Como uma macieira pode ser propagada?
Muitos jardineiros, mais cedo ou mais tarde, enfrentam a necessidade de propagar macieiras. É possível realizar o procedimento de diferentes maneiras, cada uma com suas vantagens e desvantagens.
Opções de criação por meio de plantio
Um grande número de opções de propagação de árvores frutíferas permite que cada jardineiro escolha a melhor opção para si.
Camadas
Para a reprodução por estratificação, são usados ramos que estão apenas no primeiro ano de vida. Devem ser despojadas de folhas com uma indentação de 25-30 centímetros a partir do topo. Onde a peça de trabalho toca o solo, você precisa criar um buraco preenchido com uma mistura de areia e terra comum retirada dos canteiros. O tiro é simplesmente dobrado no chão e preso, por exemplo, com um suporte de ferro. A copa da estratificação deve ser amarrada para que a árvore se desenvolva verticalmente.
Depois que as raízes aparecem, o que geralmente leva vários meses, a macieira é separada da árvore mãe e transplantada para seu habitat permanente. É permitido cavar nas camadas não só na primavera, mas também ao longo de quase todo o ano.
Estacas
Se quiser propagar a macieira por meio de estacas, você precisará escolher ramos anuais como doadores. Além do mais, importante é a presença de rebentos não recobertos de madeira, mas já "decorados" com 4-5 botões. Muitos jardineiros escolhem este método específico, pois permite rejuvenescer um espécime antigo. O material de plantio é obtido em absolutamente qualquer quantidade e é possível colhê-lo de meados da primavera a meados do outono. No entanto, isso deve ser feito antes do início do botão ou após o final da estação de crescimento. As mudas resultantes também são ideais para porta-enxertos. Contudo, uma desvantagem desse método ainda existe - novas árvores criam raízes por muito tempo.
Existem duas maneiras de fazer crescer uma muda a partir de uma muda. Uma delas requer o uso de água, enquanto a outra é realizada diretamente no solo. No primeiro caso, todo o processo ocorre em um recipiente, cuja altura corresponde a metade das mesmas características dos estacas. O frasco ou frasco deve ser opaco ou ter paredes escuras. O recipiente é cheio de água morna com cerca de 5 a 6 centímetros. Em outras palavras, dificilmente deve subir acima da gema inferior do galho selecionado. O líquido é imediatamente enriquecido com bioestimulantes para que o sistema radicular se desenvolva mais rapidamente. Assim que surgem processos iguais a 6 a 8 centímetros, o material pode ser transplantado para campo aberto.
No segundo caso, as mudas serão plantadas em recipiente contendo uma mistura de turfa e areia. No recipiente, você precisará formar uma camada de 20 centímetros de mistura de solo e tratar as mudas com medicamentos que estimulam o crescimento das raízes. Os galhos penetram 5 centímetros no solo. A superfície da terra é umedecida e, em seguida, o recipiente é apertado com filme plástico. Como alternativa, uma garrafa de plástico com gargalo cortado é colocada sobre cada alça.
Uma estufa improvisada é montada em um local bem aquecido, e quando as temperaturas acima de zero são estabelecidas no exterior, ela pode ser movida para lá. Quando o comprimento do sistema radicular é de 5 a 7 centímetros, as mudas podem ser transferidas para um terreno aberto. Ressalta-se que os blanks para este tipo de propagação vegetativa são cortados pela manhã, quando neles se acumula o máximo de umidade.O melhor é formar brotos, cujo comprimento não ultrapasse os limites de 15-20 centímetros, e não se esqueça de limpá-los das lâminas das folhas.
Em terreno aberto, formam-se sulcos para as macieiras, onde os fertilizantes são aplicados imediatamente. As mudas devem ser posicionadas de forma que fiquem cerca de 30 centímetros entre elas, e o espaço entre as linhas seja de 50 centímetros. Imediatamente após o plantio, as mudas são irrigadas a cada duas semanas, após o que o solo é completamente solto e coberto com cobertura morta.
Por método de semente
Também é possível obter uma nova árvore de uma velha macieira por sementes. Este método é comum na natureza, mas os jardineiros não o apreciam muito, porque a semente muito raramente permite preservar as características da árvore-mãe. Em princípio, uma macieira crescendo a partir de sementes é capaz de dar frutos, mas isso ocorre em cerca de 7 a 9 anos e, além disso, é quase impossível prever qual será o sabor da fruta. Para obter sementes mais "produtivas", é recomendável pegar as flores de duas plantas e polinizá-las. Apenas a semente que é selecionada e estratificada é enviada para o solo.
Em casa, você pode obter sementes de uma fruta grande comum que atingiu a maturidade e arrancou dos galhos no outono. Você terá que escolher amostras de forma e tonalidade corretas com pontas esverdeadas. Antes do plantio, eles precisam ser enxaguados, embebidos em água morna e também estratificados. Você pode plantar sementes em um recipiente em qualquer época do ano, mas enviá-las a campo aberto só é permitido após atingirem um ou dois anos de idade.
Camadas de ar
É melhor usar camadas de ar de uma árvore adulta no início da primavera, quando a neve já derreteu. Ao contrário de muitos processos associados à vida das plantas, este requer solo frio e abundantemente úmido. Apenas ramos adultos são adequados para reprodução, cujo diâmetro chega a 2-3 centímetros e a idade chega a dois três anos. É mais ideal tirar aqueles que estão sob o sol há muito tempo e também não formaram ramos. Tendo subido 20-30 centímetros do ponto de crescimento, as folhas são completamente removidas no broto e a casca é ligeiramente aparada em um círculo.
A área aberta é tratada com estimulantes e coberta com um material que pode reter umidade, por exemplo, musgo. Toda a estrutura é envolvida por cima com papel alumínio ou fita isolante. Depois de algum tempo, no local onde foi feito o corte, as raízes eclodirão. Quando isso acontecer, a muda pode ser separada da árvore-mãe e enraizada.
Através de um galho quebrado
Surpreendentemente, o método de cultivar uma nova macieira usando um galho quebrado de uma velha árvore é considerado bastante eficaz. Acontece da seguinte forma: alguns meses antes do início da atividade motora dos sucos na árvore, é determinado um broto que não tem mais de dois anos. No galho, você precisará fazer a chamada fratura fechada - ou seja, quebrá-lo sem danificar a casca. A área enrugada é protegida na posição não natural resultante com um arame e uma fita adesiva cobrindo-a. Se se pretende obter várias estacas de uma árvore, as quebras são feitas ao longo de todo o comprimento do galho com intervalos de 15 cm.
Nos últimos dias de março, o curativo é retirado, e o broto é cortado com um instrumento pontiagudo nos pontos onde foi confeccionado pelo salão. Ao mesmo tempo, pelo menos 4 botões laterais devem ser preservados em cada estaca. Os espaços em branco são enraizados em um recipiente com paredes escurecidas preenchido com água da neve com carvão ativado. O nível de conteúdo do vaso deve ser de cerca de 6 centímetros com a adição de um promotor de crescimento.
Como se propagar por vacinação?
Para a inoculação, utilizam-se alguns brotos - os que têm menos de um ano e os que foram obtidos exclusivamente no dia do procedimento. As folhas em branco são limpas e enxertadas no caldo, e é melhor na base do que no final. Quanto ao último, uma espécie tão despretensiosa como a silvestre, ou seja, uma macieira silvestre, é a mais adequada. A enxertia é feita na primavera, enquanto a enxertia, também conhecida como enxertia, é feita no último mês do verão.
As macieiras com raízes têm raízes fracas e geralmente são muito difíceis de cuidar. Eles reagem mal à falta de água, sofrem de solo insuficientemente nutritivo e exibem fragilidade da madeira. Mas eles se desenvolvem bem em solos caracterizados por uma localização próxima à superfície das águas subterrâneas.
Enxertar com olhos permite cultivar uma árvore com diversas variedades de frutas. Durante o procedimento, a gema é inserida em uma "bolsa" a partir da casca do rebento do porta-enxerto e cuidadosamente embrulhada. Um estoque de maçã enxertado deve receber todos os cuidados necessários, incluindo fertilização e irrigação. A propósito, o curativo superior começa 14 dias após o procedimento. Para que os tecidos das plantas cresçam juntos, é extremamente importante fornecer às plantações um suprimento constante de água.
Clonagem
Clonar a variedade que você gosta é a decisão de muitos jardineiros, que notam a simplicidade e o sucesso geral do procedimento realizado. A essência desse método é obter o crescimento da raiz, que é então transplantada para um novo local. As mudas resultantes retêm todas as características da árvore-mãe e dela se destacam sem problemas. O cultivo de macieiras só pode produzir 4 anos após serem colocadas em seu habitat permanente, mas o fazem em abundância. Na indústria, a clonagem é feita em frascos. O tecido celular está localizado dentro do vaso, no qual, por sua vez, a cultura se desenvolve. Na primavera, as plantas são transferidas para o terreno aberto, mas, por serem estéreis, muitas vezes não criam raízes ou começam a doer.
Dicas úteis
Os jardineiros novatos são aconselhados a dar preferência às mudas - este método é simples e, em princípio, sempre dá bons resultados. Porém, não se deve realizar o procedimento na primavera, quando as mudas não enraízam bem devido ao teor insuficiente de nutrientes no solo. Se o método de enxerto for escolhido para reprodução, então vários deles podem ser feitos em uma macieira que cruzou a "linha" dos sete anos de idade. Além disso, é importante remover oportunamente o crescimento da raiz do porta-enxerto, para que a árvore não desperdice sua energia em sua manutenção. Também deve ser mencionado que apenas uma macieira sã e sem danos deve ser propagada. As ferramentas utilizadas devem ser desinfetadas com sulfato de cobre, solução de manganês ou amônia.
O comentário foi enviado com sucesso.