Características e instalação de capuzes Elikor

Características e instalação de capuzes Elikor
  1. Peculiaridades
  2. Modelos
  3. Como escolher?
  4. Instalação
  5. Reparar

O exaustor ajudará a limpar o espaço da cozinha de fumaça, gordura ou vapor e vários odores desagradáveis. Para isso, é utilizada uma ventoinha especial, que puxa o ar para dentro do produto e o faz passar por determinados filtros. Então o ar é expulso da casa ou purificado e volta para a cozinha.

Peculiaridades

No mercado moderno, você pode encontrar facilmente exaustores de cozinha de várias marcas europeias. Este equipamento é muito procurado pelos compradores devido à excelente qualidade e confiabilidade dos produtos importados. Mas hoje em dia cada vez mais os consumidores domésticos optam pelos capuzes da empresa russa Elikor. Há duas décadas a marca é considerada uma das melhores em seu segmento.

O exaustor Elikor corretamente escolhido resolverá muitos problemas.

  • Ele irá remover da sala todos os odores que possam surgir durante o processo de cozimento e podem afetar negativamente o bem-estar dos moradores da casa.
  • Ele removerá todos os produtos de combustão prejudiciais ao corpo humano da sala.
  • Evita que as gotas de gordura se acumulem nos móveis da cozinha. Isso ajudará a manter a limpeza em qualquer sala e prolongar a vida útil de todos os itens nela.
  • Isso reduzirá significativamente a umidade na cozinha, pois extrairá o excesso de vapor, o que significa que impedirá a propagação de bactérias em todas as superfícies da cozinha.

Os fabricantes deste tipo de equipamentos têm a certeza que o conforto do ambiente de trabalho numa cozinha moderna reside na sua ergonomia. É por esta razão que qualquer modelo produzido com a marca Elikor se materializa de acordo com os principais princípios ergonómicos e é dotado do máximo de funções que o ajudarão a garantir a comodidade do seu funcionamento.

As principais características das estruturas Elikor:

  • sua óbvia compactação;
  • facilidade de instalação - as coifas com suportes especiais podem ser facilmente fixadas mesmo nas paredes por onde passam os tubos do gasoduto;
  • falta de cuidados especiais - os filtros de gordura possuem um revestimento especial que os torna fáceis e rápidos de limpar;
  • a capacidade de instalar sistemas de filtragem de carbono e mudar o produto para o modo de recirculação;
  • a presença de uma turbina italiana, cujo uso irá reduzir significativamente o nível de ruído durante o funcionamento do dispositivo e reduzir o consumo de energia;
  • custo bastante acessível.

Modelos

Para iniciar a seleção de um exaustor, você deve estar bem ciente do tamanho e formato exatos do dispositivo de que precisa.

A programação desta marca é composta por 3 tipos de designs.

  • Suspenso - este tipo de dispositivos deve ser classificado como o mais orçamentário. São mais frequentemente colocados na cozinha, onde não existem acessos ao sistema de ventilação. O princípio de funcionamento de tais dispositivos está na recirculação - isto é, a absorção do ar, sua purificação de alta qualidade e seu retorno ao ambiente. O conjunto do aparelho inclui um filtro especial que retém as gorduras e um filtro a carvão - serão responsáveis ​​por eliminar os maus odores e o surgimento de fumos.

Dispositivos suspensos não são caracterizados por alto desempenho, portanto, são excelentes para espaços superdimensionados. Este tipo de equipamento de cozinha terá de ser sempre bem cuidado, uma vez que os seus filtros às vezes precisam de ser trocados e limpos.

  • Integrado - trata-se de um tipo de estrutura que não chama a atenção, pois seu corpo fica escondido em armários de parede.Esses modelos possuem 2 modos de operação: exaustão e recirculação. No primeiro modo, o oxigênio entra no duto de ventilação e daí segue para a rua, no segundo caso é conduzido por filtros especiais, e purificado retorna para a cozinha novamente.
  • cúpula - a técnica deste formato é caracterizada por alta eficiência. Os dispositivos não purificarão o ar poluído para devolvê-lo, mas o levarão diretamente para fora. Os produtos Dome da marca Elikor parecem muito coloridos.
  • Lareira - este é um tipo especial de capuz com um desenho em cúpula. Dispositivos feitos de vidro especial e metal têm formas originais, maior eficiência e controle de toque moderno. Não existe filtro de carvão nas estruturas das lareiras, uma vez que possuem apenas um modo de extração de ar.

Os modelos de dispositivos mais populares deste fabricante.

