Características dos exaustores sem ventilação para a cozinha
Quem não gosta de se sentar na cozinha tomando uma xícara de chá? E se sua amada esposa cozinha lá, então assista e converse sobre o dia. A cozinha deve ter um ambiente confortável. Odores desagradáveis e produtos de decomposição de gás podem arruinar seu tempo com isso. E se as pessoas tiverem um estúdio? A vida sem capuz é simplesmente impensável! A ventilação simples (ventilação natural) não pode resolver este problema. Com a finalidade de eliminar o desconforto, deve servir uma coifa, que ajudará a remover o ar de exaustão.
Todos os exaustores de cozinha são divididos em três tipos.
- Circulante (desviando). Eles são conectados diretamente ao duto.
- Recirculando. Seu princípio de operação é purificar o ar usando filtros especiais.
- Combinado. Eles são equipados com filtros e um duto de ar, o que permite que funcionem em dois modos. Eles raramente são usados.
Em algumas situações, um projeto de ventilação circulante e combinada não é possível. Acontece que a conduta de ar se encontra muito longe ou muito alta da placa. Às vezes as pessoas simplesmente não querem montar a ondulação, o que pode estragar um pouco o interior. Em um prédio de vários andares, a instalação de um modelo de coifa de circulação pode provocar reclamações dos vizinhos sobre cheiros vindos da cozinha para a ventilação. Nesta situação, você pode usar um capuz autônomo especial sem exaurir o ar na ventilação.
Princípio da Operação
Usando um sistema de filtro de vários estágios confiável, este dispositivo limpa o ar de vários contaminantes da cozinha: odores, gordura e queimaduras. Em sua essência, o dispositivo não extrai o ar da sala, mas é seu filtro. A coifa de recirculação é composta por uma carcaça, um motor próprio e ventiladores, sendo sempre dois. Eles estão localizados dentro da parte superior dos filtros ou entre eles. O desempenho de trabalho depende da potência do motor elétrico. Ao instalar tal sistema, é necessário fornecer o local mais próximo da tomada de 220 volts. As partes internas do capô são feitas de materiais não oxidantes.
As coifas de recirculação da cozinha são utilizadas nos seguintes casos:
- a placa encontra-se muito afastada do orifício de ventilação e não é possível desmontar os tubos;
- a ventilação não pode ser usada diretamente devido à sua deterioração;
- malsucedido, localização muito alta do orifício de ventilação.
Como o aparelho possui todo um complexo de filtros de proteção, a coifa também é chamada de filtração. Possui dois níveis de proteção. O primeiro nível de limpeza grosseira é um limpador acrílico especial. Seu principal componente é um filtro de acrílico. Isso também inclui modelos com cassetes descartáveis de papel ou não tecido. As desvantagens dos filtros de acrílico e de papel são que eles são descartáveis apenas. Sua vida útil não excede seis meses.Além disso, os filtros de metal (alumínio, aço inoxidável) podem ser atribuídos ao primeiro nível de purificadores. Eles são mais econômicos, pois não precisam ser substituídos. É suficiente lavá-los bem com água quente e sabão uma vez por mês. É melhor escolher aqueles capuzes que tenham pelo menos 5 camadas de malha de metal. Uma quantidade menor será ineficaz. O segundo nível é caracterizado por um exaustor com filtros de carvão.O carvão é um absorvente natural ecologicamente correto.
Infelizmente, os cartuchos de carbono também são descartáveis.
Visualizações
As coifas elétricas variam de acordo com o tipo de caixa.
- Horizontal. Sua geometria é o paralelismo do fogão.
- Vertical. A superfície do filtro é perpendicular à placa, o que ocupa muito espaço. Para tais sistemas é necessário ter uma cozinha muito grande.
- Inclinado. Como o nome sugere, eles estão localizados em ângulo com a laje. Eles têm uma série de vantagens, pois trabalham de forma eficiente e silenciosa, e também economizam espaço significativamente.
- Telescópico (cassete). Uma espécie de coifa embutida que, se necessário, se estende, aumentando a superfície de sucção. Depois de terminar de cozinhar, pode ser empurrado.
De acordo com o método de instalação, eles podem ser os seguintes.
- Suspenso. Eles são montados na parede e geralmente contêm um painel adicional articulado para aumentar a área de filtragem utilizável.
- Construídas em. Eles são montados dentro da unidade da cozinha. São muito compactos, mas apresentam baixo desempenho.
- Ilha. Servir para as lajes que não se encontram junto à parede, mas sim a alguma distância.
Também há uma diferença no material com o qual a caixa é feita.
- Metálico (aço inoxidável, alumínio). Eles geralmente são executados em um estilo de alta tecnologia. Ao usá-los, você pode enfatizar o estilo moderno do interior.
- Esmalte. Esses aparelhos são fáceis de limpar e manter. Os representantes mais baratos da gama de capuzes.
- Vidro coado. Modelos muito bonitos que requerem cuidados delicados. São fáceis de bater, o que traz alguns transtornos ao uso dessa técnica.
Vantagens e desvantagens
Com base em numerosos comentários sobre o funcionamento das coifas sem ventilação você pode determinar as principais vantagens deste tipo de sistema.
- A filtragem de ar de dois níveis limpa-o muito bem de vários poluentes domésticos.
- Este tipo de capô opera com níveis de ruído e vibração extremamente baixos.
- As coifas convencionais bloqueiam parcialmente os dutos de ventilação. A coifa de recirculação permite limpar o ar sem estagnação. Complementará o sistema de ventilação.
- Se houver um aquecedor de água a gás no apartamento, o uso de um exaustor convencional criará uma tiragem reversa, o que é muito perigoso e pode causar envenenamento por monóxido de carbono. Para evitar este tipo de acidente, é necessário o uso de um capuz sem extração de ar.
- A pedido do cliente, tal exaustor pode ser instalado não só na cozinha, mas também em qualquer divisão, por exemplo, numa garagem.
- Não ocupa muito espaço, o que economiza espaço para outros elementos insubstituíveis do interior da cozinha. Isso é especialmente importante para cozinhas pequenas em apartamentos modernos.
- Esses dispositivos são muito leves, o que é uma vantagem tanto para entrega quanto para instalação.
- As coifas recirculantes têm um design mais lacônico e versátil em comparação com os sistemas convencionais.
- A instalação de tal estrutura é muito mais barata do que instalar um sistema com um duto de ar.
- Esses dispositivos são muito melhores na eliminação de odores desagradáveis. Eles não conseguirão chegar aos vizinhos através do duto de ventilação se você mora em um prédio de apartamentos.
- A limpeza com filtro permite não utilizar ventilação natural por muito tempo, o que preserva o regime de temperatura da habitação. Você não precisa usar aquecedores ou sistemas de divisão novamente.
- O aparelho consome uma pequena quantidade de eletricidade.
- Com tal dispositivo, não há necessidade de manutenção do duto de ventilação.
- O preço de tais dispositivos pode surpreender agradavelmente o comprador.
Juntamente com as vantagens óbvias, esse sistema de filtragem tem várias desvantagens.
- Os filtros devem ser substituídos regularmente. Além do fato de ser um desperdício financeiro adicional, você precisa despender tempo nesse trabalho.Para uma família grande, isso pode ser um problema real, pois o cozimento frequente aumenta o consumo do filtro. Também azar para os amantes de alimentos gordurosos e fãs fumarem sob o capô. Essas coisas encurtarão a vida útil do sistema de limpeza.
- Filtros para o sistema são difíceis de encontrar, apesar da presença de vários análogos.
- Se você acidentalmente atrasar a substituição do filtro, o exaustor pode falhar e exigir reparos caros.
- Os exaustores de recirculação às vezes são mais caros do que os convencionais.
- O design de tais dispositivos é menos variado do que os exaustores convencionais.
- Se a poluição do ar for forte o suficiente, o sistema de filtragem pode não ser capaz de lidar com sua purificação.
- Em comparação com as capas de extração de ar clássicas, a eficiência não é tão alta e atinge cerca de 70%.
Como escolher?
Ao escolher um capô de recirculação, os seguintes pontos devem ser considerados.
- A potência (desempenho) do sistema deve corresponder às dimensões da sua cozinha. Em uma casa particular, o tamanho desse cômodo pode ser significativo. Se você escolher um dispositivo sem acesso ao telhado com uma potência menor, a purificação do ar será insuficiente. Para selecionar corretamente a potência necessária, é necessário estudar cuidadosamente o passaporte tecnológico do produto selecionado. As dimensões apropriadas da sala devem ser especificadas lá. Você não deve escolher um capuz com uma potência muito maior do que a necessária. Isso aumentará os custos de energia e aumentará significativamente o nível de ruído na sala.
- Meça a sua placa antes de comprar qualquer aparelho. Idealmente, a cobertura do limpador deve se projetar 10 cm além do fogão.
- É preferível escolher um exaustor com iluminação - muito cómodo para uma boa dona de casa que passa muito tempo na cozinha.
- Explore os preços para os tipos de filtros aplicados ao dispositivo selecionado. Como eles devem ser substituídos, é melhor prestar atenção imediatamente se você pode atualizá-los regularmente ou se é melhor escolher uma opção mais barata.
- Escolha um meio de cuidado para as partes metálicas do capô e seu corpo. Calcule seu custo. Por exemplo, é necessário cuidado especial com as coifas de vidro temperado, que exigirão desperdício adicional durante o período de operação.
- Descubra quais modelos têm a capacidade de alterar o limite de velocidade. A compra de tal sistema permitirá que você ajuste a intensidade do processo de filtração dependendo da quantidade de comida preparada. Isso o ajudará a economizar energia em alguns casos.
- Os modelos modernos possuem opções adicionais como gadgets: display eletrônico touchscreen, cronômetro, relógio, indicador de temperatura, ligação automática do aparelho, controle remoto. Se precisar dessas funções, escolha um exaustor com elas.
- Leia comentários de clientes online. Talvez sejam eles que o ajudem a decidir sobre a escolha do dispositivo.
- É importante lembrar que quanto mais funções tiver a técnica apresentada, maior será seu custo.
Marcas famosas
Os dispositivos de recirculação em questão são fabricados por muitas marcas bem conhecidas:
- Ariston produz capuzes muito bonitos e elegantes sem ventilação. ao mesmo tempo, a garantia de qualidade desta empresa para a fabricação de eletrodomésticos está fora de dúvida;
- capuzes Integra famoso pelos melhores filtros e muitos recursos adicionais;
- aparelho Bosch altamente valorizado por sua qualidade alemã;
- outra empresa alemã Zigmund-shtain compete em pé de igualdade com os outros devido ao design original dos eletrodomésticos.
Claro, existem muitas outras marcas nas lojas.
A escolha é inteiramente sua.
Montagem
Portanto, o sistema de filtragem foi selecionado. Agora você precisa instalá-lo. Um artesão experiente poderá fazer isso em questão de minutos.
A coifa de recirculação é instalada na seguinte ordem.
- O equipamento tem principalmente montagens de teto ou parede.Verifique a resistência da base para evitar que o capô caia. Se o aparelho for embutido, prepare um armário para ele.
- Inspecione o kit de montagem de acordo com as instruções.
- Desenhe uma linha entre o aparelho e o fogão. Para tal, existem regras e normas de colocação para esta distância: ao fogão a gás - 75 cm, e ao elétrico - 65 cm. Às vezes estes valores de acordo com as instruções podem ser ligeiramente diferentes: 60 cm e 50 cm, respetivamente.
- Verifique se o ar escapará para o espaço livre após a limpeza.
- Prever a possibilidade de conectar o exaustor a uma rede elétrica aterrada.
- Instale os suportes do exaustor com uma furadeira ou chave de fenda, marcando previamente os locais para os mesmos.
- Pendure o capô nas montagens.
- Conecte e verifique se funciona.
Se tudo for feito corretamente e os cuidados adequados com as coifas de recirculação forem aplicados, você poderá desfrutar da operação sem problemas deste sistema por muitos anos. Há momentos em que tais dispositivos são necessários devido à configuração da cozinha. Acontece que eles são escolhidos por causa de sua ergonomia. Apesar do motivo da sua utilização, são dignos representantes modernos de eletrodomésticos de cozinha, que ajudam a tornar o tempo na cozinha o mais eficaz, saudável e agradável possível.
Você aprenderá mais sobre capuzes sem dobra no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.