Tudo que você precisa saber sobre a formação de macieiras
A macieira, como qualquer árvore frutífera, para a qual não houve cuidado, cresce em todas as direções. E embora a enorme coroa proporcione frescor e sombra no verão, oxigênio, nem todo jardineiro vai gostar que metade dela fique pendurada sobre a casa, e um grande peso cria uma ameaça de queda de galhos.
Por que você precisa formar uma coroa?
A formação de uma macieira - mais precisamente, sua copa - é realizada para limitar seu crescimento em altura. O perigo é representado por galhos velhos arrancados por ventos fortes. Quanto à frutificação, é observada apenas em ramos com até 5 anos. As inflorescências aparecem - e, como resultado, as maçãs são amarradas e crescem - apenas em plantas relativamente jovens. Os ramos antigos, com mais de 5 anos, constituem apenas os chamados. o esqueleto de uma árvore que desempenha uma função de rolamento.
Ferramentas e materiais
Na maioria das vezes, apenas um campo de jardim é necessário como consumível. Manchada e vedada contra cortes e cortes de água da chuva evitará que a árvore adoeça. E embora as plantas tenham um chamado. não se deve abusar do mecanismo compensatório que leva ao ressecamento e morte de caules e galhos na área da linha de corte: como qualquer material de madeira, na verdade, enegrece, apodrece e permite germinar musgo, bolor, fungos, é uma isca para micróbios e alguns insetos que se alimentam de celulose, que compõem a casca, a madeira e o coração. Uma alternativa ao var é a cera.
Um podador é adequado para cortar ramos finos: ele corta manualmente o caule até 1 cm. Uma alternativa são as tesouras hidráulicas. Para ramos mais grossos, uma serra de vaivém (elétrica), serra (elétrica), serra (benzo), um moedor com discos de corte para madeira são usados.
Esquemas
Cortar galhos desnecessários (e interferentes) corretamente, sem causar danos à estrutura próxima ou às pessoas próximas (e suas propriedades), é a tarefa principal.
Podar, desbastar a copa permite lidar com o problema da quantidade e qualidade da colheita.
Camada esparsa
Este tipo de recorte é executado de acordo com o esquema descrito a seguir.
- No segundo ano de vida da muda, a poda é realizada no mês de março ou no início de abril - até a floração da folhagem - na altura de 1 m, sendo o corte realizado na gema oposta à enxertia.
- No terceiro ano de vida de uma árvore jovem, a copa é cortada, deixando pelo menos 5 botões acima do último garfo (superior). A regra geral é que os ramos superiores sejam 30 cm mais longos que os inferiores.
- Ramos que se estendem do tronco em menos de 45 ° são dobrados com suportes flexíveis. Amarrar-se a estacas cravadas no solo é aceitável.
- No quarto ano, alguns ramos tornam-se fundamentais. A camada inferior permite deixar pelo menos três ramos, os superiores - o mesmo número, mas não mais. Ramificações extras que levam a uma diminuição na folga entre as diferentes camadas - menos de 80 cm - devem ser removidas. Os galhos em cada camada devem ter pelo menos 15 cm de distância.
- Uma macieira "madura" com uma altura de 3-4 m forma-se em várias camadas. O número de ramos principais não chega a mais de 12. Os brotos jovens são podados neles - em um terço de seu comprimento.
- Nos outros anos, a macieira é ajustada - a sua altura não ultrapassa os 4 m em média.O fato é que colher, por exemplo, de uma macieira de 7 metros (ou mais), como qualquer outra árvore frutífera, é difícil. Os jardineiros da velha escola sacodem os galhos de uma árvore e maçãs maduras são derramadas sobre o material previamente colocado. Esse método realmente acelera a colheita, em vez de reorganizar escadas ou subir em uma árvore, portanto, alguns proprietários de terra ainda não tocam na copa até que a árvore atinja, digamos, 20 anos de idade. No entanto, não é recomendado fazer isso: a árvore torna-se insegura para as pessoas que vivem (são) próximas.
Em uma macieira adulta com uma altura de 2,5-3 m, várias camadas são obtidas e o número de ramos esqueléticos é de 5 a 8 (não mais que 12).
Em ramos esqueléticos, é recomendado encurtar o crescimento anual em cerca de um terço ao ano.
Whorled-tiered
Coroa enrugada - uma visão quando não dois, mas três ramos convergem em um ponto do tronco. Os botões dos quais esses brotos vão crescer estão localizados lado a lado. Um tronco recortado e divergências a partir de 60 cm de altura, camadas espaçadas na mesma distância são suas características. Para formá-lo, faça o seguinte.
- No segundo ano, corte a muda a uma altura de no máximo um metro do solo. Durante a primavera, verão e outono, ramos laterais crescerão - todos os outros botões, acima e abaixo do local de crescimento do ramo, removem-se no outono, deixando o superior, que serve para um novo rebento vertical, que desempenha o papel de uma extensão do tronco.
- No terceiro ano, aguarde o crescimento do novo rebento central. Ele, por sua vez, dará novos botões, dos quais sairá uma nova "tripla divergência". Remova os botões que não desempenham um papel na ramificação espiralada dos ramos laterais.
Repita este esquema de ano para ano até que a árvore adquira até 5 camadas whorled. A partir deste momento, corte regularmente tudo o que for supérfluo, levando a um maior crescimento para cima e a um espessamento excessivo da coroa.
Palmeta vertical
Siga as etapas abaixo para formar uma variedade de palma vertical.
- Em uma muda, todos os meses de novembro e março, remova os botões que não desempenham nenhum papel na formação de um arranjo oposto de ramos (dois diametralmente opostos).
- Certifique-se de que os ramos principais se desenvolvam a partir dos botões deixados para trás - dois para cada camada. Guie-os paralelamente ao solo usando cabos e espaçadores.
- Quando a primeira camada crescer, por exemplo, 2 m do tronco, usando uma treliça ou ganchos, direcione-os para cima, expandindo-se suavemente. Não dobre para que não se forme uma fratura: se tentar dobrar os ramos abruptamente, eles receberão danos irreversíveis.
- A próxima camada - para o 4º ano - é formada da mesma maneira. A direção ascendente dos ramos de cada camada seguinte é feita de modo que haja um recuo uniforme entre eles - por exemplo, 30 cm.
- Repita essas etapas. 2 metros de cada lado - 5 camadas. A última camada está a 50 cm do tronco.
Quando o tronco tiver 4 m de comprimento, corte-o. Corte todos os brotos desnecessários que interfiram com a coroa de "palmito".
Fusiforme
O esquema para a criação de uma coroa fusiforme é o seguinte: os ramos estão localizados no tronco de uma macieira alternadamente, opostos e / ou espirais, mas direcionados em direções diferentes.
- Remova todos os botões do tronco, corte os galhos que interferem no próximo arranjo de galhos futuros e existentes.
- Encurte os principais ramos formadores de árvores: os mais baixos - 2 m, a segunda camada - por exemplo, 1,7, a terceira - 1,4, a quarta - 1,2, a quinta - encurtada, cerca de 0,5 ... 0,7 m.
- Não saia da sexta camada. Corte o tronco a 4 m do solo.
Corte o excesso de crescimento, criando um “fofo”, espalhando a copa e engrossando a árvore em tempo hábil - em março ou novembro.
Rastejante
O princípio da formação da coroa deslizante é o seguinte: sobram duas camadas horizontais, o resto é removido completamente. Dignidade - uma árvore baixa que permite colher sem escada. Faça o seguinte.
- Faça a árvore crescer até uma altura de 2 ... 2,5 m.
- Remova todos os botões e brotos do tronco com antecedência - exceto aquele que forma dois ramos "esqueléticos" opostos. O número total de agências é 4.
- Quando a árvore não tiver mais de 2,5 m de altura, corte o tronco nesta marca.
- Com a ajuda de treliças, travas conforme você cresce, direcione os galhos que servem como um “esqueleto” paralelo ao solo.
Tendo alcançado a coroa rasteira, corte todos os ramos e brotos desnecessários a tempo, incluindo formações de raízes.
Espesso
O princípio básico é criar um arbusto a partir de uma muda de árvore. Escolha, por exemplo, uma muda de maçã da variedade Berry. A altura do arbusto não é mais do que a altura humana média. Espere até que a muda de macieira atinja um "crescimento" de cerca de 190 cm e corte o topo do tronco nesta marca. Não corte brotos laterais. Deixe-os crescer à vontade.
O princípio da poda - para evitar o engrossamento da árvore - repete, por exemplo, cuidar de uma roseira ou baga de colheita, por exemplo: framboesas ou groselhas. O resultado é que todas as maçãs maduras são fáceis de colher sem subir em uma árvore ou usar uma escada portátil.
Em forma de taça
Essas árvores têm vida curta (expectativa de vida - não mais do que 10 anos), não diferem em alto crescimento. A poda da tigela é feita em etapas.
- Na primavera - no segundo ano - uma muda é cortada a uma altura de 1 m.
- Os três ramos principais estão espalhados nas laterais - a 120 °. Os ramos são encurtados para 50 cm, e o tronco - no segundo - terceiro botão da bifurcação.
- Em outros anos, a copa não deve engrossar - os ramos mais fortes direcionados para o centro são podados.
- Os rins desnecessários são eliminados por meio de pinças.
Os ramos laterais curtos não se tocam - o rendimento depende deles.
Coroa plana
A coroa achatada consiste em ramos horizontais que se projetam em todas as direções do tronco. Eles estão localizados a uma distância de 40 cm um do outro. O formato da coroa lembra uma folha de palmeira. Ao criar uma coroa plana, uma estrutura de treliça é usada. Para criar essa forma, é usada uma muda que não possui ramos laterais.
- No segundo ano, a muda é encurtada, deixando um segmento de 40 centímetros com três gemas localizadas na parte superior. Os rins inferiores estão localizados um em frente ao outro. Enquanto os ramos estão crescendo ativamente, eles são guiados e fixos na estrutura da treliça. O processo do rim sobrejacente é direcionado diretamente para cima, e os inferiores - em um ângulo de 45 °. Para amarrar os processos laterais, utilizam lâminas fixadas em arame galvanizado.
- No terceiro ano, o tronco é cortado a uma distância de 45 cm dos ramos inferiores laterais. Três botões permanecem nele, que são necessários para criar um novo processo central e uma segunda camada de ramos localizados horizontalmente. Estes últimos são então aparados em 1/3, aparando-os nos botões voltados para o solo. Tudo o mais que se revelou supérfluo é cortado para o terceiro rim.
- O ciclo de corte é repetido para formar novas camadas. Você não deve criar mais de 5 - a árvore perderá toda a aparência.
A partir deste ano, a poda é realizada de forma a preservar a estratificação adquirida pela árvore e seu aspecto geral.
Nuances da formação de macieiras por ano
A poda primaveril permitirá avaliar se a árvore adoeceu devido a ações impróprias do jardineiro, se surgiram pragas desnecessárias. A formação não começa imediatamente após o plantio - dê à árvore pelo menos um ano para crescer. Eles começam a se formar antes da idade de frutificação - e continuam até a árvore atingir dez anos. Após dez anos no outono, corte o excesso de crescimento, o que não afeta positivamente o rendimento da macieira.
Plantinha
Na fase de muda, há intervenção mínima no ajuste do crescimento. Mudas são árvores que não têm mais do que uma ou duas camadas de galhos principais que começaram a se formar.
Novo
As árvores jovens têm duas ou mais camadas. A idade da árvore é de até 6 anos. O rendimento pode estar incompleto. A chave para seu aumento inicial é a formação correta da coroa de acordo com qualquer um dos esquemas acima.É melhor cortar o cabelo quando todo o tronco está coberto de brotos anuais: a árvore gasta nutrientes com brotos extras, sua quantidade precisa ser reduzida.
Adulto
Uma árvore madura é uma planta de 6 anos ou mais. Ele finalmente formou suas camadas de ramificações - há 5 delas. A forma que você estava tentando dar à macieira agora está completa. A árvore deve ser cortada a cada primavera ou outono - dos galhos em excesso, criando um espessamento desnecessário, acarretando na perda de parte da safra. A poda é feita tanto superficialmente (dando os contornos necessários à copa) quanto volumosa (na própria copa os ramos são cortados dos ramos que não trazem nenhum benefício prático, ou seja, deixaram de dar fruto).
Velho
As velhas macieiras incluem árvores cuja idade atingiu - ou ultrapassou - a marca dos 30 anos. É aconselhável cortar todos os ramos velhos que representem perigo de pelo menos um terço de seu comprimento. A forma da coroa durante o rejuvenescimento de plana ou "palma" torna-se esférica em 2-3 anos.
Erros comuns
Não combine vários esquemas de poda na mesma árvore - o resultado será uma muda com uma copa disforme que não dá um resultado específico.
Não use a opção de formação de coroa “errada”. As variedades de bagas que incluem um arbusto não são adequadas para um esquema de poda, por exemplo, sob palmeta - mas são adequadas para criar um "fuso".
A dobra dos ramos não pode ser realizada de forma abrupta, formando uma dobra.
É desejável realizar a poda, digamos, a uma temperatura de +3, enquanto a árvore ainda está "dormindo". Não podar em climas gelados ou durante a estação de crescimento, quando a folhagem já está em plena floração. A exceção é a poda sanitária.
Não é recomendável deixar a árvore sem um "condutor central" - a parte acima do tronco que se estende desde o local da primeira bifurcação (o nível da camada mais baixa).
Não corte a muda imediatamente após o plantio - deixe-a crescer, fortalecer.
O comentário foi enviado com sucesso.