Descrição de doenças e pragas de macieiras

Contente
  1. Doenças e seu tratamento
  2. Pragas e a luta contra elas
  3. Medidas de prevenção

A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças.

Doenças e seu tratamento

A seguir, analisaremos as principais doenças da macieira, sua descrição detalhada, sinais de aparecimento, bem como métodos de tratamento.

Podridão de fruta

Esta doença também é chamada "Moniliose". Nesse caso, começam a aparecer manchas marrons nos frutos. Depois de algumas semanas, eles ficam completamente podres. No futuro, o fruto doente simplesmente cai ou permanece nesta forma pendurado na árvore. Na maioria das vezes, a podridão das frutas aparece no meio do verão. A alta umidade contribui para a rápida disseminação da doença. A principal fonte é o fungo nocivo. Deve-se notar que é muito difícil identificar a podridão nos estágios iniciais.

A podridão da fruta é tratável. Nesse caso, é melhor usar uma solução com iodo. Você também pode usar o medicamento "Fitosporina", e isso deve ser feito cerca de um mês antes da colheita da fruta. Às vezes, o medicamento "Hom" também é usado - a substância (40 gramas) é diluída em um balde d'água. A composição finalizada é pulverizada em árvores infectadas.

Nesse caso, uma planta deve ter cerca de 5-6 litros dessa solução.

Oídio

Esta doença também é fúngica. Quando infectados, eles são danificados primeiro. brotos e folhas. As lâminas das folhas começam gradualmente a desbotar e a ondular. Além disso, eles são cobertos por uma flor branca. No futuro, essas partes da árvore podem ficar marrons. O oídio também pode danificar as flores. Eles assumem uma aparência informe e, em seguida, simplesmente secam. Nesse caso, você não deve esperar pela colheita. Se você não iniciar o tratamento em tempo hábil, a planta morrerá rapidamente.

A macieira pode adoecer no início da primavera. Os tecidos jovens são mais suscetíveis a doenças. Para curar uma árvore, primeiro você precisa cortar todos os galhos afetados, e eles devem ser queimados para não espalhar mais a infecção. Em seguida, é realizada a pulverização com produtos químicos.

Rubigan, Impact, Karatan e Nimrod serão os mais adequados. As soluções devem ser preparadas estritamente de acordo com as instruções.

Filostictose

Quando essa doença é acometida, pequenas manchas marrons começam a aparecer na superfície das folhas, por isso a filostose também é chamada de mancha marrom. A principal fonte é o fungo.

Para evitar o aparecimento de tal infecção, as folhas caídas devem ser removidas do local em tempo hábil, o círculo do tronco deve ser desenterrado e a copa deve ser desbastada... Para combater a filostose, pode-se usar uma composição com uréia (5%). O líquido bordalês também pode ajudar, que neste caso atua como um forte fungicida.

Sarna

Manchas escamosas marrons aparecem nas folhas da macieira. No fruto começam a formar-se placas com superfície rugosa. A crosta não causa a morte da cultura, mas ao mesmo tempo afeta negativamente sua apresentação.

Os meios mais eficazes na luta contra a sarna são especiais fungicidas biológicos "Horus", "Fitolavin" e "Fitosporin". A solução final é pulverizada na coroa e no tronco. Além disso, é necessário realizar vários desses tratamentos para se livrar da infecção.

Como medida preventiva, pode-se realizar tratamentos com Bordeaux líquido (3%).

Câncer negro

Quando danificado por câncer preto, manchas de cor marrom-avermelhada aparecem na casca das árvores frutíferas. Além disso, um grande número de pequenos pontos pretos são formados. A casca gradualmente começa a rachar, o carvão e ocorre sua estratificação. A madeira é então exposta. Para curar uma planta, você precisa agir imediatamente após detectar os sinais acima. Todas as áreas afetadas cuidadosamente cortados e incinerados imediatamente. Em seguida, a árvore deve ser pulverizada com sulfato de cobre (concentração 2%).

Todos os pontos de corte também precisam ser processados. Para isso, é melhor usar o líquido bordalês. Se o câncer preto aparecer na árvore novamente, é melhor remover completamente a planta do local.

Doença do mosaico

Se afetados, manchas mais claras podem ser vistas nas folhas das macieiras. No futuro, a folhagem afetada começa a encolher, depois fica amarela e simplesmente cai. O crescimento do rebento é muito mais lento. O rendimento e a qualidade das maçãs também diminuem. A doença mosaico é viral. Via de regra, essa doença não tem tratamento, é melhor tirar a planta do local imediatamente.

Paniculate

Esta doença também é viral.... Geralmente ocorre no meio do verão. Ao mesmo tempo, aparecem na árvore brotos finos com folhas pequenas. As plantas infectadas desenvolvem botões tarde. As flores serão irregulares. Como resultado, os frutos ficam pequenos, praticamente não têm sabor.

O paniculado é incurável, então a árvore frutífera afetada terá que ser arrancada e queimada imediatamente.

Citosporose

O dano aparece diretamente na casca da árvore... Colônias de fungos prejudiciais se desenvolvem ativamente sob ele. Apenas manchas marrons serão visíveis em sua superfície. Além disso, eles começarão a clarear e adquirir uma tonalidade vermelha. A superfície da casca rachará e o tronco perderá sua dureza e resistência. Ao mesmo tempo, os galhos começarão a quebrar. Quando são encontrados sinais de doença, todas as partes danificadas das árvores são cuidadosamente cortadas. Além disso, todos os locais dos cortes são imediatamente tratados com uma solução de sulfato de cobre.

O tronco deve ser caiado com cal. Recomenda-se a aplicação de fertilizantes minerais no solo. Além disso, são realizados tratamentos com sulfato de cobre ou fungicida. No total, você precisará realizar pelo menos três desses procedimentos.

Queimadura bacteriana

Com essa doença bacteriana, todas as partes aéreas da macieira podem ser afetadas. As folhas, os rebentos ficam castanhos, as flores também escurecem, os rebentos novos assumem uma forma curva. A casca se parte e sai da madeira saudável.

Para curar a planta afetada, é necessário remova as partes infectadas. Eles são cortados em madeira saudável. Se a macieira for gravemente afetada, terá de ser arrancada e queimada. Além disso, a vegetação é tratada com produtos químicos que contêm cobre.

Pragas e a luta contra elas

A macieira é freqüentemente afetada por vários parasitas.

  • Rolos de folha... Esses pequenos insetos se escondem sob a folhagem. Eles podem aparecer na árvore desde o início da primavera. Os rolos de folhas também podem danificar gravemente os botões e os brotos da maçã. Eles arrastam as plantas com suas teias de aranha. Para se livrar dessa praga, pode-se usar uma solução de "Nitrofen", após o brotamento, "Clorofos" é usado.
  • Mariposa da maçã. A praga afeta a fruta. Pequenas lagartas de cor clara penetram nas maçãs. Na maioria das vezes, a mariposa codling aparece nas regiões do sul. Com uma forte derrota, serão visíveis picadas na fruta, ao cortar será possível observar parasitas que roem suas passagens e corroem as sementes. Para se livrar dessa praga, é melhor usar inseticidas químicos. Os medicamentos mais eficazes serão Iskra, Fufanon, Calypso, Mavrik, Fosban e Sirocco.Às vezes, formulações especiais de piretróides são usadas: "Arrivo", "Ivanhoe", "Tsi-Alpha", "Tsipi Plus".
  • Pulgão sanguíneo. O inseto é capaz de sugar todo o suco dos brotos e galhos, enquanto introduz sua saliva, o que provoca o crescimento excessivo dos tecidos. Como resultado, a casca da árvore começa a rachar e os parasitas entram nela. Para destruir os pulgões do sangue, você pode usar os seguintes medicamentos: "Zolon", "Kinmix", "Decis". Previamente, essas substâncias são diluídas em água de acordo com as instruções e pulverizadas nas macieiras afetadas.
  • Ácaro-aranha. Esses pequenos insetos são de dois tipos, alguns têm o corpo vermelho, que é totalmente coberto por cerdas, os últimos têm uma cor verde-amarelada. Seu tamanho, via de regra, não excede 0,6 mm. Os ácaros da aranha atacam primeiro as placas das folhas das macieiras. Como resultado, a folhagem fica amarela, começa a secar e cair. A fruta crescerá muito mais devagar. A praga pode aparecer nas árvores durante a floração. Para combater esse tipo de inseto, acaricidas especiais são usados, incluindo "Sunmite", "Neoron". Nesse caso, os medicamentos precisarão ser trocados periodicamente. Caso contrário, os parasitas podem se tornar viciantes.
  • Besouro da flor da maçã. É capaz de causar grandes danos às culturas fruteiras em uma primavera fria. A praga danifica gravemente os botões jovens. Parece um pequeno besouro, cujo comprimento atinge apenas 4-5 milímetros. As fêmeas do parasita colocam seus ovos nos botões, como resultado, um grande número de pequenas larvas brancas aparecem nas árvores, elas também se alimentam dos botões. Para destruir o besouro da flor em macieiras, você pode usar preparações prontas "Fufanon", "Karbofos". Durante o período vegetativo, vale a pena dois tratamentos. Ao mesmo tempo, cerca de 2 litros da composição devem cair sobre uma árvore jovem e pelo menos 5 litros para uma árvore frutífera. No próximo ano, recomenda-se cortar e queimar todos os botões que não floresceram.
  • Apple sawfly... A praga é de cor amarela. O comprimento do corpo pode chegar a 7 milímetros. As fêmeas do parasita se alimentam de pólen e colocam seus ovos dentro das flores. O inseto pode destruir a câmara de sementes da fruta. Os frutos afetados caem rapidamente. O tratamento com "Zolone" pode ajudar contra a mosca-serra.
  • Midge de maçã... A praga é uma mosca de até 2 mm de comprimento. As fêmeas colocam seus ovos nas bordas da folhagem. As larvas se alimentam de placas de folhas jovens. Se danificadas, todas as peças velhas e danificadas devem ser removidas imediatamente. Em seguida, o processamento é executado. Para isso, as preparações contendo fósforo serão as mais adequadas. Pesticidas biológicos também podem ser usados ​​e devem ser aplicados durante a oviposição.
  • Hawthorn... Ele danifica na maioria das vezes o espinheiro, motivo pelo qual recebeu esse nome, mas também pode afetar as macieiras. O parasita roe rapidamente a folhagem, os brotos e os botões, reduzindo significativamente a produção. O espinheiro se transforma em borboleta no verão. Deixa ovos na superfície da casca, de modo que na próxima temporada novas pragas aparecem na cultura novamente. Para removê-los, pode-se usar inseticidas biológicos, entre eles "Karbofos", "Nitrofen" e "Benzofosfato".
  • Medianitsa... Parece um pequeno inseto com cerca de 3 milímetros de comprimento. Suas cores são verde-amarelo. Na primavera, aparece na casca e começa a se alimentar de brotos jovens. Além disso, a cabeça de cobre voa para longe, mas chega novamente no outono para colocar as larvas na planta danificada. Para tratar a cultura afetada, você deve usar o agente "DNOC". Após o período de floração, a vegetação é tratada adicionalmente com uma composição medicinal com pó de tabaco, e às vezes também se usa o inseticida "Fufanon".

Medidas de prevenção

Para prevenir o aparecimento de diversas doenças e pragas em uma determinada cultura, vale lembrar algumas medidas preventivas importantes. Regularmente, você precisa inspecionar cuidadosamente todas as árvores frutíferas no local.Todos os ramos velhos e danificados são imediatamente removidos e queimados para que não se tornem uma fonte de várias infecções. Todas as seções são processadas com sulfato de cobre ou uma composição com permanganato de potássio para protegê-los de infecções.

No outono, as plantas devem ser tratadas com cal. Isso protegerá a colheita de queimaduras. Na primavera, vale a pena fazer tratamentos preventivos. Também nesta época do ano, pode-se polvilhar a macieira com uma composição de enxofre coloidal. A profilaxia no verão desempenha um papel importante. Portanto, no mês de junho, recomenda-se o uso de infusões de ervas. Você pode preparar uma composição com absinto.

O medicamento "Inta-vir" também é usado (1 comprimido por 10 litros de água).

Para evitar o aparecimento de pragas que roem as folhas das macieiras, pode-se usar uma infusão com tabaco. É melhor usar preparações prontas em julho. "Alatar", "Fitosporin", "Karate", "Karbofos"... Na maioria das vezes, o procedimento é realizado por pulverização simples. Além disso, é melhor fazê-lo durante a noite seca. Como medida preventiva, podem ser usados ​​fungicidas. O sulfato de ferro é freqüentemente usado. Mas essa droga só pode ser usada uma vez em certas épocas - no final do outono ou início da primavera.

Durante a frutificação, as plantações de maçã também podem ser processadas. Mas é categoricamente impossível usar composições químicas fortes, uma vez que podem afetar negativamente as características de qualidade e sabor das frutas.... Nesse caso, os remédios caseiros são a melhor opção. Então, você pode fazer uma solução com amônia, cascas de cebola e alho picado.

Para plantar em sua casa de verão, você deve selecionar imediatamente as variedades mais resistentes a doenças e pragas: Dream, Antonovka, Pervinka, Brown New. Entre as variedades colunares decorativas, as variedades mais resistentes são "Medok", "Vasyugan"... Nesse caso, é melhor pulverizar as mudas com fungicidas antes mesmo do plantio.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário