O que e como borrifar macieiras na primavera?
Os criadores modernos criaram muitas variedades de macieiras que apresentam boa resistência a muitas doenças. Apesar disso, os insetos também progridem, aprendendo a se adaptar às mudanças no ambiente.
É por isso que o tratamento preventivo dos pomares de maçã é tão importante, especialmente quando o produtor espera obter uma boa colheita para venda.
Cronometragem
O prazo para o processamento antecipado de macieiras depende da região.... No sul, a pulverização pode ser feita no início de abril e, às vezes, no final de março, tudo depende das condições climáticas. Nas regiões norte, maio é a melhor época para iniciar essas obras. Escolha um dia bom e sem vento com temperaturas acima de zero para pulverizar. Não é assustador se houvesse um sinal de menos à noite, o principal é que o ar esquenta até 4-5 ° durante o dia. É muito importante que não chova após a pulverização.
Ao longo da primavera, você precisa realizar 2-3 pulverizações com um intervalo de 2 semanas.
O que pode ser processado?
Para pulverizar macieiras na primavera, são usados fungicidas e inseticidas. Ao escolher um inseticida, preste atenção em como ele funciona. Remédios sistêmicos não ajudam (eles devem penetrar na seiva da planta, que a praga comerá e morrerá). No nosso caso, ainda não há folhas e os insetos estão acordando. Portanto, é importante o uso de medicamentos com ação de contato.
Além do mais, é melhor usar agentes com amplo espectro de ação, ou seja, contra vários insetos, além de carrapatos. Nesse caso, você não terá que estudar o efeito dos medicamentos uns sobre os outros e as leis de preparação de misturas em tanques. Os patógenos de plantas também hibernam com sucesso no jardim e podem ser significativamente reduzidos com a pulverização de erradicação. Nesta fase, é possível lidar com a sarna com sucesso, é possível prevenir a moniliose.
Drogas
De pragas e de muitas doenças, incluindo podridão de frutas, medicamentos clássicos para erradicar problemas são ferro (cobre) vitríolo e ureia... Acredita-se que o sulfato de cobre tenha o mais amplo espectro de ação e tenha efeito sobre quase todos os patógenos de doenças fúngicas. Para a pulverização, usamos uma grande concentração - 3-5% (300-500 mg por 10 litros de água). Também diluímos a ureia em alta concentração - 5-7% (500-700 g por 10 litros de água). Os fungicidas comerciais podem ser usados diluindo-os em altas concentrações. Por exemplo, aqueles contendo oxicloreto de cobre, sulfato de cobre, difenoconazol, propiconazol, ciprodinil.
Freqüentemente, os jardineiros realizam o processamento Líquido bordeaux... Insectofungicidas, incluindo DNOC, são de grande ajuda. Vale a pena diluir em dez litros de água, usando 50 gramas. Aplique antes que os botões apareçam na árvore e não mais do que uma vez a cada três anos. Um bom medicamento neste grupo é o Nitrafen. O mesmo volume de água exigirá 200 gramas de recursos. Do grande número de fungicidas existentes no mercado, a Fitosporina é muito popular. Dez litros de água requerem apenas 5 gramas.
Sprays de cobre É o principal produto utilizado no combate às mais diversas doenças fúngicas e bacterianas que afetam as macieiras. O fungicida de cobre interrompe o sistema enzimático do patógeno e previne a germinação de esporos. Sarna da maçã, cancro europeu, fogo e podridão parda são apenas algumas das doenças das árvores que os fungicidas de cobre podem combater.
Eles geralmente podem ser usados 24 horas antes da data de colheita e não são tóxicos para abelhas ou pássaros, mas tóxicos para peixes e outros organismos aquáticos.
Se for necessário aplicar um inseticida, vale a pena escolher entre meios como Confidor, Calypso e Intavir. Também os antibióticos são amplamente usados contra microorganismos prejudiciais:
- "Ampicilina";
- Ofloxacina;
- Fitolavin.
Os sabonetes inseticidas contêm ácidos graxos de cadeia longa que são menos tóxicos do que os inseticidas químicos. Ajuda a combater uma variedade de pragas comuns de jardim, incluindo carrapatos, pulgões, moscas brancas, tripes e gafanhotos. É seguro para uso perto de pessoas, animais de estimação e a natureza em geral, mas pode prejudicar insetos benéficos, como joaninhas e rendeiras. Este inseticida não tóxico deve entrar em contato com os insetos para controlar sua reprodução. O sabão destrói o revestimento protetor do inseto, suas membranas celulares, fazendo com que a praga morra. Uma vez que o sabão inseticida seca, ele deixa de ser tóxico e se degrada rapidamente no meio ambiente. O produto pode ser aplicado em macieiras até o dia da colheita.
Existe mais um remédio - inseticida bacteriano, projetado para matar apenas certos tipos de pragas. Não prejudica os insetos benéficos, controla os estágios larvais das borboletas e mariposas, que se alimentam dos frutos e folhas da macieira. Alguns produtos têm como alvo as larvas do mosquito. Usado como spray, depois que a praga alvo come a bactéria, ela para de se alimentar e morre em poucos dias. Este inseticida não é tóxico para mamíferos, humanos, pássaros, peixes, abelhas.
Remédios populares
Existem métodos eficazes de lidar com a mariposa, não apenas com meios especializados. Os remédios populares também ajudam a livrar-se dos insetos, e esse tratamento em um estágio inicial é bastante eficaz se houver concentração. Entre alguns dos remédios mais eficazes para pragas - infusão de óleo de nim e alho. Eles repelem insetos, protegendo assim a árvore.
Também usado sal, que é previamente dissolvido em água morna. Um pacote de sal é colocado em um balde com líquido. Toda a árvore é borrifada com salmoura, agarrando-se a galhos e folhagens. É difícil para os esporos que espalham doenças fúngicas atravessarem a película resultante até a macieira. A única desvantagem é que esse produto é facilmente lavado sob a influência da precipitação.
Crumble de alcatrão - perfeito para processamento de molas. Tem um cheiro pungente que repele não só pulgões, mas também outros insetos. Além disso, a pulverização com este remédio ajuda a macieira a reparar os tecidos danificados. Para preparar um remédio eficaz com esse sabão, você precisa pegar dois pedaços de água para dois litros de água e dissolver. A massa resultante é diluída na proporção de dois litros de sabão para dez litros de água. O concentrado nesta forma é diluído novamente, na proporção de 1 litro de sabão para a mesma quantidade de água. A solução resultante é pulverizada sobre as macieiras. O tratamento é repetido a cada duas semanas.
Tem um efeito negativo sobre os insetos e combustível diesel... Não só os assusta com o cheiro, mas também ajuda a prevenir o aparecimento de algumas doenças que causam o apodrecimento. Na sua forma pura, esta ferramenta não é usada, meio litro é diluído em um balde de dez litros de água.
Vale a pena usar óleo diesel no início da primavera, quando ainda não há botões.
Estágios de processamento da mola
Polvilhar macieiras na primavera antes de brotar é um evento a não perder. Graças a este tratamento, as macieiras recebem a proteção necessária contra insetos e doenças. A pulverização é necessária pelo menos 4 vezes durante este período e há várias razões para isso:
- a maioria das pragas tem tempos diferentes de recuperação da hibernação;
- doenças fúngicas aparecem não só com a chegada do calor, mas também mais tarde, após alguns meses.
Primeiro, as macieiras precisam ser pulverizadas sobre os galhos nus, depois quando os verdes aparecem, depois quando a cor incha e a última vez quando os ovários se formam. A dosagem em cada caso é calculada individualmente, levando em consideração as recomendações do fabricante do inseticida.
Em diferentes regiões e as condições climáticas diferem. Esta é uma das razões pelas quais você precisa ser guiado pelo clima. Eles começam a borrifar a mistura quando os botões ainda não floresceram, enquanto toda a neve já deveria ter derretido, e a temperatura do ar não deve cair abaixo de + 5 C.
Primeiro passo
Quando os botões ainda estão adormecidos e os ramos estão nus, procede-se ao primeiro processamento das macieiras. É necessário destruir os esporos deixados pelos fungos. Eles são facilmente carregados pelo vento.
Adequado para processamento:
- "Nitrafen";
- Horus;
- inkstone;
- "Hom";
- líquido contendo sulfato de cobre e uréia.
O cobre, que é encontrado na maioria dos sprays, mata as infecções fúngicas. A vantagem de usar a uréia é que ela também é um fertilizante.
Segunda fase
Normalmente, na segunda vez, as macieiras são pulverizadas quando já está entre + 10 e + 15 C. Em média, passes cerca de 14 dias após o primeiro tratamento. Os botões incham, um cone verde começa a se formar e os insetos lentamente emergem da hibernação. Para ajudar a árvore, inseticidas e fungicidas são usados nesta fase. Um medicamento é necessário para combater as doenças e o outro para combater as pragas.
É a hora em que o besouro da flor faz o seu ataque. Sua tarefa é penetrar na flor da macieira e ali botar ovos. Quando a larva nasce, ela suga o suco do botão, que nunca mais se abre. Para combater a praga, drogas como:
- "Fufanon";
- Tanrek;
- "Fagulha";
- "Decis";
- Intavir;
- Líquido bordalês (1%).
Estágio Três
O processamento é necessário durante a formação dos botões, mas antes que eles se abram. A mariposa é um inseto que deve ser combatido nesse período. Ela põe ovos no caule, por isso o jardineiro recebe maçãs vermifugas no futuro.
Bordéus líquido não é útil nesta fase, por isso é substituído por inseticidas. É necessário processar não só a árvore, mas também a área ao redor do tronco.
Quarta etapa
O último tratamento é necessário depois que o pomar de maçãs perdeu a cor. Encaixa "Aktara" e "Velocidade". Para 10 litros de água, são necessários 2 gramas de cada medicamento.
Dicas úteis
Para lutar com sucesso contra doenças e insetos que costumam prejudicar as frutas de uma macieira, você precisa identificar um problema específico. Visto de fora, pode parecer que as maçãs da árvore estão infectadas com uma doença, quando na verdade o dano é devido ao ataque de pássaros ou insetos-praga. Normalmente, a doença começa nos brotos ou na folhagem antes de se espalhar para os ovários e frutos das flores. A poda regular e o acompanhamento de rotina do estado das macieiras frutíferas, principalmente durante o período vegetativo, auxiliam no combate na primeira fase, antes que apareçam os primeiros sinais de doenças e danos causados por insetos.
Antes de comprar sprays e outros medicamentos que ajudam a combater doenças, vale a pena investigar a causa do problema... Quando o jardineiro entende o que causou o aparecimento de ulceração, descoloração da folhagem ou danos aos brotos, ele tem uma boa chance de se livrar da doença.
Os especialistas aconselham na luta contra as doenças das macieiras.
- Na primavera, antes de os botões das folhas florescerem, é necessário pulverizar contra doenças como sarna e mancha foliar, bem como insetos - besouros curculionóides e lagartas comedoras de folhas. O tratamento imediatamente após a queda das flores e antes do fechamento das xícaras é realizado com sprays fungicidas.
- Para curar a sarna da macieira, limpe regularmente sob as macieiras e queime a folhagem infectada que contém esporos de fungos... Esta atividade ajudará a interromper a progressão da doença e prevenir sua transferência para outras macieiras. As árvores são borrifadas com sabão líquido, evitando o aparecimento de infecções fúngicas. Repita o tratamento após uma semana.
- A melhor maneira de tratar a podridão negra é remover da área e queimar as folhas caídas e os frutos infectados, remover a casca e as úlceras que surgiram e manter limpa a área sob a macieira. Um spray fungicida que contém cobre é o melhor, e enxofre de cal também é usado para controle adicional.
- Devido ao fato de que o oídio hiberna nas folhas caídas, é altamente recomendável prevenir a propagação da doença limpando o solo no outono. As condições de umidade favorecem o desenvolvimento da doença, portanto, é necessário garantir uma boa circulação de ar ao plantar novas macieiras. Pulverizar as árvores com enxofre de cal é uma boa opção de tratamento. A poda de brotos brancos é outra ótima solução para essa doença.
Se o jardineiro vir sinais de uma das doenças fúngicas comuns na folhagem ou nas maçãs, então os primeiros passos para lidar com o problema devem ser dados imediatamente.
- A folhagem velha que se acumula sob uma árvore no outono deve ser queimada.... Esta é a única maneira de reduzir a probabilidade de esporos de fungos se espalharem no ar ou no solo.
- A rega é efectuada de manhã cedo ou após o pôr-do-sol à noite. As folhas devem permanecer secas, por isso é melhor usar rega de raízes.
- Uma camada de composto de 3 cm é colocada sob a macieira, mas cerca de 50 cm afasta-se do tronco, para não provocar a propagação do fungo.
- O sabonete de cobre tem se mostrado bem entre os fungicidas. Use duas semanas antes do início do período vegetativo e repita o tratamento após 7 dias, como medida preventiva.
- Se o problema ficar fora de controle, aplique um fungicida sistêmico no solo.... Com sua ajuda, é possível suprimir o crescimento do fungo.
- Desinfete a tesoura de poda que você está usando, uma solução de lixívia a 10% diluída em água, ou álcool e água.
Plantar macieiras resistentes a doenças pode ser sua primeira linha de defesa. Entre as variedades resistentes a ataques - "Jonafrey" e "Liberty", também vale a pena plantar "Gold Rush" em seu site, e possivelmente "Enterprise". As macieiras "Cortland" e "Redfrey" também se distinguem pelas boas qualidades. A temporada de percevejos começa no final da primavera. Este é o momento certo para começar a controlar os insetos com o uso de inseticidas. Eles, por sua vez, ajudam a interromper o processo de acasalamento e postura dos ovos na fruta inicial ou próxima a ela.
Pragas que atacam as macieiras e danificam os frutos: mariposa, larva da mosca-das-frutas.
Erros comuns
Se o produtor não tiver experiência ou conhecimento necessário, o tratamento de primavera pode prejudicar as macieiras, mas não ajudar. Dos erros mais frequentemente repetidos:
- o uso de inseticidas e fungicidas é iniciado muito cedo, portanto, eles são rapidamente lavados por sedimentos, como resultado, os insetos não encontram a resistência adequada e as doenças são barreiras para uma maior disseminação;
- é imprescindível cumprir os prazos e entre as pulverizações, pelo menos duas e não mais do que três semanas devem se passar para atingir o resultado desejado;
- se o remédio para a doença for diluído incorretamente, então você pode facilmente queimar não apenas folhagens, mas também frutas;
- quando os frutos já apareceram nos galhos, os tratamentos com fungicidas e inseticidas devem ser interrompidos.
O comentário foi enviado com sucesso.