Hood Bosch: tipos, sutilezas de seleção e instalação

Hood Bosch: tipos, sutilezas de seleção e instalação
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Materiais (editar)
  4. Cor
  5. Componentes
  6. Como escolher e instalar?
  7. Reparar

A cozinha é um lugar onde os entes queridos se reúnem para o café da manhã, almoço e jantar. Porém, quando o fogão está em funcionamento, são liberados perigosos monóxido de carbono (monóxido de carbono) e formaldeído. Essas substâncias tóxicas gasosas se espalham rapidamente pelo apartamento e prejudicam a saúde dos familiares. Instalar um capô resolverá este problema.

Peculiaridades

A empresa alemã Bosch há muito se estabeleceu como fabricante de produtos eletrônicos de alta qualidade. Os eletrodomésticos são criados estritamente de acordo com o padrão europeu de qualidade, portanto, não há dúvidas quanto à longa vida útil dos eletrodomésticos. A empresa lança regularmente novos modelos com um grande número de opções e uma interface amigável. Os exaustores oferecidos por este fabricante são submetidos a vários testes. A resistência ao desgaste de todas as peças e elementos é verificada. Os motores da Bosch, como muitos outros componentes, são fabricados na Alemanha.

Apesar de seu poder, os capôs ​​da Bosch funcionam quase silenciosamente. O sortimento inclui várias opções de design, portanto, escolher um modelo para qualquer interior de cozinha não é difícil.

Visualizações

Não existe uma classificação específica de capuzes. Na hora da compra, normalmente a aparência da porcelana e seus parâmetros técnicos são levados em consideração. Existe uma grande seleção de exaustores em lojas especializadas.

Vamos considerar seus principais tipos e descobrir quais são suas semelhanças e diferenças.

  • Os capuzes suspensos são populares devido ao seu baixo preço. O design não pode ser chamado de poderoso, sua finalidade é filtrar o ar. O exaustor circulante filtra o ar e, quando é purificado, é jogado de volta na sala. O conjunto geralmente inclui um filtro de carvão. As coifas suspensas são normalmente instaladas em pequenas cozinhas, onde o equipamento retira perfeitamente todos os vapores e odores nocivos do ar. Você pode aumentar a eficiência dessa estrutura conectando-a com um duto de ar ao duto de ventilação.

Um capô plano (viseira) também é frequentemente encontrado nas lojas. Esses dispositivos são considerados um tipo de capuzes suspensos. Se está interessado neste tipo de construção, recomendamos que preste atenção ao capô suspenso Bosch Serie 4 DUL 63 CC 20 WH. Os modelos de coifas suspensas Bosch praticamente não se diferenciam, sua potência é de aproximadamente 129-146 W, a produtividade máxima é de 230-350 metros cúbicos. m / h.

  • Integrado. Esses dispositivos são embutidos em um gabinete de parede. Desta forma, a cozinha não fica desordenada e mantém uma aparência cuidada. Dispositivos embutidos são muito mais poderosos do que os de popa, já que esses modelos são equipados com dois motores. Esses projetos removem vapores e odores de monóxido de carbono muito mais rápido, mas devido à operação dos motores, o nível de ruído aumenta. Existem opções de exaustores incorporados na bancada. Eles são instalados em ambos os lados do fogão. Esta opção de instalação é cara e também podem surgir problemas com a instalação do sistema. O capô embutido "Bosch Serie 4 DFM 064 A 51 IX" é uma excelente opção. Praticamente não há ruído do motor, pode ser facilmente embutido em um gabinete de 60 cm de largura, portanto, encontrar o móvel certo para ele não é difícil.
  • Cúpula. Externamente, lembra um capô ou uma cúpula que fica pendurada acima do fogão, portanto, essas estruturas também são chamadas de exaustores de cozinha e exaustores de chaminé. Existe uma semelhança externa com o sistema de exaustão da lareira.Essas estruturas confundem muito o espaço, por isso é melhor instalá-las em cozinhas grandes. Os capuzes são considerados potentes, por isso são instalados não só em casa, mas também em cafés e restaurantes.
  • As donas de casa preferem coifas inclinadas do tipo lareira. São muito mais cómodos de usar: a vista da placa é aumentada, têm um baixo nível de ruído. Além disso, o exaustor basculante ocupa muito menos espaço de trabalho do que um exaustor de cúpula convencional. O custo de uma estrutura inclinada é bastante alto, mas é muito mais conveniente utilizá-la. Exaustor para lareira DWP64CC50R é feito de aço inoxidável, o guarda-chuva é feito em forma de pirâmide truncada. Outra opção é DWK065G20R. O capô inclinado tem um design interessante e alta produtividade - 550 metros cúbicos. m / h. A potência do modelo é 216 W.
  • Telescópico. Este tipo também é denominado pull-out. Durante o seu funcionamento, é possível ajustar o funcionamento do painel adicional, aumenta a superfície de absorção de ar. Existem capuzes telescópicos de ilha. Esses modelos não são montados na parede e não podem ser montados em um armário de cozinha. A estrutura da ilha é fixada ao teto. O dispositivo é adequado para cozinhas em que o local de trabalho está localizado no meio da cozinha como uma "ilha". Se necessário, o painel adicional é estendido ou retraído usando o painel de controle.
  • O custo das coberturas das ilhas é bastante alto em comparação com outros tipos de projetos. Os fabricantes oferecem designs originais, como um capô de vidro invertido ou disfarçado de lustre. Claro, você precisa levar em conta que este dispositivo faz parte do interior. Deve ficar harmoniosamente com móveis e eletrodomésticos. Se você tem uma cozinha espaçosa e o local para preparar os pratos é no centro (não adjacente à parede), um exaustor é uma excelente solução. A construção da ilha "Bosch Serie 8 DIB091K50" tem um design moderno. Filtros de gordura com indicador de entupimento são fáceis de limpar na máquina de lavar louça. O exaustor está equipado com painel táctil, lâmpadas e iluminação.

Materiais (editar)

Os exaustores são feitos de vários materiais: vidro, cerâmica, plástico, aço inoxidável, alumínio. O custo do dispositivo depende não só das características técnicas, mas também do material. As coifas de vidro e de cerâmica são consideradas caras em comparação com as estruturas de plástico ou aço inoxidável.

Muitas donas de casa gostam de capôs ​​de vidro, eles se encaixam perfeitamente no interior e parecem menos volumosos. Mas cuidar de tal dispositivo não é fácil, porque após o cozimento, respingos e outros contaminantes permanecem no painel à prova de fogo, que se destacam no vidro. Você terá que limpar a superfície com freqüência. Além disso, detergentes especiais devem ser usados ​​para vidro. Não é recomendável lavar a superfície com escova de ferro, pois deixará arranhões no vidro.

Quase todos os modelos econômicos são feitos de aço. As estruturas de aço inoxidável parecem menos impressionantes, mas não funcionam pior do que coberturas de vidro ou cerâmica. A Bosch oferece uma ampla gama de dispositivos em aço inoxidável e vidro.

Cor

Este fabricante produz capuzes nas cores branco, prata e preto. Dispositivos prateados são procurados porque são menos perceptíveis e mantêm sua aparência organizada por mais tempo.

Componentes

Qualquer capô é um mecanismo complexo no qual o motor cria uma corrente de ar, através da qual o ar poluído é removido do ambiente. O dispositivo contém uma variedade de peças que precisam ser trocadas periodicamente. Existe um filtro de gordura em cada capô. Ele retém as partículas de graxa, protege as pás do motor e a superfície do duto de ar contra contaminação. Os filtros de gordura são descartáveis ​​e reutilizáveis. Os descartáveis ​​são feitos à base de produtos sintéticos (não tecido, inverno sintético, acrílico). Na estrutura, eles se assemelham a guardanapos de pano.Os fabricantes os instalam em modelos mais baratos de estruturas planas suspensas. É necessário verificar periodicamente o exaustor e trocar este filtro. Algumas donas de casa lavam e usam novamente, mas não vale a pena fazer isso.

Filtros reutilizáveis ​​são incluídos com exaustores de gama caros. Não há necessidade de trocá-los, basta limpar o cassete com detergente. O filtro se parece com uma malha com uma estrutura de metal. Basicamente, as peças são feitas de alumínio e aço inoxidável. O filtro de carvão é projetado para coifas que mantêm um modo de recirculação (o ar é limpo e devolvido ao ambiente). O carvão é um excelente sorvente (uma substância que absorve gases e vapores nocivos), por isso lida bem com o problema da poluição do ar com o monóxido de carbono. O elemento é instalado atrás do filtro de gordura.

O filtro de carbono freqüentemente tem que ser substituído por um novo, o custo da peça é de 250-2000 rublos. Mudá-lo regularmente pode ser muito caro. O trabalho de toda a estrutura depende do seu estado. Um filtro de carbono sujo reduzirá o rendimento, a potência e o desempenho da unidade. Sua vida útil pode ser aumentada deixando a coifa em funcionamento por mais 5 minutos após o cozimento, tempo suficiente para que o filtro seque de umidade e vapores.

Como escolher e instalar?

Ao escolher um exaustor, algumas características devem ser levadas em consideração.

  • Dimensões. A largura do aparelho deve ser maior ou igual à largura do fogão. Somente sob esta condição o exaustor extrairá gás e vapor. Você pode instalar um capô telescópico com extensão ajustável do painel adicional.
  • Modo de operação. Quase todos os dispositivos operam no modo de exaustão e recirculação. Se tiver uma cozinha espaçosa deverá instalar uma conduta de ventilação, neste modo o exaustor funcionará de forma muito mais potente. Se a cozinha for pequena, pode escolher um exaustor com modo de recirculação. O desempenho de tal modelo será suficiente para eliminar odores.
  • Ao controle. O capô pode ser controlado por controle de toque (eletrônico). Existem sensores no painel, que geralmente possuem luzes indicadoras. O controle por botão de pressão pressupõe a presença de botões, com a ajuda dos quais se mudam os modos e se executam os comandos "liga" e "desliga". Dispositivos deslizantes têm controles deslizantes na parte inferior do capô.

Capuzes com temporizador de desligamento automático são muito populares ultimamente. O dispositivo funciona no modo normal (o tempo e os modos de operação são selecionados por uma pessoa independentemente) e no modo temporizador (o tempo é definido após o qual o dispositivo desliga automaticamente).

  • Atuação. O desempenho de exaustão é um valor que mostra a quantidade de ar que um técnico remove por hora. Para uma pequena cozinha, é adequado um aparelho com capacidade para 600 metros cúbicos. m / h. Se a cozinha for grande, então deve escolher um exaustor de maior rendimento. Porém, quanto maior for a potência do dispositivo, maior será o ruído proveniente dele. Modelos modernos e poderosos estão disponíveis com uma unidade de absorção de som. Em tal dispositivo, o motor é colocado dentro de um bloco de borracha e praticamente não há ruído.
  • Nível de ruído. O nível de ruído é de aproximadamente 40-80 dB. Para evitar sons incômodos, dê preferência a coifas com nível de 40-60 dB.

As críticas sobre a tecnologia da Bosch são geralmente positivas. É muito fácil operar o dispositivo, regular seus modos de operação. A maioria dos dispositivos tem alto desempenho.

Agora vamos falar sobre como instalar o capô sozinho.

  • Use uma fita métrica para medir a altura da parede em que a estrutura será fixada. Tenha em atenção que a altura de instalação do recuperador eléctrico deve ser de 65-75 cm. Perto dos queimadores, são instaladas estruturas a uma altura de 75-85 cm. Estas regras aplicam-se a todos os tipos de exaustores, excepto os inclinados.A distância do painel inferior do exaustor inclinado ao fogão elétrico deve ser de 36-67 cm, e ao fogão a gás - 56-67 cm.
  • Use um nível e desenhe uma linha horizontal reta. Nessa altura, a parte inferior do corpo será fixada. Meça o comprimento do dispositivo, coloque esse comprimento na linha. Encontre o ponto médio do segmento de linha e desenhe uma linha reta vertical.
  • Agora meça a altura da estrutura. Se o tubo encostar no teto, parte dele deve ser cortada. Considere as restrições de instalação.
  • Meça a distância da parte inferior do dispositivo até a montagem. Defina esta distância na linha vertical. Desenhe uma linha horizontal através deste entalhe (ponto).
  • A altura e o comprimento do capô agora estão marcados na parede. Ainda na parede, marque os locais onde será fixada a estrutura.
  • Com uma broca ou punção, faça orifícios para os pinos-guia e os parafusos serão aparafusados ​​neles.
  • É melhor iniciar a instalação a partir dos suportes superiores. A posição do dispositivo é alinhada horizontalmente e finalmente fixada.
  • Fixe a corrugação ou duto à abertura de ventilação da unidade de um lado e ao duto de ventilação do outro.

Reparar

Qualquer equipamento quebra com o tempo, um exaustor de cozinha não é exceção.

Vamos considerar os principais problemas e como corrigi-los.

  • Não puxa ar. Já falamos sobre filtros antes. Os filtros anti-gordura devem ser lavados a cada 3 semanas. O filtro de carvão é trocado a cada 5-6 meses. Os modelos modernos possuem um sensor embutido que acende e informa que é necessário substituir o elemento. Freqüentemente, o ventilador não extrai o ar devido a filtros sujos. Enxágue e recoloque no aparelho. Se você verificou os filtros, os limpou e o capô ainda não puxa bem, talvez um vácuo tenha se formado no apartamento. Neste caso, basta ventilar a sala, o problema deve ser eliminado.
  • Se não houver corrente de ar no duto de ventilação, então, portanto, o capô também não esticará. É muito simples verificar a tiragem - leve um isqueiro ou um fósforo aceso ao orifício de ventilação, a chama deve apertar. Este problema pode ser corrigido com a instalação de um exaustor elétrico.
  • Ruído alto e sons estranhos. Máquinas poderosas são muito barulhentas. Se o dispositivo zumbir, ouve-se um "toque", verifique primeiro os suportes. Mesmo uma pequena lacuna pode causar sons estranhos. Aperte bem o dispositivo; também pode colocar borracha de espuma entre a parede e o dispositivo. Há momentos em que o dispositivo zumbe e não inicia. Se o fusível quebrar, ele deve ser substituído.
  • As lâmpadas não funcionam. Se a luz não acender, a lâmpada pode ter queimado. Teremos que adquirir um novo, desmontar a estrutura e substituí-la.

O exaustor não só remove os odores, como também ajuda a manter a saúde de todos os membros da família. O dispositivo retira o ar poluído, remove o monóxido de carbono do apartamento. O exaustor da Bosch manterá a sua cozinha limpa e fresca durante muitos anos.

Para uma visão geral do capô telescópico da Bosch, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário