Quando e como caiar macieiras?

Contente
  1. A necessidade de caiar
  2. Cronometragem
  3. Como você pode caiar?
  4. Preparação
  5. Tecnologia
  6. Dicas úteis

A caiação de troncos de árvores é uma técnica agrícola bem conhecida... Embora nem todos entendam sua necessidade. Essa lacuna pode ser eliminada e, ao mesmo tempo, outras sutilezas da questão também podem ser esclarecidas: quando e como caiar uma macieira, como preparar uma árvore para caiar e também com que tecnologia realizar o processo em si .

A necessidade de caiar

No outono, pintar troncos de árvores é considerada uma das técnicas que ajudam a proteger a árvore no inverno. Por exemplo, o sol de fevereiro é bastante ativo, o que pode provocar o fluxo de seiva.

E no contexto de temperaturas congelantes, esta é repleta de rachaduras, que, é claro, ferem a árvore, tornando-a menos viável.

A macieira é caiada em outras épocas do ano.

  • Na primavera, os troncos também devem ser branqueados, pois isso ajuda a proteger a árvore de doenças e, principalmente, de insetos que despertam após a hibernação. Além disso, os aumentos de temperatura são frequentemente observados na primavera, portanto, rachaduras na casca (semelhantes ao inverno) também ameaçam a árvore.
  • No verão, um tronco pintado não atrai tanto a luz do sol, por isso a árvore tem seguro contra queimaduras. A caiação de verão costuma ser feita em junho como procedimento de proteção.

Jardineiros novatos costumam se perguntar se as árvores novas devem ser caiadas de branco. É aqui que as opiniões divergem. Alguns especialistas dizem que é extremamente perigoso fazer isso, porque a casca frágil pode ser difícil de tolerar a pintura.

Elementar, pode ficar coberto de rachaduras.

Mas aqueles que têm uma opinião diferente baseiam-se em um argumento mais poderoso: as árvores jovens têm muito mais probabilidade de encontrar queimaduras, portanto, precisam de ainda mais proteção contra elas. A única questão é que tecnologia embranquecer. As macieiras jovens, por exemplo, são caiadas de branco com giz, mas esse método não é adequado para todas as árvores.

Cronometragem

Na maioria das vezes, as macieiras são caiadas de branco duas vezes por ano - no outono e na primavera. No verão, como já foi mencionado, também são pintadas, mas a caiação no outono e na primavera é considerada obrigatória. E se você destacar o principal, então será o outono. É o mais eficaz possível: protege contra queimaduras e não permite que roedores entrem na árvore. É bom que os donos das árvores não se esqueçam da cal de verão. A camada protetora que foi aplicada na árvore na primavera pode ser completamente lavada pelas chuvas, então caiar novamente no verão não é prejudicial.

Quando planejar o tratamento de primavera para macieiras:

  • na Rússia central (incluindo a região de Moscou) - início de abril;
  • no sul do país - segunda quinzena de março;
  • noroeste do país, região de Leningrado, bem como os Urais - meados de abril.

A proteção é relevante para macieiras velhas e jovens. Você não deve esperar por condições climáticas únicas, mesmo que o inverno esteja anormalmente quente.

Duas noites com temperaturas significativamente abaixo de zero são suficientes para o surgimento de rachaduras na macieira.

Alguns acreditam que cal É uma relíquia que desfigura a árvore, mas essa posição é polêmica. Novamente, é importante com o que e como clarear. Você sempre pode encontrar uma opção que agrade a muitos, ao mesmo tempo que terá uma aparência esteticamente agradável e, o mais importante, ajudará a árvore.

Como você pode caiar?

Muito provavelmente, um jardineiro novato terá que escolher e até mesmo experimentar. Mesmo que venha a uma loja especializada para confiar a escolha a um especialista, fará muitas perguntas. Por exemplo, sobre as preferências do comprador.

Confira a lista e as características dos materiais que podem ser usados ​​no branqueamento das macieiras.

  • giz... É considerada uma alternativa ao produto popular para a cal. Cria um acabamento branco como a neve ideal. Suas características podem ser avaliadas como suaves, seguras para a planta. Giz é a melhor composição para caiar árvores jovens (especialmente vulneráveis). Mas ele também tem um sinal de menos - essa pintura tem vida curta.
  • Lima... Há muito que estão habituados a pintar macieiras com cal apagada. E o preço é barato e o resultado é agradável. E para que a composição não seja lavada da casca e seja fixada com firmeza, adiciona-se argila a ela. É melhor não usar uma solução fraca de cal, pois pode sair rapidamente com a chuva. A receita é a seguinte: tempera-se 600 g de limão em 4 litros de água, adiciona-se 1 copo de leite (pode substituir 4 colheres de sopa de cola). Todos os componentes são misturados até ficarem homogêneos. Seria bom adicionar aqui também sulfato de cobre na quantidade de 2 colheres de sopa. eu. para fins de desinfecção.
  • Tinta à base de água... Dará um resultado estável e confiável. No tronco da macieira, a pintura mantém-se perfeitamente, reflete bem os raios do sol. A época ideal para usar tinta é a primavera. A emulsão de água não contém aditivos desinfetantes. Existe uma variante do uso da tinta acrílica, que servirá tanto como refletor quanto como protetor da árvore contra infecções e insetos.
  • Creolin com sulfato de cobre... Para processar as árvores da melhor forma no outono, é necessário levar: 1 litro de água, 40 g de vitríolo, cola (será exatamente a metade da composição total), creolina, “Knockdown”. Esta mistura protegerá contra roedores e geadas.
  • Solução especializada para branqueamento. Existem muitos produtos semelhantes no mercado. Alguns deles são representados pela biomascara de prata, alguns - pela mesma cal misturada com sulfato de cobre, compostos acrílicos.
  • Acabamento brilhante. A composição, após aplicação e secagem, torna-se realmente brilhante, o que faz um excelente trabalho em refletir os raios solares. Você pode fazer tal ferramenta com 300 g de "cotão", 2 colheres de sopa. eu. PVA, 2 litros de água.

E depois há a argila e o verbasco, que funcionam perfeitamente como refletores da luz solar e como um lubrificante que protege contra rachaduras e outros danos à casca.

Além disso, o isolamento térmico desses produtos também é excelente, os poros da madeira não são obstruídos, pois é utilizado um produto natural.

A solução é preparada na proporção de 3 kg de argila por 10 litros de água, e o verbasco é introduzido posteriormente (o volume é sempre à vista, é importante introduzi-lo gradativamente na composição).

Preparação

A árvore deve ser preparada para caiação. Este importante evento ocorre em várias etapas.

Limpeza

É imperativo limpar o tronco e os galhos da árvore. Para completar esta etapa, é melhor esperar um tempo nublado - isso é mais seguro para a macieira.

Musgo, líquen e outros crescimentos são removidos dos galhos e do tronco. Também é importante remover todas as áreas de casca danificada ou deformada.

Isso deve ser feito manualmente, pois o uso de ferramentas pode causar ferimentos na macieira. Para concluir esta etapa, exceto luvas, nada mais é necessário. Quaisquer rachaduras, defeitos devem ser limpos para uma superfície saudável e limpa.

Desinfecção

Mas é melhor transferir esse momento de preparação para um dia seco e ensolarado, quando não há vento forte. A desinfecção é realizada para destruir organismos patogênicos, prevenir o desenvolvimento de doenças em árvores e desinfetar feridas existentes... Normalmente, meios padrão (Bordeaux líquido ou "HOM") são usados ​​para este propósito. Os jardineiros costumam alternar as preparações químicas com as chamadas receitas populares, entre as quais a mais popular é uma solução de cinza e sabão.

Fechando feridas

Para selar as feridas no tronco das árvores, são necessárias massas, que funcionarão como uma espécie de restauração da integridade de suas tampas. Pode ser tudo da mesma argila ou var. Se é difícil com esses recursos, você pode comprar pastas de massa em uma loja especializada - eles fazem um excelente trabalho com sua tarefa.

Tecnologia

Quando todo o processamento preliminar estiver concluído, você pode prosseguir diretamente para a branqueamento.

E este também é um processo de várias etapas, embora relativamente simples.

As principais etapas da caiação são o processamento de partes individuais da macieira.

  1. Limpar o terreno ao redor da macieira, pois a cal começa a 2-3 cm abaixo do nível do solo. Após completar a caiação, o terreno voltará ao seu lugar.
  2. A haste é manchada com ênfase especial em rachaduras e ranhuras.
  3. Trabalhar com ramos e garfos de macieiras esqueléticas. Seria correto descrever este momento separadamente, porque é especialmente importante. Esses elementos devem ser recobertos com uma mistura de um terço do comprimento total e a camada de revestimento não deve ultrapassar 3 mm. Caso contrário, existe o risco de o revestimento descascar. Os ramos da coroa comum não precisam ser branqueados.
  4. Rastreando a altura da cal. A altura mínima da cobertura é de 1,5 m. Este é o comprimento padrão de cal de uma macieira adulta. As árvores novas são sempre pintadas antes dos primeiros ramos.

As árvores só podem ser branqueadas em tempo seco. A composição deve penetrar profundamente na casca. Também é importante com qual ferramenta processar a árvore. É necessário um pincel se for decidido caiar com tintas (acrílico ou emulsão aquosa).

Você também pode precisar de um pincel especial feito de casca de tília. Para segurar a solução de trabalho, é exatamente a ferramenta que você precisa.

Jardineiros experientes sabem o preço e a maklowice - uma escova de construção com um cabo muito confortável. É ideal para caiar árvores velhas. Com o auxílio de uma longa pilha, uma certa quantidade de cal é bem capturada e, em seguida, distribuída sobre o relevo da casca. Mas com uma toalha esponjosa, é bom aplicar a mistura em macieiras baixas. A estrutura do instrumento é tão obediente que todas as dobras e fissuras são preenchidas com argamassa. Um pulverizador é usado se as áreas da próxima coloração forem grandes e as próprias árvores forem altas.

Dicas úteis

E ainda - uma seleção de recomendações de jardineiros experientes sobre a caiação de macieiras. Talvez alguns deles o salvem de erros, então a primeira "panqueca" na pintura não será irregular.

  1. Você pode pular a pintura de verão, uma vez que não é tão crítica quanto a primavera e o outono. Mas se o verão for chuvoso, você terá que pintar com certeza, senão no verão não sobrará nada da cal anterior.
  2. Tudo o que é retirado da árvore durante a limpeza da casca deve ser queimado. Isso é feito para remover as pragas do local.
  3. Uma pistola de pulverização não é a forma mais econômica de caiar madeira. Mas, ao mesmo tempo, muitos preferem: o processo está se acelerando, não há lugares sem pintura.
  4. O início das queimaduras solares de inverno é fevereiro. Mas já a partir do final de janeiro o sol pode “queimar” perigosamente. O inverno não importa se os meteorologistas prometem um inverno ameno ou rigoroso.
  5. Se a cor da tinta acrílica ou da emulsão aquosa não for completamente branca, mas com um tom acinzentado, não funcionará. Essa cor simplesmente não vai dar conta de sua função, e isso é importante.
  6. Se você não conseguir penetrar em uma rachadura ou depressão com as mãos ao limpar a madeira, você pode usar uma lasca ou uma faca de madeira.
  7. A solução de cinza de sabão é boa não apenas como meio comprovado para desinfetar árvores, mas também como alimentação de plantas. Ele saturará a macieira com potássio e fósforo.
  8. Para fazer não apenas uma cal, mas também para fortalecer a árvore, a água nas receitas onde deveria estar, pode ser substituída por uma solução à base de ervas. Pode ser uma decocção de camomila ou mil-folhas.
  9. Se a solução de cal parecer muito fluida, você pode adicionar leite a ela, após o que ela se tornará muito mais obediente.
  10. A adição de antifúngicos à tinta também é um ponto importante, absolutamente útil. Uma película protetora é formada ao redor do cano. Isso pode salvar a macieira de doenças.

Como você pode ver, a cal não é apenas um capricho, mas uma medida funcional que aumenta a taxa de sobrevivência da árvore e cria condições mais confortáveis ​​para seu crescimento e desenvolvimento. Como resultado, a colheita é mais rica.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário