Tudo sobre poda de macieiras
Todo jardineiro que cultiva macieiras em seu terreno deve dominar a técnica de poda correta. Se você realizar o procedimento sem o conhecimento adequado, não poderá ajudar, mas prejudicar a planta. É a poda competente que é um dos principais elementos do cuidado das árvores frutíferas. Essas plantas dão frutos regularmente e apresentam alto rendimento.
A necessidade de poda
Os topos ou topos são removidos primeiro. Muita sombra dentro da copa ou nos ramos inferiores é prejudicial. A falta de luz solar reduz a floração e enfraquece os ramos. A poda melhora a circulação do ar e reduz a incidência de pragas e doenças. Durante o procedimento, os brotos mortos e doentes são removidos. Além disso, a formação de uma copa baixa facilita o acesso durante a colheita. O espessamento fraco contribui para a formação de frutos maiores.
Uma árvore transbordando de frutas produz menos frutos de qualidade durante a temporada. Uma macieira tem recursos limitados. Os frutos nos galhos os dividem entre si.
Menos maçãs significa que todos têm mais recursos para cultivar. Mais frutas significa menos recursos disponíveis para todos, resultando em menos maçãs.
Quando podar macieiras?
Final do inverno ou início da primavera, quando a árvore ainda está dormente e antes que o crescimento ativo comece - a melhor época para podar macieiras. Os botões são mais fáceis de ver e contornar, e as feridas vão secar antes que os insetos apareçam na primavera.
A poda tarde demais reduz a resistência do inverno em uma pequena extensão, tornando a árvore suscetível ao frio do inverno. No verão, o procedimento pode ser realizado no final de julho ou agosto, no outono - após a colheita.
Novo
Após o plantio, as mudas jovens não devem ser tocadas até que atinjam um ano de idade. Na Sibéria, na região de Leningrado e nos Urais, é preferível higienizar as árvores no início da primavera, mas sempre se deve lembrar das geadas recorrentes e ser cauteloso com elas. Certifique-se de realizar o procedimento antes do início do fluxo de seiva. Árvores de quatro anos são podadas no início do outono ou início da primavera.
Se a primeira opção for escolhida, então este deve ser o período do final da safra, quando todos os frutos são colhidos e a folhagem já é toda opala.
Velho
Uma grande e velha macieira tem mais recursos para restaurar. Uma árvore de cinco anos também pode ser podada no início da primavera para desbastar a copa, remover brotos doentes e fracos, bem como aqueles que não sobreviveram ao inverno e secaram. É necessário refrescar a árvore o máximo possível para que seus recursos na temporada futura ou atual sejam gastos na formação de apenas galhos e frutos saudáveis.
Ferramentas necessárias
Uma macieira madura tem galhos de tamanhos diferentes, portanto, você precisa de várias ferramentas para ajudá-lo a fazer o trabalho com eficiência.
- Você não pode fazer sem uma tesoura. Essa ferramenta manual tem um tamanho pequeno e cabe confortavelmente na mão. Use tesouras de poda ao podar ramos pequenos que são fáceis de alcançar. Eles têm dois mecanismos de corte diferentes: bypass e bigorna. As tesouras de poda bypass são melhores para cortar galhos vivos, e as tesouras de bigorna para os secos.
- Tesouras especiais também são úteis. Eles fazem um excelente trabalho com brotos de pequeno a médio porte.Com a ajuda deles, você pode alcançar os galhos que estão localizados acima do crescimento do jardineiro. Além disso, cabos longos são muito convenientes - essas unidades lidam facilmente com galhos grossos que o podador não pode segurar.
- Uma serra é adequada para ramos grandes e grossos... Isso ajudará a remover o segundo barril se ele já estiver formado o suficiente, mas começou a interferir. É importante que os instrumentos estejam afiados e limpos. Cortes lisos cicatrizam rapidamente, por isso não é aconselhável deixar arestas irregulares e ásperas.
- Antes da poda, as ferramentas são mergulhadas em álcool isopropílico e deixadas secar ao ar. Assim, o jardineiro desinfeta o metal. A serra também precisa ser pré-processada, para isso umedeça um pano limpo com álcool isopropílico e limpe cuidadosamente a lâmina.
Este tratamento evita a transferência de quaisquer doenças fúngicas de uma árvore para outra.
Visualizações
Existem muitos tipos de poda de maçã. Às vezes, a parte superior e os galhos desnecessários longos e grossos são removidos e, às vezes, apenas os brotos secos e doentes.
Sanitário
Maçã alta ou baixa - a poda sanitária é feita em ambos os casos. É especialmente relevante se for uma árvore de vários ramos com um grande número de ramos. Essas macieiras são especialmente difíceis de cuidar. A poda profissional não está disponível para todos, mas você pode aprender a tecnologia e aprender sozinho. A época da poda sanitária é o final do outono. É necessário remover os ramos inferiores e doentes, bem como os que começaram a secar. Uma árvore frutífera negligenciada não produzirá frutos de qualidade, pois muitas vezes ficará dolorida.
Durante o procedimento, os galhos são removidos e transformados em madeira sã. Se necessário, você pode repetir a poda no início da primavera, antes do início da brotação. Às vezes, a remoção de galhos quebrados também pode ser necessária no inverno, se eles não puderem suportar o peso da neve e quebrar.
Formativo
Você não pode prescindir da formação de uma coroa enquanto cuida de uma macieira. A poda é feita no primeiro ano após o plantio. Se você pular o procedimento, a coroa de crescimento livre causará muitos transtornos no futuro. Ela tem muitos defeitos.
- Essa macieira é muito espessa, por isso não há ventilação suficiente e não há iluminação suficiente dentro da copa. Tudo isso não é propício ao desenvolvimento da árvore frutífera, a probabilidade do aparecimento de doenças e aumenta os danos dos insetos.
- Esse crescimento é difícil de controlar, a árvore fica muito grande e é inconveniente colher os frutos. Ramos esqueléticos começam a se desenvolver separadamente, bifurcações desnecessárias são formadas. Nesse caso, a coroa se torna quebradiça, os brotos podem quebrar facilmente com o peso.
- Pode formar vários troncos de uma vez, o que é inaceitável quando o jardineiro deseja obter uma colheita de alta qualidade.
- Galhos crescem caoticamente o que causa muitos transtornos na hora de organizar o cuidado da macieira.
A poda formativa é diferente, cada tipo deve ser considerado com mais detalhes.
Camada esparsa
Este tipo de modelagem de árvore é usado há muito tempo.... É considerado um clássico. Usado para macieiras altas. Ao podar, duas ou três camadas de rebentos esqueléticos são criadas. A copa é formada em seis anos a partir do momento em que a árvore foi plantada. Para cada camada, você precisa de dois anos de poda.
O caule é colocado a uma altura de 40 a 60 centímetros. O caule é entendido como a parte do caule que vai do colo da raiz e termina na base do caule esquelético. O número de ramos do esqueleto é de 1 a 3. Certifique-se de cortá-los de forma que fiquem em uma direção diferente. Dessa forma, os ramos não interferem uns nos outros. Quando a coroa parece muito líquida, sobram mais dois em tais brotos, que são considerados de segunda ordem. Isso é ideal para variedades altas.
Em concha
O nome é totalmente consistente com o formulário. Este tipo de corte está ganhando cada vez mais popularidade. Este tipo de poda é adequado para macieiras de tamanho baixo e médio. Com este tipo de corte é garantido.
- Bom controle de coroa.
- A iluminação ideal de todos os ramos pode ser alcançada.
- Boa ventilação.
- É conveniente cuidar da macieira e colher os frutos.
São dois tipo de tigela:
- simples;
- reforçado.
No primeiro caso, os brotos da copa estão localizados no mesmo nível. No segundo, existe uma distância entre eles. Os especialistas aconselham a utilização do segundo tipo, pois permite que os ramos suportem um grande peso. Para dar à árvore essa forma, primeiro você deve cortar a muda a uma altura de 60-80 cm. No ano seguinte, você precisará escolher as 4 mais fortes dos brotos formados. É imperativo que eles estejam localizados a uma distância de 10-15 cm um do outro e cresçam em direções diferentes.
São eles que se tornarão o esqueleto da coroa no futuro. Com o tempo, eles são removidos em 50% e todos os outros brotos são completamente removidos. Com essa poda, começa a aumentar a formação de brotos nas laterais e copas, e a copa fica mais espessa. Futuramente, será realizada poda anual, pois é importante garantir que os ramos pertencentes aos esqueléticos tenham o mesmo comprimento. Em nenhum caso, qualquer um dos ramos deve assumir o papel de liderança e começar a se formar na forma de um tronco.
Fuso
Esta forma de poda é mais comum em grandes jardins. É aplicável em porta-enxertos anões e subdanões. O caule é formado por uma altura de cerca de 50 cm, enquanto a própria macieira deve ter 2,5-3,5 metros de altura. A coroa é obtida em um perímetro de 3,5 a 4 metros.
Para realizar essa poda, deve-se primeiro remover os brotos e botões da muda antes de plantá-la até a altura do tronco. O tronco central é cortado em 80 cm, se a planta for anual, e se a planta for bienal, então até 100 ou 120 cm. Após uma temporada, 7 ramos são deixados na camada inferior, que devem ser amarrados horizontalmente em a fim de impedir o crescimento subsequente. Todas as coisas desnecessárias são removidas da árvore. O procedimento é repetido por vários anos, cada vez que uma nova camada é formada.
Assim que a altura desejada for atingida, o tronco central é cortado.
Superspinning
Este método será diferente do método descrito anteriormente por um diâmetro de coroa menor. Adequado para plantio compacto de mudas. O processo de formação segue o mesmo esquema, apenas o tronco central não é cortado. Com esta forma de poda, é melhor usar uma estaca ou latada como suporte para a árvore.
Forma de choro
Esta forma é usada para fins decorativos. Você pode usar uma variedade de maçã chorosa ou enxertar um caule em uma árvore normal para obter o efeito desejado. Entre as variedades que possuem uma característica semelhante: "Bratchud", "Junga", "Vydubetskaya"... As árvores dessas variedades apresentam boa robustez no inverno.
Além das variedades comestíveis, existem árvores ornamentais cujos frutos não são adequados para a alimentação. Infelizmente, não é possível obter essa muda em todos os lugares, então você pode fazer o enxerto reverso da árvore. Nesse caso, a macieira chega a crescer até dois metros de altura, com um caule. Neste nível, 4 cortes são enxertados em uma incisão lateral e sempre brotam para baixo.
Posição
Este tipo de coroa é adequado para plantas que são cultivadas em climas adversos. Esta forma permite abrigar árvores durante o inverno. A poda começa a partir do momento em que a muda é plantada. Variedades de maçã rasteira são ideais para esta coroa.
O caule é feito a uma altura não superior a 20 centímetros, já que a árvore em si não terá mais de 50 cm, e acima dela existem 4 brotos esqueléticos, que devem ser cumeeira ou cruzada em relação ao outro. Os galhos da primeira e segunda ordem precisarão ser constantemente presos ao solo, o resto pode crescer livremente.
Rejuvenescedor
Este tipo de poda é necessário para macieiras velhas. O procedimento permite restaurar um alto nível de frutificação e prolongar a vida útil da árvore. A poda é realizada a cada cinco anos - a partir do momento em que a macieira completa 10 anos.
Neste caso, são retirados os rebentos antigos, que são esqueléticos. O tronco é encurtado, reduzindo assim a altura da coroa. No interior, o volume dos brotos também é reduzido. Quando a árvore cresce muito, para não prejudicá-la, o procedimento é feito em várias etapas ao longo de três anos.
Regulatório
Por regular, queremos dizer tal poda que permite reduzir o volume interno da copa para melhorar a ventilação e a iluminação nos ramos. É feito no início da primavera e pode ser combinado com outros tipos de poda. Certifique-se de remover todos os brotos que crescem para dentro, piões e se cruzam. O senso de proporção deve ser observado em tudo, e esse procedimento não é exceção.
Para evitar danificar a árvore, não remova muitos brotos.
Formas básicas
A poda da maçã pode ser em anel, botão ou encenada.
No ringue
Para jardineiros novatos, gostaria de recomendar o princípio da poda em anel.... A árvore tem um chamado anel cambial em cada galho. Às vezes é bem pronunciado e às vezes nem um pouco visível. O corte é executado ao longo dela. Se não estiver visível, o corte é feito ao longo da bissetriz do ângulo localizado entre o tronco e a linha condicional que deve passar perpendicular ao eixo do broto a ser aparado.
No rim
Existem várias opções de execução:
- para o interno;
- para o exterior;
- no lado.
A direção de crescimento do broto, que passará a partir do rim esquerdo, dependerá do método escolhido. Tão facilmente o volume da coroa aumenta ou diminui.
Faseado
A poda em fases é realizada quando você precisa redirecionar os brotos para a direção certa. Essa poda é feita em várias etapas. Primeiro, um galho é encontrado no broto, que deve ser direcionado em uma direção diferente, e um corte é feito acima dele. Assim, em alguns anos, você pode criar uma coroa com o formato necessário.
Instruções de poda passo a passo
Para não prejudicar a árvore, é necessário cortá-la corretamente, fazê-lo na hora certa e usar o esquema. Para cada período, existem regras de como fazer a copa das árvores frutíferas.
Primavera
A poda no início da primavera tem características próprias, é realizada para preparar a árvore para a nova estação e eliminar os efeitos do inverno. Normalmente se trata de uma higienização da copa, durante a qual não basta apenas cortar um galho desnecessário, é necessário retirar todos os brotos danificados e doentes.
É absolutamente necessário remover ramos afetados por vários tipos de infecções, insetos, queimaduras e queimaduras, uma vez que só vão atrair umidade e nutrientes, mas não darão frutos dignos. Todos os brotos localizados dentro da copa também devem ser removidos na primavera. É fácil identificar os extras, pois estão em um ângulo agudo com o tronco. Desta forma, você pode facilmente rejuvenescer velhas macieiras, mas o principal é não exagerar para que a árvore não adoeça. Só quando for absolutamente necessário, efetua-se uma poda forte ou média com formação de uma copa.
Com este procedimento, é fácil regular o número de maçãs na árvore. Existe uma peculiaridade de plantar botões em macieiras. Se em um ano ela dá muitos frutos, na próxima temporada ela não produzirá um grande número de botões de flores e vice-versa. Quando a árvore estiver em repouso por um ano, haverá muitos botões de flores para a próxima estação, portanto, uma poda reguladora forte é imprescindível.
Verão
Você também pode podar no verão.... Você pode fazer isso em qualquer mês. A poda forte da árvore frutífera durante esse período pode ser necessária apenas depois de um furacão, quando os galhos estão quebrados, mas eu quero salvar a macieira. Se alguns brotos não ficaram visíveis por estarem doentes na primavera, eles podem ser removidos no início do verão. No final de junho, brotos verdes de crescimento forte são pinçados. Isso deve ser feito, uma vez que se alimentam dos ramos do esqueleto, respectivamente, as maçãs crescem neles pequenas. Além disso, o acúmulo muito abundante de tais brotos leva ao sombreamento desnecessário da copa.
Se um galho estiver rachado ou quebrado no verão, você pode cortá-lo a qualquer momento. No final do verão, são colhidos os brotos que não deram muitos frutos, pois não permitem que a luz chegue aos ramos jovens, nos quais o rendimento é maior. No final da temporada de verão, o processamento é realizado a fim de retardar a estação de crescimento para a próxima temporada.
Na ausência de ramos doentes e quebrados, durante a poda de verão, pode-se limitar-se apenas à retirada dos brotos, que engrossam muito a copa.
Outono
Se você não teve tempo para fazer uma poda de alta qualidade da árvore frutífera no verão ou no início da primavera, pode terminar no outono. Durante este período, algumas semanas antes da esperada geada, realiza-se a poda sanitária, formadora.
Os brotos doentes, rachados e afetados, bem como aqueles que interferem e tornam a árvore muito grossa na copa, são removidos. É bom realizar podas antienvelhecimento neste período, o que permitirá obter mais maçãs para a próxima safra.
Inverno
Em geral, eles tentam não tocar na árvore no inverno, mas acontece que com o peso da neve o galho simplesmente se quebra. Então, é claro, você precisa removê-lo.
Cuidados de acompanhamento
Independentemente do tipo de poda realizada, após este procedimento, cuidados cuidadosos com a macieira serão necessários. A árvore é regada abundantemente, fertilizantes são aplicados. Se a retirada dos ramos antigos foi realizada na primavera, eles são alimentados com nitrogênio, fósforo e potássio. As misturas são usadas onde todos os três elementos estão em proporções iguais. Ao remover os brotos no outono, misturas complexas com alto teor de fósforo e potássio são usadas como cobertura. São eles que ajudam a planta a combater doenças, aumentam a imunidade, promovem a cicatrização rápida no local dos cortes e fortalecem a casca.
Se você der nitrogênio, isso dará um impulso para o crescimento de brotos jovens, neles antes do primeiro tempo frio a madeira não tem tempo de amadurecer, então a árvore não estará pronta para o inverno - os galhos ficarão congelados, mais será necessária uma poda cuidadosa na primavera. As proporções estão indicadas na embalagem de preparação, são rigorosamente respeitadas.
Uma grande quantidade de fertilizante não será benéfica, e sim prejudicial. Por exemplo, a intoxicação excessiva com boro torna as frutas impróprias para consumo, apesar de amadurecerem antes do tempo.
Dicas úteis
- A parte mais difícil é formar uma coroa piramidal.... Essa poda deve ser realizada somente quando houver experiência suficiente para não prejudicar a árvore. Antes de podar qualquer galho, você precisa entender por que isso está sendo feito. Se o jardineiro não puder responder a essa pergunta, é melhor não tocar.
- Não podar quando uma infecção fúngica estiver ocorrendo nas proximidades. Qualquer corte, rachadura é uma entrada de infecção.
- Antes de iniciar a ferramenta de corte é melhor desinfetar e repetir o procedimento, passando de uma árvore para outra.
O comentário foi enviado com sucesso.