Como calcular a distância do exaustor ao fogão?

Como calcular a distância do exaustor ao fogão?
  1. Padrões
  2. Como o tamanho do equipamento afeta?
  3. O que considerar ao instalar?
  4. Como medir e instalar?

O exaustor é um elemento necessário da cozinha. É usado para ventilação do ambiente. Quando o processo de cozimento está em andamento, os alimentos podem queimar e, em seguida, podem surgir odores desagradáveis. Não será difícil removê-los usando tecnologia moderna.

Se decidir adquirir um exaustor, será importante calcular corretamente a distância que o separa do fogão para que os odores sejam eliminados da forma mais eficiente possível.

Padrões

Para garantir a pureza do ar necessária na sala, confortável para uma pessoa, a ventilação deve ser instalada de acordo com todas as normas e padrões aceitos. Para diferentes tipos de placas, existem dois tipos de cobertura: inclinada e normal (reta). A distância recomendada do exaustor ao recuperador depende diretamente do tipo de painel da cozinha e das características de design do equipamento para uma determinada cozinha.

A distância mínima acima da bancada de um fogão a gás para uma coifa convencional é de setenta e cinco centímetros, acima de um fogão elétrico - sessenta e cinco centímetros. Se considerarmos um capô inclinado, os indicadores serão de cinquenta e cinco centímetros para gás e trinta e cinco centímetros para ventilação inclinada.

A tarifa de distância é escolhida por quem vai cozinhar, podendo depender também da altura do proprietário, tipo de cozinha, altura do teto.

É permitido alterar a altura do capô em 5 a 10 centímetros da distância mínima. A escolha correta da distância entre o exaustor e o fogão afeta a eficiência do trabalho, a segurança de operação e o uso prolongado deste eletrodoméstico. Afinal, a instalação incorreta do dispositivo abaixo do nível exigido acarreta aquecimento e, consequentemente, a falha do equipamento.

Por tipo de construção, os exaustores são divididos em três tipos:

  • fluindo;
  • circulando;
  • misturado.

O processo de operação das entradas de ar da estrutura de fluxo é o seguinte. As tubulações dos dutos são conectadas ao sistema de ventilação geral da casa, o ar poluído passa pelas tubulações para a ventilação geral e o ar limpo e agradável entra na sala onde os alimentos são preparados através de portas e janelas abertas. Os modelos de circulação não são conectados ao sistema geral da casa, neles o ar é limpo no sistema de filtro interno do móvel e retorna para a cozinha.

Um motor de alto desempenho é instalado neste dispositivo, o que aumenta a eficiência da unidade. Estas estruturas são normalmente instaladas em casas antigas ou em cozinhas, onde a bancada da placa de cozinha se encontra afastada da conduta de ventilação.

As unidades de exaustão mistas têm as características de design dos tipos anteriores, elas têm um duto de ar que funciona em conjunto com um sistema de filtragem de ar. É conveniente usar esse sistema de ventilação no inverno para manter a cozinha e o apartamento aquecidos. A desvantagem de tal entrada de ar é que quando o dispositivo é desligado, devido ao seu design, ele bloqueia a ventilação. Portanto, há uma necessidade forçada de abrir as janelas para ventilação. Além disso, a instalação, devido ao potente motor, é muito ruidosa quando usada, o mesmo se aplica aos modelos de circulação.

Como o tamanho do equipamento afeta?

As dimensões da ventilação da cozinha são diferentes, vale a pena considerar isso na hora de escolher um exaustor.Deve ser instalado após medição da própria cozinha.

Necessário:

  • calcular o tamanho da sala;
  • determinar a posição dos itens internos da cozinha;
  • medir as dimensões da placa;
  • leve em consideração a altura de todos que moram no apartamento;
  • selecionar o tipo de ventilação e eficiência desejados;
  • considere onde o dispositivo será instalado.

Os exaustores embutidos são instalados diretamente acima de um fogão a gás ou elétrico para garantir a máxima eficiência. Esses modelos estão localizados dentro do objeto interno da cozinha.

Esse sistema de ventilação é invisível na cozinha, apenas a superfície por onde o ar entra pode ser vista visualmente. Dos vários tipos de ventilação embutida, os telescópicos são especialmente populares. Essas coifas possuem um motor potente com capacidade máxima de 1000 metros cúbicos. m / hora. Para instalar modelos deste tipo, você precisará de um gabinete de parede sem fundo. As dimensões do gabinete e da ventilação devem coincidir.

Ao instalar o duto, é recomendável evitar curvas desnecessárias no tubo para evitar perda de energia. É necessário instalar válvulas de retenção da ventilação de exaustão para que o ar poluído não volte para a sala. A instalação deste tipo de cobertura começa com a montagem do armário ou caixa. A caixa é feita de madeira. A montagem da caixa é feita da seguinte forma: a parte superior da caixa e suas partes laterais são fixadas imediatamente e, em seguida, as dimensões da caixa e do capô são comparadas. Em seguida, é montada a parte inferior do gabinete, onde é feito o furo para o duto de ar. Para uma operação silenciosa, é recomendado o uso de dutos de ar de plástico.

O que considerar ao instalar?

Se você tem uma cozinha compacta, ao adquirir uma estrutura de ventilação volumosa, você corre o risco de criar transtornos para você e sua família. Neste caso, é aconselhável pegar num exaustor embutido e instalá-lo num móvel na parede, se estiver por cima da placa ou noutro elemento do interior da cozinha. O principal é que ele está localizado acima do fogão. A entrada de ar deve ser dimensionada para corresponder ao tamanho da placa sobre a qual será instalada. Se as dimensões forem menores, a entrada de ar não ocorrerá por completo, portanto, o ar não será desobstruído. Mas se o dispositivo de entrada de ar for um pouco maior que o fogão, então está tudo bem, é ainda melhor.

As dimensões e características afetam a altura do exaustor acima do fogão. Os sistemas de baixa potência devem ser instalados a uma altura de pelo menos setenta e cinco centímetros. Se a capacidade da entrada de ar for superior a quinhentos e cinquenta metros cúbicos. m / hora, então a distância da superfície de cozimento até a borda do dispositivo deve ser aumentada.

O ângulo de inclinação da ventilação também afetará a altura acima do recuperador. Se for igual a zero, nenhuma alteração na altura precisa ser feita. Mas se aparecer um ângulo, a distância da borda inferior do capô até a superfície da placa deve ser de cerca de sessenta centímetros. A unidade de extração funciona acima do fogão, onde a temperatura atinge valores elevados. Devido às suas grandes dimensões e instalação inadequada, manchas de gordura podem acumular-se no exaustor, o que o sujará sozinho. Você deve estar ciente de que a sujeira e as manchas são altamente inflamáveis ​​e, portanto, se o exaustor for instalado incorretamente e sujo, pode ocorrer um incêndio.

A ventilação, como qualquer aparelho elétrico, precisa de energia. Ao instalar, é necessário levar em consideração se a tomada está bloqueada ou não, bem como a distância até a mesma. Na fábrica, durante a produção dos exaustores, eles são equipados com um cabo elétrico curto. A opção mais racional é que o soquete seja dez a trinta centímetros mais alto que a unidade e deslocado vinte centímetros em relação ao eixo de simetria do aparelho. Isso é importante devido ao fato de que o tubo de exaustão do ar irá diretamente ao longo do eixo de simetria.

O duto de ar do aparelho tem desenho próprio, para a entrada de ar mais eficiente, deve ter um número mínimo de ângulos retos, e também não deve ser amassado em nenhum lugar, ter distorções. É necessário limpar o duto de ar, pois ele tende a entupir. Com um bloqueio, a área de fluxo diminui, de modo que o ar não entra totalmente. Isso reduz a eficiência e o desempenho do dispositivo.

A instalação da ventilação é uma ocupação responsável, o funcionamento de todo o sistema, a sua eficiência e produtividade dependem da correta instalação. O que deve ser considerado durante a instalação? O primeiro passo é decidir que tipo de ventilação será: circulante, fluida ou mista. Depois disso, você precisa determinar o tipo de ventilação: direta (normal), inclinada ou embutida. Cada um deles tem seu próprio método de instalação e seus próprios truques, e cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Capuzes diretos

As coifas convencionais costumam ser trapezoidais ou retangulares. Instalado sobre um fogão a gás ou elétrico. Via de regra, o aparelho é montado na parede, por ser grande, portanto, instalá-lo em um gabinete não é uma tarefa fácil. Você precisa ficar atento à disponibilidade do ponto de venda. A borda inferior da ventilação deve ser pelo menos sessenta e cinco centímetros mais alta que a laje e abaixo de noventa centímetros, para que a eficiência do exaustor não seja perdida.

O orifício de ventilação também merece atenção, nem em todas as casas os projetistas instalam orifícios de forma conveniente para os moradores. Há uma saída para isso, é a utilização de um tubo corrugado flexível ou um tubo de plástico rígido para dutos de ar. Recomenda-se esticar a ondulação para reduzir o nível de ruído. O exaustor deve estar firmemente preso à parede, você deve primeiro preparar a parede fazendo furos com um perfurador e inserindo buchas. Após a fixação firme da unidade, a instalação posterior do duto de ar é realizada.

Capuzes inclinados

O principal na instalação de ventilação inclinada é verificar se ela interfere na abertura dos armários de parede. Para salas pequenas, um capô de cinquenta centímetros será suficiente. Se a sala estiver frequentemente suja ou de tamanho grande, é recomendável instalar entradas de ar com mais de oitenta centímetros. Se o modelo do exaustor tiver função de exaustão de ar, será necessário instalar adicionalmente um tubo de ventilação e selar as costuras que aparecem.

Se a unidade operar de forma autônoma sem ventilação, apenas o acesso à rede elétrica é necessário. A distância entre o exaustor e o fogão deve ser superior a sessenta centímetros se o fogão for a gás e cinquenta centímetros se for um fogão elétrico.

Como medir e instalar?

As vibrações do tubo são possíveis durante a operação. Para evitar a deformação, é recomendável deixar algum espaço entre o tubo de escape e o teto. Você pode instalá-lo de forma independente ou recorrer à chamada do assistente. O sistema de ventilação é instalado em várias etapas. Uma fita métrica mede a altura necessária da placa até o início previsto do exaustor. Com a ajuda de um nível especial, uma linha é desenhada paralela ao horizonte. É o limitador da altura em que ficará localizada a parte inferior da carcaça da entrada de ar.

Depois de desenhar a linha, você precisa encontrar seu centro e desenhar uma linha reta perpendicular a partir dela usando um nível - esta linha define o local onde ficará a conduta. Em seguida, medimos o aparelho e comparamos aproximadamente suas dimensões com as linhas já marcadas. Se a extremidade superior da unidade ficar encostada no teto, o duto de ar precisará ser encurtado para que a caixa de entrada de ar não fique abaixo da marca onde não pode funcionar normalmente.

Em seguida, medimos a distância da borda inferior do dispositivo aos suportes superiores no case.Vamos desenhar linhas perpendiculares à horizontal inferior e conectar as extremidades dessas linhas uma à outra para obter duas linhas paralelas (superior e inferior). Na horizontal superior, medimos a distância do centro, observando a localização das montagens da unidade. Usando uma broca ou punção, você precisa fazer furos na parede, inserir cavilhas neles, nos quais os parafusos serão aparafusados ​​no futuro.

Recomenda-se instalar o dispositivo na parede pela parte superior, após a instalação da parte superior. Alinhe o dispositivo horizontalmente e finalmente fixe-o na parede. No final da obra, um tubo corrugado ou canal de plástico é acoplado à entrada de ar. Recomenda-se pendurar a entrada de ar após a preparação cuidadosa da cozinha, após todos os procedimentos de medição e após a leitura da documentação pertinente. Em cada planta, um manual de instalação e operação é anexado à unidade de exaustão, que indica os parâmetros para a instalação de um tipo específico de dispositivo.

Em média, a borda inferior do capô durante a instalação deve ser 65-90 centímetros mais alta do que a placa. Se regulado abaixo da altura exigida, existe a possibilidade de danos aos elementos estruturais individuais e a ignição de depósitos de gordura na entrada de ar. A instalação correta garante a segurança da vida, assim como a correta conexão do aparelho à rede elétrica.

Uma vez que gotículas de gordura entram no aparelho durante a operação, que se depositam nos filtros de entrada de ar e por fora, e a umidade se acumula por dentro, existe a possibilidade de levar um choque elétrico se a unidade foi conectada incorretamente durante a instalação.

Além disso, devido ao acúmulo de impurezas na seção do tubo, a área de passagem de ar diminui e a produtividade do trabalho é perdida. Ao instalar um duto de ventilação, certifique-se de que ele não bloqueie a única abertura na sala. Caso contrário, as janelas podem embaciar, restos de um odor desagradável na divisão. Se você tiver um respiradouro, deverá romper uma saída adicional do duto de ventilação e instalar uma válvula de desvio de ar ali. A válvula fechará o fluxo de ar quando a entrada de ar for ligada. Para casas fora da cidade, a melhor maneira é fazer um segundo furo na parede para o duto.

Você precisa puncionar para que o canal não toque no orifício já existente. Um tubo da unidade é conduzido para o orifício perfurado. Uma válvula de retenção de desvio de ar deve ser instalada no final do orifício para que o ar de fora da casa não entre pelo orifício adicional para o interior. Em um apartamento padrão de dois quartos de um prédio de apartamentos, nem sempre é possível fazer um segundo furo. Neste caso, existem duas formas de o resolver: expandindo o canal ou utilizando um adaptador especial com dois orifícios. A instalação do exaustor pode ser feita manualmente se você tiver qualificações e conhecimentos suficientes, mas pessoas experientes aconselham chamar trabalhadores especialmente treinados para instalar o exaustor.

No próximo vídeo, você encontrará a instalação de um exaustor na cozinha.

1 comentário
Apenas um convidado 28.10.2018 22:08
0

Bom artigo.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário