Por que aparecem manchas nas folhas da macieira e o que fazer?
Nas folhas de maçã, muitas vezes você pode ver manchas de tons diferentes. Via de regra, indicam que a árvore está doente e precisa ser tratada com urgência. Caso contrário, existe um grande risco de ficar sem colheita. Falaremos sobre quais doenças podem causar manchas e como tratá-las neste artigo.
Os principais motivos do aparecimento
Sarna
Esta doença é considerada uma das mais perigosas para as macieiras. É de origem fúngica e é muito ativo contra a árvore. A doença se espalha de maneira especialmente rápida em baixas temperaturas e altos níveis de umidade. O fato de a árvore apresentar sarna é evidenciado pela presença de pequenas manchas, pontos e feridas na folhagem. Com o tempo, as manchas começam a ficar marrons no meio e, em seguida, rachar, o que pode facilmente contaminar a planta com podridão.
Quanto mais a doença progride, mais fraca fica a macieira: ela começa a derramar folhagens e frutos, que também estão cobertos de manchas. Se as maçãs permanecerem no galho, elas perderão o sabor e o apelo visual. É possível tratar esta doença com a ajuda de produtos biológicos. No entanto, não se deve esquecer o tratamento preventivo, que ajudará a prevenir o aparecimento da doença.
Ferrugem
Outra doença fúngica, cuja presença é evidenciada por numerosas manchas vermelhas, vermelho-escuras, laranja na folhagem, com manchas pretas no interior... Freqüentemente, a doença é transmitida à árvore pelo zimbro. Ao mesmo tempo, ocorre inicialmente rachaduras na casca, crescimentos marrons e muco nas rachaduras, e depois disso a doença começa a precipitar a folhagem da maçã.
Você pode tratar esta doença. Para fazer isso, você precisa se livrar das áreas afetadas da árvore, incluindo folhagens, galhos ou frutas. Observe que você não deve deixar as partes em que há manchas que não são grandes em tamanho. Após a retirada das partes afetadas, é necessário tratar a madeira com agentes químicos.
Oídio
Doença que uma árvore infecta por meio de esporos de fungos. Via de regra, ela se manifesta no último mês da primavera. A presença da doença neste período é evidenciada pela placa serosa, que se forma na folhagem jovem e nas inflorescências. O ovário não se forma nos botões afetados e a folhagem doente começa a se enrolar e morrer. Se a doença apareceu durante a formação das maçãs, então uma malha de tecido de cortiça aparece sobre elas.
Para se livrar da doença, é necessário eliminar todas as áreas afetadas e tratar os locais de corte com agentes fungicidas.
Mancha marrom
O segundo nome para essa doença fúngica é marsoníase. Ele aparece com mais frequência nas árvores cujas raízes recebem muito pouca atenção. Esta doença afeta ativamente as inflorescências, razão pela qual a macieira posteriormente não produz um grande número de frutos. A presença da doença na planta é indicada por manchas irregulares de tonalidade amarelada. Eles podem ter uma "borda" marrom ou podem passar sem ela.
Com o desenvolvimento da doença, a folhagem e os rebentos começam a amarelar, secar e cair, o que impede o desenvolvimento da macieira. Para se livrar da doença, a árvore deve ser borrifada com medicamentos fungicidas e antibióticos.
Queimadura bacteriana
Esta doença torna-se mais ativa na primavera, quando os ramos e botões ficam castanhos. Com o desenvolvimento da doença, os brotos jovens começam a ficar pretos e secos, manchas pretas se formam na folhagem - ocorre necrose do tecido. A casca doente da árvore começa a inchar, surgem feridas cujas bordas têm um tom púrpura. Um cheiro azedo geralmente emana das áreas afetadas. Além disso, as feridas começam a secar, escurecer e cair. O limo ficará visível no corte da casca afetada.
