Por que as folhas da macieira ficam marrons e o que fazer?
Os jardineiros costumam enfrentar vários problemas que exigem soluções imediatas. E se muitas folhas marrons apareceram na macieira, pode haver várias razões para isso. O artigo discutirá não apenas como determinar o que aconteceu com a árvore, mas também como evitar que isso aconteça no futuro.
Motivos principais
A macieira pode ser considerada uma das árvores frutíferas mais comuns. E se você adora jardinagem, provavelmente tem várias variedades de deliciosas maçãs em seu site. Ninguém está imune a problemas. Se as folhas da árvore ficam marrons e geralmente esse processo afeta as bordas primeiro, você precisa encontrar a causa do problema. Apesar de a macieira ser considerada uma árvore muito despretensiosa, também pode ser atacada por pragas e várias doenças, por exemplo, a podridão dos frutos ou a crosta. Algumas das causas da descoloração da folhagem são os pulgões e o oídio. E se você não começar a lidar com o problema a tempo, a árvore logo será destruída e o patógeno se espalhará por todo o jardim.
Com a falta de nutrientes, qualquer macieira começa a murchar. As folhas logo secarão e ficarão marrons se você não escolher os fertilizantes adequados. Isso geralmente indica falta de fósforo e potássio, portanto, eles devem ser usados principalmente no início do período de floração. Se a planta receber uma quantidade excessiva de nitrogênio, logo ela sofrerá com a falta de cobre, que é projetado para garantir a produtividade. Se as bordas da folhagem estiverem curvadas, significa que a árvore foi afetada por um incêndio. Manchas marrons aparecem na crosta, que captura não apenas folhas, mas também galhos e frutas. Mesmo os menores insetos, por exemplo, o sugador de maçã, podem causar danos e levar à morte de todo o jardim.
O principal indicador de uma doença em árvores frutíferas são as folhas, a partir das quais você pode determinar o estado da planta. Se manchas marrons começaram a aparecer no centro, isso significa que não há nutrientes suficientes no solo. Também pode ser afetado por climas desfavoráveis, por exemplo, a estação fria.
A terra deve ser cuidadosamente cultivada, fertilizada, o que terá um efeito positivo na horta e na colheita futura.
Tratamento
Quando as folhas ficam marrons, é preciso agir com urgência. Se você descobrir que a causa está nas pragas, elas precisam ser destruídas, para o qual os inseticidas são destinados. E você também precisará verificar o solo - se não houver elementos úteis suficientes nele, você precisará usar fertilizantes. Os fungicidas, que são apresentados em uma ampla variedade, fazem um excelente trabalho com as doenças. Se você não resolver o problema no estágio inicial, as folhas vão começar a se deformar e a árvore vai murchar gradualmente.
Na falta de cálcio, os especialistas recomendam o uso de fertilizantes à base de sulfato de cálcio, mas isso só é adequado para solos com acidez normal. Se o indicador ultrapassar a norma, ele precisa ser normalizado. Para resolver o problema da deficiência de boro, basta diluir 15 g de ácido bórico em um balde com água e tratar todo o jardim com esta solução.
Já no combate às doenças fúngicas, serão necessários fungicidas para eliminá-las. O oídio será destruído por medicamentos como a Fitosporina, o Topázio ou o Topsina, que já provaram a sua eficácia na prática.Quando se trata de infecção grave, escolha produtos com penconazol.
Em climas frios, as preparações de cobre podem ser usadas para prevenir queimaduras na planta. Existem várias variedades de remédios que são usados por muitos jardineiros quando as folhas secam nas árvores. Os especialistas recomendam a escolha de agentes biológicos que sejam excelentes alternativas aos produtos químicos, especialmente ao pulverizar árvores jovens. Esse procedimento ajudará a fortalecer a imunidade de todo o jardim, e ele será capaz de combater doenças.
Medidas de prevenção
Se não houver nenhum problema com folhas marrons em seu jardim, isso não significa que você não precise prevenir o desenvolvimento de várias doenças. A prevenção desempenha um papel importante na horticultura, por isso é necessário seguir as recomendações e fazer o que dizem os profissionais experientes. Cuidados especiais são necessários com as árvores frutíferas, por isso é importante fazer uma inspeção minuciosa do local, desbastar as copas para que não haja muitos galhos, pois evitam a entrada de luz solar. Durante a poda, é importante processar adequadamente os pontos de corte e, em seguida, aplicar matéria orgânica como fertilizante. Se a estação for seca, você não poderá passar sem uma rega de alta qualidade.
Se você inicialmente processar árvores de jardim usando preparações biologicamente ativas, evitará muitos problemas. O akarina lida bem com insetos, e agentes fungicidas devem ser usados contra microorganismos. Para o processamento, você precisará de um pulverizador especial, e a substância ativa deve ser diluída na quantidade de água especificada pelo fabricante. Para estimular o crescimento, pode-se misturar medicamentos com propriedades diferentes, mas é melhor estudar o assunto com antecedência.
Para que as árvores sejam fortes e estáveis é preciso alimentar o solo, é melhor escolher fertilizantes orgânicos. Para que as folhas cresçam verdes no próximo ano, e não marrons, o procedimento deve ser realizado no final do outono, de modo que o jardim se estocará antes do inverno. O curativo de cobertura com rega é introduzido não só sob o tronco, mas também ao redor de todo o círculo, você pode navegar pelo tamanho da copa.
Para evitar o desenvolvimento de fungos putrefativos, que também podem causar manchas na planta, as folhas caídas devem ser removidas e queimadas, e as cinzas devem ser utilizadas como fertilizante. Outra etapa da profilaxia é o processamento dos locais de corte com pitch.
É proibido o uso de qualquer produto químico durante o amadurecimento da fruta para obter um produto natural e saudável.
O comentário foi enviado com sucesso.