A escolha da ondulação para o capô

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Materiais (editar)
  4. Instalação e conexão

Hoje em dia, ao projetar instalações de cozinha, é muito difícil prescindir de sistemas de exaustão modernos. As condutas de ventilação promovem a circulação ideal do ar, absorvem o vapor e diversos produtos da combustão, o que evita a poluição do espaço envolvente e a acumulação de uma camada de gordura nos electrodomésticos e outros móveis de cozinha.

Peculiaridades

Ondulação é um complexo de anéis cobertos com material protetor. Os componentes de tal tubo são pressionados uns contra os outros e a camada superior é dobrada como um acordeão. Isso permite que o tubo corrugado se estique em comprimento, excedendo o tamanho dobrado várias vezes. Devido à falta de uma estrutura rígida, a estrutura pode dobrar em quase qualquer ângulo, o que torna possível utilizá-la para instalação em locais de difícil acesso e condições muito apertadas.

A aparência de tais tubos corrugados também teve um efeito positivo na qualidade do próprio trabalho.que fornecem um clima interno ideal. Anteriormente, eram utilizadas estruturas de dutos rígidos com parâmetros individuais separadamente para cada sala, que precisavam ser encomendados de empresas especiais. Acabou sendo muito caro, nem todo mundo tinha dinheiro para comprar esses dispositivos.

Além disso, as vantagens do uso de tubos corrugados em sistemas de ventilação incluem as seguintes propriedades:

  • longa vida útil;
  • simplificação do trabalho de instalação;
  • disponibilidade para compra;
  • ampla variedade de tamanhos padrão;
  • a facilidade do próprio design;
  • resistência a altas temperaturas, o que exclui o fogo;
  • desempenho aerodinâmico ideal.

Se falarmos sobre as deficiências, elas incluem os seguintes pontos:

  • é muito difícil limpar um tubo com superfície ondulada;
  • aparência pouco apresentável, o que requer mascaramento da ondulação;
  • Os tubos corrugados de alumínio podem perder a sua forma original durante os trabalhos de instalação devido à maciez do material, apresentam um elevado nível de ruído durante o funcionamento do sistema de escape.

As principais características técnicas (parâmetros) dos tubos corrugados incluem suas dimensões reais, como o diâmetro da seção transversal e o comprimento da estrutura, que é determinado diretamente pela fábrica. Pode corresponder a um tamanho padrão ou ser comercializado em baias de 20 a 100 m.

A escolha do diâmetro é diretamente influenciada pela potência do próprio dispositivo.

Os tubos corrugados mais comuns têm os seguintes parâmetros:

  • 100 mm;
  • 120 mm;
  • 125 mm;
  • 150 mm.

Poderá saber qual o diâmetro escolher no passaporte ou nas instruções do capuz, onde são dadas recomendações sobre a secção. Deve-se levar em consideração que é absolutamente impossível tomar um duto de ar corrugado de diâmetro menor, pode-se tomar um maior. Mas, neste caso, você precisa levar um adaptador adicional para evitar uma situação em que o tubo não possa encaixar no pescoço.

Deve-se levar em consideração também que o comprimento da ondulação é escolhido de acordo com o tamanho na forma esticada, uma vez que a instalação ocorre exatamente assim, e é vendida comprimida. Como parte do comprimento é sempre gasta na formação de curvas, o tubo é adquirido com uma margem de 0,5 m para cada 2-3 voltas retas.

É permitido usar a opção de ondulação da moldura com revestimento de folha, mas esta opção é altamente indesejável. Apesar de essa opção ser muito mais barata, o papel alumínio é um material frágil que pode ser facilmente danificado e perfurado.E uma folha muito fina tem a capacidade de farfalhar constantemente, mesmo se o capô estiver desligado.

Recomenda-se solicitar aos funcionários de lojas especializadas um certificado de qualidade do produto adquirido. Isso evitará a possibilidade de comprar mercadorias de fabricantes duvidosos, que não tenham os documentos de acompanhamento e que possam vir a estar cheios de buracos. As ranhuras são geralmente microscópicas em tamanho e, portanto, difíceis de detectar antes do início do processo de operação.

Ao fazer uma compra, você precisa verificar se o sistema de exaustor adquirido já possui uma válvula de retenção embutida, caso contrário, você deve levá-la adicionalmente.

Visualizações

O tipo de sala onde o duto de ar está planejado para ser instalado depende diretamente a escolha de um tubo corrugado, ou seja, a forma de sua seção, que são:

  • retangular ou quadrado;
  • redondo ou plano (oval).

Um tubo corrugado de secção rectangular (quadrada) é normalmente utilizado em vários empreendimentos e fábricas, serve como uma boa opção para arranjar sistemas de ventilação para várias instalações técnicas e de armazém, bem como para áreas comuns. O diâmetro da seção transversal de tais tubos é muito maior do que os arredondados.

Para uso doméstico, em particular, ao organizar um sistema de ventilação de cozinha, a melhor opção seria um tubo corrugado de formato redondo, geralmente PVC branco. É muito mais fácil instalá-lo sozinho e seu custo é muito menor do que um retangular.

Os dutos de ar corrugado diferem não apenas em sua forma, mas também no método de fabricação.

De acordo com este critério, eles são divididos em dois tipos principais:

  • quadro;
  • tubos corrugados enrolados em espiral.

O primeiro tipo é uma base de anéis de metal e folha de alumínio ou filme de polímero esticado sobre eles. Tais tubos tendem a assumir sua forma original e não permitem deformações após serem esticados em seu comprimento total, por isso são considerados os mais flexíveis.

Os dutos de ar em espiral são feitos principalmente de alumínio galvanizado ou aço inoxidável. Este tipo de construção tem um custo elevado em comparação com os tubos corrugados do primeiro tipo (caixilho). São meio flexíveis devido ao fato de poderem se esticar totalmente duas ou três vezes, mas não têm a propriedade de retornar ao seu estado original. A deformação permanecerá inevitável, mesmo que sejam feitos esforços para dar a tal duto a forma desejada.

Alguns fabricantes oferecem tubos corrugados flexíveis com ou sem isolamento. Dotar a estrutura de propriedades de isolamento térmico ajuda a expandir significativamente o escopo de tais dutos de ar. Por exemplo, ao usar tubos corrugados flexíveis de quatro camadas, torna-se possível colocar dutos de ventilação não só no interior, mas também no exterior.

Materiais (editar)

Na prática, tubos corrugados dos seguintes materiais são usados:

  • alumínio;
  • aço inoxidável;
  • Cink Steel;
  • polietileno de baixa ou alta pressão;
  • têxtil;
  • cloreto de polivinila (PVC).

O tipo de material do qual o duto é feito afeta diretamente o escopo de sua aplicação.

  • Por exemplo, os tubos têxteis são utilizados na cablagem de sistemas de comunicação em instalações industriais, uma vez que contribuem para uma velocidade de circulação de ar suficientemente elevada. É esse fator que determina o uso de tubos corrugados têxteis em indústrias de alimentação e processamento de carnes. Essas estruturas podem ser facilmente desmontadas, limpas e desinfetadas.
  • Os dutos de ar feitos de cloreto de polivinila ou tubos corrugados de PVC são usados ​​principalmente para arranjar dutos de ventilação em casas e instalações industriais. Enchimentos minerais são usados ​​aqui para garantir o máximo isolamento acústico.
  • Na maioria das vezes, tubos corrugados de aço inoxidável, aço galvanizado ou alumínio são utilizados para equipar um exaustor de cozinha. Menos comumente, opções de plástico são usadas.
  • O tubo corrugado de alumínio tem uma estrutura de rigidez média e um peso bastante baixo. É usado dentro e fora das instalações. Possui ranhuras para fixação, que não estão disponíveis nas opções mais baratas. As vantagens de instalar tubos feitos deste material incluem durabilidade durante a operação e resistência a quase todas as condições climáticas. Mas também existem pequenas falhas: vibração do tubo durante o funcionamento e formação de ruído.
  • A próxima opção é um tubo flexível com uma estrutura de arame de metal com uma folha metálica enrolada ao redor. A duração da operação e a qualidade de tal duto são diretamente afetadas pela espessura da camada externa. É utilizado apenas no dia a dia, pois suporta pequenas cargas. As vantagens incluem flexibilidade e o preço mais acessível, as desvantagens incluem um baixo nível de segurança e praticidade.
  • Os tubos corrugados de aço galvanizado costumam ser usados ​​por muito tempo (mais de 20 anos). Os tubos podem ser com ou sem revestimento de polímero. A camada de polímero protege o interior ou o exterior do tubo, e esta opção também oferece uma escolha de cores e se encaixa harmoniosamente em qualquer interior. As vantagens de usar dutos de ventilação galvanizados incluem alta resistência, longa vida útil, mesmo com forte aquecimento (mais de 70 graus), incombustibilidade absoluta, escolha de cores e resistência mínima da rede. A desvantagem é a falta de componentes que sirvam para prender vários tubos entre si. Você tem que usar ferramentas como alicates ou alicates.
  • O tubo corrugado de plástico é a opção mais econômica e ideal para trabalhos de instalação simples em instalações residenciais. Mas tal material tem várias desvantagens significativas: um grau muito alto de inflamabilidade (em um incêndio, fumaça cáustica será liberada, o que levará ao envenenamento por substâncias tóxicas e venenosas), grande vulnerabilidade e degradabilidade, a liberação de um odor desagradável devido à presença de formaldeído na composição. As vantagens incluem o baixo custo do produto acabado, facilidade de instalação e resistência mínima da rede.

Instalação e conexão

A instalação de um tubo corrugado é realizada em várias etapas.

  1. É necessário desenvolver um esquema detalhado para a instalação do exaustor. Nesta fase, vale a pena considerar todas as características da sala da cozinha, a localização dos compartimentos dos móveis, determinar o local da conduta de ventilação e traçar um plano para a sua instalação. Depois disso, calcule o número necessário de tubos, grades e fixadores.
  2. Verifique os comprimentos de todos os componentes com cuidado. De acordo com o diagrama desenhado e os parâmetros selecionados, prepare as luvas para o trabalho de instalação. O tubo corrugado pode ser encurtado com uma tesoura comum ou uma serra.
  3. Instale um redutor universal na saída de exaustão. Este dispositivo é necessário para a montagem de tubos corrugados de diferentes diâmetros.
  4. Conecte os tubos corrugados ao capô. Lubrifique as bordas da boca do capuz com selante. Aperte o tubo e a seguir a braçadeira com o parafuso e a chave de fenda.
  5. Fixe o tubo corrugado à parede usando suportes com braçadeiras. As braçadeiras são fixadas a uma distância de 1 m uma da outra ao longo de todo o comprimento do duto.
  6. Coloque a grelha de ventilação na abertura do poço e fixe com parafusos auto-roscantes.
  7. Conecte o duto de ar à grade. Aplique selante no alargamento da grade e coloque no gargalo do duto de ar. Prenda com uma braçadeira de mangueira.
  8. Ligue o exaustor à rede e verifique a qualidade de funcionamento de todo o sistema.
  9. Cubra o tubo corrugado, se necessário.

No caso de o sistema de exaustão se encontrar bastante afastado da abertura de ventilação, é recomendável ocultar o cano ondulado atrás de um tecto falso. Esta opção ajudará a evitar a formação de cantos muito agudos e a esconder o duto de olhos curiosos.

Se não for planejada a instalação de um teto falso na cozinha, você pode ocultar o duto das seguintes maneiras:

  • feche o tubo com as portas dos armários de parede;
  • montar a conduta de ar atrás da estrutura de gesso cartonado;
  • feche com uma caixa decorativa ou outro elemento de acordo com o interior da cozinha.

Antes de iniciar os trabalhos de instalação, recomenda-se limpar a ventilação do próprio apartamento e verificar se há corrente de ar. Para verificar esse fato, você precisa anexar uma folha de papel comum ao orifício de ventilação. No caso de ele resistir sem ajuda externa, o desejo está presente.

Também é importante estabelecer o desempenho mais adequado do exaustor, que é muito fácil de verificar por meio de um dispositivo especial - um anemômetro embutido na base do tubo corrugado.

E a última coisa - não se esqueça das regras elementares de segurança contra incêndio. É importante seguir estritamente as instruções de operação do equipamento selecionado e ter cuidado para não deixar umidade na superfície do sistema de exaustão enquanto o ventilador estiver funcionando.

É altamente indesejável realizar as seguintes ações:

  • toque com as mãos molhadas na superfície de metal do capô ou do tubo revestido de folha ondulada;
  • use detergentes ao limpar o duto de ar;
  • instalar um tubo corrugado próximo a um fogão a gás e elétrico ou lareira;
  • fixe o duto próximo à fiação elétrica.

Assim, quase todas as pessoas suportam a instalação de um cano ondulado, bastando escolher os parâmetros corretos (comprimento e diâmetro), forma e material da conduta, tendo também em consideração as particularidades do interior da cozinha.

Para uma revisão em vídeo dos dutos de ar para um exaustor de cozinha, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário