Características da madeira de macieira

Contente
  1. Propriedades básicas
  2. Tratamento
  3. Aplicativo

Poucos pensaram em comprar utensílios domésticos e até móveis feitos de madeira de macieira. Outras espécies são geralmente populares - pinho, carvalho e assim por diante. No entanto, a madeira da macieira é injustamente desprovida de atenção - é bastante dura, durável e tem um baixo nível de abrasão. Além disso, é acessível e acessível. Mesmo as peças feitas com ele prolongam a vida útil da maioria dos produtos de madeira. Leia sobre as outras características da madeira de macieira, bem como o que pode ser feito com ela, em nosso artigo.

Propriedades básicas

A madeira de macieira é classificada como uma espécie de som vascular disperso. O cerne deste tipo de madeira é avermelhado e castanho. O alburno (a parte externa do tronco, que fica logo abaixo da casca) da macieira é relativamente largo, tem tons amarelos e rosa. Via de regra, com madeira de boa qualidade, é possível ver uma borda nítida separando o miolo do alburno. No entanto, há exceções - em casos raros, o miolo e o alburno são pintados da mesma cor.

Os anéis anuais, que, como você sabe, aumentam seu número em um a cada ano de vida da planta, são retorcidos, de formato irregular. A largura dos anéis anuais também não é uniforme. Os anéis são separados por finas camadas de luz. É o desenho formado por essas argolas que os mestres mais apreciam.

A macieira tem grande dureza, é muito densa. Infelizmente, pode secar muito rapidamente. Este material é praticamente indestrutível mesmo após uso repetido.

Tratamento

Como regra, as árvores com menos de 30 anos são usadas para processamento e posterior venda. Acredita-se que a madeira desses exemplares atenda melhor às características exigidas para a produção. Se a árvore for mais velha do que essa idade, a matéria-prima pode ser solta, o apodrecimento é possível em alguns lugares.

É melhor cortar a árvore com uma serra. Isso reduzirá o risco de aparas e buracos. É importante manter o padrão transversal da madeira intacto. Em geral, o processamento da madeira não requer um investimento relativamente grande e não leva muito tempo. Inclui as seguintes etapas.

  1. A madeira é seca primeiro... Primeiro, o material é seco sob uma cobertura ao ar livre. Depois que a porcentagem de umidade chega a 20, o próximo estágio começa.
  2. A madeira continua a secar, mas já dentro de casa. O prédio, é claro, não deve ser muito úmido.
  3. Em seguida, vem a etapa final do processamento - lixamento e polimento. O material também é polido. Nesta fase, vários óleos (geralmente de linhaça) são aplicados às placas já serradas para aumentar a resistência do material. Isso melhora as características da teia e também dá uma bela cor.

O processamento da madeira é uma produção livre de resíduos - a maior parte dela vai para a fabricação de vários itens, e as sobras são usadas como lenha para aquecimento e defumação.

Aplicativo

Se a macieira serrada tiver mais de 30 anos, ela pode ser usada como lenha. Essa madeira, conforme mencionado acima, não é adequada para a fabricação de vários itens. Às vezes até é usado para fumar. A macieira praticamente não tem resina - graças a isso, a fuligem não emite e não sobra fuligem.

Às vezes acontece que a macieira começa a crescer em forma de hélice. Para simplificar, o barril gira em direção ao céu, por assim dizer. Do tronco dessa árvore, você pode fazer lindas caixas, caixas, pranchas, estatuetas e assim por diante. Um fenômeno semelhante é chamado de ondulação, a madeira dos troncos dessas árvores se distingue por uma beleza peculiar - um padrão incomum.

Da parte mais baixa e larga do porta-malas (bunda), eles fazem as mesmas caixas, produtos torneados, assentos para banquetas.

Vários artesanatos também são feitos de madeira, nos quais são visíveis vestígios de crescimento. A maioria deles fabrica cachimbos, utensílios de escrita. Preparar pratos com macieira era muito popular na antiguidade. As colheres eram especialmente populares.

De um ponto de vista geral, todos os produtos feitos de madeira, além das pequenas peças acima mencionadas, podem ser divididos nas duas categorias a seguir.

  1. Revestimentos de piso... O parquete feito deste material tem uma tonalidade bonita e um padrão atraente. Os compradores observam o fato de que, com o processamento adequado, o parquet não racha e mantém um belo brilho por várias décadas.
  2. Decoração de móveis. Móveis Apple podem ser caros. Principalmente a madeira é usada para decorar móveis.

Entre outros produtos, podem-se citar cabos para machados, réguas, elementos de instrumentos musicais, broches, pulseiras, fivelas.

Hoje, esse material é utilizado até mesmo para a fabricação de telas de computador e outros elementos de produtos eletrônicos.

É preciso lembrar que a madeira seca rapidamente. Simplificando, todos os produtos feitos com ele podem rachar depois de um tempo. Mas alguns artesanatos são fervidos em óleo ou óleo de linhaça - dessa forma você pode fortalecê-los, e é improvável que eles quebrem depois disso. Infelizmente, isso só pode ser feito com itens pequenos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário