Por que as maçãs apodrecem nas árvores e o que fazer?
Qualquer pessoa, mesmo um jardineiro experiente, pode enfrentar maçãs podres que ainda crescem em uma árvore. Para não perder toda a safra, esse problema deve ser resolvido imediatamente.
Motivos principais
Via de regra, a razão pela qual as maçãs apodrecem e explodem em uma árvore é o efeito de vários tipos de fungos. Os parasitas passam o inverno se escondendo em folhagens velhas ou galhos deixados no solo e, depois, com a ajuda do vento, da água e dos insetos, se espalham ao longo da temporada por meio de árvores saudáveis. Às vezes, a causa de uma doença fúngica no jardim pode ser o próprio jardineiro, que trouxe infecções na sola de seus sapatos.
Em primeiro lugar, a podridão dos frutos em uma macieira é desencadeada pela moniliose, também conhecida como podridão úmida dos frutos. Os sintomas mais óbvios aparecem nas maçãs quando começam a amadurecer.
Primeiro, a superfície de uma fruta é coberta com manchas marrons macias, crescendo rapidamente em largura e profundidade. As manchas putrefativas "movem-se" para as frutas vizinhas nas áreas que estão em contato com elas. Gradualmente, as lesões são cobertas por padrões arredondados de pontos de luz. Por fim, as maçãs estragadas, já apodrecendo de dentro para fora, caem.
Devo dizer que algumas frutas em uma macieira infectada podem parecer bonitas e saudáveis por fora, mas os processos de putrefação delas ainda começam após a colheita para armazenamento. A casca dessas frutas torna-se preta brilhante e a polpa torna-se marrom. No tempo seco, essas frutas praticamente escurecem e ressecam. A infecção da fruta mumificada se espalha para os galhos da árvore, que são primeiro cobertos com manchas e depois morrem.
A próxima razão para a podridão da maçã é a crosta ou podridão seca. Normalmente, a atividade ativa desse fungo começa após chuvas prolongadas, e a derrota se estende não só aos frutos, mas também às lâminas das folhas com botões. Os esporos de fungos podem se desenvolver na faixa de temperatura de +2 a +30 graus, mas eles são tão bons quanto possível a +19. Após a floração, aparecem sinais visuais de crosta de maçã. Enquanto as lâminas das folhas ficam manchadas de floração e ressecam, os frutos são "decorados" com formações esverdeadas com borda cinza.
Parte da polpa interna endurece e deforma, e então a fruta quebra. As frutas se desenvolvem lentamente e suas características gustativas se deterioram significativamente. Rachaduras nas maçãs podem continuar a aparecer mesmo após a colheita.
Às vezes, a cultura é exposta ao fungo do ganso mosca. Sua infecção pode ser avaliada pelas alterações externas no fruto: sua superfície é preenchida com tubérculos pretos, que lembram excrementos de moscas. A doença geralmente se desenvolve em condições de alta umidade, ou seja, em copas densas ou plantações espessas, ou após chuvas intensas. As frutas também podem apodrecer se não tiverem boro. A falta da quantidade necessária do elemento mineral leva à clorose: amarelecimento da folhagem jovem e deterioração das maçãs. Nesse caso, a polpa da fruta é estragada por áreas de tecido duro de cor marrom que podem amolecer com o tempo. Além disso, as frutas racham e se deformam e, no final, geralmente caem da árvore.
Métodos de tratamento
Para tratar uma macieira da podridão deve-se basear no motivo pelo qual ela surgiu.
Mecânico
Combater frutas podres é um negócio inútil, você só pode se livrar delas. Colete carniça podre e frutas podres penduradas nos galhos todos os dias, de preferência 2 vezes. Para evitar a propagação da doença, eles são queimados fora da área do jardim ou, em casos extremos, são usados para compostagem de longo prazo. No segundo caso, os frutos estragados são dispostos em camadas junto com as folhas caídas, farinha de dolomita, cinza de madeira, esterco e outros componentes orgânicos, depois são enviados para infusão por 3-4 anos.
Os frutos devem ser removidos junto com os galhos e folhas infectados, se houver.
Com a ajuda de drogas
Se os frutos se deterioram devido ao conteúdo insuficiente de boro, é improvável que a colheita seja salva, porque os frutos já se formaram incorretamente. Contudo, Os especialistas ainda recomendam a realização do tratamento foliar das plantações com o medicamento "Mag-Bor", ou com ácido bórico, do qual 20 gramas foram diluídos em um balde de água decantada. Nos meses de outono, para evitar que o problema volte no próximo ano, será necessário alimentar as árvores com Borofoskoy. Isso deve ser feito de forma que cada metro quadrado do círculo tronco possa ser enriquecido com 40 gramas do medicamento. Quando a macieira completa sua floração na próxima temporada, ela precisa ser pulverizada com ácido bórico.
Realizando fertilização com boro, a cultura será capaz não só de proteger contra a clorose, mas também de ajudar no fortalecimento do sistema imunológico.
Noutros casos, tanto as próprias macieiras como o território onde se encontra o pomar são tratados com fungicidas biológicos e remédios populares. Na luta contra o apodrecimento, é importante usar exatamente aqueles preparados que são seguros para os seres humanos e para o meio ambiente. Uma vez que contêm apenas microrganismos benéficos em sua composição, eles podem ser usados imediatamente antes da colheita. Por exemplo, tais características são possuídas por "Fitosporin", "Alirin" e "Extrasol".
Os remédios populares se distinguem por um custo aceitável e segurança ambiental, além de os componentes para sua fabricação geralmente estarem sempre à mão. Embora não eliminem completamente a podridão da árvore, eles inibem significativamente a propagação da podridão. Via de regra, estamos falando de soluções que são utilizadas para pulverização semanal de copas e troncos de árvores. Para isso, em um balde de água, pode-se diluir 80 gramas de bicarbonato de sódio ou 50 gramas de sua versão de carbonato de sódio. 5-7 gotas de tintura de iodo também são adequadas - você pode comprar um produto a 5% na farmácia.
Sua alternativa pode ser o "Pharmayod", do qual 3 mililitros são dissolvidos em 6 litros de água. Os sprays de mostarda são frequentemente realizados. Uma droga popular é preparada a partir de 50 gramas de pó, que é enchido com água quente e infundido por 48 horas. Claro, ele também é filtrado antes do uso. Em um estágio inicial, uma solução de ureia lida de forma bastante eficaz com a moniliose. Deve ser preparado a partir de 650 gramas da substância e 30 litros de água da chuva sedimentada. Como o líquido é usado para pulverizar, você pode adicionar algumas colheres de sopa de detergente para louças, o que vai melhorar a "aderência" da droga.
Não apenas ambos os lados das placas de folha devem ser processados, mas também os ramos.
Medidas de prevenção
A prevenção de processos de putrefação começa na fase de seleção de uma variedade para plantio. A imunidade mais forte em relação à moniliose e outras doenças fúngicas é demonstrada por "Aydared", "Slavyanka", "Uralets", "Babushkino" e várias outras variedades. Plantações espessas contribuem fortemente para o desenvolvimento da doença. Isso significa que as macieiras devem ser inicialmente colocadas no local de acordo com os intervalos exigidos, sem esquecer a poda higiênica e formativa. Afinando a coroa, você precisa se livrar de todos os galhos doentes, secos ou quebrados.Idealmente, a cultura deve ser plantada em áreas elevadas que são regularmente ventiladas.
Os troncos deverão ser regularmente desenterrados, fertilizados e limpos de ervas daninhas. Durante a estação de crescimento, é importante remover e queimar folhas caídas, galhos quebrados e botões estragados em tempo hábil. Maçãs danificadas e caídas são tratadas de maneira semelhante. Quaisquer feridas nas árvores devem ser cobertas com verniz de jardim em tempo hábil.
Ao colher para armazenamento, você terá que controlar se as maçãs com rachaduras, amassados ou cascas rachadas não caem na caixa.
No início da primavera, o pomar de maçã é pulverizado com preparações que contêm cobre. Para este propósito, três por cento de Bordeaux líquido, "Oxyhom" ou "Abiga-Peak" são adequados. Em princípio, cerca de 2 litros de solução deverão ser despejados em cada árvore. Poucos dias antes do início da floração, as árvores precisam ser pulverizadas com o líquido Bordeaux, mas já um por cento. Fitolavin pode ser uma boa alternativa. Cerca de um mês antes da colheita, o jardim é pulverizado com uma solução de iodo ou "Fitosporin-M". No outono, quando todos os frutos já foram retirados da árvore, a propriedade deve ser tratada com uma solução de sulfato de cobre, da qual 100 gramas são despejados com 10 litros de água. Para finalmente se livrar dos resquícios da infecção, cada árvore precisará ser irrigada com 2 a 3 litros de líquido.
Além disso, para não provocar crostas por deficiência de ferro, a cultura deverá ser alimentada anualmente com complexos contendo ferro. Por exemplo, vale a pena usar o vitríolo de ferro, do qual 300 gramas são dissolvidos em 10 litros de água. A solução resultante é derramada em um recesso cavado ao redor do tronco. Na primeira vez, o procedimento é realizado após a queda da folhagem, e na segunda - já na próxima primavera, mas com uma composição mais fraca. Os últimos 50 gramas de pó e um balde padrão de água estão sendo preparados.
Conselho de profissional
Tendo encontrado uma doença em uma das macieiras, é necessário estudar cuidadosamente o estado de seus "vizinhos". Se também estiverem expostos a um dos fungos, é melhor processá-los juntos, mesmo ao mesmo tempo, pois os esporos se movem facilmente de árvore em árvore com a ajuda do vento.
Para que não apareçam queimaduras na casca do tronco e nas lâminas das folhas, não vale a pena borrifar após a irrigação ou precipitação.
O comentário foi enviado com sucesso.