Como preparar macieiras para o inverno?

Contente
  1. Quando começar a preparar?
  2. Limpando o círculo do tronco
  3. As nuances do corte
  4. Rega
  5. O que e como se alimentar?
  6. Tratamento contra doenças e pragas
  7. Processamento de casca e branqueamento
  8. Cavar e mulching
  9. Aquecimento

Apesar do fato de que as macieiras são consideradas plantas bastante despretensiosas, elas ainda precisam dos cuidados adequados no outono. A preparação oportuna das árvores para o inverno as torna mais resistentes às geadas do inverno, além de aumentar a produtividade futura.

Quando começar a preparar?

A preparação das macieiras para o inverno geralmente começa após o final da colheita. O tempo do trabalho pode variar muito. Assim, nos Urais e na Sibéria, as macieiras são preparadas para o inverno em setembro. Na região de Leningrado ou na região de Moscou, as árvores são preparadas em meados de outubro.

A preparação para o outono leva muito tempo. Portanto, é importante ter tempo para fazer tudo antes do início da primeira geada.

Limpando o círculo do tronco

A preparação para o inverno começa com a limpeza da área. O solo no círculo próximo ao tronco deve ser limpo de folhas e galhos caídos. Muitas pragas hibernam neste lixo. Portanto, devemos nos livrar deles imediatamente.

Se possível, as folhas devem ser queimadas. Eles vão dar excelentes cinzas, que podem então ser usadas como fertilizante. Se não houver como queimar o lixo no local, as folhas velhas devem ser retiradas do local.

As nuances do corte

A poda da árvore também é muito importante no outono. Isso deve ser feito antes da primeira geada. Os ramos ficam muito quebradiços após uma queda significativa na temperatura. Portanto, podar uma árvore tarde demais pode danificá-la muito.

A poda da maçã consiste em várias etapas básicas.

  1. Primeiro, você precisa remover todos os galhos secos e quebrados da árvore.
  2. Em seguida, você precisa cortar os brotos danificados por doenças. Isso deve ser feito com um instrumento bem afiado e desinfetado.
  3. O local do corte deve ser bem tratado com sulfato de cobre.
  4. Depois que esta área secar, deve ser coberta com verniz de jardim. Isso é feito para que a árvore se recupere mais rapidamente após a poda. Você também pode usar tinta à base de verniz.
  5. Todos os ramos cortados, como folhas caídas, devem ser queimados.

A poda pode ser feita com tesouras de poda ou com tesouras de jardim afiadas. Se houver crescimento de raiz próximo ao tronco, ele deve ser removido.

Rega

Antes do início do inverno, as macieiras precisam ser bem regadas. Isso é feito por vários motivos ao mesmo tempo. Em primeiro lugar, a umidade adequada ajudará a proteger as raízes da árvore do congelamento. Em segundo lugar, desta forma a árvore pode sobreviver a qualquer degelo.

É necessário regar as macieiras depois que todas as folhas caíram dos ramos. Nesse caso, a temperatura não deve ser inferior a zero.

Para evitar que as árvores se alaguem, uma quantidade adequada de água deve ser despejada sob cada macieira. Para regar uma planta jovem, bastam 50 litros de água. Uma árvore adulta é regada com 100 litros. Cerca de 140 litros de líquido são despejados sob as macieiras com mais de 10 anos.

Ao regar as plantas, é importante garantir que toda a água seja bem absorvida pelo solo e não se espalhe por todo o local. Alguns jardineiros estendem o processo de rega por vários dias. Neste caso, o solo está saturado uniformemente.

Vale a pena regar as macieiras novas e velhas, mesmo que o verão tenha sido chuvoso. Vale a pena fazer sem regar se a macieira cresce em solo drenado ou muito pesado, onde o lençol freático é muito alto.

O que e como se alimentar?

A fertilização oportuna também desempenha um papel importante no processo de preparação da macieira para o inverno. A cobertura deve ser adicionada ao solo quente. Em algumas regiões, isso é feito em setembro, em outras - quase antes do início do inverno.

No outono, as plantas são alimentadas para que frutifiquem melhor no próximo ano. Neste momento, fertilizantes de fósforo e potássio são usados. As árvores não precisam de nitrogênio neste momento. Esses curativos estimulam o crescimento ativo de novos brotos. Isso pode fazer com que a planta enfraqueça e congele no inverno.

No outono, é recomendável fertilizar as plantas com soluções líquidas. Eles funcionam com muito mais eficiência do que o curativo seco. Muitos jardineiros usam produtos orgânicos para fertilizar as árvores em seu jardim. A melhor opção é esterco ou composto podre. Você também pode fertilizar a macieira com cinza de madeira seca.

Existem também kits de fertilizantes especiais à venda, ideais para alimentar macieiras no outono. Eles são marcados "para o outono". Esses fertilizantes podem ser usados ​​por iniciantes.

Tratamento contra doenças e pragas

Para proteger a macieira de pragas menores e doenças comuns, ela deve ser preparada adequadamente no outono.

Prevenção de doença

Para proteger a árvore de doenças fúngicas, são usados ​​preparados contendo cobre. Você precisa cobrir a árvore com eles duas vezes no outono. O primeiro procedimento é realizado duas semanas após a colheita. Tanto as árvores adultas quanto as mudas jovens devem ser tratadas com o medicamento. Os restos da droga devem ser derramados sobre o solo sob a árvore. O segundo procedimento é realizado após outros 10-12 dias.

Controle de pragas

No outono, as macieiras também precisam ser protegidas dos insetos. Para isso, são usados ​​inseticidas modernos de alta qualidade. Eles são usados ​​duas semanas após pulverizar a árvore com um agente contra doenças fúngicas.

Alguns jardineiros estão tentando proteger ainda mais as árvores de pequenos roedores e lebres. A maneira mais confiável de se proteger é usar tampas especiais. Eles precisam embrulhar um tronco de árvore. Nesse caso, as pragas não roem a casca durante a estação fria.

Em vez disso, o tronco da árvore pode ser tratado com misturas especiais disponíveis no mercado. Eles vão assustar todas as pragas. Os remédios populares também podem ajudar a manter a macieira saudável. Você pode plantar coentro sob a macieira. Em alguns casos, o tronco de uma árvore é amarrado com absinto seco. Seus ricos aromas afastam a maioria das pragas. Mas esse método de proteção das macieiras tem seus próprios pontos negativos. O produto perfumado não dura muito. Portanto, é melhor usar vários meios diferentes para proteger a árvore de uma vez.

Processamento de casca e branqueamento

O tronco da macieira deve ser cuidadosamente limpo de musgo e líquenes. Eles interferem no desenvolvimento normal da árvore. Remova o musgo com um raspador comum. Isso é feito com muito cuidado. Muitos jardineiros recomendam o pré-tratamento da casca com sulfato de ferro. Para fazer isso, dissolva 250 gramas de pó seco em 10 litros de água. Em vez dessa solução, você também pode usar uma mistura de cal apagada e argila.

Após o processamento da casca, a composição deve ser cuidadosamente limpa da superfície com um raspador de plástico ou uma pequena escova de metal. Em seguida, a árvore deve ser tratada com uma solução leve de sulfato de cobre. Isso irá descontaminar a área limpa.

Se houver buracos na macieira, eles também devem ser reparados antes do início do inverno. Caso contrário, pequenos roedores podem encontrar abrigo lá. Isso é feito de forma muito simples. Toda a sujeira deve ser cuidadosamente removida da cavidade. Deve estar seco e limpo. Em seguida, a cavidade deve ser coberta com gesso. Deve-se entender que esta é uma solução temporária, pois com o tempo a árvore crescerá.

Após esse processamento, a árvore deve ser adicionalmente caiada. Isso é feito para proteger a casca de rachaduras ou queimaduras solares. Várias formulações podem ser usadas para tratar árvores. Na maioria das vezes, os jardineiros escolhem cal apagada ou giz diluído em água para caiar.Em alguns casos, um pouco de argila seca, sabão ou mesmo esterco de vaca é adicionado à mistura resultante. Uma camada de cal geralmente cobre o tronco da árvore até os galhos mais baixos.

Recomenda-se a caiação das árvores em novembro, após o final da estação chuvosa de outono. Isso deve ser feito em tempo seco. A madeira pode ser processada manualmente ou com pistola. Se chover no dia seguinte após a caiação, o procedimento deverá ser repetido. Após o término do trabalho, o restante da solução deve ser despejado no solo próximo ao tronco.

Cavar e mulching

Antes do início do inverno, o solo deve ser cuidadosamente escavado. Isso é feito para se livrar das pragas que hibernam no solo. Além disso, cavar o solo tornará mais fácil o ar entrar no solo.

Terminado todo o trabalho preparatório, o solo próximo ao tronco deve ser cuidadosamente coberto com cobertura morta. Isso é feito para proteger as raízes da planta da geada. Os seguintes materiais são usados ​​com mais frequência como cobertura morta.

  1. Composto. O composto amadurecido demais protege perfeitamente o solo e também evita que a umidade evapore muito rapidamente. O uso de tal produto para cobertura morta do local também ajuda a aumentar o rendimento da macieira.
  2. Turfa. Esta opção também é perfeita para aquecer o solo. Ele protege as raízes de temperaturas extremas. Ventile bem o produto antes de usar. Em alguns casos, é adicionalmente misturado com estrume podre.
  3. Casca seca. Essa matéria-prima é usada para cobrir o solo próximo às árvores maduras. A casca protege perfeitamente do frio as raízes das macieiras e também de pequenas pragas. Mas também tem um ponto negativo: a casca retira nitrogênio do solo. Mas, se você cuidar bem da árvore na primavera, esse problema pode ser resolvido.

Mas as folhas caídas não são recomendadas para este propósito. Várias pragas geralmente hibernam neles. Não é adequado para cobertura morta e palha seca. Atrai roedores, que podem roer a casca de uma macieira no inverno.

A camada de cobertura morta deve ser bastante espessa. Deve-se ter cuidado para garantir que o material usado não toque no tronco da árvore.

Aquecimento

Para proteger as macieiras das geadas de inverno, elas devem ser bem isoladas. Isso deve ser feito antes do início da geada. Antes de congelar, o tronco da árvore junto com os galhos mais baixos devem ser cuidadosamente embrulhados. Para isso, são utilizados materiais respiráveis ​​de alta qualidade.

  • Sackcloth. Na maioria das vezes, os jardineiros usam tecidos ou estopa desnecessários em seu trabalho. Ela precisa embrulhar cuidadosamente o tronco da árvore, enquanto captura os galhos mais baixos da planta. Algodão usado também pode ser usado no lugar de estopa.
  • Agrofibre. Esta opção é a mais confiável, mas também a mais cara. Você pode comprá-lo em uma loja de jardinagem. Se você amarrar uma árvore com esse material, ela ficará protegida não só do frio, mas também de pequenos roedores.
  • Garrafas plásticas. Coletar o número certo de garrafas pode ser feito muito rapidamente. Eles são usados ​​não apenas para isolamento de plantas. Com seu barulho, eles são capazes de assustar facilmente lebres e ratos.
  • Papel. Com esse material, o tronco da árvore deve ser envolto em várias camadas. Isso evita que o papel se molhe com o tempo. Para maior confiabilidade, o material deve ser fixado adicionalmente com uma corda. Nesse caso, rajadas de vento não vão arrancá-lo.
  • Filme de polietileno. Este material é usado com menos frequência como isolamento. Se a planta estiver coberta com uma película, é muito importante removê-la a tempo na primavera. Caso contrário, a planta apodrecerá, o que terá um efeito muito negativo em seu rendimento.
  • Materiais naturais. Adequado para aquecer macieiras e materiais naturais: ramos de abeto ou junco. Se forem usados ​​para proteção contra geadas, vale a pena espalhar o veneno próximo à árvore. Isso vai assustar camundongos e ratos.

No inverno, a neve é ​​usada para proteger as árvores. Ele é colocado em uma camada densa próxima ao tronco.Este material permite fechar as raízes da árvore, bem como proteger o colo da raiz do frio extremo.

Se você realizar todas as atividades de outono para preparar a macieira para o inverno de maneira correta e em tempo hábil, a árvore se desenvolverá como deveria e frutificará bem.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário