Quando remover as maçãs de inverno para armazenamento?

Contente
  1. Como determinar a maturação?
  2. Hora de coleta
  3. Como colher corretamente?

Apesar de colher uma colheita de maçã ser considerada uma ocupação elementar, a correção de sua implementação afeta amplamente a segurança adicional das frutas. Nesse caso, é necessário levar em consideração não só o tempo, mas também a técnica.

Como determinar a maturação?

Como as variedades tardias não amadurecem nos galhos, mas já colhidas para armazenamento, devem ser removidas ainda duras e ácidas, contendo grande quantidade de amido. Os frutos devem ser moderadamente grandes e as sementes devem ser coloridas em um tom marrom intenso. Outro indicador de que o fruto atingiu o estágio de maturação necessário é a capacidade de destacá-lo facilmente do galho sem perder o pecíolo.

Em princípio, um estudo cuidadoso de espécimes caídos permitirá determinar a maturação das maçãs de inverno - se houver grandes entre elas, a colheita está pronta para a colheita.

Jardineiros experientes geralmente recomendam focar nos frutos que estão debaixo da árvore - se o tempo estiver calmo e os espécimes de alta qualidade ainda acabarem no solo, então é hora de coletá-los você mesmo.

Também existe uma maneira fácil de simplesmente cheirar a maçã. Para as variedades de inverno, é importante ter um aroma muito leve, uma vez que os frutos que não cheiram nada têm pouca probabilidade de amadurecer no armazenamento e um cheiro brilhante é característico de uma amostra sobreexposta nos ramos. Quanto à cor, nos frutos que atingiram o momento de maturação removível, raramente permanece verde - antes, torna-se amarelado e adquire um rubor mais pronunciado. A aparência de um revestimento de cera também é considerada característica.

Jardineiros novatos podem tentar determinar o início da maturidade removível por dois indicadores: densidade da maçã e teor de amido. O primeiro parâmetro é determinado por um dispositivo especial chamado penetrômetro.

Normalmente, várias amostras são verificadas do lado sul e norte da macieira. Um indicador de densidade ou força aplicada é considerado ótimo para coleta, igual a 7-7,5 quilogramas por centímetro quadrado.

O teor de amido é calculado como parte de um pequeno experimento químico. A primeira etapa é preparar a preparação para o teste. Ele contém 10 gramas de uma solução a 5% de iodo em álcool, 80 gramas de iodeto de potássio a 2,5% e 410 gramas de água destilada. Metade de uma maçã é mergulhada na mistura resultante por cerca de alguns minutos. Se todo o corte ficar amarelado-esbranquiçado, isso significa que a maturidade do consumidor chegou, e completamente azul indica que a fruta ainda não atingiu a maturidade removível.

No caso de variedades de inverno, você deve se concentrar no valor médio.

Hora de coleta

Todas as variedades de macieiras são geralmente classificadas em verão, inverno e outono. O momento da colheita dos frutos depende muito desta classificação, mas também se leva em consideração se as maçãs serão armazenadas ou consumidas frescas. As variedades de inverno têm a máxima qualidade de conservação e quase nunca caem na mesa diretamente da árvore. Antes de comer frutas, é necessário aguardar sua maturação máxima, que pode chegar em alguns meses. Em princípio, essas maçãs amadurecem durante o armazenamento e algumas permanecem comestíveis no início da primavera.

É comum retirar as maçãs de inverno para armazenamento em algum lugar do final de setembro a meados de outubro. No entanto, todos os procedimentos devem ser concluídos antes que as temperaturas constantemente baixas sejam estabelecidas e, portanto, muitas vezes têm que caber em um intervalo de menos de um mês. Não só é possível colher, mas também é necessário que os frutos não estejam totalmente maduros, pois já nas caixas atingem a condição exigida. Obviamente, as condições climáticas também podem afetar a época da colheita. Por exemplo, depois de um verão quente, as maçãs amadurecem mais cedo e os meses frios e chuvosos atrasam a maturação em várias semanas.

Freqüentemente, até mesmo os detalhes da variedade de inverno afetam o momento da colheita. Por exemplo, é melhor cortar frutas grandes e pesadas da variedade Bogatyr em outubro, para que tenham tempo de tomar suco antes do início do frio. Em condições criadas artificialmente, eles amadurecerão até o final de dezembro. A variedade Aport deve ser colhida nos últimos dias de setembro. Aprecie os frutos brilhantes de cor vermelha brilhante em um mês. O "Antonovka" mais popular pode ser removido dos galhos durante o mês de setembro, e as maçãs doces e suculentas "Jonathan" - somente no final do primeiro mês de outono.

Os períodos de colheita das maçãs podem variar muito por região. Portanto, na faixa do meio, inclusive na região de Moscou, a colheita para o inverno geralmente pode começar a partir de meados de outubro. Mas o mesmo "Antonovka" pode ser demolido antes, já no final de setembro. Nos Urais e na região do Volga, incluindo Saratov, as maçãs são colhidas com mais frequência em setembro, embora sejam duras, esverdeadas e "amassadas".

Como colher corretamente?

A retirada dos frutos de inverno das macieiras é realizada de acordo com um esquema comprovado. O procedimento deve ser realizado em um dia quente, não estragado pela chuva e, mais ainda, pela neve. Você tem que começar a atuar depois do almoço, quando o orvalho seca. As árvores do dia anterior não devem ser regadas e as próprias maçãs devem permanecer secas. Primeiro, o jardineiro precisará remover os frutos dos galhos mais baixos e, em seguida, movendo-se gradualmente para cima, alcançar o topo da árvore.

Para não danificar a delicada casca da fruta, é melhor trabalhar com luvas de látex.

Frutas muito altas são obtidas com a ajuda de dispositivos especiais, por exemplo, uma espécie de "balde" de maçã em uma vara longa ou um gancho que permite atrair os galhos para si. Em princípio, será possível sobreviver com uma simples escada. Muitos jardineiros constroem seus próprios acessórios. Para isso, a maioria das vezes é escolhida uma garrafa de plástico de dois litros, que é cortada ao meio horizontalmente. Apenas a parte superior, que tem pescoço, deve ser envolvida na obra. Uma lacuna em forma de cunha é formada na linha de corte, o que ajudará a separar os pecíolos do galho. Uma haste do comprimento necessário é presa ao gargalo da garrafa.

Você pode fazer isso ainda mais fácil: prenda um recipiente de plástico em um palito e corte um círculo exatamente no meio. O diâmetro do círculo deve ser apenas alguns centímetros maior do que o tamanho da fruta colhida. Outro corte em forma de V é criado diretamente no círculo, de modo que a parte afiada dele seja direcionada para o pescoço. Sua tarefa também será separar os caules dos galhos.

Um design mais sofisticado, mas também mais eficiente, envolve também o uso de uma garrafa de dois litros. A parte inferior da peça de trabalho é cortada primeiro. Além disso, do mesmo lado, são cortadas "pétalas", em cada uma das quais devem ser feitos dois orifícios. Uma forte linha de pesca é enroscada no pescoço, a seguir é conduzida alternadamente por cada orifício das "pétalas" e, finalmente, é novamente retirada pelo pescoço. Além disso, o design é fixado com um pescoço em qualquer suporte com uma cavidade no meio, por exemplo, uma base para um esfregão. Uma linha de pesca também é enfiada no buraco existente.

Se tudo for feito corretamente, a colheita ocorrerá da seguinte forma: depois que a fruta for colocada no centro da garrafa, você precisará puxar a linha. As pétalas feitas por você mesmo se fecharão e impedirão que ele se desenrole.

Girando a alça da máquina, a fruta se separará suavemente do galho.

É extremamente importante que o fruto não caia ao solo, pois os amassados ​​começam a apodrecer rapidamente e, portanto, essas amostras não estão sujeitas a armazenamento por longo prazo. No lado sul da árvore, as maçãs amadurecem mais rápido por alguns dias e, portanto, é mais sensato começar a colher. Durante o trabalho, é importante não rasgar ou arrancar bruscamente os frutos, mas sim retirá-los com cuidado, levantando e rolando, sem separar o pedúnculo e sem prejudicar os ramos remanescentes. Recomenda-se colocá-los em uma cesta, cujo fundo e paredes são forrados com pano grosso ou gaze dobrada várias vezes.

Claro, apenas maçãs que não são tocadas por vermes, sem rachaduras e amassados ​​e não infectadas com nenhuma doença são adequadas para armazenamento a longo prazo. As cópias rejeitadas deverão ser enviadas para reciclagem. Imediatamente após a colheita, sem permitir que a fruta aqueça ao sol, a colheita é transferida para caixas de madeira, nas quais já foram feitos furos de ventilação.

Todos os recipientes devem ser pré-desinfetados, por exemplo, com uma solução de permanganato de potássio, secos ao sol e cobertos com papel limpo.

Não é necessário lavar os frutos antes de enviá-los para o armazenamento, pois o filme formado naturalmente poderá protegê-los dos processos de putrefação. Se desejar, cada fruta é embrulhada em guardanapos ou páginas de revistas velhas e empilhada com o caule para cima, embora na maioria das vezes os jardineiros prefiram colocar as camadas da fruta com areia ou serragem descascada. A ausência de toque entre as frutas individuais desempenha um papel significativo. Não devemos esquecer a seleção: os especialistas recomendam distribuir a safra por tamanho, a presença de um talo e, claro, a variedade.

As caixas cheias são retiradas em um espaço onde a temperatura não ultrapasse 5 graus e que seja regularmente ventilado. O teor de umidade ideal para preservação da cultura não ultrapassa 85-90%, que pode ser mantido pela presença de recipientes com areia úmida. Se a despensa estiver localizada na cave, antes de encher deverá ser limpa e desinfectada com uma solução de cal e sulfato de cobre.

Ao longo do final do outono e do inverno, as maçãs precisarão ser separadas periodicamente, limpando-as de espécimes podres ou danificados e também para evitar que congelem.

Vale ressaltar que a colheita deve ser finalizada com a arrumação da árvore "devastada". Antes do início do inverno, ele precisará ser abundantemente irrigado, alimentado com preparações complexas e também limpo de líquenes e musgos que cresceram na casca. Costuma-se removê-los junto com a crosta velha, assim como os insetos que se escondem atrás dela. Se necessário, são realizados tratamentos preventivos contra pragas, colocação de cobertura morta fresca e caiação.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário