Características e instalação de exaustores de cozinha com saída de ventilação
As coifas com dutos de ventilação são amplamente utilizadas na disposição das áreas de trabalho da cozinha e estão em alta demanda. Os dispositivos permitem renovar completamente o volume de ar da sala e evitar que gotas de gordura, umidade e produtos da combustão de gás se acumulem nas paredes e no teto.
Especificações
Ao contrário das coifas de ciclo fechado que operam de acordo com o esquema: entrada de ar poluído - passa por um sistema de filtro - remoção das massas limpas para o ambiente, dispositivos com abertura de ventilação trazem o ar para fora. Esta tecnologia permite que você limpe rapidamente os odores dos alimentos de cozimento e não requer a substituição regular do filtro. Para cozinhas grandes, são fornecidos modelos dimensionais, equipados com dois motores e adequados para uso em estabelecimentos de restauração.
Construtivamente, as coifas com duto de ventilação são compostas por corpo, painel de controle, filtro grosso - coletor de gordura e duto de ar que vai para o duto de ventilação.
O corpo dos modelos pode ser feito de diversos materiais.
- A opção mais econômica são os aparelhos de metal pintados com esmaltes resistentes ao calor e à umidade. Esses modelos requerem manutenção cuidadosa e operação cuidadosa. As vantagens de tais casos incluem uma aparência atraente e a desvantagem é a tendência a arranhões sob tensão mecânica e turvação do esmalte com o tempo.
- As capas de vidro temperado se distinguem por seu custo moderado e aparência elegante. A desvantagem de tais produtos é a demanda por cuidados regulares e meticulosos, o que requer alguma habilidade e tempo. O fato é que na superfície do vidro, especialmente pintado em cores escuras ou matizadas, impressões digitais, gotas de água e manchas são muito visíveis. Portanto, a lavagem de tal caixa requer o uso de um líquido especial para o vidro, paciência e destreza.
- Os mais espetaculares e caros são os modelos de aço inoxidável cromado. Os dispositivos são diferenciados por sua leveza de design e formas graciosas. Os produtos não requerem cuidados especiais e mantêm sua aparência original durante toda a vida útil.
Todos os exaustores são equipados com painéis de controle, que podem ser de botão ou sensíveis ao toque. Os painéis mecânicos são mais compreensíveis e familiares para os idosos. Os botões desses modelos estão localizados na parte frontal, facilitando a configuração do modo desejado. Os painéis de toque são modernos e confortáveis. Eles são equipados com sensores de temperatura e umidade, mudando o que muda automaticamente o modo de operação do dispositivo. O exaustor é programado usando o controle de toque apenas uma vez - quando está instalado. Além disso, o dispositivo funciona em modo autônomo e não requer ajuste constante.
Os dutos de ar instalados nas coifas são representados por tubos corrugados e dutos plásticos. Os primeiros possuem seção transversal circular, são fáceis de instalar e possuem boa flexibilidade. A instalação é realizada com as pinças fornecidas com o dispositivo. A vantagem da ondulação é a capacidade de dar ao tubo qualquer raio de curvatura, e as desvantagens incluem trabalho ruidoso e a probabilidade de gordura se depositar nas dobras internas do tubo.Os dutos de ar de plástico podem ter seções transversais redondas e quadradas, são produzidos principalmente em branco e se encaixam perfeitamente no interior. As vantagens incluem uma superfície interna absolutamente plana, o que facilita a passagem do ar em maior velocidade e baixo nível de ruído. A desvantagem é a falta de flexibilidade e a necessidade de usar acessórios de conexão, como cotovelos e adaptadores, durante a instalação.
Dois tipos de filtros são instalados nas coifas. O filtro de metal externo não requer substituição e deposita até 95% de graxa e sujeira em sua superfície. A remoção dos contaminantes é feita lavando a grelha com um detergente que decompõe a gordura. O segundo tipo de filtro é representado por armadilhas sintéticas substituíveis, que são descartadas após contaminação pesada e substituídas por novas.
Vantagens e desvantagens
Alta demanda do consumidor por modelos ventilados devido a uma série de vantagens indiscutíveis desses dispositivos.
- Devido à remoção de massas de ar poluído para a rua, o grau de limpeza dos quartos é de quase 100%. Isso é quase 30% maior do que a eficiência das unidades de circuito fechado operando no princípio da filtração.
- A ausência de um sistema de filtro no projeto do exaustor elimina a necessidade de sua substituição regular. Isso facilita muito a manutenção do dispositivo e economiza dinheiro significativamente.
- A aparência estética e as formas elegantes do móvel permitem que seja instalado em qualquer estilo de cozinha, sem medo de desorganizar o espaço e estragar o interior.
- O alto desempenho das coifas se deve à presença de um filtro grosso com resistência mínima. Isso permite que o vapor e a fumaça saiam livremente da sala, sem se atrasar na zona de pré-filtragem.
As desvantagens dos dispositivos incluem a complexidade da instalação, que está associada à necessidade de equipamentos para dutos de ar, e à presença de ruído durante o funcionamento da unidade. Além disso, para o funcionamento correto e eficiente do dispositivo, é necessária uma tiragem suficientemente boa, sem a qual é necessário instalar ventiladores potentes. Além disso, em casas que não estão equipadas com dutos de ventilação, será necessário fazer uma ranhura na parede e fazer de forma independente uma abertura para o duto de ar.
Visualizações
No mercado moderno de sistemas de ventilação, exaustores com saída para ventilação são apresentados em uma grande variedade. Os modelos diferem entre si em termos de instalação e potência.
De acordo com o método de instalação, existem cinco versões.
- Articulada as unidades são geralmente apresentadas em modelos padrão e planos. Os aparelhos são fixados sob uma prateleira ou armário de parede, pendurados acima do fogão. Instalados em pequenas cozinhas, distinguem-se pelo seu tamanho compacto e design moderno.
- montado na parede os modelos são caracterizados por uma ampla variedade com uma grande seleção de cores e designs. Eles são pendurados em uma seção da parede localizada acima de um fogão elétrico ou a gás.
- Insular os dispositivos são projetados para ambientes espaçosos e são instalados pendurados no teto acima do fogão. São utilizados nos casos em que a placa é instalada a meio da divisão e não possui encosto na parede. A fixação do dispositivo ao teto é realizada com um cabo de aço.
- Canto os modelos destinam-se a cozinhas em que os fogões ficam em canto, sendo inviável a utilização de outros tipos de exaustores. Os dispositivos têm um design elegante e são muito interessantes.
- Integrado são utilizadas coifas se as dimensões da divisão sugerirem a sua colocação no caso de armários ou caixas decorativas. Esses modelos são selecionados individualmente e estritamente de acordo com o tamanho da mobília do gabinete. Devido à sua integração em conjuntos de cozinha, são um tipo muito comum.
- Lareira os modelos pertencem a aparelhos montados na parede, mas por seu design incomum e semelhança com lareiras reais, eles foram separados em um grupo separado.
- cúpula os exaustores domésticos também são populares entre os consumidores. Eles podem ser angulados ou montados na parede e são capazes de remover quase instantaneamente as massas de ar contaminadas através do duto de ventilação para a rua. No entanto, devido ao seu baixo consumo de energia, são utilizados apenas para necessidades domésticas. Em locais de restauração pública, este tipo de capuz é ineficaz.
Pelo seu design, as coifas podem ter corpo inteiriço ou telescópico. Os primeiros são modelos tradicionais, com dimensões constantes e design completo. Os dispositivos telescópicos estão equipados com um painel extraível que duplica a área de trabalho do exaustor. Este tipo de unidade é uma solução eficaz para pequenas áreas, e permite instalar um exaustor completo sem perder parte do espaço ou desorganizá-lo.
Em termos de potência, as unidades são divididas em modelos domésticos monomotores e potentes modelos bimotores. As primeiras são instaladas em cozinhas de apartamentos e casas, enquanto as últimas são utilizadas em cafés, restaurantes, pizzarias e outros estabelecimentos de restauração.
Funcionalidade
Além do modo básico de remoção do ar poluído, as coifas com dutos de ventilação são equipadas com várias opções adicionais. Por exemplo, muitos modelos possuem iluminação para a área de trabalho. O brilho e a direção do feixe são ajustáveis de forma independente, o que é muito conveniente ao colocar o exaustor em apartamentos estúdio: a função de iluminação permite cozinhar alimentos sem acender uma grande luz. Os modelos mais avançados tecnologicamente estão equipados com sensores de movimento que respondem à aproximação de uma pessoa e acendem a luz automaticamente.
Em coifas mais caras, as lâmpadas halógenas são instaladas como fonte de iluminação., enquanto os modelos mais baratos são equipados com lâmpadas incandescentes. A luz das lâmpadas halógenas pode ser difundida ou focada em um ponto, a pedido do consumidor. As lâmpadas incandescentes operam em um modo estável e só podem alterar ligeiramente o brilho. Além da opção de iluminação, alguns modelos são equipados com temporizador que permite controlar o tempo de cozimento e simplificar o processo.
Critério de seleção
Um dos indicadores mais importantes da eficiência do exaustor é o seu desempenho, que indica a quantidade de ar que o dispositivo consegue passar por si mesmo em uma hora. O cálculo deste parâmetro é individual para cada cozinha e pode ser determinado de forma independente. Para isso, o volume da sala deve ser multiplicado por 10. O valor resultante indicará o desempenho do dispositivo necessário para uma determinada área.
Algumas fontes recomendam multiplicar esse número por um fator de 1,3 e, com base no valor resultante, adquirir a unidade. O fator é baseado na poluição máxima do ar e no comprimento da conduta, portanto, a produtividade calculada por este método é 15% superior à obtida com os cálculos iniciais. A necessidade dessa margem se deve ao fato de que o dispositivo muitas vezes funciona no limite de sua capacidade, por isso se desgasta rapidamente e faz muito barulho.
O segundo critério na escolha de um modelo é determinar o tamanho desejado. Neste caso, é necessário ser guiado pela área da placa, que deve se sobrepor totalmente à área da área de trabalho do exaustor. Para cozinhas de pequena dimensão, é preferível optar pela opção telescópica: quando dobrada ocupa muito pouco espaço e, se necessário, poderá renovar totalmente o ar da divisão.
Um critério igualmente importante na escolha de um exaustor é o nível de ruído produzido por um dispositivo operando em plena capacidade. Um indicador de 35-40 dB é considerado ideal para uma pessoa. Para efeito de comparação: uma conversa entre duas pessoas a uma distância de 4-5 metros corresponde a este valor.Conforme você se aproxima dos alto-falantes, o nível de ruído aumenta, e quando você está a dois metros deles, o ruído chega a 60 dB. A mesma quantidade de ruído é produzida pelo exaustor de média e baixa potência, operando no número máximo de rotações.
Dispositivos industriais mais sérios já produzem 70 dB de ruído. Portanto, no caso de um local adjacente à cozinha e ao quarto, bem como em apartamentos estúdio onde não haja separação espacial, é recomendável adquirir dispositivos com um nível de ruído não superior a 45-50 dB. Nos apartamentos com nova disposição, em que a cozinha se encontra a uma distância considerável das salas ou delas separada por um corredor ou casa de banho, é permitida a aquisição de aparelhos com um nível de ruído máximo de 60 dB.
Os exaustores, em que este valor é de 70 dB, não são recomendados para uso em instalações residenciais. Ao comprar uma estrutura, você deve pedir ao vendedor para ligar o aparelho e testar seu funcionamento em diferentes modos. Se o ruído da operação da unidade causar irritação ou ouvir batidas ou chocalhos estranhos, você não deve comprar esse produto.
Montagem
Você mesmo pode instalar e conectar o exaustor ao duto de ventilação. Para fazer isso, você só precisa seguir uma série de regras, às quais especialistas experientes recomendam prestar atenção especial.
- A caixa do dispositivo deve ser pendurada estritamente de acordo com a posição horizontal. Se a casa tiver um nível de construção, as pessoas que não têm experiência na instalação de exaustores precisam usá-la. O correto funcionamento dos ventiladores e a força de tração dependerão da correta localização da unidade.
- É importante respeitar rigorosamente a distância recomendada pelo fabricante entre o exaustor e a placa de fogão. Se o aparelho for instalado por cima de um fogão eléctrico, esta distância deve ser de 65 cm. Acima dos fogões a gás, os exaustores são instalados a uma altura de 75 cm.
- É necessário observar a curvatura máxima permitida do tubo de ar, que não pode ultrapassar 90 graus. Caso contrário, os produtos da combustão do gás e gotículas de gordura irão se depositar nas paredes internas do tubo e, com o tempo, levarão a uma diminuição em suas propriedades aerodinâmicas e a uma deterioração do impulso.
- Para comprimentos de dutos superiores a três metros, um ventilador adicional é necessário.
- Ao conectar o duto de ar ao duto de ventilação, devem ser usados tubos com a mesma seção transversal. Se você conectar um tubo largo com um estreito, o nível de ruído aerodinâmico aumentará significativamente e se tornará insuportável usar o capô.
- A instalação de válvula de retenção não deve ser descurada, o que evita a ocorrência de tiragem reversa com vento ou se a temperatura externa for superior à interna.
- Ao instalar o duto de ar, lembre-se de que a instalação de mais de três cotovelos reduz significativamente a eficiência de exaustão do ar poluído. Neste caso, o diâmetro do tubo deve ser selecionado individualmente, levando em consideração a seção de saída do escapamento. Mas em qualquer caso, não deve ser inferior a 12 cm.
- Ao instalar exaustores em residências com fogões a gás, é necessário levar em consideração um fenômeno como o "tombamento da corrente de ar", que ocorre devido a uma discrepância entre a vazão da ventilação geral e a capacidade de exaustão. Por exemplo, a vazão do duto de ventilação corresponde a 110-140 m3 / h, enquanto a produtividade do dispositivo é de 180 metros cúbicos por hora. Nesse caso, deve ser feito um furo especial na parede para o duto de ar, caso contrário, quando conectado a uma rede comum, o gás monóxido de carbono pode transbordar para a sala e envenenar os moradores.
- É altamente recomendável aterrar a tomada na qual o dispositivo será conectado. Isto deve-se ao contacto do aparelho eléctrico com o vapor de água e gotas de gordura que, em caso de avaria do equipamento eléctrico do exaustor, pode originar um curto-circuito.
- Ao conectar o duto de ar ao duto de ventilação geral, instale a grade.Isso ajudará a manter a folga de ventilação e evitar que o tubo do duto o bloqueie.
Se você ouvir essas recomendações simples, a instalação de uma coifa com respiradouro na ventilação será bem-sucedida e não causará dificuldades mesmo para quem não tem essa experiência.
Regras operacionais
Para que o exaustor dure o máximo possível e o seu funcionamento seja o mais eficaz, recomenda-se efetuar a manutenção atempada e seguir as normas de utilização do aparelho. Antes de iniciar a limpeza do exaustor, você deve desconectá-lo da rede elétrica. Ao limpar a caixa de poeira e depósitos de graxa, não use detergentes abrasivos ou compostos que contenham ácidos. É melhor comprar um detergente líquido para a louça e um produto de limpeza para aço inoxidável. O primeiro irá dissolver manchas de graxa, e o segundo dará ao produto seu brilho e limpeza originais.
As coifas deste tipo estão equipadas com dois tipos de filtros anti-gordura: metálicos ou acrílicos. O primeiro deve ser lavado algumas vezes por mês na máquina de lavar louça ou em água corrente quente com detergentes líquidos. Se o filtro for de alumínio, é recomendável enxaguá-lo em água fria com detergente para a loiça ou sabão em pó. Os filtros acrílicos não podem ser limpos: devem ser substituídos por novos a cada três meses. Após a limpeza do aparelho, é necessário aguardar até que os elementos lavados estejam completamente secos, para só então ligá-lo à rede elétrica.
As coifas com dutos de ventilação são representantes modernos de alta tecnologia dos sistemas de ventilação. Os eletrodomésticos proporcionam um escoamento eficaz do ar poluído, tornando a sua estadia na cozinha agradável e confortável.
Para obter informações sobre como instalar um exaustor com ventilação na ventilação, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.