas ou verniz de jardim.
- O caule e os ramos esqueléticos da macieira devem ser caiados a cada primavera e outono. Ele irá criar uma proteção eficaz contra a geada, protegê-lo dos raios escaldantes de março e protegê-lo de pragas. Ao processar árvores maduras, você pode adicionar um pouco de cal - isso impedirá o desenvolvimento de doenças fúngicas.
- Para proteger as árvores velhas com mais de 8 anos, jardineiros experientes aconselham de vez em quando a descascar a casca, que naturalmente se solta. No entanto, isso é permitido apenas em regiões com invernos amenos, uma vez que árvores descascadas toleram geadas piores e podem morrer em fortes temperaturas abaixo de zero.
Assim, a remoção das partes afetadas da planta e o processamento oportuno das safras de frutas podem evitar rachaduras na casca da macieira. Para o plantio dessa cultura, deve-se selecionar áreas ensolaradas, sem correntes de ar e com alto nível de lençol freático, longe de banheiros e fossas de compostagem.
Essas medidas simples reduzirão muito o risco de danos à casca das macieiras.
O comentário foi enviado com sucesso.