Podridão de fruta
O segundo nome dessa perigosa doença fúngica é moniliose. Se uma planta adoece com esta doença, os ramos de seus frutos, flores com ovários e brotos são queimados, após o que começam a secar. Por muito tempo eles continuam grudados na árvore sem cair. Ao mesmo tempo, os frutos da macieira podem apodrecer. Normalmente, esta doença é transmitida pelo vento e esporos e se desenvolve ativamente em fontes frias e úmidas.
Clorose
A clorose é menos comum. Com ela, o processo de formação da clorofila nas folhas é interrompido, elas adquirem uma tonalidade verde pálida ou amarelada. Além disso, os nutrientes deixam de fluir normalmente para os brotos, o que não afeta da melhor forma o seu desenvolvimento.
Na maioria das vezes, a clorose ocorre devido a danos mecânicos à casca e à influência da geada no inverno. A casca doente subsequentemente começa a morrer ou fica coberta de rachaduras, onde fungos nocivos podem facilmente penetrar, causando apodrecimento da raiz ou caule.
Dano mecânico
Na maioria das vezes, são os danos mecânicos que se tornam a principal causa de infecção das árvores. Esses danos podem ocorrer em várias circunstâncias: durante uma tempestade, colheita de frutas, durante o transporte.
Em qualquer caso, o dano deve ser desinfetado, caso contrário a planta pode sofrer.
Visão geral do tratamento
Se a árvore não for tratada, corre-se o risco de perder a colheita e a própria planta morrer. Isso deve ser feito com urgência, percebidos os primeiros sintomas, para não iniciar a doença. Para combater as manchas nas folhas da macieira, recomenda-se a utilização dos seguintes produtos: "Fitomicina", "Raek" e Líquido Bordéus. Foram eles que se mostraram melhor na prática.
- "Fitomicina" É um agente biológico que atua como análogo de um antibiótico natural e atua meio dia após o tratamento. Não estraga a microflora da terra em que a macieira cresce e não tem um efeito negativo em animais de sangue quente. É especialmente recomendado o uso deste medicamento para moniliose ou queimaduras bacterianas.
- "Rayok" - este é outro remédio que pode combater ativamente os fungos, geralmente é recomendado usá-lo para sarna ou oídio. A droga é rapidamente absorvida, o que acontece dentro de 2 horas após o tratamento, dá um efeito de longo prazo, enquanto a chuva não tem medo dela.
- Líquido bordeaux - É um dos remédios mais populares para o controle de doenças, seja ela sarna, podridão de frutas ou outras manchas. É muito fácil usar o medicamento: basta diluí-lo em água. A vantagem desse remédio é não causar queimaduras na árvore. Eles começam a usá-lo no início da primavera e durante a estação de crescimento.
Observe que ao processar madeira com qualquer uma dessas ferramentas, você deve observar as precauções de segurança: não negligencie o respirador e as roupas de proteção. Caso contrário, existe o risco de prejudicar a sua saúde.
Medidas de prevenção
O cumprimento das medidas preventivas ajuda a prevenir a ocorrência de doenças ou livrar-se delas a tempo... Assim, após a colheita dos frutos mais perto do outono, todas as folhas velhas devem ser recolhidas e queimadas. Isso é explicado pelo fato de que esporos de fungos prejudiciais podem permanecer em tal folhagem. Além disso, as pragas também podem se esconder sob ele. Preste muita atenção na escolha das mudas para o plantio: elas devem ser lisas, sem danos visíveis. Lute contra insetos prejudiciais. Freqüentemente, são portadores de doenças infecciosas.Além disso, as pragas freqüentemente inibem o desenvolvimento de uma árvore, alimentando-se de seus sucos e outras substâncias úteis.
Desinfete suas ferramentas de jardim regularmente... Caso contrário, existe o risco de transferir a infecção da árvore afetada para uma árvore saudável. A baixas temperaturas, é aconselhável aquecer a macieira. Para fazer isso, você pode fazer fogueiras ao lado da árvore.
Não se esqueça dos tratamentos preventivos de árvores. Isso ajudará a prevenir a ocorrência de doenças.
O comentário foi enviado com sucesso.