Como instalar um exaustor na cozinha?

Contente
  1. Tipos de dispositivos
  2. Potência necessária
  3. Requisitos
  4. Trabalho de instalação
  5. Conexão elétrica
  6. Instalação do duto de ventilação
  7. Dicas úteis e erros comuns

Durante o cozimento, é necessário garantir uma circulação de alta qualidade das massas de ar, a fim de remover vários odores da cozinha, bem como reduzir a temperatura neste ambiente. Para garantir esse efeito, você não pode fazer apenas com um sistema de ventilação natural. Por esta razão, um dispositivo especial é colocado acima do fogão que fornece ventilação forçada de ar - um exaustor. Neste artigo, mostraremos como instalá-lo corretamente e fazer com que funcione de maneira eficiente.

Tipos de dispositivos

A instalação de diferentes modelos de capuzes pode variar dependendo das características de seu design e de sua categoria.

Se tomarmos o método de purificação do ar como critério, esses dispositivos podem ser os seguintes.

  • Recirculando. Esses modelos são equipados com filtros especiais que utilizam carvão. Ao passar por ele, o ar é limpo e volta para a cozinha. A desvantagem dessa opção será a necessidade de troca constante dos cartuchos de carbono, pois eles não podem ser lavados. Normalmente, esse dispositivo tem modelos planos dos dispositivos em questão.
  • Com um mecanismo de limpeza de fluxo contínuo. Estes modelos limpam perfeitamente as massas de ar da fuligem e dos vapores oleosos, que são frequentemente observados na cozinha. Normalmente, essas coifas são conectadas diretamente ao duto de ventilação. Para que tal coifa seja o mais eficiente possível, suas dimensões devem ser iguais às do fogão ou da superfície de cozimento, ou maiores. Esses mecanismos são equipados com ventiladores barulhentos, embora potentes.

Qualquer coifa está equipada com um filtro, mas pode ser de carvão ou de grades de metal fáceis de limpar. Em modelos de fluxo direto, esses filtros protegem o duto de ventilação da entrada de partículas de graxa.

Os capuzes podem diferir uns dos outros no método de fixação.

  • Canto. Esses modelos serão relevantes se o fogão estiver no canto da cozinha. Os modelos de canto podem ter um sistema de fluxo direto e um sistema de recirculação. De acordo com esta disposição, é necessário fornecer acesso irrestrito às comunicações durante a instalação - poço de ventilação e fiação elétrica.
  • Integrado. Esses modelos são muito compactos e praticamente invisíveis na cozinha, pois costumam ser montados em um nicho especialmente designado para eles. Eles requerem uma conexão direta com o sistema de ventilação. Isso permite que eles demonstrem a mais alta eficiência. Neste caso, as grelhas metálicas são utilizadas como filtro, pelo que devem ser limpas regularmente. Eles podem ser lavados na máquina de lavar louça.

Esta opção parece bastante esteticamente agradável e pode se encaixar em quase qualquer conceito de design, seja um loft moderno ou um bom e velho clássico.

  • Plano. Eles são instalados quando não há acesso ao duto de ventilação por qualquer motivo. Este dispositivo é totalmente autossuficiente, embora funcione da rede elétrica. Normalmente equipado com um ventilador de média potência. O custo de tal coifa não é alto, mas aqui você frequentemente terá que trocar os filtros de carbono.
  • Ilha. Esses modelos ocupam muito espaço, pois são fixados no teto diretamente acima da laje. Normalmente são equipadas com um potente ventilador, que permite um excelente trabalho de limpeza. Esses exaustores costumam ser instalados no meio da cozinha, logo acima da área de trabalho. As soluções da ilha têm um preço elevado e um design agradável.
  • Cúpula ou lareira. Este tipo de sistema de exaustão pertence ao grupo dos dispositivos de alta potência que apresentam grande funcionalidade. Geralmente são montados na parede acima da laje, ocupando muito espaço. Esses modelos não precisam substituir os filtros.

Deve-se ressaltar que ao escolher um determinado modelo, deve-se prestar muita atenção à sua altura. Durante a instalação, ele deve ser posicionado acima da superfície do gás a uma distância de 70-85 centímetros, e acima da superfície elétrica - de 60 a 85 centímetros.

A selecção de um determinado modelo será efectuada em função do tipo de cozinha, dos móveis nela colocados, da zona da divisão e das características do sistema de ventilação.

Potência necessária

Na escolha desse tipo de equipamento, um critério importante e de grave impacto é o desempenho da purificação do ar, que é medido em metros cúbicos. Este valor determina quantas massas de ar o tipo de equipamento em consideração pode passar por si mesmo em uma hora de operação.

Se falamos de padrões domésticos, o ar da cozinha deve ser completamente renovado 12 vezes em uma hora. E se você precisar calcular a potência, isso pode ser feito usando uma fórmula simples - a altura do teto deverá ser multiplicada pela área da cozinha e o número resultante deverá ser multiplicado por 12.

Ao realizar os cálculos, é necessário fazer uma pequena margem para a queda de potência devido à presença de várias curvas do duto de ar, o comprimento do poço de ventilação e outras características. Para fazer isso, adicione 30% ao resultado obtido.

Aliás, ao comprar um determinado exaustor, o ruído que ele faz deve ser levado em consideração. Os fabricantes geralmente indicam seu nível em decibéis. Não compre modelos que emitem mais de 50 decibéis. Hoje existem no mercado modelos quase silenciosos com diversos ventiladores com um case especial que absorve o som.

Um grande número de unidades embutidas baratas são pequenas em tamanho, mas esta vantagem pode se tornar um problema em termos de potência insuficiente da bomba de ar. Esse problema pode ser resolvido com um pequeno ajuste que você pode fazer facilmente com suas próprias mãos.

O resultado final é montar um ventilador tipo duto adicional em qualquer parte do duto de exaustão. Para implementar este empreendimento, você só precisa de alguns adaptadores. É necessário colocar o cabo de alimentação do ventilador em paralelo com o duto ou nele.

A instalação também pode ser realizada com o objetivo de aumentar a potência, já tendo em conta o facto de o ventilador standard e o ventilador de conduta adicional estarem a funcionar. Se desejar, é possível substituir a solução embutida por um modelo externo com capacidade duas a três vezes maior que a capacidade do ventilador padrão. É claro que ninguém equipará um sistema barato com um ventilador muito potente.

Deve-se lembrar que a chave utilizada para os exaustores que podem operar em diferentes modos não pode ser projetada para conectar outra ventoinha, além da padrão. Então, é melhor não tentar entender a essência do dispositivo de tal switch, mas simplesmente instalar um switch de alternância tipo corpo adicional. Para fazer isso, você só precisa fazer outro orifício adicional em qualquer parte conveniente do dispositivo e instalar o switch e conectá-lo.

Requisitos

Se falamos sobre o design do gabinete para um capô embutido, então é bastante simples. Em tal gabinete, existem duas paredes nas laterais com a profundidade total da camada superior, que são fixadas com uma divisória horizontal na parte superior e sem uma parte inferior. Também deve haver uma prateleira interna localizada entre as paredes. É melhor não pedir o aditivo de tal peça durante a criação: quatro confirmadores podem ser instalados por você, mas o capô será entregue o mais apertado possível.

Com os requisitos de tamanho, tudo ficará mais complicado. Para que, depois de embutido, se encaixe organicamente na estrutura do móvel, sem criar rachaduras e buracos, o capô ou seu desenho com as dimensões principais já devem estar com o proprietário antes que o móvel comece a ser executado. E as dimensões do aparelho devem ser selecionadas levando-se em consideração a largura da placa de cocção ou do fogão, bem como o momento em que o corpo estará realmente dois ou três centímetros maior.

A parte inferior será a mais larga, por isso é a partir dela que serão determinadas as principais dimensões do armário. Seu tamanho externo deve ser igual à largura do próprio capô. Se falarmos de uma caixa de móveis, sua profundidade pode ser de 5 a 6 centímetros mais profunda. Em seguida, o capô pode ser movido para a parede frontal, e a parte aberta pode simplesmente ser fechada com uma pequena divisória para fixação.

Deve-se lembrar que o alojamento da parte oculta do exaustor terá uma folga de 1-1,5 centímetros da parede do gabinete. Em nenhum caso esta condição deve ser negligenciada, pois esta é uma das condições mais importantes para a instalação de equipamentos elétricos embutidos.

Com a altura do gabinete, tudo fica mais ou menos claro, já que normalmente a distância entre o fundo da fileira superior e o tampo da mesa é de meio metro a 65 centímetros. Conforme mencionado acima, a distância entre o fogão a gás e o aparelho deve ser de 70 a 85 centímetros, e a distância entre o exaustor e o fogão elétrico deve ser de 60 a 85 centímetros. Ou seja, a seção onde o exaustor é montado sairá significativamente do conjunto geral da cozinha. Neste caso, a altura do gabinete pode ser 8-12 menor do que outros gabinetes.

Trabalho de instalação

A instalação de um exaustor na cozinha divide-se normalmente em várias etapas.

  • Primeiro, você precisa montar o exaustor no local desejado na parede. Isso pressupõe que ele terá que ser pendurado sobre o fogão, preso à parede ou ao teto.
  • O dispositivo está conectado à rede elétrica.
  • Conexão do duto de ar e sua retirada para o canal de ventilação.

Vamos começar com um capô em forma de cúpula. Dispositivos deste tipo são equipados com um mecanismo de filtragem de fluxo e requerem uma conexão direta com o duto de ventilação. Para que o ventilador funcione, uma tomada elétrica deve estar localizada nas proximidades. Antes de montar o aparelho, você deve montar completamente o conjunto de cozinha. Neste caso, não será supérfluo aplicar marcações, tendo em conta as dimensões do modelo de exaustor selecionado. Você precisa fixá-lo na parede o mais firmemente possível. Por esta razão, os furos são primeiro perfurados sob os suportes de exaustão usando uma broca ou perfurador, se a parede for de concreto ou tijolo. Nestes furos é necessário montar as buchas e aparafusar os fixadores especiais com o auxílio de parafusos, normalmente fornecidos no kit.

Se estamos falando de um exaustor embutido, então será quase invisível no conjunto de cozinha. Normalmente, esse tipo é instalado em um painel especial que desliza para fora ou em uma caixa especial com dobradiças. Se for necessário fazer a instalação em um gabinete, deve-se entender que deve ser feita estritamente de acordo com as dimensões do dispositivo. Você pode descobrir suas características a partir das informações que estarão contidas nas instruções da técnica.

Considerando que este tipo de capô é embutido, sua parte inferior deve ficar rente ao gabinete. Por este motivo, o fundo sobe até a altura do dispositivo, após o que é aparafusado a ele. A massa deste projeto será impressionante, razão pela qual todos os componentes devem ser instalados corretamente. A parte inferior é melhor fixada com parafusos Euro.

Observe que o gabinete cobrirá o duto de ar. É necessário fazer um furo para o tubo corrugado. Se o duto de ventilação estiver localizado na parede atrás do gabinete, o que geralmente é o caso em casas particulares, a parede posterior também deve ser cortada. Se se trata de um apartamento, então o canal estará localizado no teto, razão pela qual a parte superior deve ser cortada.O armário é colocado no chão ou de lado e o corpo do exaustor é fixado nele. Agora tudo está colocado no lugar e aparafusado com firmeza. Mas os parafusos por si só não serão suficientes devido ao fato de que a massa da estrutura será muito grande. Para reforço, você deve primeiro anexar um perfil de metal especial projetado especificamente para armários de parede na parede, e uma estrutura já está anexada a ele pela lateral.

Agora é necessário acoplar um tubo corrugado ao mecanismo de ventilação e ao exaustor. O exaustor está ligado à rede e a sua funcionalidade é verificada. Agora você só precisa consertar a parte frontal do gabinete, após o que o trabalho estará concluído.

Se for necessário instalar uma coifa plana de recirculação, deve-se dizer que se trata de uma estrutura tipo suspensa que fica pendurada sobre o fogão ou placa. Aqui está instalado um sistema de limpeza por recirculação e não há conduta de ar, razão pela qual toda a estrutura é plana.

Para facilitar a instalação deste modelo, siga estas regras.

  • Existem orifícios especiais no corpo do dispositivo para fixá-lo à parede. Sob eles, usando um perfurador, são feitos orifícios na parede, onde os chamados pregos de cavilha são inseridos.
  • Os toldos são fixados a eles, que geralmente são fornecidos com o dispositivo no kit. O capô está preso a eles.
  • Agora você só precisa se conectar à rede e pode usar o dispositivo.

Em geral, como você pode ver, o esquema de instalação para vários modelos de coifa será aproximadamente o mesmo. Mesmo se você tiver uma coifa feita em casa, ela será instalada usando o mesmo procedimento.

Conexão elétrica

Devido ao acúmulo de vapor e depósitos de gordura dentro desses equipamentos, é possível levar um choque elétrico se a conexão não for feita corretamente. Para conectar o exaustor da cozinha e fornecer eletricidade a ele, deve haver três cabos - fase, zero e aterramento. Os padrões de pouso devem ser amarelos, separados por uma faixa verde. E antes de iniciar o trabalho de instalação, certifique-se de que haja aterramento.

Claro, se a cozinha já tiver um cabo de aterramento e tomadas de padrão europeu estiverem instaladas, isso simplifica muito a conexão: basta conectar o fio ao contato de aterramento, que geralmente é designado na forma de tiras de vários comprimentos ou a abreviatura da letra GND. Se o aparelho não fornece aterramento, e existem tais modelos no mercado, então é melhor fazer você mesmo, simplesmente conectando o cabo na caixa de metal.

Se o aterramento não for fornecido nos soquetes, você deve fazer isso sozinho. Mas se não sabe como fazer isso sozinho, é melhor recorrer aos serviços de um especialista adequado. E você não deve tentar conectar um fio neutro a canos ou bateria. Deve ser fixado exclusivamente em um ponto morto neutro.

Não se deve esquecer que o exaustor deve ser conectado a uma tomada separada, que é montada no nível do exaustor de todo o mecanismo ou ligeiramente mais alto.

Durante a construção de quaisquer instalações que serão utilizadas para habitação humana, também é feito um sistema de ventilação. Quando você ou o especialista que você chama conecta o exaustor, o seu funcionamento é interrompido. Para reduzir essas violações ao mínimo, uma caixa adicional equipada com uma válvula especial deve ser instalada. Seu princípio de funcionamento é extremamente simples: ao desligar o capô, a válvula fecha-se com uma tampa e o ar sai por conta própria. Quando o cozimento está em andamento e a coifa é ativada, a válvula fecha o orifício de ventilação natural pela força do ar forçado do ventilador. Esse mecanismo tem vantagens - não há impulso reverso.

Agora vamos direto para a descrição do processo de conexão do exaustor à rede elétrica.

Quando a estrutura estiver completamente instalada, é necessário instalar o soquete se ainda não estiver no lugar certo. Uma linha separada deve ser desenhada da caixa de transferência. Seria bom se ele estivesse localizado na parede localizada no corredor. Aí só será necessário fazer um furo na parede, realizar a finalização dos fios e prender a tomada em local conveniente para você.

Se a caixa de distribuição estiver localizada a uma distância considerável ou em um local inconveniente, o trabalho será muito sério. Primeiro, você precisa polir as paredes, colocar os fios e, em seguida, conectar ao painel elétrico. Mas tudo vai depender de cada caso específico.

Instalação do duto de ventilação

Existem duas categorias principais de dutos de exaustão.

  • Alumínio ondulado. Eles dobram bem, esticam e podem ser ajustados para um tamanho ou outro. Esta versão do duto não cria ruído e vibração, mas do ponto de vista estético, não pode ser chamada de bela. Normalmente ele se esconde em um armário, caixa ou dentro de um teto falso.
  • Dutos de ar feitos de cloreto de polivinila ou plástico. Esse material pesa pouco e é considerado bastante durável. Devido à superfície lisa, as correntes de ar não geram ruído durante a condução.

    Antes de instalar um duto na cozinha, certifique-se de que a única ventilação padrão da sala não esteja obstruída por um cano. Se houver apenas uma, então outra saída do eixo é freqüentemente rompida e uma válvula de retenção é montada, que interromperá o fluxo quando o dispositivo for ativado. Você também pode usar uma caixa especial com uma válvula do tipo badalo.

    Agora vamos direto para a instalação do duto. Em primeiro lugar, é necessário empurrar a ondulação para os orifícios feitos, e na parede superior do gabinete é necessário dar-lhe a forma necessária, em regra, quadrada. Agora você precisa cortar a ondulação com uma pequena margem e também fazer cortes nos cantos para dobrá-los para fora.

    É necessário pendurar um armário ondulado na parede. Antes de fazer isso, não se esqueça de tratar todas as articulações das vias aéreas com um selante à base de silicone. Isso é necessário para que a estrutura seja vedada e não haja perda de energia. Na próxima etapa, é necessário fixar a caixa de fabricação caseira no gabinete, o que permitirá que o material corrugado seja conectado ao duto de ventilação. Também não será supérfluo plantá-lo em silicone.

    Se as lacunas forem muito grandes, é melhor não tentar vedá-las com silicone. Em seguida, é necessário usar espuma de poliuretano.

    Agora vamos consertar o capô do gabinete. É melhor aparafusar em parafusos auto-roscantes ou buchas. A segunda opção será relevante se a montagem se destinar a uma parede.

    Fixamos firmemente a corrugação ao dispositivo de exaustão e fixamos com uma braçadeira. Não é necessário lubrificar a conexão com selante.

    Se o dispositivo de exaustão estiver conectado diretamente à ventilação, é bastante simples realizar uma conexão direta do duto de ar ao duto de ventilação. Para realizar seu encaixe conveniente, você pode usar uma treliça especial na qual há um orifício redondo.

    Se estamos a falar da instalação de condutas de ar em PVC, a instalação será a mesma: apenas fixamos os tubos nos cantos e os transportamos para a ventilação.

    Ao instalar a ventilação, o número de curvas do tubo deve ser minimizado tanto quanto possível. Isso preservará uma boa tiragem de ar no tubo. Cada volta do tubo reduz a força de tração em cerca de dez por cento.

    Dicas úteis e erros comuns

    A ondulação será um material mais interessante e eficaz para criar um duto de ventilação por uma variedade de razões. Por exemplo, ele faz seu trabalho melhor do que tubos de plástico. Sua instalação custará significativamente menos do que com outros materiais. Além disso, não apresenta perda de eficiência, o que não se pode dizer dos tubos plásticos para dutos.Durante a instalação, ele pode ser esticado com bastante força, o que reduzirá significativamente o nível de ruído durante a operação do sistema.

    Outra dica útil é que a limpeza de tubos de plástico e corrugações deve ser feita pelo menos algumas vezes por ano para evitar que se entupam com quaisquer acúmulos e resíduos específicos.

    Você também não deve hesitar em consultar um especialista em sistemas de escapamento se quiser fazer sua própria instalação. Será bom se você tiver um assistente que já encontrou alguns problemas ao criar um sistema de ventilação - então você terá alguém com quem discutir este ou aquele problema.

    Os capuzes são geralmente equipados com neutralizadores de odores especiais, que podem ser:

    • ultravioleta;
    • baseado na química;
    • eletroionização.

    As soluções químicas requerem substituição constante, pois seu elemento ativo é coberto por uma película de gordura. Esta opção também pode ser perigosa para a saúde humana. As soluções de eletroionização funcionam da mesma maneira que um ionizador de ar convencional. Esta opção tem uma desvantagem, uma vez que ficará perto da pessoa que está ao fogão - o que compromete a segurança.

    Soluções ultravioleta requerem limpeza periódica das lâmpadas de queima e gordura. As lâmpadas precisam ser trocadas a cada dois anos. Mas esta opção será completamente segura e inofensiva, já que a radiação ultravioleta está em um nível muito baixo aqui.

    Aliás, o uso de tal solução também pode resolver a questão de acender o fogão ou placa, já que além da radiação mencionada, as lhamas emitem uma cor azulada ou branca quase imperceptível.

    Deve-se lembrar também que cada etapa de instalação é importante e seu papel dificilmente pode ser superestimado pelo fato de que vale a pena cometer o menor erro ou desvio no processo de instalação horizontal do exaustor, e isso em quase 100% dos casos levarão, no futuro, a problemas que podem parecer à primeira vista imperceptíveis. Por exemplo, se você aplicou uma pequena quantidade de selante ou deixou lacunas que não são visíveis. Isso definitivamente afetará a operação de todo o mecanismo.

    Os erros mais comuns cometidos por construtores são os seguintes.

    • No poço de ventilação, uma tubulação é murada, e um dispositivo de exaustão é conectado diretamente a ela, onde uma válvula de retenção é instalada. Se a coifa não funcionar, a ventilação do ambiente torna-se impossível devido ao fato de que a válvula simplesmente fecha a tubulação quando o ventilador está inativo.
    • Ao instalar, geralmente é usado um tubo com um diâmetro de 100 milímetros. Isto não é suficiente. Use um tubo de 125 mm de diâmetro para ventilação. Um tubo com um diâmetro especificado remove massas de ar contaminadas com um volume de até 350 metros cúbicos em uma hora.

    Em geral, é relativamente fácil eliminar esses dois erros - basta simplesmente ampliar a entrada da mina de ventilação, bem como instalar uma grade especial para o mecanismo de exaustão.

    O processo de instalação do exaustor na cozinha apresenta algumas dificuldades, que nem sempre podem ser eliminadas por uma pessoa que não possui certos conhecimentos. Por isso, não será supérfluo atrair um especialista ou, pelo menos, consultá-lo aquando da instalação do exaustor na cozinha.

    Para informações sobre como instalar um exaustor na cozinha, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário