Características dos filtros de gordura para extração
Os exaustores foram concebidos para garantir a eliminação do ar poluído da cozinha. Na maioria das vezes, o ralo vai para a rua, principalmente quando se trata da utilização de unidades apenas com filtros de gordura. O que são, como diferem e como funcionam - contaremos a você neste artigo.
Visualizações
Existe no mercado moderno uma ampla gama de produtos responsáveis pela filtragem das partículas de gordura. Eles têm vários tamanhos, tipos e podem ser feitos de diferentes materiais. Além disso, a eficácia desses produtos também é desigual. Porém, com tudo isso, os filtros de gordura se dividem em 2 tipos principais: descartáveis e reutilizáveis. Antes de comprar itens, você deve estudar cuidadosamente suas diferenças, prós e contras para fazer a escolha certa.
Então, filtros descartáveis. Como o nome sugere, esses elementos podem ser usados apenas uma vez, ou seja, após a contaminação, devem ser descartados e substituídos por novos. Filtros sujos não funcionam bem e não purificam o ar adequadamente.
Já os filtros reutilizáveis, seu uso está previsto para toda a vida do exaustor. Porém, para que a filtração ocorra de forma eficiente, devem ser limpos em intervalos regulares, removendo depósitos de gordura e produtos da combustão. O material de fabricação pode ser metais ou fibras sintéticas e orgânicas. Essa é a principal diferença entre os produtos.
Os elementos feitos de fibras não tecidas podem ser à base de acrílico, não tecido e inverno sintético, neste caso podem ser chamados de orgânicos. Para tornar o material mais durável, geralmente é colado. Esses filtros sempre têm um preço inferior ao de seus equivalentes de metal e, em sua maioria, são descartáveis. A exceção são os produtos de acrílico, porém, embora possam ser limpos e reutilizados várias vezes, ainda não são reutilizáveis no sentido pleno da palavra. Isso ocorre porque cada limpeza destrói parcialmente o elemento, impedindo-o de funcionar com a mesma eficácia por muito tempo.
Alguns consumidores tendem a limpar seus filtros de forma mais intensa, para o que eles simplesmente tentam lavá-los. Isso não é de todo uma opção, uma vez que a estrutura das fibras será definitivamente violada, respectivamente, o elemento não será capaz de desempenhar plenamente as funções que lhe são atribuídas, o que acarretará em desgaste prematuro do equipamento principal.
Já os filtros metálicos para exaustores de cozinha são sempre reutilizáveis, o que significa que podem ser utilizados pelo mesmo período de tempo que o próprio móvel. Os elementos podem ser feitos de folha, alumínio, bem como aço inoxidável ou galvanizado. Se a folha for o material de fabricação, ela é empilhada em várias camadas, nas quais são feitos orifícios especiais. Isso ajuda a combater a poluição de forma mais eficaz. Esses produtos filtram o ar muito bem, mas não são os mais duráveis e não podem ser usados por muito tempo.
Elementos feitos de aço inoxidável ou aço galvanizado são excepcionalmente fortes e duráveis, sua vida útil na esmagadora maioria dos casos é igual à vida útil do próprio exaustor. Também são seguros, não sujeitos a processos corrosivos e são muito eficientes no trabalho. Deve-se ter em mente que tais elementos requerem manutenção e cuidados competentes, caso contrário, pode surgir ferrugem.A principal desvantagem de tais produtos é seu alto preço, portanto, são instalados exclusivamente em modelos de capuzes caros e de alta qualidade.
Os filtros de alumínio, como os de aço, têm uma longa vida útil, purificam o ar com eficácia e são duráveis. Por sua maior durabilidade, em alguns casos, é utilizada a anodização dos elementos, após o que o processo de oxidação pode ser excluído.
No entanto, esses produtos, principalmente com o uso de anodização, também não são baratos.
Dispositivo e princípio de operação
Qualquer filtro de gordura universal parece um cassete. Tem uma estrutura robusta, bem como telas de malha de material. São essas folhas que ajudam a filtrar o ar e reter a contaminação. O ângulo de inclinação das malhas efetivamente retém a sujeira.
O elemento principal do filtro é uma malha, assimétrica ou uniforme. É impossível dizer com certeza qual deles é melhor ou pior, por isso a escolha de um determinado tipo não deve ser prioridade na hora da compra. Para uma filtração mais confiável, várias camadas de malha podem ser colocadas na moldura ao mesmo tempo, isso contribuirá para uma mudança na direção dos fluxos de ar, o que servirá para purificar melhor o ar, reter de forma mais eficaz a gordura e os produtos da combustão. Em alguns casos, um filtro é dividido em vários cassetes, isso é feito para facilitar a limpeza e a instalação dos elementos.
Os capuzes modernos têm dois modos. A primeira delas é que o ar seja descarregado para fora ou para dentro do duto de ventilação, ou seja, fora das instalações. O segundo assume a circulação dentro da cozinha, neste caso, as massas de ar, após passarem pelo processo de limpeza, voltam.
O modo de limpeza afeta diretamente as funções desempenhadas pelo filtro. Se o ar for expelido para fora da cozinha, grandes partículas de sujeira não entram nos elementos do capô, como o motor e outros componentes. Se o modo de recirculação for iniciado, o objetivo prioritário é limpar diretamente o ar da sala, mas os elementos estruturais também são protegidos de forma confiável.
Além disso, a caixa de gordura protege o filtro de carbono de contaminações, com a ajuda da qual odores desagradáveis e produtos de combustão são eliminados do ambiente.
De acordo com o exposto, o filtro de gordura não só ajuda a limpar o ar, mas também protege o exaustor e todos os seus elementos estruturais contra placas e contaminações. Isso é necessário para excluir depósitos de gordura, que podem aparecer no interior após algumas semanas de uso. Conseqüentemente, a carga na unidade aumentará e, durante a operação, ela pode simplesmente não ser capaz de suportá-la. E isso pode levar a sérias avarias, cuja eliminação exigirá custos financeiros significativos.
Durante a recirculação, a carga no elemento de graxa aumenta. Se não for devidamente limpo, muitos problemas podem surgir. Isso porque o ar que passa pelo produto é purificado tanto de gorduras quanto de impurezas, bem como de odores em excesso. Para que isso seja possível, é necessário um elemento adicional, que não é barato e também precisa de proteção.
Qualquer contaminação pode inutilizar rapidamente o filtro de odores e, portanto, precisa de proteção.
Isso pode causar danos à saúde, bem como reparos adicionais caros.
Instalação e manutenção
O filtro de gordura está localizado na parte inferior do exaustor, diretamente atrás do filtro de carvão, se estiver incluído com o aparelho. Periodicamente, requer limpeza, que pode ser feita manualmente. Em primeiro lugar, é necessário desligar o exaustor da rede, após o que pode retirar o filtro. Para fazer isso, você precisa puxar a trava da fechadura em sua direção, segurando cuidadosamente o coletor de gordura.
Todos os filtros de gordura reutilizáveis requerem pouca manutenção. Na maioria das vezes, eles só precisam remover a sujeira que obstrui a malha. Os elementos são fixados em clipes especiais, com a ajuda dos quais são fáceis de instalar e desmontar.A seguir, podem ser lavados com uma escova especial em água com sabão.
A maneira mais fácil é preparar uma solução ensaboada com sabão em pó comum, apesar da leveza, o efeito será excelente.
Você também pode usar qualquer tipo de agente de limpeza, por exemplo, aqueles usados para lavar louça. Em qualquer caso, após o procedimento, o filtro deve ser lavado com bastante água. Ressalta-se que o sabão em pó não é a melhor opção para a lavagem desses elementos, pois podem riscar facilmente o metal. Para o alumínio, não é recomendado o uso de refrigerantes, compostos ácidos e alcalinos.
Após o término da lavagem, certifique-se de secar o filtro antes de instalá-lo. Isso é melhor feito à temperatura ambiente, longe da luz solar direta. Se o elemento for colocado no exaustor úmido, processos corrosivos podem se formar no metal ao longo do tempo.
Com filtros descartáveis, tudo é muito mais fácil. É necessário monitorar sua contaminação, após o que o elemento simplesmente muda para um novo.
Quando exatamente fazer isso, eles mostrarão sinais especiais que aparecerão na superfície depois que as células estiverem obstruídas com sujeira.
Dicas dos mestres
A eficiência do funcionamento do exaustor depende do cuidado do consumidor com o filtro. Não é necessário comprar um modelo caro, contrapartes mais baratas, com manutenção adequada, não farão com que sua tarefa seja pior. De acordo com as avaliações dos clientes, a crença de que o preço do aparelho afeta diretamente a qualidade da limpeza nem sempre corresponde à realidade.
Quanto aos cuidados com os elementos, os mestres aconselham o uso de agentes de limpeza comuns na hora da lavagem.usado para arrumar fornos. A composição é aplicada ao filtro com um pincel, deixado por meia hora e depois lavado em água corrente. Para economizar tempo e se possível, é apropriado usar uma máquina de lavar louça.
Não é recomendado usar bicarbonato de sódio para lavar os filtros. Seus efeitos podem causar manchas por contato com o metal. Além disso, não devemos esquecer que o alumínio não tolera a exposição a altas temperaturas, sob sua influência pode escurecer e oxidar. Você deve lavar os filtros de gordura uma vez por mês; na máquina de lavar louça, o procedimento pode ser realizado uma vez a cada 2-3 meses.
Você pode descobrir como substituir a malha do filtro de gordura para o exaustor no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.