Descrição do câncer de maçã preta e tratamento da doença

Contente
  1. O que é isso?
  2. Razões para infecção
  3. Sinais de ocorrência
  4. Como tratar macieiras?
  5. Medidas de prevenção
  6. Variedades resistentes

O cultivo de uma macieira requer atenção especial aos detalhes; as árvores do jardim costumam estar sujeitas a várias doenças. Um deles é o câncer negro, que pode ser reconhecido por uma série de sintomas. Se houver pelo menos um sinal dessa enfermidade na árvore, é necessário iniciar imediatamente o tratamento, bem como tomar medidas preventivas. Oferecemos informações úteis sobre as características da doença, as causas da infecção, bem como recomendações sobre como combater o câncer negro em macieiras.

O que é isso?

O câncer de maçã preta pertence à categoria de doenças infecciosas causadas por vários tipos de fungos e bactérias. Na maioria das vezes, esse problema se manifesta em regiões com mudanças repentinas de temperatura, mas nem um único jardim está imune a essa doença. Se você não iniciar o tratamento em tempo hábil, as árvores param de dar frutos ou a qualidade das maçãs se deteriora acentuadamente e, com o tempo, o jardim pode até morrer se você não agir.

A infecção fúngica, popularmente chamada de "verme do fogo", afeta muitas árvores frutíferas. A infecção começa na primavera, pois os esporos resistem até mesmo a geadas severas, permanecendo nas folhas caídas ou frutos podres, eles também podem se estabelecer nas fendas da casca. É por isso que o jardim deve ser cuidado no outono após a queda das folhas, retirando todos os desnecessários e velhos, para não deixar espaço para o desenvolvimento de doenças fúngicas. Assim que as geadas diminuem, os esporos despertados caem nos galhos danificados da macieira, crescem e destroem as células da árvore. O câncer negro pode ser fechado, ele se esconde sob o influxo e bolhas da casca, enquanto o câncer aberto é mais perceptível, pois se forma em áreas profundas não crescentes.

As árvores frutíferas mais velhas são as mais afetadas por essa infecção, mas ela também afeta os pomares jovens, por isso é importante aprender sobre os motivos para evitar a morte das plantas.

Razões para infecção

Para que os esporos dos fungos se ativem, eles requerem condições ideais, ou seja, alta temperatura e umidade. Portanto, os pomares de maçã estão mais frequentemente ameaçados em abril e maio, quando o sol ainda não secou completamente a água e o clima já está quente o suficiente. A temperatura do ar contribui para a infecção pelo câncer negro, o fungo patogênico se desenvolve bem na faixa de temperatura de 22 a 28 graus Celsius, enquanto a umidade deve ficar em torno de 80%. Nessas condições, os microrganismos nocivos precisam de apenas 6 horas para amadurecer, após as quais começam a infectar a árvore.

O motivo da infecção das fruteiras costuma ser a baixa imunidade, especialmente em pomares antigos que não são bem cuidados. Essas árvores estão enfraquecidas e não resistem a nenhuma infecção, especialmente o câncer, por conta própria. O fungo penetra facilmente no tecido lenhoso e começa a se multiplicar, após o que é capaz de se espalhar por todo o jardim.

Se os princípios agronômicos não forem seguidos, as árvores frutíferas podem facilmente ser infestadas. Estamos falando de poda inadequada, tratamento de feridas de qualidade insuficiente, espessamento excessivo dos ramos - tudo isso contribui para o desenvolvimento do câncer negro. A doença pode causar danos ao jardim por pragas, atrai outros parasitas que podem destruir completamente uma cultura potencial.Se você não cuidar das árvores, musgo e líquen começarão a crescer nelas, estimulando a propagação da infecção, pois criam as condições ideais para o fungo. Deve-se notar que o cuidado excessivo também pode afetar negativamente o estado das plantas frutíferas: se você abusar da fertilização, as substâncias começarão a se acumular no solo, o que criará um terreno fértil para infecções fúngicas.

O plantio impróprio é outra razão para o câncer negro em macieiras. Se o terreno não for grande o suficiente e você decidir plantar árvores próximas umas das outras, será necessário monitorar cuidadosamente suas condições e fornecer cuidados de qualidade.

As frutas não devem ser cultivadas perto de fossas de compostagem e em locais com decomposição ativa de matéria orgânica.

Sinais de ocorrência

Para entender com o que você está lidando, você precisa se familiarizar com os sintomas da doença da maçã. O câncer negro parece diferente dependendo de onde vive. Muitos especialistas argumentam que é muito difícil reconhecer uma doença fúngica em um estágio inicial, por isso é melhor inspecionar o jardim constantemente para detectar vários danos.

O câncer negro pode aparecer na casca. A ferida é caracterizada por uma borda marrom-violeta, que gradualmente começa a se espalhar pela superfície, depois torna-se preta. Se a doença progredir, as manchas se transformam em marcas profundas, a casca começa a descamar e parecer carbonizada.

Assim, se o tronco não estiver completamente enegrecido, há uma chance de salvar a árvore.

Na primavera, quando as árvores do jardim começam a florescer, a cor fica marrom, depois do qual se deforma e seca, isso se aplica ao pistilo e ao estame. Se falarmos da doença em uma árvore já madura, os frutos infeccionam por uma semana, após o que se formam manchas escuras na superfície, que aumentam de tamanho. A maçã vai começar a enrugar e virar uma "múmia", ficando completamente preta.

Se manchas marrom-avermelhadas apareceram nas folhas, que logo ficaram cinza, isso significa que a árvore foi infectada com câncer. A escuridão aparece na fruta ou no tronco. Durante o curso da doença, o número dessas manchas só aumentará e, se você não agir, as folhas começarão a morrer e a árvore logo secará. Uma grande macieira morre em dois meses.

Como tratar macieiras?

Se você notar uma pequena placa na casca, encontrou manchas nas folhas, você deve iniciar imediatamente uma operação de resgate. O tratamento consiste em várias etapas e, se você seguir as recomendações, será muito mais fácil combater a doença.

Limpeza

Esta é a etapa inicial que desempenha um papel importante. Como um dos sinais da doença é a formação de manchas nas folhas ou placa na casca, será necessário realizar uma limpeza. Estamos falando sobre higienizar não apenas a árvore infectada, mas todo o jardim. Para fazer isso, você precisa coletar frutas já infectadas e folhas com manchas, cortar galhos afetados pela doença e destruir restos de plantas fora do jardim.

Tratamento

Será necessário processar a casca do tronco e ramos do esqueleto que ainda não foram afetados pelo câncer preto. Após a limpeza, é importante atuar em todos os esporos que possam ter se espalhado para as folhas e até mesmo para o solo. Um anti-séptico é indicado para isso, é melhor escolher fungicidas e preparações que contenham cobre. Além disso, é importante tratar toda a área com antifúngicos.

Neste momento, você não pode cavar o solo, pois pode danificar as raízes, o que infectará imediatamente os esporos. É melhor soltar um pouco o solo e tratá-lo com os mesmos fungicidas.

Métodos populares

Se não estamos falando de uma infecção forte, você pode começar com remédios populares que também podem ajudar a curar a macieira do câncer negro. Água salgada com iodo ou uma solução de sabão é adequada para desinfetar feridas; suco de azeda fresco também é eficaz. Após o tratamento, a ferida deve ser fechada com uma mistura de argila e verbasco (1: 1), a espessura da camada deve ser de no mínimo 10 cm. De vez em quando, as áreas afetadas são umedecidas com Heteroauxina, para isso é necessário um balde de água e dois comprimidos. Nigrol e cera de colofónia são excelentes isolantes, que podem ser misturados com argila e amassados ​​completamente.

O solo do jardim pode ajudar a lidar com o lagostim da maçã preta - para isso, o solo deve ser umedecido, pré-tratado com fungicidas e, em seguida, cobrir todas as rachaduras com ele. Esse é um método difícil, pois toda vez que houver chuva, o procedimento terá que ser repetido.

Jardineiros experientes usam um verniz de jardim que é aplicado na parte danificada da árvore coberta com uma casca saudável.

Injeção de barril

Talvez este método de tratamento seja o mais eficaz quando se trata de um estágio difícil. Os antibióticos são ótimos para tratar doenças infecciosas, por isso são muito procurados. Em lojas especializadas, você pode encontrar "Estreptomicina", que é administrado na forma de injeção. Esta atividade é recomendada durante a estação de crescimento. Para isso, é feito um pequeno orifício no tronco a um metro do solo (não deve haver feridas ou áreas afetadas nas proximidades), uma mangueira é inserida e um antibiótico é injetado. Para as injeções, os especialistas desenvolveram um sistema especial, com a ajuda dele uma solução a 4% da droga é injetada na macieira, após o que o buraco deve ser bem fechado com uma rolha. O procedimento deve ser repetido com todos os ramos com mais de 15 cm de espessura. A injeção funcionará com um diâmetro de 3 M. É melhor repetir esta terapia 5 vezes em intervalos por semana.

Se você escolher este método, a remoção com poda das árvores é realizada após o procedimento.

Medidas de prevenção

Para não ter que lidar com o câncer negro em um estágio avançado e salvar todo o jardim, é melhor tomar medidas de segurança que ajudem a prevenir o desenvolvimento da doença. Recomenda-se colocar a macieira em local adequado, a saber: longe da fossa de compostagem, onde há muitos fertilizantes orgânicos. Plantar árvores em áreas onde há alta umidade devido ao lençol freático próximo não é recomendado. O lado sul também não é adequado para um jardim, pois a radiação ultravioleta pode queimar a planta e ajudar no desenvolvimento de doenças fúngicas. É importante evitar mudanças bruscas de temperatura que afetam negativamente o estado da casca, portanto, a localização do futuro jardim deve ser escolhida com cuidado.

Uma regra importante para qualquer jardineiro é a poda higiênica regular, durante a qual todos os galhos fracos, doentes e em excesso são removidos e as feridas são tratadas com cuidado e fechadas contra o vento e a umidade. Qualquer árvore precisa de rega oportuna e alimentação de alta qualidade; você não deve sujar o território com plantas desnecessárias. Um passo importante no cuidado das frutas é a caiação a dois metros de altura, que protege o pomar de insetos e outras pragas. Em árvores mais velhas, a casca começa a rachar e se desprender do tronco, por isso é importante limpá-la para permitir a troca gasosa removendo o tecido morto, que é um terreno ideal para a criação de esporos de fungos.

É necessário fazer as ações listadas regularmente, assim você pode proteger um jardim com árvores frutíferas não só do câncer negro, mas também de outras doenças.

Variedades resistentes

Se você está pensando em plantar seu próprio pomar de maçãs, é melhor escolher inicialmente a variedade certa que seja resistente a uma série de doenças infecciosas, incluindo o verme. Espécies como "Alva" e "Papirovka" (variedade de verão), "Borovinka", "Liberdade" e "Alegria de outono" são invulneráveis ​​ao lagostim preto, assim como às maçãs de inverno - são "Jonathan", "Estável", "Bolotovskoe "e" Haralson ".

Resumindo, é seguro dizer que o câncer de maçã preta não é uma doença inofensiva, aos primeiros sinais é necessário iniciar o tratamento sem demora. Se você seguir todas as recomendações acima, não negligencie as regras de cuidado e processe as plantas com cuidado, então você não terá que enfrentar um problema tão sério.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário