Tudo o que você precisa saber sobre poda de uma macieira jovem
Uma parte importante do cuidado de uma macieira jovem, além de regar e processar com diversos meios, é a poda. Graças a ela, você pode não só deixar bonita a aparência da árvore, mas até melhorar a colheita. Uma poda de alta qualidade pode ser comparada ao tratamento, que é a chave para o correto e pleno desenvolvimento da macieira. Por que a poda é necessária, como fazê-la, o que temer, como cuidar, entre muitas outras nuances, serão discutidos no artigo.
A necessidade de poda
Sem poda, a árvore adoece e não se desenvolve adequadamente. Abaixo estão as razões específicas pelas quais a poda é necessária.
-
A poda correta forma uma coroa correspondente. A copa da árvore torna-se esteticamente agradável aos olhos.
-
A poda ajuda a evitar a sobrecarga dos ramos. Se essa sobrecarga ocorrer, os galhos podem simplesmente se quebrar.
-
A formação de uma copa com uma determinada forma limita a altura da árvore... Se a árvore for muito alta, existe a possibilidade de que ela se incline para qualquer um dos lados.
-
Podar a macieira melhora a ventilação... Isso reduz a probabilidade de pragas e várias doenças.
-
Podando árvores você pode aumentar o acesso da luz aos ramos mais baixos.
-
Poda estimula a formação de raízes em uma jovem macieira.
-
A colheita após a poda também é melhorada porque a árvore para de desperdiçar energia em galhos desnecessários.
Cronometragem
Alguns jardineiros acreditam que é melhor podar uma macieira jovem na primavera. Do ponto de vista científico, o início da primavera é de fato mais adequado para esse processo. O motivo para isso é bastante banal - nesse período a árvore ainda está "dormindo", ou seja, não há fluxo de seiva na planta. Assim, após a poda, a árvore quase não perderá seu suco. Ao mesmo tempo, o fluxo de seiva, que em breve começará, contribui para a rápida cicatrização de "feridas". Para poda de primavera, você precisa escolher um momento em que a marca de temperatura sobe acima de +10 graus. Melhor ainda, espere por uma série de dias assim. Certifique-se de pegá-lo antes de abrir o botão.
Você também pode podar no outono. A poda de outono deve ser feita cerca de um mês antes do início da geada.
Isso é necessário para que a árvore tenha tempo de se recuperar (as feridas devem sarar completamente). A macieira está completamente limpa de frutos (se houver), enquanto as folhas caem completamente. Você deve primeiro limpar todo o círculo do tronco. Só depois de tudo você pode iniciar o próprio processo.
Uma orientação geral para o tempo de poda é a seguinte - a árvore deve estar em "hibernação"... A poda também afeta negativamente as plantas na estação fria: em temperaturas abaixo de 8 graus abaixo de zero, tais atividades não devem ser realizadas. Não há prazos específicos para a poda de árvores - tudo depende das características do clima, variedade e terreno. Por exemplo, na Sibéria, não é recomendável fazer podas de primavera, pois nesse período ainda faz muito frio. Uma época aceitável para essas regiões é o início do outono. Alguns jardineiros são guiados pelo calendário lunar, que também não é totalmente correto.
Que ferramentas você precisa?
Existe um conjunto de ferramentas sem as quais a poda de alta qualidade de uma macieira é simplesmente impossível.
-
Faca de jardim. Deve ser bem afiado.
-
Tesouras de podar... Ele também precisa ser afiado primeiro.
-
Serra de jardim especial. Às vezes, é necessário até mesmo para cortar galhos de árvores jovens.
-
Outro podador. O segundo podador deve ter cabos longos.
-
Garden var.
Todos os instrumentos devem ser bem afiado, caso contrário, eles afetarão fortemente os pontos de corte. Normalmente, uma escada não é necessária para podar árvores jovens.
No entanto, é recomendável obter um para o caso.
Todas as ferramentas de corte antes do trabalho são preliminarmente embebido em água morna contendo componentes desinfetantes. Garden var é necessário para lubrificar as fatias. Você pode substituí-lo por uma pasta ou uma solução de sulfato de cobre.
Esquemas básicos
Existem dois esquemas principais de poda de árvores. Eles são feitos de maneiras diferentes e usados para finalidades diferentes.
"No ringue"
Este método é usado quando há necessidade de deletar um branch. Na base de cada um dos galhos ocorre uma inundação de anéis. Este "anel" é uma camada de células capaz de rápida reprodução. Assim, se o ramo for cortado junto com esse "anel", a ferida formada no local do corte não cicatriza por muito tempo. Caso contrário, a parte cortada do galho vai secar cada vez mais até virar uma espécie de pequeno linho. No entanto, normalmente o corte é feito diretamente ao longo do próprio "anel". Esse tipo de corte também é permitido quando o galho é retirado ao longo de uma linha que divide o ângulo entre o galho removido e o tronco pela metade.
"No rim"
Este método geralmente é usado para tornar os ramos mais curtos. Para cortar o rim, você precisa encontrar os rins. É muito simples fazer isso - eles estão localizados em brotos jovens e quase sempre são escalonados. Metade deles são rins externos e a outra metade são internos. Para o desbaste, os ramos localizados nos botões externos geralmente são removidos. Os cortes para o botão interno são feitos se a copa da árvore estiver fraca e os ramos mais baixos tiverem crescido fortemente.
Os ramos são cuidadosamente cortados em um ângulo de 45 graus. O corte deve ser 2 ou 3 mm mais alto que o próprio rim. Isso permitirá que o rim extremo se desenvolva corretamente.
Todas as fatias com diâmetro superior a 1 cm são obrigatórias precisa ser tratada com uma pasta-massa, à medida que se tornam a "entrada" para vários tipos de infecções e bactérias.
Como aparar para a idade?
É considerado difícil para os jardineiros iniciantes podar adequadamente as árvores jovens. No entanto, isso não é bem verdade. É uma árvore jovem e mais fácil de podar, bastando seguir algumas dicas simples.
Vale lembrar que os rebentos laterais são cortados imediatamente após o plantio. Se isso não for feito, apenas os ramos superiores crescerão bem.
1 ano
A poda não é recomendada para o primeiro ano após o plantio. A macieira anual ainda está muito fraca e a poda pode se tornar um estressor adicional para ela, o que pode não ser muito benéfico para sua saúde. No entanto, alguns jardineiros estão empenhados em podar tão "jovens", acreditando que isso reduz a carga sobre as raízes frágeis. Nessa idade, é permitido retirar ramos laterais que estejam a menos de 70 cm do solo.
2 anos
No segundo ano após o plantio, você já pode começar a formar a copa da futura árvore. Normalmente, uma macieira de dois anos ainda não desenvolveu bons ramos laterais. No entanto, eles estão lá e devem ser removidos. Mas você só precisa cortar ramos individuais localizados a um nível abaixo de 1 metro do solo.
Ao contrário da macieira anual, neste caso é necessário cortar os ramos laterais. Em seguida, você precisa esperar o momento em que novos ramos laterais crescerão.
É com eles que começa a formação de uma coroa completa. Nesse período, já é possível perceber se a muda apresenta defeitos de desenvolvimento. E é nesse período que eles ainda podem ser ajustados.... E você também precisa cortar galhos que crescem em um ângulo agudo - eles são considerados os mais fracos.Certifique-se de que a árvore tenha um tronco. Simplificando, se o tronco de uma árvore se bifurca, você precisa agir e se livrar do tronco lateral.
3 anos
No terceiro ano, recomenda-se iniciar a poda dos ramos doentes e fracos.... Este é um bom momento para começar a formar a segunda camada. Deve ser 50 cm mais alto que o primeiro. Se você encontrar um cruzamento de galhos, deverá cortar um deles. Algumas macieiras nessa idade já podem começar a dar frutos. É necessário também podar de forma que os ramos superiores não bloqueiem o acesso da luz aos inferiores. Claro, você não pode remover galhos de frutas ou cortá-los em grandes quantidades - isso reduzirá drasticamente a quantidade de colheita. Em geral, todos os ramos de uma macieira de três anos são cortados cerca de 30 cm. A partir dessa idade, será necessário limitar regularmente o crescimento da árvore.
Cuidados de acompanhamento
Em primeiro lugar, após a poda, você deve inspecionar cuidadosamente a macieira quanto a danos. Devem ser tratados com anti-sépticos e depois com verniz de jardim ou pasta especial. Além disso, após a poda, regue a árvore abundantemente. A alimentação de plantas também é incentivada. As duas últimas manipulações são necessárias para que a árvore receba um incentivo para crescer após a poda.
No caso da poda de primavera, o adubo das árvores deve conter fertilizantes com alto teor de nitrogênio. Após a poda de outono, é necessário preparar a árvore para o inverno - para isolá-la.
E também é imperativo se livrar do musgo ou líquen que se fixou em uma árvore. Isso deve ser feito com cuidado e de preferência com um pedaço de plástico. As áreas danificadas também devem ser tratadas com anti-sépticos.
Erros comuns
Existem vários erros que devem ser evitados sempre que possível.
-
Não corte muitos galhos de uma vez. É melhor cortar menos do que demais. Se você tiver dúvidas sobre se deve cortar um galho, é recomendável adiar a poda para mais tarde. É melhor consultar um profissional ou encontrar material relevante sobre este tópico.
-
Você precisa podar regularmente - anualmente e em pequenas quantidades.
-
Se a árvore estiver doente, você não precisa cortá-la.... Isso vai machucá-lo ainda mais. É necessário esperar até o momento em que esteja curado.
-
É necessário aderir a um formulário - piramidal e tente não mudá-lo ao longo da vida da macieira.
-
Não corte galhos em tempo chuvoso. Você precisa escolher um dia sem precipitação.
-
Você não deve se envolver em tal trabalho no meio do dia, bem como sob os raios do sol escaldante.... A melhor época para podar é na noite anterior ao pôr do sol.
-
Às vezes, em um determinado momento, a copa de uma árvore começa a crescer unilateral... Neste caso, os ramos inferiores são amarrados mais próximos do tronco, e os superiores, pelo contrário, são "empurrados para trás" do tronco com escoras especiais.
O comentário foi enviado com sucesso.