Regras e esquema para podar uma velha macieira

Contente
  1. Cronometragem
  2. Ferramentas necessárias
  3. Como fazer poda anti-envelhecimento?
  4. Esquema de trabalho sanitário
  5. Como podar macieiras em execução?

Na vida de uma velha macieira, a poda da coroa desempenha o papel mais importante. É um processo que permite que uma árvore já madura e madura se renove. Ele precisa ser produzido regularmente para que a planta fique menos dolorida e possa ser mais frutífera.

Isso dará à árvore uma força que pode ser enfraquecida por um pedido. Desta forma, você pode dar à árvore uma aparência mais limpa e bonita, livrar-se da parte doente ou ressecada dela. Portanto, podemos dizer que tal procedimento não é apenas prático, mas também de natureza estética.

Cronometragem

A poda de uma velha macieira costuma ser realizada no outono, antes do início da primeira geada. No entanto, isso não deve ser feito no início de setembro, pois a poda pode provocar o crescimento ativo de novos brotos indesejados. Uma árvore velha muitas vezes precisa ser rejuvenescida. Este procedimento deve ser realizado pelo menos uma vez por ano.... A planta pode existir facilmente sem poda e cuidados, mas vale a pena lembrar que ela pode se desenvolver livremente. Nesse caso, a quantidade diminuirá de ano para ano e as propriedades de sabor da safra se deteriorarão. Podar ramos corretamente é como ter um corte de cabelo bonito e de alta qualidade de um cabeleireiro profissional. Você pode viver sem ele, mas seu cabelo pode ficar despenteado e quebradiço - assim é aqui.

O excesso de galhos e brotos destruirá lentamente a árvore, impedindo-a de crescer e se desenvolver.

Uma árvore mais jovem e menos danificada é geralmente podada na primavera. Consegue se recuperar totalmente na época de floração e frutificação, sem desperdiçar seus recursos internos. É melhor iniciar o procedimento de atualização de uma macieira adulta identificando o ramo principal e o central. Não deve ser permitido que haja mais deles, caso contrário, todo o processo pode não trazer o resultado desejado. É em torno deste guia que toda a ação acontecerá. Alguns enteados devem ser completamente removidos, proporcionando assim liberdade adicional à planta. Outros precisam ser reduzidos tanto quanto possível (em mais de um terço). Eles ainda podem ser úteis para você. Com esta ação simples, você vai garantir que a árvore está a salvo de possíveis doenças e parasitas, dar uma forma cuidada e estética à copa jovem, além de aumentar várias vezes o rendimento.

Ferramentas necessárias

Infelizmente, a poda de árvores não pode ser feita com as mãos desprotegidas, então você pode precisar da ajuda de algumas ferramentas.

  • Um atributo indispensável da vida no jardim pode ser corretamente chamado podador clássico... Eles podem cortar quase todos os ramos com cuidado e sem o risco de ferimentos.
  • Uma ferramenta igualmente importante é considerada Serra... Ele é projetado para ramos maiores, pois nem todos eles sucumbirão a um podador regular. É melhor pegar o mais comum - um manual, e com uma motosserra há o risco de danificar acidentalmente a copa ou o tronco de uma árvore. Pode ser especialmente perigoso nas mãos de um iniciante.
  • Para nós longos e grossos, é aconselhável comprar delimitador... Ele vai lidar perfeitamente com ramos de um ano e meio a cinco centímetros de espessura. Alças longas e confortáveis ​​permitem que você alcance os galhos mais altos e inacessíveis.
  • Um ajudante importante será um forte banquinho ou escada alta... Com a ajuda deles, você pode chegar ao topo da coroa e encurtá-la. Este procedimento o ajudará a se manter em forma.

A ausência desses itens importantes e necessários para cada jardineiro complicará muito a poda das árvores. Com a ajuda deles, o processo será muito mais rápido e o resultado será mais impressionante. Todas essas ferramentas estão a uma curta distância, portanto não será difícil adquiri-las. Cada um deles no trabalho é controlado com bastante facilidade, você não precisa ter uma experiência colossal para entender o princípio de seu funcionamento. Não devemos esquecer que antes do uso, as ferramentas devem ser completamente desinfetadas para que não haja risco de bactérias patogênicas se infiltrarem na árvore.

Como fazer poda anti-envelhecimento?

Para rejuvenescer adequadamente uma velha macieira, é necessário determinar corretamente a estação. Para isso, o outono ou a primavera são ideais. Este é o momento em que as geadas não são assustadoras e as plantas do jardim ainda não mergulharam em um sono profundo ou simplesmente acordaram. Esta poda não é nada difícil, mas pode demorar muito. Às vezes, para fazê-lo corretamente, é preciso até cortar alguns dos ramos centrais para formar a coroa. Os tipos deste procedimento podem ser classificados em três tipos: gradual, pela metade, uma vez.

Gradual

A poda gradual é a mais suave, macia e delicada das três variedades.... Porém, acima de tudo, é o mais demorado, já que cada um de seus ciclos ocorre uma vez por ano. Isso dura vários anos, após os quais a árvore estará jovem e saudável novamente. Esse tipo de poda é ótimo para iniciantes. No primeiro ano, todos os nós pequenos e desnecessários são completamente removidos. Assim, você pode liberar a copa da árvore de cargas desnecessárias, o que só atrapalha o processo de frutificação.

Em seguida, você deve remover um ou dois ramos frutíferos, facilitando ainda mais a tarefa da árvore. Não exclua muito - apenas dois serão suficientes. Corte os mais secos e menos produtivos primeiro: eles geralmente reduzem todo o crescimento. No terceiro ano, os ramos restantes devem ser ligeiramente encurtados, dando assim precisão e beleza. Essa técnica vai ajudar a despertar novos brotos e dar-lhes a oportunidade de se desenvolverem, substituindo os ramos cortados.

Realizando regularmente o procedimento de rejuvenescimento gradual, a vida da árvore aumentará várias vezes. Ele não será mais ameaçado por parasitas, que na maioria das vezes escolhem plantas mais velhas como seu ninho.

Metade

A mais nova entre todas as técnicas, ela chegou ao mundo da jardinagem há relativamente pouco tempo. Agora ela é uma das mais procuradas e populares. Por direito, pode ser considerada bastante parcimoniosa, pois a poda não ocorre de imediato, mas muitos atribuem ao cardeal. Pode ser dividido em duas etapas principais. A primeira etapa ocorre na primavera. É necessário encurtar a altura e a largura da árvore do lado sul em mais de uma vez e meia. Depois disso, processe e cole todas as seções resultantes. Você deve ter muito cuidado com cortes especialmente grandes. Para acelerar o processo de cicatrização, é necessário tratar a área danificada com uma resina especial e, a seguir, selar cuidadosamente com um filme cicatrizante.

Deve-se garantir que ele permaneça no local até o outono, só depois disso você poderá se livrar dele.... Se descobrir que ele voou antes, coloque um novo. No próximo ano, você precisa realizar todas as mesmas ações, mas agora no lado norte. Você não precisa cortar tudo. Deixe apenas os ramos mais fortes e frutíferos de todos. Para maior efeito, eles devem ser ligeiramente encurtados. Faça os cortes com o máximo de cuidado para não danificar a parte principal da árvore.

Descartável

Procedimento muito rápido, mas também radical. É realizado apenas uma vez. Você deve ter muito cuidado com isso, pois pode dar um efeito completamente oposto. Existe o risco, em vez do rejuvenescimento esperado, de uma morte rápida da planta. Portanto, recomenda-se recorrer a ele apenas em caso de necessidade urgente, por exemplo: em caso de doença ou ressecamento. Em outros casos, vale a pena dar preferência às duas primeiras opções. Primeiro você precisa diminuir o tamanho da árvore. A altura deve ser cortada a seu critério, mas você deve seguir o meio dourado. Se você cortar muito pouco, o procedimento simplesmente não terá resultado e todos os riscos e esforços serão em vão.

Após retirar a parte superior da copa, deve-se descer até os ramos frutíferos. Dê uma olhada de perto e escolha as mais irritantes. Corte esses espécimes primeiro, depois mude para galhos e galhos menos visíveis. Depois de todas essas manipulações, a coroa vai cair quase pela metade. Se a árvore estava muito grande, repita todas essas etapas no ano seguinte. Vale ressaltar que a poda única deve ser feita na primavera..

Se você fizer isso na queda, com os ferimentos e a perda de força, a árvore simplesmente não conseguirá sobreviver nem mesmo às geadas mais leves e, como resultado, morrerá.

Esquema de trabalho sanitário

Todo proprietário de uma macieira deve conhecer as regras básicas para cuidar dela.... Esta é uma árvore muito despretensiosa, mas também precisa manter sua saúde. Para reviver uma planta bastante seca e doente, o jardineiro deve primeiro cortar todos os ramos secos e desnecessários. Se essas ações não trouxeram o resultado necessário e esperado, então vale a pena se livrar de alguns galhos grandes. Um galho grande é várias vezes mais difícil de cortar do que um galho normal, portanto, tente ser mais cuidadoso com a serra. Não machuque suas mãos ou o tronco da própria árvore. Se a planta for afetada por um besouro da casca ou outro parasita, remova primeiro, se possível, todas as áreas danificadas e trate cuidadosamente o resto das partes. Cubra todas as seções com resina ou fita especial. Observe a macieira de perto o tempo todo.

Se você notar que a doença voltou, repita o procedimento novamente. Bem, se essa tentativa falhar, livre-se da planta doente, caso contrário, a doença pode se espalhar para outras árvores. As partes doentes obtidas no decorrer do trabalho devem ser completamente destruídas, isso deve ser feito para impedir a propagação da infecção. A melhor e mais confiável maneira de fazer isso é simplesmente gravá-lo. A cinza resultante não é recomendada para uso como fertilizante, pois pode provocar o aparecimento de fungos ou outras doenças em uma árvore sã. Sujeita a todas as regras, a árvore deve se recuperar em breve. Isso geralmente pode levar dois ou três anos. Todo esse tempo, a planta precisa de cuidados e atenção especiais, pois estava debilitada pela doença. Portanto, é um alvo fácil para outros parasitas.

Como podar macieiras em execução?

Se a árvore já viveu um número suficiente de anos sem os devidos cuidados, então você pode ver toda uma dispersão de galhos e galhos caoticamente localizados nela. A maior parte desse crescimento é infértil e só prejudica uma planta já madura. Então, eles também dão uma aparência inestética e desleixada. Muito provavelmente, tal macieira não dará uma colheita, e os frutos serão pequenos e azedos, com um ligeiro amargor.

Para colocar essa árvore negligenciada em ordem completa, é necessário primeiro livrar-se do excesso de comprimento e largura da planta. Isso significa que todos os ramos grandes devem ser ajustados para o mesmo tamanho. O próximo passo é cortar todos os ramos inferiores, pois são os menos frutíferos de todos. Eles puxam a árvore para baixo, aumentando o risco de dobras ou curvas indesejadas. Em seguida, você precisa remover todos os brotos secos ou galhos infectados. Tais processos não darão frutos, portanto, são completamente inúteis - devem ser descartados. É importante fornecer muita luz à planta, portanto, corte quaisquer brotos que interfiram no seu fluxo.É importante para a restauração precoce de ramos perdidos e o amadurecimento completo dos frutos.

Se você executou este procedimento corretamente, a árvore voltará ao normal após algumas temporadas. Ele terá um aumento no tamanho dos frutos, e eles próprios se tornarão mais suculentos e doces.

Mudanças na copa e na folhagem da árvore também se tornarão perceptíveis. Adquirirá uma cor verde mais brilhante, o amarelecimento e o ressecamento das folhas desaparecerão. Todos esses sinais indicam que a árvore agora está saudável e cheia de energia para crescer ainda mais.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário