Tudo sobre poda de macieiras na primavera

Contente
  1. A necessidade de poda
  2. Datas do
  3. Preparação
  4. Como podar macieiras corretamente?
  5. Novo
  6. Adultos
  7. Colunar
  8. Dicas úteis

Sem poda, a macieira cultivada degenera, corre solta... A árvore direciona forças e sucos para o crescimento da madeira, galhos e folhagens, sobe, a colheita encolhe, as maçãs perdem o sabor. Portanto, todos que as cultivam para produzir frutas precisam saber tudo sobre a poda de macieiras. Uma das podas mais importantes é feita na primavera.

A necessidade de poda

Em uma macieira com copa bem formada, cada folha fica exposta ao sol. A coroa respira, nenhum ramo interfere no outro. Ao mesmo tempo, a macieira é compacta, ocupa uma pequena área.

A poda permite que você obtenha o máximo de sua colheita com um mínimo de desperdício.

Além de economizar energia da árvore, a poda torna a vida do jardineiro mais confortável. As maçãs são fáceis de colher, a árvore é mais fácil de manusear de pragas e doenças.

Existem três tipos de poda, dependendo da idade da árvore.

  1. Ao pousar. A macieira é podada para facilitar a sua sobrevivência, para equilibrar a parte aérea e subterrânea. Eles também cortam competidores do galho principal e galhos que partem em um ângulo agudo - no futuro, eles se quebrarão facilmente com o peso da fruta.
  2. A árvore tem 3-5 anos. A macieira está crescendo ativamente. Nesse período, é realizada a modelagem, formando o tronco e o esqueleto da coroa. Os ramos são rejeitados.
  3. Árvores com mais de 5 anos... Um período crítico de poda, que dura até o final da vida da árvore. Todos os ramos que engrossam a coroa são removidos.

Benefícios da poda de primavera:

  • a planta está se aproximando do pico de atividade, as feridas cicatrizarão rapidamente;
  • a movimentação dos sucos é corretamente distribuída, eles são direcionados aos ramos mais produtivos;
  • rejuvenesce e prolonga a vida das árvores envelhecidas.

Uma função importante da poda é regular a uniformidade da colheita. Se você não cumprir isso, as macieiras e pereiras frutificarão periodicamente, quando um ano quase vazio se segue a um ano de colheita abundante, mas de frutos relativamente pequenos. A poda permite que você obtenha um número suficiente de maçãs grandes anualmente.

Datas do

O tempo médio de poda de macieiras na primavera é em abril. Regra geral: o procedimento realiza-se com os rins ainda não acordados, a uma temperatura do ar de + 4 ... + 6 ° C. O prazo pode variar ligeiramente dependendo da região:

  • na faixa do meio, incluindo na região de Moscou - em março - início de abril;
  • na região de Leningrado - segunda quinzena de abril - maio;
  • na parte sul da Rússia - fevereiro - março;
  • nos Urais, na Sibéria Ocidental, na Sibéria Oriental, no Extremo Oriente - de abril a meados de maio, em alguns casos - no final de maio.

Você deve se concentrar no clima do ano em curso. A poda não é realizada durante a possibilidade de geadas noturnas.

Os botões dos frutos das macieiras são colocados no ano anterior, em agosto, e são claramente visíveis durante a poda da primavera.

Pequenos galhos interferentes são pinçados em qualquer mês do verão.

É possível realizar podas sanitárias, modeladoras e rejuvenescedoras no outono. Que horas são melhores - o jardineiro decide, dependendo da região e de suas capacidades. No outono, existe o risco de danos causados ​​pelo gelo nos ramos cortados, portanto, a poda higiênica é geralmente realizada durante este período. E a maior parte do trabalho é deixada para a primavera. Também podar a macieira no outono, se não foi possível arranjar tempo na primavera. Os rins começam a despertar a + 6 ° C.

A poda não é realizada no inverno. Através de qualquer ferida, o frio penetra nos tecidos da árvore, ela pode até morrer.

Preparação

A poda é feita com tesouras de poda de qualidade. Um cortador é usado para remover os galhos. Para cortar os muito grossos, você precisa de uma serra de jardim.Se desejado, esta serra pode ser substituída por uma serra para madeira, mas só é adequada para galhos secos de tecido "mortos". O tecido vivo deve ser cortado com uma ferramenta especial.

Use uma faca de jardim ou tesoura para remover pequenos galhos ou rebarbas.

A tinta a óleo é usada para processar as seções. É melhor não usar o gramado na primavera: ele derrete ao sol. Pequenas seções não precisam ser processadas, elas cicatrizam sozinhas ao ar livre.

Você pode apará-lo em um anel ou encurtando um galho.

  1. Em um anel - um ramo corta-se perto do tronco. A ferida cicatriza bem, nada mais cresce neste lugar. O método é bom se você não precisar de mais tiros neste local.
  2. Encurtando... O galho pode ser cortado rente ao tronco, mas deixando um toco de 10 cm. Neste caso, botões dormentes vão acordar no toco, vários brotos vão crescer. Eles geralmente têm o ângulo correto. Depois de 1-2 anos, resta 1 broto deles, o resto é removido.

Não se deve deixar cânhamo com menos de 10 cm: podem apodrecer e formar uma cavidade.

Como podar macieiras corretamente?

Existem várias formas e esquemas de cultivo.

  1. Formativo pode ser leve (até 5 anos), moderado (5–7 anos) ou forte (acima de 7 anos). Quanto mais jovem a árvore, menos galhos são removidos.
  2. Poda sanitária e médica. Absolutamente todos os ramos danificados por geadas ou doenças são removidos do anel.
  3. Encurtando o comprimento: os ramos são encurtados em 1/4, 1/3, ½.

Nós descobrimos quais ramos são cortados no anel.

  1. Ramos crescendo dentro da copa ou localizados em um ângulo agudo, inferior a 45 ° (esses ramos não resistirão à colheita e quebrarão quando as maçãs forem derramadas). Os ramos que crescem com um ângulo muito obtuso, quase 90 °, também são indesejáveis, não suportam a colheita. O ângulo ideal é 70 °.
  2. Galhos bloqueando a luz de outras pessoas ou em contato com outras pessoas.
  3. Galhos doentes, congelados, quebrados e danificados.
  4. Piões... Eles crescem verticalmente, paralelos ao tronco. Esses ramos são sempre mais fortes que os outros, têm folhas maiores, mas não há frutos.

Os galhos das frutas são removidos com muito cuidado. Eles não são tocados desnecessariamente - são eles que trazem a colheita. Podem ser cachos (ramos de até 5 cm com 1 botão na extremidade e cicatrizes), ou lanças (até 15 cm de comprimento, localizadas perpendicularmente ao esqueleto) ou ramos (brotos verdes retos ou suavemente curvos).

O objetivo da poda formativa de uma macieira anual de dois anos e aos 3, 4 e 5 anos é dar à árvore uma forma piramidal, com fileiras. A macieira geralmente tem 3 camadas, em casos raros - 4. As camadas inferiores são mais largas e diminuem gradualmente. Assim, a silhueta da árvore lembra uma pirâmide ou uma árvore de Natal. Se as árvores forem plantadas muito próximas, elas são fusiformes. Todos os ramos não têm mais de 0,5 m. A distância entre as camadas é de 50-60 cm.

Para rejuvenescer uma velha macieira, antes de fazer grandes brotos, você deve fazer um diagrama no papel ou tirar uma foto da árvore.

Vamos descobrir como encobrir as seções.

  1. Composição desinfetante... Eles tratam a ferida antes de selá-la. Use uma solução rosa escuro de permanganato de potássio, líquido Bordeaux (1,5 colher de sopa. Sulfato de cobre por meio litro de água, cal por meio litro de água, misture), sulfato de cobre ou ferro (2 colheres de sopa. L. Por 1 litro de água). O desinfetante é aplicado com pincel.
  2. Eles são selados com verniz de jardim, tintas à base de água, tintas a óleo à base de verniz, argamassa de cimento. Existem massas prontas para jardim à venda.

Importante! Das tintas, apenas as mencionadas podem ser usadas - as demais queimam o tecido da árvore.

Profissionais usam Lac-Balsam. Contém promotores de crescimento e pode até ser aplicado em cortes úmidos.

É importante não só processar o corte após o aparamento, mas também fazê-lo corretamente.

  1. Se chover com frequência, você precisará esperar uma semana após o término. No tempo chuvoso, as fatias não ficam manchadas. Se o tempo estiver seco, basta esperar 2 dias. Em um corte úmido, a solução não fixa, o que cederá lugar a infecções e ao frio.
  2. Certifique-se de processar seções de pelo menos 3 cm. O resto não precisa ser processado.
  3. Remova todas as rebarbas com uma faca antes de aplicar a solução. O coto e o anel devem ter uma aparência organizada. Quanto mais suaves forem, mais rápido se curarão.
  4. Se na ferida existem sinais de decadência, eles precisam ser cortados.

Um corte bem processado no anel será completamente apertado no futuro, nem mesmo será visível.

Vamos listar as regras de poda para iniciantes.

