Tudo o que você precisa saber sobre a poda de uma macieira colunar
Entre os jardineiros inexperientes, há uma opinião de que as macieiras colunares não dão rebentos laterais, mas isso é uma ilusão. Vale a pena dizer que mesmo muitos melhoristas experientes, ao plantar tais árvores no jardim, nem sempre sabem podar adequadamente, sendo de fato uma das principais etapas do cuidado de uma árvore de alta qualidade. Vamos conversar sobre isso.
A necessidade de poda
Quando um jardineiro planeja cuidar de uma macieira colunar, ele deve levar em consideração as características de crescimento dessas árvores. Essa forma tornou-se possível graças a um gene especial que está presente na árvore subdimensionada. Se a macieira cresce em seu ambiente natural e não é podada, seus galhos formam uma coluna piramidal, na qual existem brotos laterais.
De lado, a macieira parecerá um choupo ou talvez até um cipreste. O jardim requer modelagem. O jardineiro pode não fazer poda séria, mas apenas beliscar os processos laterais na fase inicial de desenvolvimento.
Vale a pena saber que, com a abordagem errada, aumenta a probabilidade de a macieira colunar se transformar em planta anã e sua copa se espalhar. Para ter sucesso, o jardineiro é obrigado a remover os processos laterais a cada primavera, então a coluna clássica aparecerá. É graças a este procedimento que é possível conter o crescimento dos ramos nas laterais e criar a forma desejada.
Mas a formação de uma bela coroa não é o único momento positivo. Existem outras vantagens na poda de alta qualidade, e elas também devem ser mencionadas:
- o plantio denso de árvores no jardim torna-se possível - assim, o espaço no local é economizado;
- com o tempo, os brotos novos fortalecerão e substituirão os antigos;
- a folhagem é bem ventilada em tal copa;
- mais luz - menos doenças;
- as árvores com copas decoradas têm uma vida útil mais longa;
- os frutos têm luz e nutrientes suficientes, já que a energia não é gasta na manutenção do crescimento de galhos desnecessários.
Se a poda for feita corretamente, o resultado será uma colheita abundante de ano novo. Vale a pena retirar da árvore todos os brotos que parecem doentes, danificados, bem como aqueles em que os frutos pararam de se formar. Se você remover o galho antigo, o novo começará a crescer um pouco mais alto. Além disso, é a poda que provoca o crescimento ativo de novos brotos.
Importante! Se o agricultor fizer uma poda excessiva, a colheita só pode ser esperada depois de dois anos.
Instrumentos
Para realizar o procedimento de corte, você precisará do seguinte inventário:
- faca de jardim, com a qual pequenos crescimentos são removidos;
- tesouras de jardim, através das quais longos ramos são cortados;
- tesouras de podar.
Alguns podem precisar de uma escada para trabalhar o topo da macieira. Definitivamente, vale a pena preparar um carrinho, no qual seja conveniente dobrar e depois retirar os brotos aparados do local. Para o beneficiamento dos cortes, utiliza-se um campo de jardinagem, você mesmo pode prepará-lo ou comprá-lo em loja especializada. Se não for possível comprá-lo, você pode simplesmente preparar uma caixa de chatterbox de argila. Em qualquer caso, é necessário realizar o processamento posterior das secções, caso contrário, a infecção pode penetrar nas mesmas.
Qualquer equipamento usado diretamente para aparar deve primeiro ser desinfetado. Você pode usar uma solução de alvejante comum para fazer isso.
Como aparar corretamente?
A poda de uma macieira colunar é um processo simples, você só precisa conhecer a tecnologia. A primavera é melhor para jardineiros iniciantes. O momento do procedimento na região de Moscou, nos Urais, na Sibéria, será diferente devido às diferenças nas condições climáticas. O número de brotos podados também será diferente, seja uma macieira velha ou uma de 2 anos. Em qualquer caso, é necessário formar a coroa em quatro etapas, começando na primavera e terminando no outono.
A primavera é considerada o período de maior sucesso, é nesta época que o ramo central é determinado. A poda é realizada após a perda de cor da árvore. No verão, você pode remover o crescimento novo que não é necessário. A principal etapa da poda cai no inverno e, no outono, são retirados os brotos cultivados verticalmente, que podem substituir o tronco.
Na primavera
Para os iniciantes, convém referir que durante este período a poda é efectuada antes do início do escoamento da seiva. No segundo ano, a macieira com três anos pode ser processada durante este período para ativar um novo crescimento. Deixe 4-5 botões nos ramos. No mundo profissional, esse corte também é chamado de beliscar. O único objetivo é conseguir novos brotos para começar a crescer.
Se falamos sobre o esquema, então é o seguinte:
- é necessário que as macieiras, que têm apenas um ano, removam os botões sem exceção;
- se for uma árvore de 2 anos, vale a pena deixar no máximo cinco inflorescências em cada galho;
- Para macieiras de 3 anos e adultas, os botões são removidos de cada inflorescência de forma que não haja mais do que dois em cada.
Teremos que podar os brotos congelados na primavera. Se este for o topo, então vale a pena determinar imediatamente o novo crescimento de reposição, entre os que estão na árvore.
Verão
A poda de verão envolve a remoção de brotos verdes que se formaram no ano novo. Não é difícil identificá-los, visto que se estendem desde o tronco central. Não há necessidade de usar nenhuma ferramenta, os brotos podem ser simplesmente arrancados. O jardineiro deve ter muito cuidado, a retirada desse tipo de vegetação não prejudica a macieira, mas é importante não danificar a casca, pois infecções podem penetrar nesta ferida.
Se a árvore ganhou muitos frutos, você pode remover os extras. A macieira pode não ter força para coletar a quantidade necessária de nutrientes para que todas as maçãs cresçam grandes e suculentas. Se no verão aparecerem brotos na árvore com uma infecção evidente de fungo ou outra infecção, é melhor livrar-se deles e não esperar pela poda de outono. Você pode tentar realizar o tratamento com "Horus" ou "Oxyhom".
No outono
Quando negligenciada, a macieira costuma doer. A poda de outono permite retirar ramos desnecessários e afinar a copa. É necessário realizar o procedimento somente após a colheita ter sido colhida e o fluxo de seiva nos brotos cessar. Galhos, galhos secos, brotos quebrados e velhos devem ser removidos de uma árvore que cresceu demais. O tempo pode variar dependendo da região em que a árvore cresce. Se esta for a região de Moscou, a melhor época para a poda de outono é setembro; no sul, você pode cortar os galhos em excesso em novembro.
Existe um esquema de cultivo ótimo para iniciantes.
- A partir do outono, geralmente são plantadas árvores jovens, neste caso, antes do inverno, todas as folhas e brotos nas laterais são removidos. Isso é necessário para que a árvore direcione todas as suas forças para o enraizamento.
- No próximo outono, os brotos de até 30 cm são removidos.
- Cada ramo restante deve ter 2-3 botões.
- Se uma macieira de três anos for podada, os galhos e galhos que crescem incorretamente serão removidos.
- Nos anos subsequentes, todo outono, a macieira colunar é cortada para desbastar a copa.
No inverno
A macieira colunar não tem ramos permanentes. Os rebentos que estão no fundo são forçados a crescer em condições piores do que os do topo porque não têm sol. É no inverno que se formam as zonas de frutificação, que se deslocam para cima com o passar dos anos. No inverno, os brotos secos e quebrados devem ser removidos. Não há necessidade de deixar os fracos.São as árvores velhas que são melhor podadas no inverno, pois têm força suficiente para sobreviver a esse tratamento. Se você remover os galhos durante este período, a macieira terá tempo para se recuperar antes que os botões apareçam.
Podar uma árvore de três anos de acordo com o seguinte esquema.
- Fica o rebento mais forte, que deve necessariamente crescer a uma altura de 500 mm do solo.
- O comprimento da fuga a ser deixado não pode ser inferior a um metro.
- Retire-se 50 mm dele e corte no anel. É assim que uma árvore é transferida para uma fuga.
- No segundo estágio, são cortados todos os ramos que contribuem para o espessamento da copa ou apresentam crescimento anormal.
- Os ramos fracos e doentes são removidos à medida que consomem nutrientes, mas atrapalham.
- Como resultado dessa poda, apenas alguns brotos devem permanecer na macieira, que, por sua vez, removem até 3 gemas.
- Todas as feridas devem ser tratadas com verniz de jardim ou qualquer outro meio que impeça a infecção de entrar no tronco da árvore.
É preciso lembrar que as lavouras colunares, mesmo que sejam podadas de maneira adequada e oportuna, não vivem mais do que 15 anos. A árvore não morre, mas enfraquece, é mais facilmente afetada por doenças, as maçãs ficam menores e perdem o sabor habitual. Jardineiros experientes aconselham não realizar a poda rejuvenescedora subsequente, mas cortar a planta completamente e plantar uma nova em seu lugar.
Cuidados de acompanhamento
Após qualquer poda, cuidados de acompanhamento devem ser dados à macieira. Isso se aplica principalmente às condições de detenção. Se isso não for feito, a árvore deixará o procedimento por muito tempo. Para preparar um campo de jardim para o processamento de pontos de corte, você precisará de:
- manteiga;
- cera de abelha, que pode ser substituída por parafina.
Graças ao tratamento de feridas com este agente, curam rapidamente e o risco de infecção por microrganismos patogênicos é reduzido significativamente.
Rega
A necessidade de uma macieira na água depende da quantidade de precipitação e da região de crescimento. Contudo, uma árvore enraizada não requer muita água, especialmente se houver muita chuva e nenhuma seca durante a estação. Para a maioria das macieiras e árvores colunares não são exceção, cerca de 2,5 cm de chuva por semana ou dez dias é o suficiente. As árvores podem precisar de um pouco mais de umidade durante sua primeira estação de crescimento, pois os brotos estão crescendo ativamente.
Quando é realmente hora de regar a árvore, é importante fazer isso para que uma área com água estagnada não seja criada ao redor do tronco e as raízes não fiquem úmidas por muito tempo. Isso é tão ruim quanto a seca para a árvore. O excesso de água retira o oxigênio do solo, impede que as raízes absorvam minerais essenciais e torna a árvore suscetível à decomposição e infecção. O jardineiro terá que ajustar a rega. Deve ser realizado regularmente, apenas no outono a quantidade de umidade é reduzida ao mínimo. Já que durante este período a macieira deve se preparar para o inverno.
No verão e na primavera, a macieira é regada profundamente - de modo que o solo fica encharcado por 30-40 cm. A rega ideal para uma macieira envolve uma imersão profunda das raízes. Você pode simplesmente colocar uma mangueira de jardim perto do tronco e abrir a água. Em algumas horas, o solo ao redor ficará molhado até a espessura necessária. É importante que a água não fique na superfície, pois é um sinal de que já existe umidade suficiente e a irrigação pode ser desligada. Uma vez por semana é suficiente, mas com o início do calor, a rega é feita duas vezes em sete dias, e às vezes com mais frequência.
Fertilizantes
Quanto aos curativos, após a poda primaveril, é melhor adicionar infusão de verbasco ao solo. Ao redor do tronco, o solo é regado e coberto com cobertura morta. No verão, podem ser utilizadas misturas complexas, mas com baixo teor de nitrogênio, uma vez que a árvore não precisa dele durante o período de formação dos frutos. Esse elemento confere às plantas a capacidade de produzir mais clorofila, o que, por sua vez, promove o crescimento mais rápido da parte que fica acima do solo - a folhagem.As macieiras colunares requerem nitrogênio para o crescimento dos rebentos e a produção de folhas, mas apenas no início da primavera.
No outono, é aconselhável dar potássio e fósforo à árvore, pois ajudam a sobreviver ao inverno, contribuem para uma boa safra na próxima estação e aumentam a imunidade da planta. Se as árvores não florescem ou frutificam de maneira adequada e o teste de solo indica deficiência de fósforo, será necessário aplicar fertilização adicional para aumentar a floração e a frutificação. Qualquer fertilizante é melhor aplicado não mais do que uma vez por semana, você pode usar curativos com uma liberação lenta de oligoelementos.
Os fertilizantes sintéticos devem ser aplicados após uma rega completa - a água evita que queimem as delicadas raízes da árvore.
Adubo
A cobertura morta é indispensável, pois nas macieiras colunares o sistema radicular fica próximo à superfície, por isso seca rapidamente.
Usado como cobertura morta:
- serragem;
- turfa;
- húmus.
A camada de cobertura morta é trocada a cada ano.
Tratamento
O uso de zinco e ureia no outono ajuda no combate à sarna da maçã. Além disso, após a poda, é aconselhável o uso de fungicidas no início da primavera. Entre eles, o sabão de cobre e o líquido bordalês, assim como o sulfato de cobre, são muito populares. A podridão negra pode ser controlada com o uso de fungicidas à base de prata. Para lidar com a moniliose, pode-se usar spray com líquido Bordeaux 3%. Durante a estação de crescimento, uma solução a 1% é adequada. Hom ajuda muito contra a citosporose, que deve ser usada antes que os botões desabrochem. Além disso, antes da floração, trate as árvores com uma solução de sulfato de cobre. Após a floração, trate com Hom novamente.
A caiação de troncos na primavera e no final do outono também é uma excelente medida preventiva. Antes do frio do inverno, alimente as macieiras colunares com fertilizantes contendo fósforo e potássio. Para o oídio, use um spray de estágio de botão de rosa para reduzir o acúmulo de patógenos. Entre os remédios populares estão a cal e o enxofre, que são borrifados nas árvores. Outra doença, não menos perigosa para as macieiras, é a bacteriose. Como medida preventiva, os jardineiros são aconselhados a adquirir mudas somente em locais comprovados, examinar cuidadosamente a compra e desinfetar o solo com solução de sulfato de cobre.
Sabonetes ou óleos inseticidas, como nim ou colza, costumam ser o melhor método de controle de pulgões. O uso de caulim e argila de caulim ajuda na formação da pupa.
Erros comuns
Jardineiros inexperientes cometem muitos erros quando estão aprendendo a podar macieiras colunares. Em primeiro lugar, você não deve deixar um toco curto, porque assim os botões não crescerão. Ao mesmo tempo, muito tempo simplesmente apodrece e morre com o tempo. Atenção especial à qualidade do corte. Deve ser liso e sem rebarbas. Se for oblíquo e forrado de trapos, é um trauma para a árvore, que vai sarar por muito tempo, se o procedimento for feito para formar galhos nas laterais, então é melhor podar o botão.
Do lado de fora pode parecer que fazer o corte perfeito é fácil, na prática tudo sai diferente. Existem várias regras que devem ser seguidas:
- corte sempre de baixo para cima;
- o corte tem sua própria direção - do rim;
- corte apenas reto, evitando a formação de sulcos na casca, enquanto corta dois dedos acima da localização do rim.
Ao podar os rebentos de uma macieira colunar, sobram sempre 2-3 botões. O futuro crescimento dos ramos depende da correção do procedimento realizado pelo jardineiro.
Dicas úteis
Jardineiros experientes sabem na prática como podar adequadamente uma macieira colunar para que ela não sofra, e no próximo ano pode agradar com uma rica colheita. A principal característica dessas árvores é que elas apresentam baixo crescimento, uma vez que geneticamente poucos hormônios estão embutidos nelas. Para compensar isso, a macieira produz muitos botões de flores no tronco.O broto principal só conseguirá suportar os frutos se tiver força suficiente, o que se torna impossível com a formação de brotos laterais desnecessários.
Melhor plantar árvores a uma distância de 80 cm a 1 metro. Apesar de muitos jardineiros considerarem um plantio tão denso, isso não afeta o rendimento, bastando cumprir algumas condições.
- Quanto mais galhos você remover, melhor crescerão os restantes.
- Na primavera, a formação dos arbustos da macieira colunar deve começar até o período de escoamento da seiva. Se o jardineiro não tiver tempo, é aconselhável adiar a poda para o verão ou outono.
- Não é difícil formar um bonsai, mas o jardineiro deve ser cuidadoso e paciente. A poda é feita em etapas, caso contrário, a macieira simplesmente não sobreviverá.
- Se você remover o galho, deixando apenas 4 botões, na nova temporada novos brotos vão crescer lá, nos quais haverá muitas maçãs.
- Se você não terminar a poda, mas provocar um novo crescimento, verá como os brotos começam a aparecer na macieira. Será fraco, infrutífero, enquanto muitos nutrientes irão para ele da árvore.
- Às vezes, mas isso se aplica a jardineiros experientes, não um, mas vários troncos são deixados em uma macieira colunar, embora seja mais difícil cuidar dessas árvores.
Existem outras ótimas dicas a seguir.
- O equipamento utilizado para aparar deve ser bem afiado, e não apenas desinfetado.
- As feridas devem ser tratadas com verniz de jardim ou outro meio.
- A parte mais vulnerável de uma macieira colunar é o topo. Para que se desenvolva normalmente, será necessário sair do rim coronário. Seu maior inimigo é a geada, por isso é melhor cobrir a copa da árvore, principalmente se ela crescer em uma região com invernos frios.
O comentário foi enviado com sucesso.