  • Produto Elikor embutido Integra possui um painel extraível especial, portanto, expande a zona de sucção de vapor e melhora a qualidade deste dispositivo. Quando o painel é estendido, a retroiluminação e o motor começam imediatamente a funcionar, que opera na velocidade que foi selecionada durante a operação anterior do produto. Quando o painel está no lugar, o dispositivo desliga imediatamente. O dispositivo é controlado por meio de botões convenientes. Esse tipo de controle é considerado pelos consumidores o mais simples. O modelo pode funcionar sem problemas em um dos 2 modos selecionados. A fim de purificar qualitativamente o oxigênio na sala de partículas de produtos de combustão ou gotículas de gordura, telas de filtro de malha de alumínio para captura de gordura são instaladas. Se o produto funcionar sem alimentação para o canal de ventilação, um filtro de carvão adicional também deve ser usado.
  • Na linha clássica, a série tem demanda especial "Rotunda"... A empresa levou em consideração o feedback de seus clientes para reduzir o nível de ruído e, apesar da capacidade bastante elevada (até 650 m3 por hora), o ruído foi reduzido significativamente. As dimensões da "Rotunda" são totalmente adequadas aos parâmetros da placa - 60 cm, mas neste segmento pode adquirir um tipo de capô muito mais estreito. Avaliações deste tipo de modelos são apenas positivas. Graças a eles, o ar é bem limpo e rápido, você pode, se desejar, escolher a velocidade desejada, e a variedade de cores conquistará qualquer esteta.
  • Os produtos para lareira têm um design mais interessante, maior funcionalidade e eficiência. Um dos representantes mais dignos desta linha é o exaustor Elikor. "Rubi"... Avaliações sobre ele falam de um motor bastante confiável que opera em 3 velocidades. Além de remover o ar sujo, você também pode optar pelo modo de recirculação.
  • Construção de cozinha "Venta" - modelo clássico em forma de cúpula. O capô é controlado por um controle deslizante ou botão de pressão - depende do equipamento.
  • de capuz Epsilon - um dos dispositivos de tipo lareira mais poderosos. Você pode escolher o modo de operação mais adequado para você - remoção de oxigênio ou recirculação de alta qualidade. O nível de ruído emitido por um motor em funcionamento não excederá 54 dB no máximo possível. O produto é controlado por meio de um interruptor convencional. A retroiluminação é composta por 2 lâmpadas incandescentes com uma potência total de 80 watts. Modos de velocidade - 3.
  • Dispositivo de ilha de cozinha Elikor Ilha Ágata tem uma capacidade operacional de até 1000 m3 por hora, o nível de ruído é de 38-59 dBA, controle de toque conveniente e compreensível. A largura do capô é de 90 cm, tem uma estrutura em forma de T.
  • Coifa Elikor "Aquamarine" - projeto inclinado com largura de 60 cm, controle pode ser eletrônico ou através de botão, capacidade do motor - 650 m3 por hora. Material da caixa - aço e vidro. O filtro de gordura é feito de alumínio. Uma bela tela de LED está embutida no modelo.
  • Único capô de canto de Elikor "Floresta"... Este produto pode ser operado no modo de purificação e retorno do ar ao ambiente. O exaustor tipo chaminé tem 90 cm de largura, um motor está disponível, mas 3 velocidades. Produtividade - 650 m3 por hora, o nível de ruído mais alto - 56 dB.

Como escolher?

Na hora de comprar este tipo de produto, a maior atenção deve ser dada à sua funcionalidade.

Isso leva em consideração fatores como:

  • potência;
  • nível de ruído;
  • comodidade na gestão da estrutura;
  • área de produto;
  • qualidade de iluminação;
  • a presença de oportunidades secundárias.

O desempenho do produto sempre pode ser calculado usando uma fórmula bastante simples: a área da sala deve ser multiplicada pela altura da sala e, em seguida, por 10-12. O resultado é o mesmo indicador da potência mínima do motor, expressa em m3 / h. O capô a ser adquirido deve ter reserva de marcha, ou seja, sua potência deve ser um pouco maior que a de acordo com a fórmula. Uma reserva de energia aumentará a vida útil do dispositivo e funcionará bem ao mesmo tempo.

Qualquer capô operacional faz barulho. Infelizmente, os engenheiros ainda não criaram um equipamento totalmente silencioso. Os profissionais aconselham a seleção de uma unidade cujo ruído não exceda 60 dB. Quanto mais baixo for o nível de ruído, mais confortável você se sentirá na sala.

Ao comprar um exaustor, certifique-se de que a área do exaustor se ajusta à área do fogão. Painéis extensíveis em coifas embutidas permitem aumentar significativamente a área de sucção, aumentando a eficiência na remoção do ar sujo.

A iluminação não é considerada o fator principal na escolha de um exaustor, mas tornará o procedimento de cozimento muito mais conveniente, e a permanência da mulher na cozinha é muito mais confortável. A retroiluminação geralmente usa lâmpadas incandescentes tradicionais, bem como LEDs e produtos halógenos. Os profissionais aconselham a opção pelas lâmpadas LED, por serem mais duráveis.

Várias adições interessantes melhoram qualitativamente o funcionamento do capô e tornam seu uso mais conveniente. O cronômetro ajudará a desligar o motor elétrico da estrutura após um período de tempo definido pelo próprio proprietário. O cronômetro pode ser facilmente programado para que o produto ligue, desligue e ligue novamente.

Você também precisa aprender mais sobre os filtros que são instalados no exaustor, de que são feitos e com que freqüência precisam ser trocados. Nos modelos clássicos do fabricante, normalmente são encontrados filtros de alumínio reutilizáveis. Em outros exaustores, esses filtros são usados ​​apenas uma vez, o que cria algumas dificuldades. Em produtos que funcionam na posição de recirculação, filtros especiais de carvão também são integrados e precisam ser trocados com frequência.

A coifa é controlada por um módulo elétrico especial, cujo painel vai para a frente do aparelho.

O painel pode ser:

  • Slider. O modo necessário é selecionado usando um controle deslizante mecânico que se moverá ao longo da superfície do painel.
  • Botão de apertar. Cada botão corresponderá a uma determinada função do dispositivo.
  • Sensorial. Controle com o dedo, que tocará na área desejada do painel. O painel de toque, aliás, é muito mais fácil de limpar de manchas.

Você também precisa prestar atenção aos comentários dos clientes que usam esses produtos há muito tempo.

Instalação

Qualquer que seja o capô que você adquira, mais cedo ou mais tarde chegará o momento em que será necessário instalá-lo.

Instalar o equipamento não é a tarefa mais difícil se você conhece exatamente os princípios básicos e segue as recomendações das instruções que estão presentes em cada kit. Os recursos característicos da instalação do produto serão diferentes em muitos aspectos, dependendo do tipo.

Se você comprou uma coifa suspensa que purifica o ar com filtros de carvão e gordura, não haverá problemas especiais com sua instalação.Você só precisa pendurar o aparelho acima do fogão usando parafusos fortes.

Existem 2 opções de instalação para produtos integrados. Se não houver saída para o orifício de ventilação, esse dispositivo purificará o ar usando um filtro de carvão. Depois, basta fixar o aparelho em um armário de parede acima do próprio fogão. A unidade embutida também é um exaustor embutido projetado para instalação na cozinha. Funciona quase silenciosamente, efetivamente limpa o ar de vapores e outros poluentes.

É importante saber que um painel removível com filtro de carbono embutido deve deslizar para fora sem interferência. Você pode conectar este produto a um sistema de ventilação. Para fazer isso, você terá que conectar o exaustor por meio de um duto de ar com um duto de ventilação.

Os produtos modernos possuem vários tipos de controle: controle deslizante ou botão de pressão, toque ou eletrônico.

Slider - o mais simples e barato, funciona com um switch especial que se move ao longo da linha pretendida. Os interruptores de velocidade de desenho serão organizados em uma ordem específica. A desativação será feita na ordem inversa com o mesmo controle deslizante.

Os botões são bastante confortáveis ​​de operar. Você pode ligar imediatamente a velocidade desejada e, para mudar para outra, basta pressionar outro botão. Esta opção é extremamente simples, a única desvantagem é que os botões salientes no painel são difíceis de limpar.

Um painel com sensores custará muito mais caro, mas ficará mais bonito e espetacular. Para operar o produto, basta tocar os sensores com o dedo, que parecem botões desenhados e possuem belos indicadores LED. É muito mais fácil cuidar de um painel assim.

O sistema de controle eletrônico é o mais caro, mas ao mesmo tempo permite programar o exaustor. Com a sua ajuda, o aparelho desliga-se exatamente na hora marcada ou quando o ar da divisão fica completamente limpo.

Capuzes em forma de cúpula são montados na parede. Nestes dispositivos não existe filtro de carvão, por isso devem ser ligados à ventilação geral do edifício por meio de tubos de plástico ou ondulações. Existem regras especiais de instalação que devem ser aplicadas às coifas de qualquer amostra.

O primeiro e principal princípio é que você não deve instalar o aparelho muito baixo acima do fogão. É melhor calcular a distância de 65-75 cm, caso contrário, o dispositivo irá falhar rapidamente sob a influência de temperaturas muito altas.

Reparar

O exaustor é um importante eletrodoméstico que permite cozinhar alimentos sem se preocupar com cheiros, fumaça e queimaduras. Portanto, quando o capô não funciona, ele traz alguns transtornos. Nesse caso, é melhor que o dispositivo seja reparado o mais rápido possível. Os capuzes podem ser diferentes, mas as causas das avarias são quase as mesmas para todos. Freqüentemente, muitos defeitos podem ser facilmente corrigidos com suas próprias mãos, economizando em chamar o mestre.

Se o motor não funcionar e a luz de fundo não brilhar, provavelmente o problema está na falta de energia do dispositivo. É necessário verificar novamente as máquinas na central e a tensão na tomada.

Se apenas a luz de fundo não funcionar, primeiro você precisa trocar as lâmpadas. Se houver lâmpadas incandescentes no design, o problema estará no próprio botão para ligar a luz de fundo. Se houver lâmpadas halógenas, no caso do produto, você precisará encontrar um transformador queimado.

Se o motor não der a partida, é sinal de que o fusível está queimado. É feito de cerâmica e está localizado bem na carcaça do próprio motor, portanto, para chegar até ele será necessário desmontar totalmente o painel.

Existem tais dispositivos retráteis que ligam se você puxar sua parte inferior. Neste caso, o interruptor de limite pode não funcionar, então ele só precisa ser reajustado.

No próximo vídeo você encontrará uma aula magistral sobre a instalação de uma coifa Elikor Integra embutida.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário