Tipos de grades para dutos de ar e as nuances de sua instalação
A grelha de ventilação (grelha de ventilação) é um elemento da conduta de ar (conduta de ventilação), sem a qual nenhuma produção, escritório, cozinha e sala de restaurante podem funcionar. Dá ao duto de ventilação completude, aparência harmoniosa.
Compromisso
As grades de ventilação para dutos de ar são um elemento que garante não só uma aparência agradável de todo o duto de ventilação como um todo, mas também a proteção, por exemplo, de vespas, moscas e mosquitos que entram no ambiente. O design da grade, apesar da largura aparente das ranhuras (como as "persianas"), também prevê a instalação de uma grade de metal sob o painel frontal (interno ou externo). A malha fica escondida atrás das ranhuras em "venezianas" do duto de ventilação e não impressiona os hóspedes e proprietários das instalações.
Além de sua finalidade principal, as grades podem controlar o fluxo de ar. - à venda existem versões móveis das mesmas, que permitem a rotação de inúmeras (até várias dezenas) cortinas paralelas, como se observa, por exemplo, nas condutas de ar de um ar condicionado de janela, que descarrega ar refrigerado na divisão em qual está instalado.
Visualizações
Os principais tipos de grades de ventilação são ajustáveis (com cortinas giratórias) e sem elas. No primeiro caso, o usuário tem a oportunidade de direcioná-los de forma ideal para que a ventilação melhore ou, ao contrário, diminua a tiragem. As persianas giratórias (lamelas) são controladas manualmente por meio de um pino giratório separado ou por meio de um pequeno motor de passo.
Os não ajustáveis incluem, por exemplo, grelhas para uma conduta redonda e não com secção quadrada ou rectangular. Isso se deve à dificuldade de se organizar uma rotação consistente das cortinas em um duto não retangular, uma vez que uma guia instalada no meio pode prejudicar a aparência, embora deva ficar escondida. No entanto, nos últimos anos, produtos com uma seção transversal circular do duto de ar, que são projetados precisamente para o fornecimento controlado ou extração de ar, têm sido ativamente distribuídos.
Isso é conseguido devido a uma solução especial de engenharia e design, graças à qual a guia pode ser combinada com uma lamela vertical semelhante às horizontais. Este guia está escondido atrás desta barra.
No entanto, o design redondo e oval também esconde uma instalação um pouco mais complexa. As grades redondas são feitas na forma de estruturas metálicas cilíndricas - como são, por exemplo, grades de ventilação para o interior de um carro de passageiros, usadas com igual sucesso por caminhoneiros na cabine de um caminhão, motoristas de ônibus (e outros transportes públicos). A abertura do duto de ar já foi inicialmente adaptada pela montadora para produtos com o design correspondente - nada de novo precisa ser adquirido. Graças às suas cortinas inclinadas para baixo, as venezianas são projetadas para evitar que a água entre, mesmo durante uma tempestade oblíqua, que é observada com um forte vento cruzado.
Além das grades com faixas horizontais paralelas, são utilizadas chapas perfuradas de aço inoxidável ou alumínio, instaladas em compartimentos técnicos e transições. Eles são freqüentemente usados como um substituto para uma malha simples. Em edifícios residenciais, uma malha obrigatória ou folha finamente perfurada é instalada, graças à qual os insetos não penetram no interior.
A ventilação do teto é complementada por um teto suspenso ou tenso.
Para criar um duto de ventilação em tal teto, são usados principalmente dutos de ar no teto, passando sob o teto em um espaço subterrâneo limitado (não mais que 30 cm).
Materiais (editar)
As grelhas de ventilação de plástico são a opção mais fácil. Sua desvantagem é a sensibilidade ao calor e ao gelo: alguns tipos de plástico, especialmente os baratos, são propensos a se degradar pelo calor e pela radiação ultravioleta. Essas grades podem rachar em não mais de 10 anos. No entanto, o HDPE é resistente a rachaduras solares durante esses anos, por isso é usado como um material relativamente inquebrável.
Grades de aço inoxidável são a melhor opção. No entanto, o aço tem cerca de três vezes mais peso do que o alumínio, de modo que este o substitui ativamente. As grades de alumínio são três vezes mais espessas, o que permite obter os mesmos resultados de durabilidade que no caso do aço inoxidável: as ligas de alumínio são insensíveis à corrosão intensa em um ambiente aquoso simples (chuva, água da torneira ao lavar a grelha).
Variedades mais raras são feitas de outros metais não ferrosos (por exemplo, latão, bronze, cobre), bem como de madeira. As grades de aço enferrujado simples - tipo St3Sp ou de composição similar, são adicionalmente galvanizadas, cromadas ou niqueladas. A desvantagem das grades de alumínio é a rigidez insatisfatória.
Instalação
A inserção da grade no duto de ventilação possui vários recursos. A grade externa é representada pelos seguintes elementos: quadro flangeado, deck com venezianas, cerca de malha de proteção. Na parte de rebordo (estrutura da moldura) existem orifícios de fixação para os quais, com o auxílio de ferragens, todos os componentes são fixados na entrada do tubo de escape.
A conduta de ventilação pode ser realizada de forma independente.
Para isso, um eixo acabado (tubo de tijolo) é construído como parte de um edifício ou estrutura, ou são colocadas mangueiras galvanizadas ou de aço inoxidável. A última etapa é instalar a própria grade.
Antes da instalação, certifique-se de que a grade é adequada nas dimensões da seção transversal para um duto de ventilação específico e, em seguida, prepare o hardware e as ferramentas. Primeiro, uma moldura de borda é instalada na parede, em seguida, uma tela de proteção é inserida no interior e, em seguida, as cortinas são fixadas.
Existem também modelos de produtos que não são fixados em furos na parede ou nas laterais da mangueira metálica, mas são inseridos no duto de ventilação por meio de travas espaçadoras. Para eliminar o zumbido da vibração (se o motor do ventilador for potente o suficiente e começar a ressoar com a grade e o duto de ar), uma gaxeta de borracha é instalada sob a própria grade.
Ao instalar a estrutura da grade, você pode colocar um pequeno pedaço de borracha fina por baixo dela. Servirá como uma espécie de gaxeta e excluirá a possibilidade de ruídos, zumbidos e vibração excessiva da estrutura, bem como do próprio suporte.
Depois de algum tempo (por exemplo, um ano de operação), a grade (rede e persianas) é removida da poeira, detritos e fuligem. Isso manterá a estrutura limpa.
O comentário foi enviado com sucesso.