  1. Primeiro, os ramos doentes, secos e danificados são removidos.
  2. Então, os nós anuais são cortados.
  3. São removidos ramos que se ramificam em um ângulo muito agudo ou obtuso.
  4. Todos os cortes são realizados acima dos olhos - de modo que a borda superior do corte recue 1,5 mm do rim.
  5. O corte não é realizado estritamente na seção transversal, mas em um ângulo de 45 °.
  6. A coroa deve ter três camadas.
  7. Uma árvore madura não deve ter mais de 5 metros de altura. Em regiões mais frias, a altitude máxima é ainda mais baixa. Na região de Leningrado, a altura da macieira não deve ser superior a 3-4 metros.
  8. A altura das macieiras no porta-enxerto pode ser ligeiramente mais alta.
  9. Se a macieira tiver dois troncos, você precisa deixar um - o mais forte.

Mas os iniciantes precisam aprender mais alguns pontos importantes.

  1. Podar uma árvore é um processo criativo... Cada planta é única. Você precisa aprender a ver a futura coroa e ramos extras. Os esquemas são de natureza consultiva.
  2. Se você precisar podar muitos galhos, o processo é melhor realizado em 2 fases: primavera e outono.
  3. Fatias são feridas. Eles devem ser distribuídos harmoniosamente. Eles devem ser considerados como uma carga na árvore. As fatias não devem ser muito frequentes. Em caso de incerteza, é melhor não cortar - pode ser feito no ano que vem.
  4. Podar velhas árvores frutíferas mais ativamente, mas, ao mesmo tempo, eles se concentram em ramos disfuncionais. Quanto mais velha a árvore, mais botões precisam ser deixados.
  5. Se houver muitas árvores no jardim, a poda deve começar com os adultos mais velhos e terminar com os mais jovens.
  6. É preciso levar em consideração a safra do ano passado. Se fosse pequena, a árvore produziu poucos botões de frutas - poda demais é indesejável.

Se não houver ramos da macieira ramificando-se no ângulo desejado, os ramos existentes são arrancados com fio de linho ou escoras de madeira.

Se a copa ficar muito esparsa e você precisar direcionar os galhos para dentro, a poda é feita na altura dos botões, que "olham" para o tronco. Se precisar de uma direção externa, corte, focalizando os rins "externos".

Novo

As mudas jovens são podadas imediatamente após o plantio. O procedimento deve ser realizado com moderação, mas não poupando todos os galhos feridos, congelados ou secos.

Um período de até 5 anos é dedicado à formação do caule e das bases da copa. O caule pode ter uma altura de 40 a 80 cm.

O condutor central, ou seja, o ramo líder, é podado a um nível de 80-85 cm. Os ramos laterais são encurtados em 2/3. Depois disso, a árvore fica sozinha: todas as suas forças são direcionadas para o enraizamento. A próxima poda deverá ser feita no ano que vem. Abaixo da altura do tronco, todos os galhos são removidos. 4-5 dos ramos mais fortes e mais fortes são deixados no tronco. O caule central deve ser 30 cm mais alto que os demais.

É muito desejável dispor os ramos do quadro da primeira fileira harmoniosamente, visto de cima devem se parecer com os eixos de uma roda, localizados a uma distância igual uns dos outros. Este é o ideal pelo qual se esforçar. Os ramos também devem ter a mesma inclinação. A distância ideal entre os ramos de uma fileira é de 15 cm. Tendo formado as ramificações da primeira fileira, o condutor é novamente encurtado a uma distância de 45 cm da primeira - assim se forma a 2ª fileira.

É necessário garantir que as ramificações do quadro de diferentes camadas não estejam estritamente umas acima das outras, mas olhem através das "lacunas".

Os ramos esqueléticos são encurtados em 3-4 botões voltados para fora. Um novo ramo aparecerá a partir deste botão, desviado da mãe no ângulo desejado.

Os incrementos do terminal são reduzidos pela metade.

Adultos

As macieiras maduras são divididas em dois tipos: árvores de meia idade e velhas. Eles são cortados de maneiras diferentes. Para uma macieira com mais de 5 anos, considerada ainda jovem, mas que já começou a dar frutos, a principal tarefa é formar uma copa e encontrar o equilíbrio entre o crescimento e a frutificação.Além do esquelético, 6-8 ramos são escolhidos. Eles darão as primeiras maçãs. Após 5 anos de frutificação, são cortados ou encurtados em 5 botões. A poda é planejada de forma a ver a previsão com pelo menos 2 anos de antecedência.

Todos os ramos desnecessários também são removidos: esfregando um no outro, crescendo baixo, engrossando a coroa, em forma de leque, crescendo para dentro ou verticalmente, doente, morto, quebrado.

Importante! A perda de galhos durante a poda de uma árvore de 5 a 7 anos não deve ser superior a 1/3 da massa total.

Se houver o desejo de reduzir a poda ao mínimo, os galhos laterais desnecessários que cresceram nos principais são dobrados, amarrando-os a estacas cravadas no solo. Esta técnica permite desacelerar o crescimento de um galho em comprimento e direcionar os sucos para o crescimento de galhos de frutas e folhagens. A curvatura é realizada com o início do fluxo de seiva.

Importante! Os topos, isto é, fortes rebentos verticais decíduos sem frutos, precisam ser quebrados no início de julho. Para evitar que se formem novamente no mesmo local, são rompidos com o calcanhar.

Uma macieira lançada é podada para que a árvore não perca muito de sua massa de uma vez. É melhor distribuir as guarnições tanto na primavera quanto no outono, concentrando-se principalmente nos galhos não funcionais. As velhas macieiras são podadas conforme descrito abaixo.

  1. Se for uma árvore muito alta, o tronco é encurtado para uma altura de 2 m, escolhendo um lugar logo acima do maior ramo próximo. Mas você simplesmente não precisa deixar um toco: ele se tornará uma cavidade e existe o risco de a árvore apodrecer.
  2. Os grandes ramos que crescem para dentro são removidos. Eles são cortados não de uma só vez, mas em várias etapas, corte-os no meio do comprimento de baixo, depois de cima, quebre e só depois corte o resto em um anel.
  3. Os ramos laterais do esqueleto são cortados de forma que não tenham mais de 2,5 m. Escolha ramos que olham para fora para que haja muito ar na copa.
  4. Depois disso, os topos começarão a crescer na copa - brotos ativos, mas não produtivos... Quase todos eles são removidos (exceto aqueles que se parecem com ramos esqueléticos ou de fruta). É aconselhável apertar os topos extras de forma verde, até que fiquem lignificados.

Todos os ramos espessados ​​são retirados de pequenos ramos, localizados em locais malsucedidos (um acima do outro), crescendo em ângulo agudo, cruzando-se.

Colunar

As macieiras colunares são mais fáceis de cortar. Não há necessidade de se empenhar por uma coroa piramidal harmoniosa - basta afiná-la. Sequência de corte:

  1. Encurtando o tronco imediatamente após o pouso.
  2. 2º ano - beliscar os rebentos laterais com mais de 20 cm, ficando o rebento superior à esquerda.
  3. 3 º ano - belisque o rebento superior a 25 cm do tronco. Os ramos laterais são encurtados para 40 cm. A copa deve receber atenção especial, vários rebentos jovens são frequentemente formados aqui devido ao facto da planta congela facilmente. No futuro, apenas o rebento mais forte é deixado aqui, o resto é reduzido para 2 botões.
  4. 4º ano... Desbaste os galhos do ano passado, remova todos os fracos, doentes e danificados.
  5. 5º ano... O crescimento da macieira é limitado a uma altura de 3 m, as macieiras colunares não crescem mais.

O elo da fruta é um galho horizontal e dois brotos jovens, rende 5 anos, depois é retirado. Tal ligação é formada cortando-se os brotos anuais em 2 botões.

Nas macieiras colunares, todo o crescimento jovem deve ser removido durante o verão.

Dicas úteis

Regras que os iniciantes às vezes esquecem:

  • o tronco nunca é tocado;
  • os ramos jovens não devem ser encurtados em mais de 1/3;
  • é importante aparar harmoniosamente - os ramos centrais não devem ser mais de 40 cm mais longos que os laterais;
  • ramos do mesmo nível devem ter aproximadamente o mesmo comprimento;
  • quanto mais os galhos de uma árvore jovem são encurtados, mais forte será o crescimento de sua continuação a partir dos botões-filhas; portanto, se for necessário fortalecer um dos galhos da estrutura, ele é encurtado com mais força do que os outros.

Vamos nos concentrar em recomendações úteis também.

  1. Após a poda, você precisa alimentar a árvore com fertilizante nitrogenado. Introduzir 5-6 kg de estrume por 1 sq. m. no círculo próximo ao tronco, regado com excrementos de frango diluídos (2 kg por balde, 1,5 litros de mistura são necessários por 1 m²).Após a fertilização, a árvore é bem regada - pelo menos 3 baldes de água por 1 quadrado. m. Depois disso, o círculo do tronco é afrouxado e coberto com cobertura morta.
  2. É útil plantar leguminosas ao redor de macieiras... No final da safra, são colhidas, as copas são picadas e desenterradas junto com o solo.

Com o tempo, até mesmo os iniciantes "colocam as mãos" e podem determinar imediatamente qual ramificação deve ser removida e qual deve ser deixada. Isso só requer prática. E, claro, siga a regra do iniciante: é melhor deletar menos do que mais. A poda sempre pode ser adiada até o outono ou espalhada por vários anos. Se todos os ramos desnecessários não foram removidos este ano, eles podem ser removidos no próximo ano. Mas muitas árvores podadas podem até morrer.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário