Capô embutido: conselhos sobre seleção e instalação

Contente
  1. Característica
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Funcionalidade
  4. Como escolher?
  5. Como instalar?
  6. Modelos populares
  7. Lindos exemplos no interior

Eletrodomésticos embutidos podem economizar significativamente espaço e tornar o interior muito mais lacônico. A cozinha não é exceção. Recentemente, os exaustores de cozinha tornaram-se muito populares, pois este dispositivo purifica o ar, elimina os odores que surgem durante o processo de cozimento. Tal coifa pode ser embutida, o que permitirá não estragar o interior da cozinha com uma estrutura volumosa e visualmente proeminente.

Característica

Sem dúvida, o cheiro dos deliciosos pratos caseiros traz aconchego ao ambiente de uma casa ou apartamento. No entanto, com o cozimento constante e frequente, esse cheiro muitas vezes enche quase todos os quartos. Ela literalmente impregna móveis próximos ao fogão, cortinas de cozinha, papel de parede. A fuligem de alimentos e líquidos ferventes, bem como pequenas partículas de gordura, acabam cobrindo o próprio fogão, as mesas e as paredes adjacentes. Manchas de gordura são um bom terreno fértil para o crescimento de fungos e bactérias.

Não é tão fácil limpar essa contaminação. Freqüentemente, as donas de casa precisam fazer a limpeza. Nesse caso, você precisa usar vários agentes de limpeza e se esforçar muito para limpar as superfícies da cozinha. Mas o mais desagradável é que depois de um tempo, fuligem, fumaça, gordura e odores se acumulam novamente nos objetos e móveis da cozinha.

Um dos ditados diz: "Limpe, não onde costuma limpar, mas onde não suja." Você pode transferir a essência desta frase para o problema acima. Acontece então que seria necessário reduzir de alguma forma ou eliminar completamente a formação e o acúmulo de sujeira que ocorre durante o cozimento no fogão.

Por muitos anos, exaustores especiais foram usados ​​para limpar o ar na cozinha. Recentemente, eles ganharam popularidade especial.

Este dispositivo de ventilação é instalado acima do fogão (gás ou elétrico). Ao aspirar o ar, a coifa capta e aspira o vapor, a fuligem, as partículas de gordura que se formam durante a preparação dos pratos quentes. Isso evita que a contaminação e os odores se espalhem pela cozinha.

De acordo com o princípio da ventilação do ar, existem os seguintes tipos de coifas:

  • Estruturas de exaustão de escoamento. Esta é uma versão mais simples do dispositivo de ventilação. O ar poluído retirado da cozinha passa por filtros e é retirado da sala para a rua. Essas coifas são embutidas no sistema de ventilação de um prédio de apartamentos ou têm uma saída direta para a rua através da parede. O exaustor está equipado com filtros de carvão embutidos. Eles são projetados para reter fuligem e gordura. Esses contaminantes podem se acumular no tubo de exaustão do sistema de ventilação e, com o tempo, entupi-lo ou reduzir significativamente a tiragem de ar.
  • Coberturas de recirculação. Esse sistema de purificação de ar filtra as massas de ar, as limpa e as devolve à sala. Esse capô tem um número muito maior de sistemas de filtragem. Além de reter fuligem e vapores, o sistema limpa os odores do ar retirado da cozinha. Os elementos do filtro em tal estrutura de ventilação devem ser substituídos periodicamente. Essas coifas são muito mais convenientes para uso na estação fria, uma vez que a recirculação do ar reduz significativamente a perda de calor.

Além disso, o capô pode ser aberto ou embutido.

O primeiro tipo de estrutura de purificação do ar é uma unidade localizada acima da superfície da placa. Consiste em um elemento plano ou abaulado e um tubo para remover as massas de ar. O escapamento, por sua vez, é conectado ao sistema de ventilação. Todos os elementos estruturais não são cobertos por nada.

O capô embutido está parcial ou totalmente oculto e não chama a atenção para si mesmo. A superfície de encaixe embutida é fixada na bancada inferior do armário de parede acima do fogão. Os principais elementos estruturais permanecem escondidos atrás das faixas. A placa de entrada de ar só é visível quando você olha diretamente sob o armário de parede. Às vezes, uma pequena seção do tubo de escape permanece visível.

A estrutura de ventilação totalmente embutida também está instalada na mobília. Todas as partes dele estão ocultas da vista.

Vale a pena dizer algumas palavras sobre os filtros usados ​​nos exaustores de cozinha modernos.

Em sua maioria, eles são divididos em dois tipos e têm duas funções principais:

  • Filtro de carvão, que está disponível em todos os tipos de unidades de ventilação. Atua eliminando odores e retendo fuligem e sujeira gordurosa. O elemento do filtro deve ser substituído durante a operação, pois a contaminação se acumula nele.
  • Filtros não tecidos e sintéticos para inverno eles capturam e retêm produtos de combustão, fumos de líquidos ferventes, fuligem, partículas gordurosas e oleosas. Os cassetes com esses elementos de filtro podem ser de plástico ou aço.

Os cassetes de plástico (mais frequentemente produzidos por fabricantes recentemente) precisam ser substituídos à medida que contaminantes se acumulam neles. As cassetes de filtro de aço ou alumínio devem ser limpas periodicamente.

As dimensões do exaustor dependem, em primeiro lugar, das dimensões da superfície de trabalho do fogão a gás ou elétrico. Além disso, o tamanho de toda a unidade de filtro é afetado por sua potência, conjunto de funções e o grau de purificação das massas de ar.

Vantagens e desvantagens

A popularidade dos exaustores nos últimos anos foi observada por um motivo. Freqüentemente, os compradores compram sistemas de limpeza ainda mais caros, mas multifuncionais.

Afinal, a instalação de equipamentos de ventilação embutidos na cozinha tem muitos aspectos positivos:

  • Aparência estética, economia de espaço. Todo o design de purificação e filtragem é quase invisível no interior da sala. A unidade de ventilação é simplesmente integrada em móveis que combinam com o estilo da cozinha.
  • Elimine odores de cozinha. O aroma de refeições prontas costuma ser muito agradável, mas pode literalmente comer na mobília com o tempo. Não é muito bom quando cheiros de cozinha preenchem outros cômodos do apartamento e permanecem ali por muito tempo. Além disso, durante o processo de cozimento, costumam formar-se aromas bastante desagradáveis ​​(por exemplo, nos primeiros minutos de cozimento do peixe ou da carne).
  • Captura de fuligem, vapores e partículas de gordura do ar acima do fogão. Isso elimina praticamente a sedimentação e o acúmulo de sujeira no próprio fogão e nos objetos ou paredes ao redor, o que, por sua vez, melhora o estado sanitário da cozinha e elimina a necessidade de limpezas muito frequentes e trabalhosas.
  • Assegurar um influxo intensivo de ar fresco (no caso de ventilação de fluxo contínuo) ou purificado (no processo de recirculação) para o ambiente.

As desvantagens das coifas embutidas incluem os seguintes pontos:

  • O custo relativamente alto de alguns modelos multifuncionais. Exaustores com um grande número de filtros e funções de purificação de ar particularmente completa são especialmente procurados no bolso.
  • Algumas dificuldades podem ser causadas pela seleção de uma estrutura de ventilação para uma laje de tamanho não padronizado. Se as dimensões não coincidirem, deve-se escolher um capô que seja mais largo e não mais estreito que as dimensões da superfície da laje.
  • As unidades projetadas para salas grandes costumam ser muito barulhentas.Esta desvantagem torna-se especialmente perceptível durante o trabalho intensivo no modo de filtração máxima.
  • Quando o exaustor funciona com saída de ar direto (para a rua) na estação fria, pode ocorrer perda de calor do ambiente.
  • Devido à sua relativa compactação, as unidades de ventilação embutidas costumam ser inferiores em potência aos modelos abertos padrão.

Funcionalidade

A seguir, consideraremos as funções e capacidades que são mais frequentemente equipadas com capuzes embutidos. Cada modelo específico, é claro, tem um conjunto diferente de funcionalidades. Vale a pena se familiarizar com os principais e mais comuns. Isso irá ajudá-lo a escolher o capô que é adequado para você e não pagar a mais por propriedades e recursos adicionais possivelmente desnecessários da unidade.

A capacidade de ajustar a potência da unidade de ventilação pode ser muito útil. Se os alimentos forem cozinhados em várias zonas de cozinhar, será necessária uma ventilação mais intensa. E se os ovos estiverem fervendo em um dos queimadores em fogo baixo, o alto poder de filtração não é necessário. Esta função irá economizar significativamente o consumo de energia, bem como reduzir as cargas de trabalho no próprio exaustor.

A função de luz de fundo está recentemente presente na maioria dos modelos. Permite iluminar a superfície de trabalho do fogão durante o cozimento. A luz de fundo embutida vem em diferentes potências e espectro de cores. Para o interior geral da cozinha, este não é um parâmetro tão insignificante.

A operação silenciosa pode ser importante em alguns casos. Normalmente, o nível de ruído da operação da unidade de ventilação não excede 55-60 decibéis. Mas para modelos com alta potência, o modo de ventilação intensiva pode ser bastante barulhento. A presença de um "modo silencioso" permite reduzir a carga de som durante a operação do exaustor.

Na hora de comprar, vale saber que coifas com tipo de ventilação recirculante são bem mais caras, inclusive no processo de manutenção operacional. As unidades deste tipo devolvem o ar para a sala, o que requer uma limpeza muito mais completa. Portanto, vários filtros são instalados em tais coifas. Durante a operação, a maioria deles requer substituição periódica.

A presença de uma frente removível permite substituí-la por uma cor adequada para sua cozinha. Caso a loja não disponha de capuz com friso frontal adequado, pode posteriormente adquiri-lo separadamente e substituir o anterior.

A maioria dos modelos de coifa está equipada com indicadores de entupimento do filtro. Se for acionado, é necessário limpar ou substituir o elemento do filtro. No entanto, ainda existem modelos em que esse indicador está ausente. Nesse caso, deve-se guiar pela intuição quanto ao grau de contaminação do filtro. E isso não é muito conveniente e muitas vezes ineficaz.

A presença de funções automáticas para regular o funcionamento da unidade de ventilação também pode ser muito útil. É verdade, até agora, a maioria dos modelos muito caros tem um conjunto de tal funcionalidade. Os mais comuns e úteis são, por exemplo, a função de ajuste automático da potência de trabalho, ligando a retroiluminação quando uma pessoa se aproxima do fogão, ligando automaticamente a ventilação quando são acionados os sensores de temperatura e analisadores de pureza do ar.

Como escolher?

Na hora de comprar, antes de mais nada, vale lembrar que cada capuz é projetado para uma determinada área da sala. Será ineficaz se sua capacidade for insuficiente. E um capô excessivamente forte funcionará principalmente ocioso em uma pequena cozinha.

Portanto, verifique imediatamente o tamanho da sala recomendado para este modelo. Os especialistas aconselham a escolha de um exaustor com a área declarada da divisão 10-15% maior do que o tamanho da sua cozinha. Isso criará uma reserva de segurança e reduzirá a carga na unidade.

Anteriormente no artigo, um parâmetro como as dimensões da placa de captura do capô embutido já foi mencionado. Este tamanho deve ser igual ou ligeiramente maior que as dimensões da superfície de um fogão a gás ou elétrico. Caso contrário, a estrutura de ventilação da cozinha não absorverá todos os vapores. Portanto, uma certa quantidade de fuligem e gordura ainda se depositam no fogão, pratos e objetos próximos. Além disso, o exaustor, que é muito pequeno, não será capaz de remover bem os odores do ar.

Os modelos mais comuns de exaustor com uma largura de 60 cm. Este é o tamanho padrão da superfície de trabalho do recuperador.

O modelo que você escolher dependerá do tipo de ventilação desejada. Conforme já descrito acima, pode estar fluindo ou recirculando. Alguns recursos de instalação também dependerão do tipo escolhido.

Com ventilação de fluxo, você terá que colocar um tubo de saída de ar. E nem sempre é possível esconder ou disfarçar completamente. A opção esteticamente mais adequada é uma cozinha com armários altos suspensos. Neste caso, os tubos de exaustão do ar ficarão inacessíveis aos olhos.

A segunda opção é mais cara. Mas uma vantagem significativa é que toda a estrutura de filtragem da recirculação pode ser fechada com as portas do mesmo armário de cozinha acima do fogão. Além disso, neste caso, será necessária uma substituição ou limpeza mais frequente dos elementos do filtro.

Muitos modelos modernos de coifas podem funcionar com qualquer um dos dois tipos de filtragem descritos acima. A disponibilidade de tal possibilidade deve ser verificada com o vendedor no ponto de venda.

Em cada caso específico, você precisará adquirir o conjunto de componentes necessários e realizar a instalação de acordo com as recomendações e normas.

Ao escolher, você deve se familiarizar com a quantidade de filtros e seus tipos. Quanto mais elementos de filtro houver na estrutura de exaustão, maior será o custo. Além disso, verifique com seu consultor sobre as regras para cuidar dos filtros e seus custos ao substituí-los.

Decida com antecedência sobre as funções adicionais de que você precisa. Talvez em modelos caros haja muitos supérfluos e desnecessários para você. Ao mesmo tempo, você não deve economizar em um conjunto de funcionalidades que é realmente importante e necessário para você.

Estude o tipo de instalação e recursos de instalação da unidade. Muitos modelos podem ser instalados manualmente. Dimensões não padronizadas do dispositivo ou recursos de design podem exigir instalação obrigatória por profissionais.

Como instalar?

A instalação de uma unidade de ventilação de cozinha pode ser realizada de forma independente ou com a ajuda de um artesão profissional. No segundo caso, resta contar com sua experiência e habilidades. Portanto, mais adiante falaremos sobre como instalar um capô embutido com suas próprias mãos.

Materiais e ferramentas necessários para a instalação:

  • lápis ou marcador para marcar superfícies;
  • broca para madeira 10 mm;
  • Serra eletrônica para madeira;
  • quebra-cabeças;
  • critério;
  • furar;
  • martelo;
  • chave de fenda e parafusos de montagem;
  • forros de madeira;
  • cola impermeável.

Recorde-se que a placa deve ser colocada estritamente por baixo do elemento de encaixe inferior do exaustor. Não deve ser deslocado para o lado em relação à sua superfície de trabalho.

A seguir, um esquema de instalação padrão para uma estrutura de exaustão embutida para uma cozinha será descrito:

  • Primeiro você precisa remover as portas do armário e liberar suas prateleiras.
  • É importante desligar a alimentação elétrica do apartamento durante o trabalho.
  • O exaustor está pendurado a não menos de 75 cm da superfície do recuperador.
  • Antes de iniciar a instalação da estrutura de ventilação, é necessário marcar as dimensões para a inserção do elemento de encaixe na parte inferior do móvel suspenso. Um orifício para o capô é feito nos contornos indicados. Além disso, na parte inferior do gabinete, são perfurados recessos para parafusos auto-roscantes, nos quais será fixado o painel inferior do exaustor.Para a conveniência de realizar essas manipulações, é melhor remover a prateleira inferior do gabinete removendo os fechos laterais.
  • Se houver uma ou mais prateleiras no gabinete, elas devem ser removidas. Uma opção mais trabalhosa é cortar aberturas nas prateleiras para o duto de ar e outros elementos estruturais. Todos os furos são feitos após medições preliminares dos elementos e marcações.
  • Para o duto de ar e a parte principal da estrutura de ventilação, os fixadores são aparafusados ​​na parte traseira do gabinete e na parede atrás dele.
  • Se o duto for até o teto, um orifício correspondente é feito para ele na parte superior do gabinete.
  • O elemento de travamento inferior do exaustor é fixado com parafusos auto-roscantes em um orifício preparado para suas dimensões na prateleira inferior do gabinete. Toda a estrutura é montada e fixada.
  • O duto de ar leva ao sistema de ventilação. Lá ele é fixado com cola, selante e grampos. Em casas particulares, você pode usar um perfurador para fazer um orifício do tamanho necessário em uma parede externa convenientemente localizada e, em seguida, ventilar o ar do cômodo diretamente para a rua.

Se a unidade de ventilação funcionar em recirculação, todos os seus elementos são montados no interior do armário por cima da estufa. A etapa final é a montagem do gabinete e suspensão das portas nas dobradiças.

Aqui estão algumas dicas úteis para instalar você mesmo um exaustor embutido:

  • Os especialistas recomendam evitar dobras desnecessárias no duto. Eles reduzem significativamente a potência do sistema de ventilação e o tornam mais barulhento.
  • Uma alternativa mais silenciosa e durável aos dutos corrugados é o tubo redondo de plástico.
  • Se a coifa funcionar de acordo com o princípio de fluxo, ou seja, traz massas de ar para dentro ou para fora do sistema de ventilação, é aconselhável instalar válvulas de retenção no duto de ar. Eles evitarão que o ar seja lançado na sala quando a unidade de ventilação não estiver funcionando.
  • Recomenda-se esticar bem o duto corrugado antes da instalação. Suas dobras criam ruído adicional quando o sistema de purificação de ar funciona.
  • Acontece que as dimensões do elemento de entrada de ar do exaustor são maiores do que o tamanho da parte inferior do gabinete. Neste caso, você terá que remover a prateleira inferior e usar gabinetes adjacentes para fixar o painel inferior da unidade. A forma mais segura é confiar este trabalho a artesãos profissionais.

Modelos populares

Abaixo está uma classificação dos exaustores embutidos mais populares para a cozinha. Inclui os melhores modelos com críticas positivas dos clientes.

"Cata GT Plus 45 negra" - Sistema de purificação do ar de fabricação espanhola. Este modelo é o melhor em sua faixa de preço. Com suas dimensões compactas, este capô tem desempenho decente, design bonito, excelente sistema de iluminação e operação conveniente. O sistema de filtração permite limpar o ar da divisão no menor tempo possível, mesmo com uma cozedura intensiva e grande quantidade de vapores.

O sistema chinês ocupa merecidamente o segundo lugar no ranking. Kamilla 1M 450 inox... O preço deste capô é bastante baixo, mas isso não afeta a qualidade de seu trabalho de forma alguma. Este modelo não tem muita potência, mas é uma boa e lacônica opção para uma pequena cozinha. A unidade possui um design bonito e discreto. A conduta de ar está equipada com uma aba anti-retorno.

Outra opção com um preço acessível é o modelo Elikor Integra 50... Esta é uma unidade de produção nacional. Com um tamanho compacto, o capô tem boa potência. O sistema é silencioso o suficiente, mesmo com carga máxima. A aparência do capô também não causa reclamações ou comentários dos compradores.

Capuz alemão "Zigmund & Shtain K 005.41B", como os modelos anteriores, tem muitas críticas positivas. Esta unidade é muito poderosa e confiável. Uma grande vantagem é a eficiência energética. Além disso, como vantagem, os compradores observam o baixo nível de ruído durante a operação do sistema de purificação do ar.O capô tem um design retrátil e um design externo atraente.

Capuz virtualmente silencioso "Maunfeld Crosby Push 50" é ideal para apartamentos estúdio ou grandes áreas de cozinha. Em alta potência, este modelo é eficiente em termos de energia. A unidade possui dois motores embutidos que permitem limpar o ar em um tempo muito curto. A iluminação embutida é fornecida por lâmpadas halógenas econômicas. Como ponto positivo, também vale mencionar o custo acessível deste modelo em comparação com outros semelhantes.

Exaustor de fabricantes alemães "Korting KHI 6673 GN" É uma ótima opção para cozinhas modernas. Suas principais vantagens são alta potência, modos de ventilação de 3 velocidades, nível de ruído muito baixo (51 dB), temporizador embutido, iluminação de fundo LED econômica. A unidade está equipada com uma válvula anti-retorno de ar.

Lindos exemplos no interior

Uma opção muito interessante, elegante e moderna é o capô vertical. Está embutido na bancada e não se encontra por cima da bancada do recuperador, mas sim lateralmente.

Se a cozinha for decorada com um estilo de alta tecnologia, um painel com botões luminosos de toque é uma boa opção. O painel é projetado em um estilo metálico.

Um exaustor com painel branco ou bege é adequado para um design clássico.

Focos suaves em um espectro de cores quentes adicionam um ambiente aconchegante à sua cozinha.

Para obter informações sobre como instalar um exaustor embutido, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário